BIJOIAS

worldfashion • 25/04/24, 16:26

A única feira no mundo, com mais de 100 edições realizadas, marco histórico alcançado em 2023, a BIJOIAS, evento profissional voltado para lojistas, revendedores, atacadistas e distribuidores, levou nos dias 24 e 25 de Abril, ao Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, os acessórios e semi joias que irão compor os looks de diferentes estilos para o próximo Inverno.

A frente da BIJOIAS desde o início, há 33 anos, Vera Masi, diretora da B8 Eventos, empresa promotora e organizadora do evento, comenta o tema da 102ª edição e explica um pouco das coleções que foi apresentadas. “O tema DUO vem de dualidade, no sentido de que as pessoas estão sempre tentando buscar um caminho ou outro em todos os sentidos da vida, inclusive na moda. Esta é uma edição focada nos lançamentos para o Dia das Mães e Dia dos Namorados, que representam um segundo Natal para o setor, pois é o momento que o varejo busca por peças para presentear suas mães e namorados que perpetuem esse momento. A feira trouxe os lançamentos para o Inverno 2024, mas com foco nas duas datas comemorativas, que pedem semijoias e acessórios mais românticos, com corações, medalhas e símbolos religiosos”, finaliza.

Essa junção de elementos busca propor uma reflexão sobre vivências e realidades ancestrais ao mesmo tempo em que dialoga com temas obrigatórios do presente com o olhar do futuro. Cada tendência abaixo foi pensada por acolher e confortar diferentes sensações e o empoderamento.

●  Sentimental: Estilos atemporais e a moda circular são a esperança para o futuro da moda. Reaproveitar e reutilizar peças com design divertido e inovador é pensar na circularidade, condição-chave para tornar a moda mais sustentável e para que resista ao passar do tempo, como forma de bem-estar e sensação de encontrar satisfação e cura por meio do sentimentalismo e da arte do artesanato, numa perspectiva nostálgica ao mesmo tempo moderna para dar nova vida ao design tradicional.

●  Virtualidade: A tecnologia digital continua a empurrar os limites da realidade, e a internet permeia nossas vidas, trazendo uma gama de cores brilhantes, vivas e cristalinas. Elas nos remetem a mundos inexplorados, à liberdade de viajarmos por lugares desconhecidos que nem sonhamos e chegam com novas ferramentas digitais a fim de explorar as belezas naturais por meio da tecnologia, que resultam numa sensibilidade estética baseada em tons digitais vibrantes e texturas inspiradas em design 3D.

●  Contrassenso: Criar é transformar conceitos, ideias e a contemporaneidade em temas de coleção. A crise climática derrete as geleiras e a poluição tinge o planeta de cinza. As coleções trazem estas referências para nos alertar e fazer com que heroicamente lutemos pela preservação, mas uma estética com clima de guerra, onde a agitação política, a polarização cultural e a mudança climática geram incertezas que exortam as belezas do imperfeito.

●  Hiperfeminino: A estética hiperfeminina é o centro desta tendência que celebra a beleza e a diversidade da feminilidade em todas as suas formas. O feminismo evoluiu ao longo dos anos, e a verdadeira libertação ocorreu quando abraçamos a feminilidade, e não a apagamos. E tem o bem-estar como foco, com uma seleção de materiais e superfícies agradáveis e suaves.

A feira também proporcionou aos visitantes conhecimento sobre as novidades e o futuro do segmento para o com quatro palestras sobre diferentes temas da atualidade idealizados por especialistas do setor, nos dois dias de evento.

● Tendências do Inverno e a importância das vitrines. Por Cristina Sant’Anna - expert em moda, design e estilo de vida @studiocristinasantanna_bis.

Entre os assuntos abordados a confirmação das tendências do Inverno 2024 e a importância das vitrines como primeiro canal de contato entre o cliente e a marca para impulsionar as vendas.

● Gestão da experiência: como entender os novos cenários de consumo para otimizar o seu negócio. Por Francine Pacheco - consultora estratégica e docente @francine_pacheco.

Assuntos como o avanço da transformação do comportamento de consumo e a inovação do varejo aliado a experiência do cliente que se torna imprescindível para otimizar seu negócio, foram abordados pela especialista.

● Comunicação intencional. Por Carol Claudino - especialista em relacionamento com o cliente e networking @carolclaudinorp.

Abrindo a programação do dia, Carol trouxe um dado importante, o de que 87% do que está sendo comunicado não está sendo falado, e explicou sobre suas pesquisas e a importância de se comunicar bem para vender mais e ter melhores oportunidades.

● Como usar a inteligência artificial para melhorar o seu atendimento. Por Matheus Dias - especialista em vendas para e-commerce @md_profissional.

Nesta palestra Matheus explicou como utilizar a IA para atingir a excelência nos relacionamentos com os clientes e com isso solucionar este problema das empresas.

Para tornar a experiência do visitante da feira ainda mais agradável, algumas ações, foram programadas, como a MAC Cosmetics, por exemplo, tradicional fabricante canadense de cosméticos, participou pela quarta vez da feira, e preparou um super espaço no lounge central da feira, onde disponibilizou profissionais para dicas personalizadas de maquiagem ao mesmo tempo que fizeram makes para o público presente, com prévio agendamento. E todos os convidados BIJOIAS tiveram 15% de desconto na compra dos produtos MAC Cosmetics e o valor da make será revertido em itens da marca: ou seja, a pessoa se maquia e ainda leva os produtos para casa.

SOBRE A BIJOIAS

Desde a primeira edição, em 1990, a BIJOIAS é reconhecida pelo mercado como a maior e mais representativa feira de negócios do segmento de bijuterias, acessórios, joias de prata e de aço, semijoias e adereços da América Latina. A feira profissional tem quatro edições por ano, todas realizadas em datas estratégicas para o comércio, e é destinada exclusivamente a lojistas, revendedores, atacadistas, distribuidores e profissionais da área, contando com um inovador sistema de pronta-entrega dos produtos.

Em 33 anos de história, a BIJOIAS já recebeu mais de 10 mil expositores, 1 milhão de visitantes e gerou R$ 3,5 bilhões em negócios realizados em suas 100 edições.

da redação com informações da Agência de Comunicação Clau Neves

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