BRASIL FASHION DESIGNERS

worldfashion • 20/03/24, 12:10

Na noite desta segunda-feira 18 de março de 2024, foi realizado a apresentação dos finalistas do  Brasil Fashion Designers, que ficará registrada na memória dos dez jovens estilistas pernambucanos a primeira edição do Brasil Fashion Designers Pernambuco (BFD), realizada no Baco’s Recepções, em Caruaru. Reeditado como atividade paralela da feira têxtil AGRESTE TEX, promovida pelo Febratex Group, o evento contou com o patrocínio da Andrade Máquinas, Audaces, Silmaq, Capricórnio, Brasil Botões e o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

O concurso criado pelo Febratex Group, com direção artística de Ricardo Gomes,  destacou o trabalho de estudantes de moda e egressos de cursos universitários e técnicos da indústria têxtil e da moda.

Dez finalistas apresentaram as criações utilizando os tecidos da Capricórnio e aviamentos Brasil Botões.Cada candidato exibiu três looks no desfile, tendo como inspiração o Agreste de Pernambuco. Da produção em couro ao jeans (produto que consagrou a região dentro da indústria têxtil nacional), passando por variados pontos da cultura regional, como a religião e as festas populares, muito do que forma a identidade do povo pernambucano foi apresentada com criatividade e talento pelos participantes.

“Esse é um projeto que traz para esses alunos uma escola real, o exercício verdadeiro de criar uma coleção, desenvolver as peças, bordar, costurar, lavar, tingir, sobretingir, enfim, vivenciar todos os processos, além da modelagem, e depois produzir, pensar no cabelo, na maquiagem e na trilha sonora. Tudo o que foi apresentado faz parte do conceito proposto por eles. É um exercício de verdade e a prova final foi a estreia na passarela”, ressaltou o diretor artístico do BFD, Ricardo Gomes.

O concurso coroou Miguel Santos, Deisy Silva e Analu Araújo como os idealizadores dos melhores looks apresentados. Eles foram contemplados com assinaturas do programa para designers da Audaces 360 (com planos Pro Creative e Student, para cada colocação, respectivamente) e treinamento EAD da Academy. Foi destacado também o trabalho desenvolvido pelo estudante Daniel Brito da Silva, que recebeu o Prêmio de Excelência.

Para figurar entre os melhores do BFD, Miguel, Deisy, Analu e Daniel tiveram que enfrentar bem mais que o primeiro teste de exibição de suas criações para o júri e a plateia. Eles deixaram para trás mais de 70 candidatos, que também apresentaram propostas de coleções para a premiação. Como finalistas, encararam o desafio mais difícil: vencer todas as etapas de produção dos looks até a noite de estreia.

Estudante egresso do curso de Design de Moda da UFPE – Câmpus Agreste, Miguel Santos, 32 anos, o primeiro lugar com a coleção Esplendor Agreste, que bebe da fonte da paisagem árida, marcada pela vegetação cactácea, resistente à seca, assim como o povo resiliente da região. O principal produto utilizado foi o jeans. Ele falou da oportunidade única de conceber e apresentar uma coleção em sua cidade, Caruaru: “Estou muito feliz e orgulhoso por ter podido apresentar meu trabalho aqui e dessa forma. Pernambuco tem muitos talentos, que realmente criam, não apenas copiam o que vem de fora. Este espaço do BFD é muito importante para mostrar todo nosso potencial. Quero aproveitar essa oportunidade e os prêmios que recebi para ressaltar ainda mais tudo o que posso fazer”.

As criações dos três primeiros lugares do BFD serão expostas durante a AGRESTE TEX e submetidas a votação popular do público presente ao evento, que abre nesta terça-feira (19) e seguirá até a sexta (22). Os votos serão computados por de totens instalados no pavilhão do Polo Caruaru. A coleção mais votada garantirá ao seu autor uma máquina de costura.

“Gostaria de gradecer a Pernambuco, Estado maravilhoso, que nos recebe tão bem já há 14 anos, que é a trajetória da AGRESTE TEX. Parabenizo cada pessoa e empresa que acreditou neste projeto. Vamos juntos, todos, mostrar ao mundo o que o Brasil é capaz. Mostrar a nossa criatividade, os nossos profissionais e valores humanos. Eu sempre falo: a moda brasileira em primeiro lugar. É isso o que nos move. Vamos aproveitar a AGRESTE TEX para conferir o trabalho desses novos talentos e prestigiá-los votando pelo app”, finalizou o diretor de Comunicação do Febratex Group, Hélvio Pompeo Júnior.

A comissão julgadora do BFD foi composta por júri técnico formado pelos críticos e especialistas de moda Iolanda Wultz e Marlene Fernandes (Guia JeansWear), Jussara Maturo (GBL Jeans), Sílvia Borielo (Costura Perfeita), Vivi Haydu (Revista Têxtil) e Yuko Suzuki (World Fashion Plataforma da Moda).

SOBRE OS ESTILISTAS

Miguel Santos 32 anos Universidade Federal pde Pernambuco – UFPE Caruaru - PE

COLEÇÃO: ESPLENDOR  AGRESTE é uma ode a beleza resiliente do povo do agreste pernambucano e a exuberância dos cactos. Esta coleção nasceu da inspiração encontrada nas paisagens áridas e na rica cultura do sertão, onde a vida é marcada pela luta constante e pela resistência incansável.

Na jornada criativa observamos o contraste das cores do solo seco e a vegetação resistente dos cactos, que florescem mesmo nas condições mais adversas. A paleta de cores da coleção reflete os verdes intensos dos cactos e o rosa forte das suas flores; as peças buscam transmitir a força e a beleza que emergem nos lugares mais inóspitos. As texturas remetem a rusticidade e a resistência, incorporamos detalhes artesanais em nossas peças, homenageando as habilidades manuais do povo agreste.

Em cada peça da coleção “Esplendor Agreste”, buscamos não apenas criar moda, mas contar uma história de resistência, resiliência e beleza encontrada nos lugares menos prováveis.

Deisy Silva 28 anos - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI Caruaru-PE

COLEÇÃO: VAQUEIRO NORDESTINO - Prática que surgiu no Nordeste, onde as festas reuniam vaqueiros para separar as boiadas, as pegas de boi, em que eram capturados animais que fugiam do rebanho. Uma cultura passada de geração em geração, e que ainda hoje movimenta a renda de famílias do interior.

A coleção exalta a beleza, força, união e resistência, onde os trajes utilizados pelos vaqueiros foram as principais inspirações para a criação, calça, gibão, chapéu, as formas dos cavalos e as ferraduras, que funcionam como armadura, tornando-se sua segunda pele. O brilho utilizado faz referência ao sol na caatinga. O excesso de volume nas peças representa o drama e a sensação do caos do vaqueiro quando está em ação. Substituir o couro cru utilizado por ser resistente pelo jeans que possui a mesma característica.

Mesmo sendo um estilo onde a sofisticação não é o essencial, mas sim a proteção no ato da tarefa, trouxe uma visão dos trajes na versão feminina, para exaltar a beleza e força da mulher nordestina.

Analú Araújo 21 anos - Univerisdade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste Caruaru – PE

COLEÇÃO: A RUA - uma coleção cápsula de outono/ inverno de streetwear que propõe a fusão de dois mundos distintos e culturais do agreste pernambucano. Inspirada nas indumentárias extravagantes dos papangus de Bezerros e na estética expressiva e atroz das carrancas de Petrolina. Desaguando em técnicas clássicas de manipulação têxtil do streetwear em silhuetas oversized.

Utilizando lavagens e desbotamentos nos jeans, sua matéria-prima principal, e explorando os tons terrosos das paisagens agrestes, o vermelho das carrancas dará cor e corpo à coleção, enquanto os desfiados adicionam um toque de rusticidade, capturando a rebeldia e a coragem de um povo rico e irreverente. Mais do que tudo, “A Rua” é um convite para arriscar e confrontar a possibilidade de integrar o agreste à urbanização estética. Este é o princípio a ser criado, rompendo estereótipos e reivindicando um agreste urbano!

SOBRE O FEBRATEX GROUP

O Febratex Group é uma empresa 100% brasileira, que está no mercado desde 1981, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de confecção e de impressão digital. Em seu portfólio, estão eventos como a Febratex, Maquintex, Signs Norte-Nordeste, Agreste Tex, Tecnotêxtil Brasil, DECORAEXPO, Beauty & Esthetic Show, Pack&Graph e Febratex Summit. O Febratex Group é uma empresa associada à União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios - UBRAFE.

Serviço

AGRESTE TEX – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil e de Confecção

Data: 19 a 22 de março de 2024

Horário: das 16h às 21h

Local: Polo Comercial de Caruaru/PE (BR-104, km 62)

da redação com informações da Mia Comunicação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.