ASSOCIAÇÃO - ASSINTECAL

worldfashion • 03/11/23, 16:00

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), no mercado há quatro décadas, atua diretamente na expansão do setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas.

Recentemente esteve em Franca/SP, com o objetivo de apresentar o programa de internacionalização da entidade, o Brazilian Materials, promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Além de apresentar o projeto realizado há mais de 20 anos no Exporta Franca, evento local promovido pela prefeitura do município, a Assintecal realizou 15 visitas a empresas de componentes da cidade.

A agenda teve início nos dias 24 e 25 de outubro, quando o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, apresentou o Brazilian Materials no Exporta Franca. “A apresentação foi bastante positiva e colocou o programa como uma referência não somente para a internacionalização da indústria produtiva da cadeia do calçado, mas para os diversos segmentos econômicos presentes. O Brazilian Materials, que promove ações de promoção comercial e de imagem voltadas à exportação, atualmente conta com mais de 300 empresas associadas, que respondem por mais de 50% dos valores gerados pelos embarques brasileiros do setor”, destacou o gestor.

Na sequência, Ribas Júnior visitou 15 empresas do polo calçadista francano, em agenda voltada para apresentação do programa de internacionalização. “A Assintecal possui uma proximidade muito importante com todos os polos produtivos brasileiros. A agenda marcou a primeira apresentação do recém renovado convênio com a ApexBrasil. No próximo dias 6 e 10 de novembro estarão em Juazeiro do Norte/CE, onde visitam empresas locais com o mesmo objetivo”, adianta Ribas Júnior.

Brazilian Materials

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros.

O projeto levou recentemente, 11 empresas de componentes para a cadeia do couro e calçados, apoiada pelo Brazilian Materials nas feiras internacionais ANPIC e A+A, que devem gerar mais de US$ 5 milhões entre negócios efetivados e alinhavados nos eventos.

Na Alemanha, em Düsseldorf, a participação verde-amarela das empresas Brisa, Intexco, Formas Kunz, Flecksteel, Matrizminas, Bandtex, Polako e ITM foi na A+A, entre os dias 24 e 27 de outubro. Considerada a maior mostra do mundo no segmento de segurança no trabalho, o evento gerou US$ 500 mil em negócios efetivados in loco, aos quais devem ser somados mais US$ 2,1 milhões em vendas alinhavadas durante a feira, somando um total de US$ 2,85 milhões. A mostra alemã teve mais de 2,2 mil expositores de 58 países. “A participação brasileira nos eventos internacionais é uma crescente importante e que vem impulsionando as exportações do setor de componentes. Na feira alemã A+A não é diferente. A cada ano, notamos um interesse maior dos compradores, especialmente os europeus, que buscam produtos sustentáveis e alinhados com as legislações locais”, avalia a gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos.

No México, em León, a participação das empresas Plastiluzzi, Killing e Jotaclass aconteceu na ANPIC, uma das mais importantes feiras de componentes e couros para calçados da América Latina. O evento, que aconteceu entre 25 e 27 de outubro, gerou, in loco, US$ 740 mil para as empresas verde-amarelas apoiadas pelo Brazilian Materials. Com negócios alinhavados que somam mais de US$ 1,7 milhão, a soma total ultrapassa US$ 2,2 milhões em vendas para o setor. “Seis entre os 10 principais destinos internacionais das exportações de componentes estão na América Latina. Estar na ANPIC, uma das principais feiras do setor no continente, além de reforçar o posicionamento do Brasil como fornecedor de materiais de alta qualidade e com atributos de sustentabilidade para grandes players locais, proporciona negócios relevantes para as exportações”, avalia Aline. A ANPIC contou com cerca de 300 expositores e recebeu mais de 10 mil compradores de 30 países.

O programa de apoio às exportações que promoveu as participações é mantido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

da redação com informações da DCR Assessoria de Imprensa

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