Minas Trend OUTONO INVERNO 2024

worldfashion • 30/10/23, 15:05

O Minas Trend, o maior salão de negócios da América Latina, promovido pela FIEMG – Federação das Indústrias de Belo Horizonte, encerrou na quinta-feira passada dia 26 de outubro, e comprovou que o evento continua sendo um norte para o setor da moda e fiel ao propósito de funcionar como canal eficiente na relação de negócios entre expositores e clientes.

O espaço Minascentro cria conexões em Belo Horizonte e oferece uma rica e diversificada programação de conteúdos, que contempla todos os elos da cadeia produtiva da moda, em vários espaços da capital mineira.

A 30ª edição do salão contou com a participação de 125 estandes: 35 de vestuário, 36 de joias e bijuterias, 31 de bolsas e calçados e 15 de lingerie, moda praia e sleepwear.

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, ressalta o sucesso dessa edição fundamentado nos dados econômicos: “Tivemos um balanço positivo, com expectativa de geração de mais de R$ 26 milhões em negócios e recebemos cerca de 7 mil visitantes durante os três dias. Esses números expressivos consolidam o evento como uma importante plataforma de geração de negócios para a indústria nacional, além de promover a qualidade e a versatilidade de seus segmentos”, pontua.

Os depoimentos dos responsáveis pelos sindicatos setoriais, responsáveis pela captação de clientes e divulgação do salão de negócios, caminha na mesma direção.

CALÇADOS, BOLSA E CINTOS

Patricia Rajão, diretora-executiva do Sindicalçados – Sindicato das Indústrias de Calçados, Bolsas e Cintos de Minas Gerais explica que foram criadas todas as condições para que os lançamentos para o outono-inverno 24 fossem prósperos. Segundo ela, mais de 300 lojistas foram convidados para conhecerem os lançamentos para o outono-inverno/24 dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, com passagens e hospedagens pagas pela FIEMG, dentro do Projeto Comprador. “Foi surpreendente a adesão, porque sabemos da dificuldade do lojista em vender, com estoque de verão ainda parado, e com a antecipação do preview. Mesmo assim, o lojista veio e comprou mais do que na última edição”, garante, acrescentando que os dois primeiros dias do evento foram de intensa movimentação nos estandes especializados em calçados, bolsas e artefatos.

A comprovação de resultados positivos se configura no interesse das empresas em participarem das duas próximas edições de 2024. “Posso afirmar que 100% dos que estiveram presentes na feira já assinaram um termo de confirmação”, enfatiza.

A Luiza Barcelos, uma das empresas mais importantes do Brasil nessa área, faz coro à diretora. “Nossa marca está presente no Minas Trend desde sua primeira edição. E em 2023 não poderia ser diferente porque sabemos o quanto fazer parte da feira é importante para nós e para nossos clientes. Estamos otimistas para o próximo ciclo, porque recebemos muito mais lojistas do que o esperado e as vendas foram muito positivas. O inverno será um sucesso, sem dúvida”, afirma Luiza Barcelos, proprietária e coordenadora da equipe de estilo da grife.

A Isla, grife mineira de bolsas de luxo, tem inserido o viés da sustentabilidade em suas coleções por meio do reaproveitamento de insumos (embalagens, papelão) e de parcerias com ONGs de coleta seletiva. Para a nova coleção mostrada na 30ª edição do Minas Trend, a marca contou com o trabalho de 30 mulheres de uma comunidade local de artesãs que têm 80% de suas fontes de renda fruto desse ofício.

“Estamos sempre em busca de matérias-primas cada vez mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente, valorizando as pessoas envolvidas na produção e incentivando o consumo consciente”, conta a designer e proprietária da Isla, Silvia Monteiro. As artes manuais e o DNA da marca estão presentes na nova coleção, que revisita clássicos da marca repaginados e em versões únicas. A coleção tem novos shapes e uma linha de crochê mais ousada. Já a linha New Signature traz o artesanato unido à sustentabilidade, em peças que são uma verdadeira obra de arte.

JÓIAS, BIJUTERIAS E ACESSÓRIOS

O segmento também pontua o sucesso, a diretora-executiva do Sindijoias-MG, Elaine Vasconcelos, que representa o setor de joias e bijuterias do estado. “Tivemos bons compradores e fizemos excelentes negócios. Alguns bateram meta logo no primeiro dia da feira. Para abril, há fila de espera para participação”, revela, apontando que o resultado revela uma recuperação das empresas pós-pandemia.

Nívia Marisguia, proprietária da Claudia Marisguia, veterana no mercado de bijoux, cujo trabalho é conhecido nacionalmente, considera que a marca colheu bons frutos. “Mais uma vez, o Minas Trend foi uma grande oportunidade de conexões, de validarmos nossa coleção e de prospectarmos nova clientela. Para o nosso segmento, ele é fundamental. Esta edição foi tão boa quanto a última”.

VESTUÁRIO

A movimentação em torno de uma nova configuração do Minas Trend, que passou a acolher, desde abril, as empresas que trabalham no modelo pronta-entrega, tem se mostrado válida, conforme explica o presidente do Sindivest-MG – Sindicato das Indústrias de Vestuário de Minas Gerais, Rogério Vasconcelos.

Para a indústria que trabalha com moda festa, os dados são sempre redondos. A Marina Rodarte, por exemplo - que apresentou um desfile muito elogiado para comemorar os 40 anos, na programação do evento -, é um exemplo de como uma empresa longeva sabe se posicionar. “Nossos clientes vieram e compraram. A maior parte da venda das nossas coleções são realizadas no Minas Trend, a feira é muito importante para nossos negócios”, sinaliza Marina Rodarte.

“Sentimos que, devido a situação econômica no Brasil e no mundo, fatos que repercutem no cenário empresarial, o cliente que trabalha com pedidos foi mais contido nas compras, mas a movimentação do salão de negócios foi bom”, diagnostica Rogério.  Ele aponta a volta dos desfiles como um fator relevante para resgatar o glamour do Minas Trend.

As marcas de pronta-entrega puderam se mostrar no desfile 4 Fashion Show e o desfile infanto-juvenil, dentro do projeto Minas Trend Kids- Baby e Teens, que contou com a produção executiva da Top Agency, e sinaliza a entrada desse setor na feira, obteve 100% de aprovação dos fabricantes convidados. “Eles ficaram impressionados com a estrutura que a FIEMG oferece para a fomentação de relacionamento e negócios. O projeto foi a cereja do bolo”.

Algumas marcas retornaram ao Minas Trend, como a Fleche d’Or, que, além da moda festa, oferece o casual. “Estar aqui valida muito a marca. O resultado foi muito bom”, observa a proprietária e estilista Sabrina Costa.

SUSTENTABILIDADE

É um caminho irreversível na história das empresas e tem encontrado, cada vez mais, espaço no universo da moda. O assunto produção, desperdício e descarte irregular de resíduos ganha contornos inquietantes quando a indústria que trabalha no setor é classificada como a segunda mais poluidora do mundo, perdendo apenas para a petroquímica, de acordo com a organização sem fins lucrativos Global Fashion Agenda.

O tema foi destaque no conteúdo de talks e palestras realizados durante a realização da 30ª edição do Minas Trend. O painel “Inovações da Moda – Os novos caminhos”, por exemplo, sinalizou que o Relatório da Transparência de Roupa 2022 aponta a quantidade de 80 bilhões de peças de vestuário produzidas anualmente, sendo que desse total 40% não são utilizadas, indo parar em aterros sanitários e lixões. Outro dado alarmante é que, a cada segundo, um caminhão de resíduos têxteis é jogado nos aterros sanitários pelo mundo.

No Brasil, as ações pautadas em estratégias sustentáveis ainda são tímidas, mas não menos importantes. Participantes do Minas Trend, marcas como a Isla, de bolsas, a Brilho do Sol Moda Praia, e Vanilla, de óculos, têm levado para suas produções estratégias que levam em conta o cuidado com o meio ambiente.

Produzindo uma média de 4 mil peças por mês em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a marca de moda praia Brilho do Sol investe em tecidos sustentáveis e de baixo impacto ambiental da Pettenati. As peças produzidas e apresentadas no Minas Trend - biquínis, maiôs, sungas - são na maioria confeccionadas em Acqua Fit, poliamida com elastano e Ultracool Fit, 100% poliamida. No mercado desde 1994, a pequena empresa familiar é comandada pelo empresário Marcos Daniel Oliveira Santos e tem como propósito trazer conforto, qualidade e sustentabilidade em todas as coleções da marca.

A marca de óculos Vanilla é pioneira em armações 100% de tecidos - como seda, linho e algodão - e feitas à mão. A empresa dos irmãos Guilherme e Henrique Araújo mantém um produto diferenciado no mercado. “Amamos criar e inspirar. E foi na busca por criar um produto singular que encontramos materiais e técnicas exclusivas. Com a laminação de tecido em resina, o resultado foi surpreendente: produtos mais leves, confortáveis e tão resistentes quanto os óculos tradicionais de madeira ou acetato”, resume Guilherme.

Na nova coleção lançada no Minas Trend, o foco é a sustentabilidade aliada à ergonomia, mantendo a leveza e o conforto dos óculos Vanilla. “Nós sempre procuramos aproveitar ao máximo a nossa matéria-prima nos cortes dos óculos, para ter o mínimo de descarte possível. Conseguimos uma nova espessura para os modelos, gerando uma haste a mais nas formas. Com isso, temos um aproveitamento maior de 33%, o que representa uma diminuição considerável de nossos descartes”, descreve Guilherme, que aposta também no lançamento em breve de chaveiros na marca, feitos a partir de pedaços das formas dos óculos que iriam para o lixo.

O comprometimento com o meio ambiente e com as gerações futuras também está no Pacto Global da ONU e em iniciativas realizadas por parceiros da FIEMG. O Sebrae Minas, por exemplo, apoia a realização do Minas Trend e trabalha a temática da sustentabilidade dentro do programa Integra Moda, por meio do projeto Moda Brechó.

Minas Trend Kids - Baby e Teens

O novo evento foi lançado com desfile de 40 marcas com todas as tendências da moda infanto-juvenil, é um projeto encampado pela FIEMG, por meio da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios e do Sindivest-MG para integrar o salão, na quarta-feira, 25 de outubro, no Grande Teatro do Minascentro, a simpática e encantadora influencer mirim, Juju Penido, apresentou oficialmente o projeto, “uma demanda da indústria de moda de todo o país”, e dividiu o palco com o também apresentador Elias Santos.

O desfile que contou com a produção executiva da Top Agency, especializada no segmento, além de comandar o maior casting de modelos mirins de Belo Horizonte, mostrou o poder, força e criatividade das empresas voltadas para esse público.

Entre os apoios, o projeto contou com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte via Belotur e da CDL/BH – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.

“As crianças estão sempre crescendo e, por isto, o segmento oferece novas e boas oportunidades de negócios”, salientou, lembrando que a ideia de encampá-lo se deve aos presidentes dos sindicatos setoriais, Rogério Vasconcelos, do Sindivest-MG, e Mariângela Miranda Marcon, do Sindivest-Juiz de Fora e também presidente da Câmara da Indústria da Moda da FIEMG. “Eles acreditaram na proposta e foram incansáveis para colocá-la de pé. Esse é o primeiro movimento nessa direção”, frisou, agradecendo o envolvimento de outras instituições como a prefeitura e a CDL/BH, na construção do Baby e Kids.

Presente no desfile, Regina Chiari, veterana no ramo, é representante comercial da Precoce, de Governador Valadares, e da Ceci moda praia, e recebe a iniciativa com entusiasmo. “Atuo há vários anos na área e ela é muito próspera em termos de negócios”, observa.

A diretora de estilo e proprietária da Pituchinhus, Mari Parigliarini, veio do Rio Grande do Sul para conhecer de perto os detalhes do novo evento. Sob o slogan “Grife para Princesas”, a marca, fundada em 1993, tinha como conceito criar roupas que evocassem contos de fadas. “A motivação foi minha filha, percebi que não havia no mercado roupas que espelhassem como eu queria vesti-la”, pontua. Na concepção da Pituchinhus, a união de tecidos, adornos, cores e formas preservam a aura romântica e sonhadora para meninas curtirem momentos inesquecíveis da infância.

O Minas Trend Kids – Baby e Teens é uma realização da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindivest-MG, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e produção executiva da Top Agency.

O Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.

da redação com informações da ETC Comunicação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.