FIAÇÃO - NILIT

worldfashion • 24/10/23, 09:35

Os dados demostram como essa prática alcançou patamares comerciais sem precedentes nos últimos anos.

• Segundo relatório da empresa de pesquisa Research and Markets, o crescimento mundial do setor passou de 6,3 bilhões de dólares em 2019 para 8,2 bilhões de dólares em 2023;

• A empresa também prevê que esse número pode chegar a 15,2 bilhões de dólares até 2030;

Isso mostra que investir em sustentabilidade é bom para o meio ambiente e fundamental para o futuro da indústria da moda. Ou seja, essas novas práticas estão se destacando diante dos avanços e desafios enfrentados por esta indústria em constante evolução. Além disso, a nova geração de consumidores, mais conscientes e exigentes com seus hábitos, está por trás da motivação que levou a uma corrida de varejistas por práticas mais sustentáveis em seus negócios.

• A Economist Intelligence Unit (EIU) aponta que as buscas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos.

• Considerando mais de 54 países, o estudo também aponta que, no Brasil, os posts nas redes sociais relacionados ao assunto aumentaram 82% no período analisado e o volume de notícias cresceu 60%.

Em meio a esta realidade, em um país que ocupa o quinto lugar entre os maiores produtores têxteis do mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, companhias brasileiras do varejo de moda estão intensificando suas iniciativas voltadas à sustentabilidade.

Segundo Valesca Sperb Lubnon, professora do curso de moda do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), a moda tem se tornado mais sobre expressão pessoal e menos sobre seguir tendências passageiras, diante disso, o minimalismo surge como um caminho mais efetivo. “A chave para um armário cápsula bem-sucedido é a versatilidade e a qualidade das peças escolhidas. Ao adotar um guarda-roupa minimalista, as pessoas não apenas economizam tempo na hora de escolher o que vestir, mas também contribuem para um consumo mais consciente e sustentável, valorizando qualidade sobre quantidade”.

E neste contexto se destaca SENSIL®, marca de poliamida 6.6 premium sustentável da NILIT® para vestuário e acessórios, utilizada pelas principais marcas de moda do mundo comprometidas com performance, qualidade e que optam por adotar fios mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis em sua linha de produção.

A NILIT® tem observado uma crescente demanda do mercado, e dos consumidores, por produtos de valor agregado e alta durabilidade, que já representa 20% de suas vendas na América Latina, em contrapartida aos 6% de três anos atrás.

Os produtos com SENSIL® atende às necessidades mais atuais da indústria têxtil e colabora para um mercado mais limpo por prolongar a vida útil das roupas, diminuindo a necessidade de adquirir novas o tempo todo. São peças que entregam maior durabilidade, não desbotam, evitam a formação das famosas ‘bolinhas’; são mais frescas; não apresentam encolhimento, consumindo menos fios; trazem tecidos com mais elasticidade e durabilidade; e oferecem menos desgaste, uma vez que são 15% mais resistente que outras disponíveis no mercado.

Além disso, a confecção de roupas que levam em consideração os critérios ESG (ambiental, social e de governança corporativa, em português) está pautando as decisões de compra de consumidores preocupados com os impactos para o meio ambiente. A poliamida premium sustentável SENSIL® é produzida com tecnologias e abordagens com base em três parâmetros ambientais: preservação da água, reciclagem e redução de resíduos e longevidade dos produtos.

Confira abaixo parâmetros apontados na edição de 2021 do Índice de Transparência da Moda Brasil, que fez uma análise de 50 grandes marcas e varejistas do mercado brasileiro, se nenhuma ação adicional for tomada na próxima década.

• As emissões de gases do efeito estufa do setor, provavelmente, aumentarão para cerca de 2,7 bilhões de toneladas por ano até 2030.

• O Índice revela ainda que os avanços na transparência de questões relacionadas ao meio ambiente, por exemplo, estão aquém do necessário.

• Considerando 50 companhias avaliadas, a pontuação média geral atingiu 18%, o que representa um recuo de 3 pontos percentuais em relação ao levantamento feito em 2020.

Paulo De Biagi, Diretor Presidente e VP da NILIT para a América Latina, explica que o movimento dessas empresas está relacionado ao efeito geracional. Segundo De Biagi, a nova geração de consumidores pensa muito diferente nas escolhas de consumo e enxerga esta agenda como algo fundamental que vai se fortalecer, ainda mais, nos próximos anos. “Moda é extremamente pessoal, ligada a valores, convicções e visões de mundo que as pessoas têm. A nova geração é importante, pois vai determinar como a indústria se comportará no futuro”, afirma o executivo. E respondeu algumas questões colocadas pela World Fashion

WF -Como o consumidor pode obter informações da composição da matéria prima (fios) SENSIL numa roupa?

Paulo De Biagi - Temos um programa de homologação robusto que compreende desde a certificação do tecido até a homologação de cada referência de produto que é lançada com nossos fios. Após a certificação, a NILIT fornece para a marca etiquetas que comunicam qual a tecnologia e benefícios por trás daquele produto. Essa certificação garante ao consumidor que cada peça, com as nossas tecnologias, seja identificada.

WF - Existe ou está em estudo algum tipo de rastreabilidade dos fios da SENSIL nas roupas?

Paulo De Biagi - Sim, além do processo de homologação, a NILIT possui o maior portfólio de soluções sustentáveis em poliamida e para validar seu compromisso com o consumidor final temos diversos processos de rastreabilidade. Um exemplo é nossa poliamida reciclada SENSIL EcoCare, que tem certificação GRS (Global Recycled Standard) que garante que nossos clientes, ao adquirir nossos fios reciclados, recebam certificação de rastreabilidade. Já SENSIL ByNature, nossa poliamida desenvolvida com menor uso de matéria-prima de origem fóssil, possui certificação ISCC+, que garante que aqueles lotes de produtos foram produzidos com menor emissão de CO2.

WF - De que maneira será a divulgação para o público consumidor, das propriedades e a importância dos fios SENSIL, na composição das roupas?

Paulo De Biagi - Todas as nossas etiquetas distribuídas globalmente possuem QR Codes que levam os consumidores ao site onde disponibilizamos todas as informações sobre os benefícios e tecnologia por trás de cada fio que produzimos e comercializamos. Além disso, através de nossos canais de comunicação digitais, informamos constantemente os consumidores sobre as tecnologias e benefícios dos fios nas roupas, as marcas que estão lançando produtos com essas tecnologias e os princípios de consumo consciente e responsável na moda. Tudo isso em linha com a visão da NILIT de apoiar a transformação da indústria têxtil para que seja mais responsável e sustentável.

WF - Há algum movimento de inclusão e engajamento do varejo/lojas, na divulgação das propriedades e vantagens das roupas com fios sustentáveis?

Paulo De Biagi - Sim, trabalhamos fortemente em todas as etapas. Desde os bastidores do desenvolvimento de produtos com marcas e confecções para otimizar processos, apresentar as tecnologias e como fazer melhor uso delas. Para isso, contamos com um laboratório piloto onde criamos conceitos e produzimos peças antes de lançar cada fibra para o mercado, para podermos assim melhor orientar nossos parceiros quanto ao desenvolvimento de produtos. É uma via de mão dupla. Muitas marcas também nos procuram para encontrarem soluções que melhoram a qualidade dos produtos para o consumidor, ou inovam em conceitos.

Em uma segunda etapa, quando os produtos chegam às lojas, trabalhamos com nossos parceiros para a comunicação das tecnologias. Cada vez mais o consumidor quer saber o que está por trás dos produtos e assim apoiamos o varejo nesse processo de educação do consumidor, seja com conteúdos e narrativas, seja com eventos e ações cooperadas de marketing.

da redação com informações da XCOM Agência de Comunicação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.