Canatiba:rebranding reforça compromisso com inovação

worldfashion • 25/10/23, 10:06

O processo de rebranding acontece no momento em que a empresa comemora 54 anos de existência, marcando um ciclo contínuo de investimento, inovação e busca pela qualidade, com novos horizontes de mercado. “Todos os setores da empresa, desde a direção até as diversas áreas da fábrica, incluindo tecelagem, lavanderia e acabamento, estão totalmente envolvidos. Também o departamento comercial está envolvido, com foco tanto no mercado nacional quanto no internacional, revela Fábio Covolan  diretor de marketing e exportação da companhia.

Passo a passo

Ao longo de um ano e meio de trabalho, com reuniões envolvendo lideranças das áreas, a metodologia permitiu ganho na visão e percepção da empresa como um todo. “Este esforço coletivo visa proporcionar uma visão mais clara do grande trabalho construído, permitindo uma comunicação mais eficaz com os clientes”, afiança Fábio Covolan.

“A estratégia concentra-se em inovação e ousadia, apresentando constantemente novidades no mercado”, comenta. Isto se aplica, segundo o executivo, aos produtos bem como à atenção aos clientes. “Mantemos nosso compromisso com o mercado no sentido de que nossos representantes atuem como consultores dos clientes, buscando atender além de necessidades imediatas”. Segundo o executivo, esta já tem sido uma prática da empresa, “mas agora se torna ainda mais evidente em nosso trabalho”.

Inovação e qualidade

O empresário apresenta o slogan que norteia a atual etapa da empresa. Movemos os negócios e as relações com inteligência, responsabilidade, coragem e paixão pelo novo: são princípios que movem a nossa empresa e os nossos serviços.

A Canatiba é reconhecida por produção vertical, que vai da fiação e tecelagem e acabamento. Neste sentido, está igualmente atenta à inovação no que diz respeito aos produtos oferecidos e aos serviços disponibilizados ao mercado. “Buscamos uma relação verdadeiramente colaborativa com os clientes”.

Para alcançar essa excelência em produtos e serviços, a empresa empreende diversas frentes de trabalho. A avaliação e readequação de processos são prioridade, gerando ganhos tanto para a companhia quanto para o cliente. “Tal abordagem deixa clara nossa postura em fazer com que o cliente participe dos resultados e do processo da empresa, gerando parcerias sólidas e transparentes”.

Logotipo e redes sociais

Uma das estratégias é a difusão tanto interna quanto externa, com uma mensagem unificada e clara. Mudanças recentes na forma de apresentação nas redes sociais e a introdução de um novo ícone como logotipo em outubro marcaram um passo importante nessa jornada.

Acompanhado por um ícone de fios que aponta para o futuro, o logotipo reflete o perfil inovador da empresa, resultando em uma releitura mais leve e contemporânea. Tais alterações refletem a busca pela comunicação eficaz, dentro da organização e no mercado.

A Canatiba trabalha em três frentes de negócio,  Denim Industry (jeanswear) , Special Fabrics (sarjas, coloridos e estampados) e Utilitárius (workwear)reúnem o mesmo propósito: comunicar de forma mais eficaz a essência da Canatiba.

Além disso, a Canatiba trabalha na disseminação de sua cultura empresarial, enfatizando a comunicação clara em todos os campos onde atua. “O objetivo é fazer com que o mercado enxergue a Canatiba não apenas como uma indústria sólida, mas também como uma equipe comprometida em oferecer serviços de alta qualidade”.

Neste compromisso, visa aprimorar a qualidade da apresentação dos produtos, garantindo que sua proposta de valor chegue de maneira clara e impactante ao mercado.

Percepção e realidade de mercado

Fábio Covolan lembra que no mercado “muitos se concentram no foco de custo”. No entanto a Canatiba , segundo ele, “busca que  consumidores procurem mais valor do mix de produtos, que nem sempre se traduz no mais caro, mas sim na experiência rica e diferenciada que impactará no mercado”.

Tal experiência, segundo ele, é fundamentada em diversos âmbitos, como no suporte técnico e comercial. “Há ainda o respaldo de uma fábrica altamente engajada, com processos plenamente alinhados. Tudo com o intuito de fornecer os melhores resultados para o cliente, repercutindo na performance da própria empresa”. O executivo assegura que “é um compromisso que vai além das relações comerciais, é um processo contínuo, uma busca incessante pela excelência”.

A comunicação desempenha um papel vital nesse esforço. A Canatiba otimiza seus canais de comunicação para transmitir com transparência os valores e diferenciais da companhia. Nos últimos meses, as redes sociais merecem atenção especial, permitindo à empresa maior alcance de público. “É uma transformação cultural, na qual todos colaboradores estão alinhados com o mesmo propósito”. A Canatiba, com equipe de 2,3 mil colaboradores e mais 80 profissionais na área comercial, dentro e fora do Brasil, promove a busca pela excelência constante.

Visitas periódicas

A lavanderia da Canatiba é exemplo de melhoria contínua. Utilizando tecnologia de última geração, a empresa busca constantemente a eficiência, aprimorando operações para atendimento ao mercado. “A Canatiba se tornou uma especialista neste serviço, oferecendo a melhor solução, independentemente de onde os clientes estejam”.

Fábio Covolan destaca que a empresa recebe visitas regulares de empresas, principalmente confecções com lavandarias integradas, com o objetivo de partilhar conhecimento e práticas, sempre com foco na sustentabilidade. A ideia central é que os clientes que escolhem os tecidos da Canatiba alcancem o máximo de aproveitamento e ganho financeiro.

Vanguarda nos negócios

Nesse contexto, a Canatiba reforça o compromisso com a inovação, qualidade, comunicação transparente e sustentabilidade.

Como lembra o executivo, a Canatiba “sempre esteve à frente quando se trata de adotar práticas de sustentabilidade ambiental na parte produtiva”. O empresário lembra que, “enquanto muitos agora discutem a sustentabilidade ambiental como tendência, a Canatiba demonstra que essa abordagem não é apenas tendência passageira, mas sim um pilar essencial para a sustentação contínua de seus negócios”.

Desde a sua fundação, a empresa segue o compromisso de minimizar o impacto ambiental. “Isto se reflete na intensificação dos processos de certificação que a empresa busca. Ao cumprir os padrões específicos estabelecidos pelos órgãos certificadores, a Canatiba se compromete a cumprir as normas, como também a controlar de perto áreas críticas, como energia, produtos químicos e insumos usados ​​em sua produção”, atesta.

Além disso, a empresa amplia seus esforços de sustentabilidade para ações focadas em técnicas de lavanderia. A Canatiba aderiu a novas práticas centradas na preservação ambiental. Tal abordagem beneficia o meio ambiente e favores a produção de tecidos concebidos e desenvolvidos para melhoria do apelo visual e da eficiência da produção industrial.

O processo de rebranding da Canatiba, segundo Fábio Covolan, está sintetizado na frase “Olhar para os futuros com os pés no presente. Com o sangue azul do denim”.

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.