ABVTEX
worldfashion • 24/05/22, 11:03Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, acessórios de moda, além de artigos têxteis para o lar. O propósito da ABVTEX é de promover a sustentabilidade da moda, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), mantém desde 2010 um programa de desenvolvimento e monitoramento de fornecedores que é considerado o maior esforço setorial da cadeia de valor da moda no Brasil e na América Latina, em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular.
No mês em que é celebrado internacionalmente o Dia do Trabalhador, o Programa ABVTEX alcançou um resultado bastante expressivo em sua trajetória, foram registrados o total de 391.052 trabalhadores diretos da produção de vestuário, calçados e acessórios, que são impactados positivamente com seus direitos garantidos e condições dignas de trabalho.
Estes quase 400 mil trabalhadores beneficiados pelo Programa são oriundos das 3.715 empresas fornecedoras aprovadas, localizadas em 635 munícipios, em 17 estados brasileiros.
Entre as iniciativas da associação, a Cartilha do Programa ABVTEX, apresenta de forma didática e ilustrada o que é o Programa e a forma de adesão, veja no link: https://www.abvtex.org.br/sobre-o-programao
“O objetivo é tornar o Programa mais conhecido e ampliar a adesão de empresas que ainda não fazem parte deste grande movimento da sustentabilidade na moda para se beneficiarem das oportunidades de crescimento que o Programa proporciona, além de promover a concorrência leal no setor”, explica Angela Bozzon, gerente do Programa ABVTEX.
da redação com informações da ADS Comunicação Corporativa imagens: fotos/divulgação