AGRESTE TEX 2022

worldfashion • 31/03/22, 12:27

agreste-tex-2022-foto-geral-3“A Região Nordeste tem um polo têxtil muito importante. E quando falo polo Agreste é o Agreste de Pernambuco e também o Rio Grande do Norte, Alagoas e a Paraíba. Os expositores e os clientes sentem a diferença do contato direto, de poder ver os equipamentos e ter contato com quem opera as máquinas. O que vendemos é diferente”, explica Hélvio Pompeo Madeira, diretor-presidente do Febratex Group – organizador da Agreste Tex.

agreste-tex-2Pompeo analisa que o e-commerce ganhou relevância para as vendas de produtos prontos. Entretanto, quando se trata de máquinas industriais, é importante ver o equipamento funcionando, a possibilidade de tirar dúvidas e observar questões como precisão e impressão de cores.

helvio-pompeo-madeira-foto-2-diretor-presidente-febratex-credito-da-foto-alex-matos-agreste-tex-divulgacao1“A feira é um ponto de encontro durante quatro dias. São debates, são trocas de conhecimentos e visitas técnicas. O horário da feira também é pensado para que isso aconteça, pois os representantes vão de manhã às fábricas entender as necessidades dos clientes e assim poderem orientar melhor a compra. Assim, também recebem retorno sobre a qualidade das máquinas. É um encontro entre fabricantes e distribuidores de várias regiões do Brasil”, complementa Pompeo.

Nesta edição de 2022, são 80 expositores de diversos segmentos, num mercado especializado. “Na feira, os fornecedores têm a oportunidade de saber qual é a exata necessidade dos clientes. A indústria sabe o que está comprando e também como é o sistema de manutenção, reposição de peças; porque a linha industrial não pode parar”, acrescenta Hélvio Pompeo.

A tecnologia da indústria têxtil atualmente vem principalmente dos países asiáticos – China, Coreia do Sul e Japão, dos Estados Unidos e também da Itália, de Portugal e da Espanha. Ao todo, cerca de 25 países produzem os principais maquinários usados no segmento em todo o mundo. No Brasil, o setor emprega 1,2 milhão de pessoas diretamente e 5 milhões, de forma indireta – sendo o segundo setor que mais gera emprego no país, atrás apenas da Construção Civil.

reinaldo-rozzatti-abtt-credito-alex-matos-agreste-tex-divulgacao“O Nordeste é muito forte. É um grande mercado comprador tanto de empresas formalizadas, quanto de informais também. Porque mesmo as pequenas empresas precisam acompanhar o avanço da tecnologia para poderem fornecer produtos competitivos e de qualidade para o mercado”, explica, Reinaldo Rozzatti – ex-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (Abitt) e atualmente membro do Conselho Consultivo e de Ética da entidade – reforça a importância da região Nordeste no mercado têxtil e de confecções nacional, acrescentando que no segmento de confecções, o Agreste pernambucano fica atrás apenas de Santa Catarina e São Paulo.

Depois de dois anos praticamente em suspenso, a retomada das feiras traz uma expectativa grande também para os expositores, ansiosos pela oportunidade de apresentar novamente seus produtos e a expectativa de fechar negócios.

antonio-manzarra-santana-textile-diretor-comercial-credito-alex-matos-agreste-tex-divulgacaoO diretor comercial da Santana Textiles, Antônio Manzarra, explica que o mercado ainda está tentando se recuperar desse período crítico. “Muitas feiras não foram realizadas e o que a gente nota é que ainda existem muitas repercussões provocadas nesse período. No nosso segmento somos a única tecelagem presente na Agreste Tex porque as demais não conseguiram estar presentes”, conta Manzarra, acrescentando que pouca gente imaginou o que acabou acontecendo nestes dois anos de pandemia.

Mesmo nesse processo de recuperação, Antônio Manzarra disse que a Santana Textile trouxe para a feira um produto exclusivo para Pernambuco: a linha Mandacaru. “O mercado de Pernambuco significa pra gente quase 45% do nosso faturamento. Temos uma fábrica somente produzindo para Pernambuco, que é a nossa fábrica do Rio Grande do Norte. Além dela, a gente complementa com a fábrica matriz, que fica no Ceará. Aqui a gente consegue desenvolver produtos exclusivos e tem um tratamento especial”, complementa Manzarra.

sayuri-zotti-botoesflex-credito-da-foto-alex-matos-agreste-tex-divulgacaoQuem também trouxe produtos inovadores para a Agreste Tex foi a Botõesflex – do Rio Grande do Sul – que produz botões flexíveis, plaquinhas e fivelas para jeans. A empresa concorre no segmento de enfeites e botões de metais – possibilitando maior variedade de formas, apresentação e cores, além de serem também mais resistentes.

A cartela de produtos tem cerca de 1.500 opções diferentes, com diversas possibilidades de aplicação. Por serem mais leves – menos de 50% do peso dos produtos semelhantes feitos em metal – a Botõesflex também aposta em ganhar clientes interessados num menor custo com transporte.

“Temos um produto diferenciado e inovador, ecologicamente correto. O processo de acabamento que a gente usa para fazer os acabamentos brilhantes chama-se metalização a vácuo. É um processo físico e não químico e não gera resíduos. O polo têxtil do Agreste de Pernambuco é o segundo maior polo fabricante de jeans do Brasil e foi um dos primeiros mercados para nós. A primeira viagem foi em abril de 2017 e de lá pra cá a gente só vem crescendo [o número de clientes]“, explica Ari Zotti, diretor da Botõesflex.

lancamento-do-livro-costurando-vida-mauro-andrada-credito-alex-matos-2Ontem 30 de março, dentro da programação oficial na área de Conferência do evento, foi o lançamento do primeiro livro de Mauro Andrada, diretor da Andrade Máquinas, distribuidora oficial das marcas Sansei, Kansai, Brother, Singer, Macpi, Japsew, Suzuki, Durkopp Adler, Orange e Aegis.

Mauro Andrada refletiu sobre o que é a moda atualmente e sobre como o futuro está demandando uma adaptação em busca da sustentabilidade. O livro ‘Costurando a Vida’ foi escrito pelo empresário, durante o lockdown imposto pela pandemia do Covid-img_097519. Ele falou sobre a motivação para escrever: “diz um postulado da física, a 1ª lei de Newton, que os corpos tendem a permanecer em seu estado de repouso ou movimento. Se está em repouso, permanecerá em repouso, se está em movimento assim permanecerá, a menos que uma força atue sobre ele. E naquele momento, corríamos a um ritmo alucinante. De fato, durante o lockdown, ficar preso dentro de um apartamento com poucas atividades, seria uma freada absurda no ritmo em que andava, me conduziria à loucura. Precisava de algo para me distrair” e completa: “Então a pandemia ‘me empurrou’ para a escrita. Embora estivesse em relativa segurança confinado em casa, as apreensões e medos derivados dela, estavam presentes nas 24 horas, dos 7 dias das semanas, sem poder interagir pessoalmente com todas as pessoas do meu círculo familiar e profissional”.

img_09911Com a desaceleração do ritmo frenético que vinha vivendo, Mauro respirou fundo e conseguiu tempo para revisitar sua história e a da empresa também.  Vendo fotos antigas ele revisitou seu passado, com um novo entendimento, então colocou em palavras uma boa parte daquilo que tinha custado diversas desilusões, angústias, sofrimentos, mas também conquistas e vitórias.

“Assim, nessa luta entre a razão e sentimento, pude perceber que ninguém escapa de si mesmo, somos o que somos. Isso se revelou uma experiência transformadora, na medida em que me proporcionou liberdade de espírito necessária para aprender a desfrutar de todos os momentos da vida, especialmente os mais felizes, como por exemplo, escrever esse livro”, conta Mauro Andrada, que levou cerca de 8 meses na escrita de ‘Costurando a Vida’, seu primeiro livro.

A escolha por lançar o livro em Caruaru, cidade que conta com uma filial da Andrade Máquinas, está relacionada também com o fato de que toda a renda arrecadada com a primeira edição do livro será doada para a ONG Amigos do Bem e o sertão nordestino é uma das regiões onde a ONG realiza diversas ações.

img_1006Nesta quinta-feira (31), os debates da Agreste Tex vão falar principalmente sobre o consumidor 4.0 e as tecnologias de vendas, proteção de marca, além das tendências para o vestuário feminino e de Jeanswear para o verão 2022/2023.

No Startup Cornner: 15 empresas mostram suas ideias inovadoras, e também nos estandes das grandes empresas expositoras a  tecnologia de ponta e sustentabilidade são destaques, como a empresa Wier fundada em 2011, localizada em Santa Catarina, na região da grande Florianópolis, a Wier tem certificação ISO 9000 e atua em todo o Brasil e hoje já atende há mais de vinte países. Mais informações da empresa e a  tecnologia revolucionaria para lavanderias, numa próxima postagem.

segundo-dia-da-agreste-tex-credito-da-foto-alex-matosA feira Agreste Tex acontece até a próxima sexta (1º), das 16h às 22h., com uma programação de conferências à partir das 16:25h  - Local: Polo Comercial de Caruaru/PE (BR-104, km 62) Inscrições pelo: www.agrestetex.com.br

da redação com informações da feira pela Mia Comunicação e da Andrade Máquinas pela Suzana Comunica  imagens: fotos divulgação da feira de Alex Matos

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.