PREVIEW 2023 _ 2 TERRA

worldfashion • 04/02/22, 14:49

img-0169No segundo e último dia do INSPIRAMAIS 2023_I CORPO, Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, apresentou o Preview da próxima temporada, trabalho realizado em conjunto com 10 consultores da entidade, que  levantaram questionamentos, argumentos, reflexões e emoções sobre quais impactos e mudanças definirão “o futuro” pós- pandemia ?  As questões os levou a estudar que historicamente, a cada passagem da humanidade por uma experiência traumática, por exemplo as duas grandes guerras mundiais,  foi possível perceber que surgiram evoluções sem precedentes,  mudando as perspectivas, os processos e a introdução de novas tecnológicas.

img-0040Neste questionamento, retomam essa percepção e observam os eventos ocorridos na terra à partir de 2019 que paralisou o mundo, como nunca antes havia ocorrido, que forçam às mudanças imediatas, em todas as nossas atividades cotidianas. Sendo assim buscaram investigar e compreender como iremos reagir a esse período de apreensão e de desafios em um futuro próximo?

Quais seriam os pontos principais para estabelecermos um novo caminho de tranquilidade com esse aprendizado, essa mega adaptação?  E como iremos desenvolver cenários de empatia, acessibilidade, circularidade e ainda assim gerar negócios?

img-0041

“Cuidar do planeta Terra! Sem esse esforço global, nada mais importará ou terá uma evolução futura sem precedentes.Tudo o mais deveria florescer genuinamente a partir dessa posição, pois fingir não vai mais funcionar, é isso que se tem feito até hoje” - Helmut Lang

A reflexão do estilista austríaco Lang, resultou no desenvolvimento de três grandes temas, para a próxima temporada:

img-0043BIOMIMÉTICA

Somos seres naturalmente ambiciosos. Todos esses desejos por mais e melhor nos levaram a grandes revoluções que permitiram aumentar nossas tecnologias, sistemas produtivos, bem-estar, saúde, educação e longevidade.

O salto existencial que a espécie Homo sapiens sapiens realizou nos últimos 150 anos, desde a revolução industrial, é realmente genial.

Porém, isso não significa que não tenha falhas, ou ainda, problemas não previstos que resultaram disso. Estamos agora imersos nessa questão.

Como continuar com nosso crescimento, com produção e geração de riqueza?

img-0044img-0047É urgente permanecermos ambiciosos, mas é preciso direcionar essa ambição para uma visão objetiva e clara - encontrar soluções sustentáveis!

Afinal, continuar como está ou postergar alguns anos do que estamos fazendo, só trará mais problemas como os desequilíbrios ambientais que estamos presenciando, secas x enchentes, temperaturas desregradas e pandemias, com consequências que estamos vendo o quão custosas são em recursos  e em vidas - ou seja, ignorar isso por não considerar que estamos interconectados é uma visão míope.

Um caminho deve ser construído, e para isso precisamos de inovação, pesquisa e de tentativa e erro. A bióloga e consultora de inovação Janine Benyus aposta em um caminho: “Quando olhamos para o que é verdadeiramente sustentável, o único modelo real que funcionou por longos períodos de tempo é o mundo natural.”

img-0046Por isso, precisamos nos inspirar na própria natureza e compreender como é seu sistema operacional e produtivo.

Essa disciplina se chama Biomimética e emula os projetos e processos da natureza para criar soluções de design e indústrias mais saudáveis.

As inovações de materiais ensejam espaços tanto de inspiração biomimética, como também de bases naturais, chamadas bio-based - materiais produzidos por organismos vivos a partir de processos naturais, como fermentação, entre outros, sendo diferentes dos materiais naturais que são oriundos de fibras vegetais ou animais.

Essas inspirações mostram o caminho da inovação verde - precisamos compreender a perfeita interação de nós humanos com todas as outras formas de vida que formam o universo e assumir nossa relação natural de interdependência dos sistemas de vida, fortalecer a ideia de coletivo, de colaboração, cooperação e pensar de forma multidisciplinar.

img-0048SIMBIOSE

Simbiose significa vida em comum, onde dois organismos convivem harmoniosamente sendo beneficiados por essa ação.

Inspirados por esse conceito e incitados a conduzir nossas narrativas em um percurso de sustentabilidade, entendemos que os conceitos de antigo e atual, natural e tecnológico se fortalecem na criação de materiais.

img-00491img-0050Nossos antepassados, que diante da escassez de tecnologias há séculos atrás, aprenderam observando a natureza e motivaram gerações subsequentes a buscarem no seu conhecimento diário e de tradições, soluções para tingimento, curtimentos e processos criativos para a criação de produtos.

Ao conectarmos o conhecimento de técnicas img-0051ancestrais de pensar produto com a maneira atual de fazer moda, encontramos pontos de vista diferenciados e inexplorados, que agregam em acabamentos realmente autênticos - característica-chave para o sucesso de uma empresa na era da complexidade e das inter conexões que vivemos.

Portanto, hoje buscamos nessa ideia de “combinação vantajosa” estimular o acabamento de materiais, como couro, tecidos, madeiras de maneira tradicional, inspirando as novas gerações a valorizarem todo esse rico conhecimento. Assim, essa simbiose de referências e modus operandi cria uma moda mais justa e responsável.

img-0053BIÔNICO

Considerando as experiências que temos adquirido nos últimos anos, e mais fortemente no que tange a pandemia, estamos mais empolgados com as possibilidades de múltiplas identidades.

As redes sociais propiciam essa fusão entre o real e o desejado, e influencia nas ideias de felicidade, sucesso, bem-estar e na construção de quem somos em ambos os meios.

img-0055Para o sociólogo Stuart Hall, “A identidade torna-se uma ‘celebração móvel’: formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais

somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam.

É definida historicamente, e não biologicamente.

O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que não são unificadas ao redor de um “eu” coerente.”

Ainda sem conseguir realmente experienciá-lo, mas sem conseguir deixar de ouvir sobre Metaverso, já começamos a ser instigados por ele – “Metaverso são programas computacionais de alto desempenho que viabilizam uma projeção de identidade e uma realidade simulada em gráficos tridimensionais, interagindo com outros usuários por img-0056meio de personagens digitais, ou avatares”, define o pesquisador em comunicação Itamar de Carvalho Pereira.

Assim sendo, materiais de moda assumem características de mutação, aspectos inspirados nos efeitos dos ambientes digitais, fluidez de formas indicando velocidade e novos olhares para o uso de cores e superfícies, facilitando a interpretação dos estilos e desejos dos consumidores através das coleções das marcas de moda.

A realidade virtual, a sofisticação dos games e a possibilidade de criar avatares que personifiquem aquilo que os usuários na vida real não possam ser, combinam com o conceito identidades fluidas, diversidade, não identidade e escapismo sentimentos e ensejos que combinam perfeitamente com a geração “Z”.

Foram definidas três cores para a temporada : Kraft (bege dourado) , branco total e o violeta profundo.

img-0058

palestra1Com o objetivo de levar as novidades da indústria de base para o setor calçadista para os principais polos produtivos brasileiros. a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Sebrae, levará o INSPIRAMAIS para Franca/SP. O INSPIRAMAIS Franca acontecerá no dia 15 de fevereiro, na sede do Senai. As inscrições para empresas expositoras estão abertas pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.br. Até o momento estão confirmadas as exposições da Cipatex, Usitec, Confortin, Alta Trançados, Advance Têxtil e Componarte. O apoio para a realização é do Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca (Sindifranca), da Prefeitura Municipal de Franca, do CIESP e do Senai.

INSPIRAMAIS Franca

Data: 15/02

Horário: das 14h às 20h, com palestra de Walter Rodrigues às 19h

Local: Senai Franca (Av. Pres. Vargas, 2500, Franca/SP)

Link de inscrição (visitantes): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUYpolU-CDFvHw—-Miao6SSxSibfqY5bcGexm2IB0ILZTg/viewform

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.