H-AL

worldfashion • 11/02/22, 11:21

photo-2022-021A marca curitibana está completando 15 anos e sem residência fixa, inicia uma “turnê autobiográfica” em 2022, a dupla de estilistas Alexandre Linhares e Thifany F., contam sobre a vida deles, em forma de vestes - usando tecidos, fios, emendas, bordados, pinceladas, pinturas e o que mais estiver ao alcance das mãos.

Em 2021, após experiências em lojas física sentiram, depois da mater-paternidade que nada mais é fixo, nada mais é estável, assim em busca de movimento, estão vivendo o desenvolvimento humano, focados no novo e querem  brincar com a loja virtual.

“Nós vamos circular por espaços múltiplos, dialogando, multiplicando experiências e intercambiando parceiros. as fronteiras foram borradas, vamos com uma bagagem que cabe na mochila, sem raízes.”

E no meio da viagem, seguirão produzindo incansavelmente lotes limitados e exclusivos  que serão lançados quinzenalmente na loja virtual da H-AL, tudo online e a cada encontro, ir sentindo o percurso, acompanhando o caminho - o processo - nas nossas redes sociais: https://www.facebook.com/halartetextil - https://www.instagram.com/halartetextil/ - https://www.youtube.com/HALAlexandreLinharesThifanyF  - site www.h-al.com

9bb640_2ce328ae22914085afac4a6476c2110c_mv29bb640_3aebbc125c844b7cb4d4a1c76257336a_mv2A H-AL produz Arte Têxtil desde 2007, (antes chamada HEROÍNA) sob parâmetros de ecodesign com retalhos de confecções. Tem a performance presente na concepção e fabricação das peças e traz assuntos que abrem diálogos por onde a vestimenta passe.

A dupla Alexandre Linhares e Thifany F. possui uma linguagem autoral intuitiva com propostas inesperadas. Sua marca registrada se mantém com valores e processos cada vez mais inegociáveis no sistema da moda, como upcycling, redesign, zero waste, localvore e economia circular. Uso aleatório de tecidos misturados sem lógica aparente. Desfiles e apresentações nada convencionais, coleções sem tema e modelos fora do padrão. O conjunto da obra leva a pensar sobre novas possibilidades éticas e estéticas na moda.

42photo-2022-02-09-17-35-03Assinaram os figurinos de Elza Soares em “Planeta Fome” e “A Mulher do Fim do Mundo”.Alexandre Linhares pensa a roupa como estandarte para a expressão individual. Se utiliza do próprio corpo no processo criativo, aliado à performance. Sua incessante busca pelo novo atravessa a experimentação têxtil como sentido de vida.

Thifany F. tem como tema de sua pesquisa a filosofia tradicional e contemporânea, e a contemplação interna, com foco na infância, na ancestralidade e nos saberes femininos. Tem a poesia e a fotografia como suportes e síntese do seu pensamento.

3A busca pela sustentabilidade é algo que precisa ser vivido no dia a dia, caso contrário é impossível produzir produtos o mais próximo possível do ideal sustentável (nominamos aqui o respeito ao ciclo natural da biosfera e o menor impacto ao meio ambiente)  a nossa produção e consumo é reflexo de nossa visão de mundo.

24“A pesquisa surgiu durante os anos e foi se aprimorando em cursos de eco e slow design. O instinto de conservação ambiental e a busca por não desperdiçar o dinheiro investido e pelo não descarte sempre foram naturais em nós e não acreditávamos que isso era diferencial - era sim nossa obrigação como empresários e como cidadãos.”

Um trabalho genuíno e assinado que carrega em si o traço do autor - é isso que perseguem e que não os abandona, que buscam mutuamente um no outro: a criação acredita em nós e nós confiamos no seu processo. A obra surge de acordo com o mundo interno da dupla e é feita do mesmo tecido os sonhos e do mesmo líquido que hidrata a ponta dos dedos. é só por isso que  acreditam no novo

9bb640_73460a8e8d614ec5b560afe83ac7077e_mv21Quem é Alexandre Linhares Neto - conhecido como Alexandre Linhares, curitibano nascido em 23 de julho de 1983, é um estilista, eco-designer, performer, video-maker, figurinista, produtor e professor brasileiro. É considerado “a grata revelação da moda de nosso tempo” pela jornalista Adélia Maria Lopes e “um dos mais importantes artistas visuais de Curitiba” pela galerista e marchand Zilda Fraletti. É visto como uma referência no pensar moda e um exemplo de trabalho genuinamente autoral.

Sua carreira na moda começa em 2002 quando foi premiado na categoria Estilo Brasil na Francal Top de Estilismo, em São Paulo. Criou, com Lino Jr., a marca NUvem em 2002, residente no Mercado Mundo Mix e na loja Versus Brasil. Atuou como diretor criativo da NUvem até 2003 quando passa a experimentar outras superfícies planas e rígidas como outdoors e placas. Nesse período, Alexandre posa como modelo para artistas, fotógrafos e estudantes de cinema como Inajara Constantino, Magno Montreal, Bruna Zureck, Camila Yumi e Felipe Della Bruna. Tem parte da exposição “olhares do Belo” censurada no SESC Centro em 2003 por conter fotografias de nu masculino. A frase de “tinha um pênis dentro de um aquário” ressoa,  e como resultado propõe uma temporada de exposições em casas noturnas em Curitiba. Veste e produz artistas do underground curitibano como Gloria Godiva e Maite Schneider, produz e atua em peças de teatro, protagoniza Sofá, JesuspraCristo e o vídeo DaTrançaTrama. Produz intensamente em vídeo e performance. Apresenta em 2005 “Merda, amor, morte” no Lola Café, com vinil adesivo, jornal e fotos suas nu, em curadoria de Magno Montreal e no ano seguinte “Mil Vezes Maldita” no Nick Havana, uma experimentação em assemblage com curadoria de Fernanda Ochetski. Conclui o curso de Design de Produto na UFPR em 2007. Especializa-se em Eco-Design em 2015 pela Escola Design ao Vivo.

9bb640_d85da0ff68eb4022bf68170548bf884d_mv21Quem é Thifany Noelle Faria - conhecida como Thifany F. , nasceu em Paranaguá em 12 de fevereiro de 1987, é uma administradora, gestora, estilista, performer, figurinista e maquiadora brasileira. É facilitadora de meditação e estudos budistas tibetanos. Tem como tema de sua pesquisa a filosofia tradicional e contemporânea e a contemplação, com foco na infância, ancestralidade e saberes femininos. Tem a poesia e a fotografia como suportes e síntese do seu pensamento. Abre sua primeira empresa em 2003 e recebe o título de slow-designer em 2016. Atua como gerente-administrativa de 2007 a 2010 em uma franquia de ótica. Estuda e desenvolve maquiagem e visagismo a partir de 2009, quando abre estudio e ateliê que fomenta a discussão e elaboração técnica com outros profissionais de beleza e auto-estima. Utiliza-se da maquiagem como viés para a valorização feminina e fuga dos padrões sociais estipulados. De 2007 a 2010 atua como gestora e administradora da Heroína, também passa a ser assistente de criação e estilo até 2016, quando passa a atuar como designer da marca ao lado de Alexandre Linhares.

da redação  com imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.