25ª edição do INSPIRAMAIS

worldfashion • 31/01/22, 11:48

img_7971A convite da Assintecal estivemos em Porto Alegre, no salão INSPIRAMAIS 2023_I, a primeira realizada presencialmente e fora de São Paulo/SP, o objetivo da Assintecal é tornar o salão itinerante. “O Inspiramais acompanha o espírito do tempo. Adaptamos o formato e escolhemos o local de acordo com as necessidades do mercado, e é motivo de orgulho realizarmos o _lcs7475evento em Porto Alegre. Destacamos a proximidade com a indústria do calçado, a força do mercado de confecção e moveleiro, além de ser uma capital que comumente recebe empresários do Brasil e do mundo”, avalia o presidente da Assintecal, Gerson Luis Berwanger. Além do novo local, o salão ocorreu no formato phygital, sendo transmitido on-line para todo o mundo.

Sobre a retomada do mercado, Gerson foi enfático: “Existia um receio se a retomada estava realmente ocorrendo. No INSPIRAMAIS, quem estava com um pé atrás, colocou os dois pés para frente”. Segundo ele, grande parte dos expositores já sinalizou o retorno para a próxima edição do evento.

A realização no espaço da FIERGS - Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul,  foi da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em conjunto com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A realização foi do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.

img_0517Os 150 expositores apresentaram soluções em design, sustentabilidade e inovação para a indústria de calçados e artefatos, confecção, móveis e bijuterias, o evento é considerado o principal evento lançador de moda da indústria de base brasileira.

Na entrada do Salão, os visitantes conferiram o espaço Conexão INSPIRAMAIS 2023_I,  que apresentou alguns dos materiais produzidos por meio de pesquisa realizada pelo Núcleo de Design da Assintecal, coordenado pelo estilista Walter Rodrigues. Em outro espaço, no Hub Conexão Criativa, foram apresentados materiais inovadores de mais de 20 micro e pequenas empresas, grande parte delas compostas por artesãos. Estreando no INSPIRAMAIS, o Espaço da Sustentabilidade, por sua vez, expôs materiais sustentáveis de 23 expositores. E o Preview do Couro apresentou novidades de 15 curtumes.

img_7449Espaço CONEXÃO INSPIRAMAIS

img_7460img_0115-2O coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues, explicou o conceito da pesquisa que deu vida ao projeto Conexão INSPIRAMAIS, img_0169-2img_0116-21temporada 2023_I  um espaço que introduz os visitantes ao evento. A pesquisa, teve como tema o “CORPO”.  “O corpo fala e transmite muita informação. Foi este o conceito que norteou a pesquisa dos materiais que hoje estão sendo lançados no espaço Conexão INSPIRAMAIS”, disse. Segundo ele, o corpo é a inspiração para o processo criativo, que trouxe a percepção com materiais e estamparias diversas nas coleções. “Atender a todos, independente do que são ou se consideram, é o papel da nova coleção Corpo”, acrescentou, destacando que os materiais aparecem “bem estruturados, sustentáveis, com elementos naturais e hipervisuais, muito colorido aplicado aos esportivos, alta tecnologia de performance e conforto.

img_0375Espaço HUB CONEXÃO CRIATIVA

img_0149img_0161Participam do espaço Hub Conexão Criativa a Dhey Modara (impermeabilização com látex), Gerson Aisthesis (joias esculturais da natureza), Da Tribu (fios e tecidos emborrachados da Amazônia), Fruto do Conde 22img_0150(produtos desenvolvidos com excedentes industriais), Ludimila Heringer (tecidos com estamparia botânica), Mabe Estúdio (biomaterial feito com vagens de Angico), Contextura img_0156(superfícies sustentáveis para a moda utilizando resíduos através da técnica de thermal bonding), Tilápia Leather (curtimento vegetalizado de peles de tilápia com pigmentação natural), Biaquefez (trançado manual com tingimento natural), Oricla por Comas&Rani (solução que sistematiza a criação e produção de novos tecidos, feitos mediante upcycling), Ponto 1 (redesign de metais), Clau (estampas afro), Cezario Design e Moda Circular (serviços de análise de mercado, definição de portfólio de produtos, processos e boas práticas), Meu Crushê (tramas de crochê aplicadas a roupas, calçados e acessórios), Áurea Lúcia (consultoria em Design Circular), Pipa Social (desenvolvimento de profissionais para o mercado sustentável da moda), Cerradouro (acessórios com elementos naturais), Apoena (fibras naturais), Trammo (tecelagem artesanal), Rato Design Circular (parcerias de Inovação em Design Circular), Mães que Florescem (aviamentos e enfeites com resíduos de couro e materiais naturais), Banco de tecido (iniciativa dedicada à circulação de tecido de reuso) e Naisha Cardoso Atelier (técnica de joalheria inspirada na biodiversidade da Amazônia).

_lcs8412Espaço SUSTENTABILIDADE

img_0447img_0187Neste espaço foram apresentados materiais como embalagens com matéria-prima de fontes renováveis, couraças e contrafortes 100% recicláveis com uso de resíduos da indústria calçadista, cabedais de corte único reciclados, linhas de componentes diversos desenvolvidos com fios de algodão reciclado, entre muitos outros, por expositores como a Ambiente Verde, Grupo Cofrag, Caimi & Liaison, Bertex, Solus, ITM, Cipatex®, Endutex, OTB, Lebbre, Wolfstore, Brisa Tecidos img_0360img_0143-2Tecnológicos, Jomo, Formax Quimiplan, Tricota Têxtil, York, Tacosola, Maxitex Indústria Têxtil, Alta Trançados, JR Soluções, PVC Sul, Grupo Stickfran, Boxprint, Topshoes e Confortin.

As ferramentas para implementação de programas ESG nas indústrias da cadeia calçadista, com seus desafios e oportunidades, foi o tema desenvolvido pela Ecovalor Consultoria em Sustentabilidade e pela ESG Now Tecnologia. Ainda no lastro da sustentabilidade em materiais, Flávia Vanelli, coordenadora do Espaço da Sustentabilidade, que expõe 25 soluções eco-responsáveis em materiais para o setor calçadista. “A sustentabilidade é uma tendência global e as empresas precisam adotar não somente produtos, mas processos produtivos sustentáveis” destacou, ressaltando que, hoje, para ser competitivo no mercado é preciso estar orientado com os conceitos da sustentabilidade. Na oportunidade, Flávia ainda apresentou alguns dos cases que estão expostos no Espaço Sustentabilidade, como da Top Shoes, que traz alto design img_0239aliado à sustentabilidade; da Lebre 3D, com tecnologias para manufatura aditiva; da Boxprint, com embalagens sustentáveis; da Ambiente Verde, que em 11 anos de atividades já transformou mais de 23 toneladas de resíduos do setor, fazendo-os retornar ao processo produtivo; e da JR Soluções, que trabalha a logística reversa dos seus materiais.

A sustentabilidade como um caminho para a competitividade do setor calçadista também foi tema do painel com representantes da Assintecal, da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, do img_8019CICB, da ApexBrasil, da Boxprint, da Caimi & Liaison e da Vulcabras. Na oportunidade, foram destacadas as potencialidades do setor coureiro-calçadista brasileiro no que diz respeito à produção sustentável. “Porém, é preciso comunicar isso ao mercado, especialmente o internacional. É preciso levar, com transparência, essa comunicação, visando potencializar a imagem da indústria nacional, que, como podemos ver aqui no INSPIRAMAIS, é sim sustentável”, destacou o presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana. No final do painel, uma surpresa. A Vulcabras, uma das maiores calçadistas brasileiras, recebeu o certificado de sustentabilidade do Origem Sustentável. A empresa recebeu a certificação Diamante, que corresponde a mais de 80% dos indicadores de sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural atingidos. Além da Vulcabras, o Origem Sustentável, que foi reformulado em 2020, tem em seu quadro de certificados a Beira Rio, Bibi, Piccadilly, Boxprint e Caimi & Liaison, além de mais de 50 em processo de certificação. O programa tem a única certificação de sustentabilidade do processo produtivo da cadeia calçadista do mundo e é considerado um case de sucesso internacional.

img_8427A consultora de Pesquisa e Design do Inspiramais, Julia Webber, ressalta que o mercado tem mais de mil materiais inovadores para a temporada 2023_I. “Esses produtos vão além da estética, apontam para um olhar sobre todo o processo envolvido, do desenvolvimento até o fim do seu ciclo de vida”, adianta, ressaltando que entre os cases que serão apresentados estão um tênis de design circular, com monomaterial. “Todo o tênis, da sola ao cabedal é de poliuretano, o que facilita a reciclagem”, explica.

_dsc8216Interessante a apresentação do projeto Colabora Moda Sustentável, uma plataforma digital criada para divulgar cinco recomendações para uma moda sustentável, que visam ao desenvolvimento da cadeia e do ambiente de negócios levando em consideração os aspectos econômico, social e ambiental, a ampliação de recursos para o fomento de negócios produtivos sustentáveis, o fortalecimento do ecossistema da Moda, a criação de um ambiente legal e regulatório favorável para processos eco-responsáveis, a criação de ferramentas para geração e disseminação de conhecimento na área. A plataforma pode ser acessada no site www.colaboramodasustentavel.org.br.

13PROJETO COMPRADOR

Realizado através do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals, uma parceria entre a Assintecal e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). No total, mais de 50 compradores da Argentina, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Índia, Itália, Paraguai, Peru e Portugal realizaram negócios com expositores do salão. Conforme relatório da Assintecal, somando negócios realizados in loco e alinhavados para os próximos meses foram gerados mais de US$ 7,5 milhões. “Já havia a avaliação prévia de que seria uma edição muito img_0201-2importante para o mercado externo, especialmente pelo fato do aumento da demanda nos principais países fabricantes de calçados, entre eles o Brasil, e o encarecimento dos fretes da Ásia, que tem inibido as importações de componentes da China”, ressaltou o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior.

Um dos fabricantes de calçados presentes pelo Projeto foi Ricardo Haro, gerente de Compras da mexicana Flexi. Com mais de 800 lojas próprias e fabricando mais de um milhão de pares por ano, a empresa deixou alinhavado negócios na ordem de US$ 500 mil. “Viemos em busca de materiais sustentáveis, uma demanda dos nossos consumidores. Encontramos uma grande variedade aqui no INSPIRAMAIS”, avaliou.

Fechando negócios in loco na ordem de US$ 60 mil, a colombiana Kamiplast apontou as expectativas de mais de US$ 100 mil em negócios que ficaram alinhavados durante o evento. “Os materiais apresentados mostraram diferenciais importantes para a empresa, como sustentabilidade, qualidade, originalidade e valor agregado”, comentou o comprador Leandro Quijano Martinez.

img_8712Espaço PREVIEW DO COURO INSPIRAMAIS 2023_II

A próxima 26ª edição do INSPIRAMAIS já tem datas confirmadas, serão nos dias 19 e 20 de julho, também no Centro de Eventos da FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS.

imagens: fotos/divulgação

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