11º Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador.

worldfashion • 17/12/21, 10:10

logoEm cerimônia online realizada no último dia15/12, a DuPont (*) anunciou os vencedores do Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador. O evento destacou os projetos mais criativos do ano, no âmbito de toda a América Latina, para a redução dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a promoção de conforto aos profissionais em atividades industriais e de serviços.

A premiação é realizada todos os anos, para reconhecer e homenagear empresas, estudantes e influenciadores que utilizam as melhores tecnologias para aprimorar a segurança no ambiente de trabalho, bem como assegurar o conforto dos profissionais.  (Na foto abaixo Etore Frederici - Presidente da DuPont Brasil)

premiodupont2021-001Os vencedores:

Categoria Grand Prix - A categoria premiou o case de maior destaque entre todos os inscritos.

O Instituto Butantan venceu a categoria Gran Prix com o projeto focado no cuidado aos colaboradores e também do meio ambiente, reciclando vestimentas descartáveis feitas com a tecnologia Tyvek®.

Categoria Impacto Ambiental - Esta categoria premiou o case de maior relevância dentro de todas as categorias que, além de ter atestado a segurança e proteção do trabalhador, também contribuiu positivamente para o meio ambiente.

A Braskem levou a categoria Sustentabilidade por substituir antigos uniformes de algodão pela fibra antichamas DuPont™ Nomex®. Depois de um longo processo, a petroquímica selecionou a Alsco, uma empresa comprometida com o meio ambiente e a sustentabilidade, que confecciona, aluga, lava e distribui os uniformes nas instalações da petroquímica.

Categoria Tyvek® e Tychem® Trabalhos técnicos que tenham utilizado os produtos DuPont™ Tyvek® e DuPont™ Tychem® para proteção de pessoas contra riscos químicos ou biológicos

1º lugar: Instituto Butantan

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, substituiu os uniformes laváveis usados nos processos de fabricação das vacinas e soros, por descartáveis do tipo Tyvek®. Também criou em parceria com a DuPont, um processo de logística reversa das vestimentas descartáveis usadas em áreas limpas, que não eram contaminadas por resíduos perigosos e infectantes.

2º lugar: Braskem

A Braskem, petroquímica de atuação global, com soluções sustentáveis da química e do plástico, fez dois anos de testes com o macacão Tychem 6000® da DuPont em uma de suas unidades. Com isso, os colaboradores passaram a ter mais maleabilidade nos processos de trabalho, e ganharam confiança para atuar em locais mais críticos.

3º lugar: Eldorado Brasil

A empresa Eldorado Brasil, produtora de Celulose Branqueada, fez uma ampla pesquisa internacional e acabou descobrindo que os trajes Tychem® e Tyvek®, da DuPont, são as melhores opções de segurança para seus profissionais. O programa ofereceu a Bombeiros e Brigadistas capacitação interna e externa para atendimentos pelo site e nas plantas vizinhas do complexo industrial.

premiodupont2021-002Categoria Nomex® Trabalhos técnicos que tenham utilizado DuPont™ Nomex Essential®, DuPont™ Nomex Essential Arc® e DuPont™ Comfort® para proteção de pessoas contra fogo e chama repentina.

1º lugar: Braskem

Recebendo o troféu desta categoria, a Braskem substituiu antigos uniformes de algodão (jeans) pela fibra Nomex® com equilíbrio nas técnicas de proteção, conforto térmico e durabilidade. Os uniformes possuem um sistema de rastreamento on-line de cada calça e camisa.

2º lugar: Ball Packaging

A Ball Packaging, filial da multinacional produtora de latas de alumínio para bebidas, padronizou o uso da vestimenta na sua área de Eletrônicos com a tecnologia DuPont™ Nomex®. O objetivo foi reduzir a gravidade de possíveis acidentes em atividades com eletricidade, em especial com arco elétrico, garantindo assim a segurança dos colaboradores responsáveis pelas manutenções dos seus sistemas

3º lugar: Santo Antônio Energia

A Santo Antônio Energia (SAE), concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, uma das maiores hidrelétricas do país na Amazônia, escolheu o tecido Nomex® Essential Arc (Protera®) para oferecer mais segurança para seus colaboradores de Operação e Manutenção, e da Segurança do Trabalho.

Categoria Kevlar® Trabalhos técnicos que tenham utilizado DuPont™ Kevlar® para proteção de pessoas contra corte e abrasão.

1º lugar: Vale

A Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, pellets e níquel, venceu a categoria Kevlar® pelo projeto em parceria com a DuPont e a UniLuvas. A empresa desenvolveu um kit de proteção contra corte para sua equipe de vulcanizadores e aplicado na Mina de Ferro Serra Norte Floresta Nacional de Carajás, localizada no estado brasileiro do Pará, a maior mina de extração de minério de ferro do mundo.

2º lugar: Ball Packaging

Nessa categoria, a Ball eliminou incidentes no manuseio de bobinas de alumínio em testes de EPIs com o uso da tecnologia da DuPont. A maior fabricante de latas e tampas de alumínio do mundo escolhe luva e mangote DuPont™ Kevlar® para proteção de funcionários na América do Sul.

3º lugar: Gategroup

O Gategroup, maior fornecedor global de catering para companhias aéreas com sede em Zurique, na Suíça, passou a usar luvas DuPont™ Kevlar® G10 para a operação de fornos de alta temperatura. Desde que começou a usar o equipamento de proteção individual (EPI), o nível de incidentes melhorou significativamente para quase zero.

premiodupont2021-003Categoria Estudante - A partir deste ano, cada categoria celebrou trabalhos, totalizando três premiações, de estudantes cursando faculdade ou cursos técnicos (pós-graduação, MBA e doutorado não participam) que apresentaram casos reais de acidentes no ambiente de trabalho e análise de como tais acidentes poderiam ter sido evitados com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de Nomex®, Kevlar®, Tyvek® e Tychem®, que são produzidos pela DuPont™.

1º lugar: Sulamita Lopes Cunha - Senac Santo André

Sulamita Lopes Cunha, estudante do Senac Santo André, analisou o caso do maior grupo de construção a seco do Brasil, Steel Home. A estudante comprovou que o uso das luvas Grip Cut Flex, confeccionada em fios DuPont™ Kevlar®/aço, distribuídas pela UniLuvas, não só eliminou os acidentes como resultou em economia para a empresa e menor dano ambiental com descarte de EPIs.

2º lugar: Isamara Ester Cruz - Pitágoras

A estudante Isamara Ester Cruz, do curso de Segurança do Trabalho da escola Pitágoras, analisou um acidente de trabalho com agente químico que ocorreu no mês de janeiro deste ano. A estudante conseguiu provar que o EPI DuPont™ Tyvek® 500 poderia ter evitado ou reduzido lesões causadas por derramamento de desengraxante.

3º lugar: Victor Cirilo de Andrade - Senac Lapa Tito

O estudante Victor Cirilo de Andrade, do curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST) do Senac Lapa Tito, em São Paulo, estudou o caso da Usina Mendonça com o objetivo de apresentar uma solução de EPI que pudesse ter evitado o acidente com facão ocorrido com trabalhador rural durante o corte de cana-de-açúcar. Foi provado que o Stretch Armor DuPont™ Kevlar® poderia ter evitado o incidente.

Categoria Influenciador do Ano - O case inscrito com um vídeo de apresentação, de até 1 (um) minuto, hospedado no www.premiodupont.com.br – no espanhol considerar o site espanhol, e obteve o maior número de curtidas ao longo do período após o final de todas as inscrições, foi premiado dentro desta categoria.

1º lugar: Everton José Leite

Empresa: Senac Ribeirão Preto

Número de likes/votos: 913

2º lugar: Bruney Martins Seares

Empresa: Ball Packaging

Número de likes/votos: 642

3º lugar: Dirceu Tireli / Claudineia Silva

Empresa: Lanxess

Número de likes/votos: 219

PARCEIRO DESTAQUE - Bunzl  - O destaque foi concedido para o parceiro com maior número de cases submetidos para a premiação.

images-1(*) A DuPont (NYSE: DD) é líder global em inovação com materiais e soluções baseados em tecnologia que ajudam a transformar as indústrias e a vida cotidiana. Nossos funcionários aplicam ciência e experiência diversificada para ajudar os clientes a desenvolver suas melhores ideias e fornecer inovações essenciais nos principais mercados, incluindo eletrônicos, transporte, construção, água, saúde e segurança do trabalhador. Mais informações sobre a empresa, seus negócios e soluções podem ser encontradas aqui. Os investidores podem acessar as informações incluídas na seção Relações com Investidores do site.

A DuPont Água & Proteção é líder mundial na criação de soluções em água, abrigo e proteção para um mundo mais sustentável, permitindo que seus clientes beneficiem-se através de capacidades únicas, escala global e marcas icônicas, incluindo Kevlar®, Nomex®, Tyvek®, Corian® Design, GreatStuff™, Styrofoam™ e Filmtec™.

DuPont™, o logotipo oval da DuPont e todas as marcas comerciais e marcas de serviço indicadas com ™, ℠ ou ® são de propriedade de afiliadas da DuPont de Nemours, Inc., a menos que indicado de outra forma.

da redação com informações da 2PRÓ Comunicação   imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.