INDÚSTRIA TÊXTIL

worldfashion • 26/11/21, 15:45

35a2b2df-7a18-40d5-a660-e2cfdbba467c Desfile de  Naya Violeta by Capricórnio Têxtil no SPFWN52

Apresentamos o que a indústria têxtil, desenvolve para dar sustentação ao mercado da moda, acreditando que para entregar valor, temos que nos envolver com aquilo que fazemos, com quem faz e para quem? Assim a Santista Jeanswear teve a iniciativa de conversar com os consumidores para entender seus valores, seus anseios, seu conhecimento sobre o denim e mais do que isso, o que os motiva a escolher um jeans para seguir no seu dia-a-dia.  Para chancelar o trabalho realizado no mercado goiano, a Capricórnio Têxtil, apoiou a estreia de Naya Violeta, na edição 52 do SPFW. A Covolan Denim continua a sua expansão, e oferece uma coleção assertiva e busca novas soluções para continuar diminuindo seus impactos ambientais. E a Coats oferece portfólio de linhas de alta qualidade para indústria de jeans que garantem menor índice de ruptura, esgarçamento e derretimento durante o processo de fabricação.

SANTISTA JEANSWEAR

Para iniciar os trabalhos a primeira ação foi convidar um grupo de pessoas de gerações Baby Boomers, X, Y e Z para se envolver no processo e juntos jeansenvolver o seu jeans preferido.

sueli-pereira-apresenta-presquisa-no-denim-cityEm outubro 2021 foi a segunda etapa, uma interatividade na plataforma Discord, de relacionamento de jogos, além do questionário pelo Google Forms, e apenas o começo de um processo de relacionamento e descobertas, no qual juntos criaram um espaço coletivo para mais do que entender sobre consumo, abrir com novas possibilidades de sentir, vestir e se expressar, mantendo o universo azul em sintonia com todos e em todos os tempos.

Foram mais de 50 participantes sendo que, (70%) que se identificaram com o gênero feminino e (30%) masculino. O perfil casual predomina com (61%) das respostas, seguido de trendy, ou seja, aqueles que se consideram mais autênticos e guiam-se pelo seu própria estilo.

sueli-pereira-apresenta-presquisa-no-denim-city-1Resultado: O jeans é percebido majoritariamente como atemporal e não à toa quase (70%) dos participantes declararam essa preferência. Este dado se confirma pela escolha do aspecto mais valorizado neste momento, o básico em (52,2%) das respostas, seguido do vintage. Porém, isso pode ser uma orientação de tendência, já que a moda está valorizando a sustentabilidade que desponta na relevância do consumo confirmado por mais de (95%) dos entrevistados. O Tema abordado em nossa direção de tendência:  Exploradores Enraizados.

Embora o jeans skinny continue sendo apontado como o fit , (43,5%) dos participantes, mais gostam por sua praticidade, versatilidade, considerada a peça “coringa” que vai com tudo.  A questão mais latente para as marcas é “qual o jeans preferido do momento?”: (34,8%) dos participantes revelam querer a retas, superando a escolha sueli-pereira-apresenta-presquisa-no-denim-city-2das skinnys (19,6%), sinalizando esse olhar influenciado pelas tendências. Lembrando que as retas pareceram nas principais marcas e passarelas, confirmando a importante e crescimento dos stretchs de conforto e também (100%) algodão.

Apesar do consumidor ter maior liberdade de estilo, (60,9%) disseram seguir tendências de moda, por isso aproveitamos este “gancho” para avaliar a preferências deles relação as 3 direções de estilo: Criadores Coletivos, Phygital Raves, Exploradores Enraizados, apontados pela Santista para o Verão 23.

Quando perguntado sobre qual realidade inspira o look, a maioria (76%), aponta o presente como inspiração, mas a tendência Criadores Coletivos (34,8%), que se espelha no passado foi a que mais agradou. O fato é que muitos não associam o estilo com o passado, já que artista e influencers das redes sociais são guias para a composição estética consumidor para definir o look do dia. Sem contar que cada vez mais os indivíduos migram de estilo e se se sentem cada vez mais livres para experimentar.

primeiro-lugar-rafael-baldo-com-a-lavanderia-tomazoni-wash-de-rio-do-sul-scO final da 2ª edição da competição BLUE JOURNEW - entre lavanderias da Santista Jeanswear e Química Intensa aconteceu em início de Novembro, que visa estimular o uso de produtos e processos “Eco Sustentáveis” desenvolvidos pela Química Intensa no beneficiamento das calças jeans. Com isso, desmistificar a sustentabilidade para os beneficiadores de jeans e mostrar que é possível desenvolver peças incríveis de modo sustentável e reduzir custos de processos.

segundo-lugar-matheus-polla-com-a-lavandeira-santo-antonio-de-laguna-scterceiro-lugar-mario-laundry-com-a-lavanderia-santo-andre-de-natal-rnA proposta da competição é revelar as melhores técnicas e técnicos da lavanderia do Brasil, a 2ª edição da Blue Journey, intitulada “New Shades of Blue”, contou  inicialmente com a participação de 80 lavanderias convidadas das oito principais regiões produtoras de jeans no país: Fortaleza, Pernambuco, Goiânia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Somente dois representantes de cada estado foram para a final num total de 16 finalistas. O primeiro lugar ficou com Rafael Baldo com a Lavanderia Tomazoni Wash de Rio do Sul (SC) foto central acima, o segundo lugar ficou com Matheus Polla com a lavandeira Santo Antônio de Laguna (SC) foto à esquerda, e o terceiro lugar ficou com Mário Laundry com a lavanderia Santo André de Natal (RN)foto à direita.

da redação com informações da Helena Augusta Assessoria de Comunicação

CAPRICORNIO

A  estilista goiana de Naya Violeta apresentou seus looks, na passarela  do SPFW São Paulo Fashion Week, com tecidos da Capri: o Luna do Eco Denim com mistura de algodão e liocel e o Algarve 100% algodão da linha Original Denim produziu calças, camisas, macação entre outras peças.

4d693d3e-1c94-4b84-80f5-e417668f6f50Com o tema “Encante – do amém ao axé”, a marca homônima apresentou cores vibrantes e a autenticidade do country, fugindo do óbvio, com uma leitura contemporânea e referências à infância da estilista. “Para nós, estas parcerias visam o nosso propósito de promover conexões e ampliar o ecossistema. Queremos cada vez mais ser lembrado e fazer parte dos principais eventos do país”, finaliza João Bordignon, Diretor de Marketing e Novos Negócios da Capricórnio Têxtil, a primeira indústria de tecidos planos a conquistar certificação reconhecida pelo GPTW - Great Place to Work Brasil como um excelente lugar para trabalhar de acordo com a percepção dos funcionários e as práticas da empresa.

Entre os seus artigos se destacam:

*Eco Denim - A linha conta pelo menos com um atributo sustentável, seja na matéria-prima, no processo de produção ou trabalhando a economia circular.

*Original Denim – Fabricado em 100% algodão, pode ser encontrado em uma grande variedade e tonalidades. Cheia de tradição e estilo, é ideal para peças com visual vintage, garantindo resultados incríveis para calças retas, clochard, pantalonas, jaquetas, pantacourt, wide leg, boyfriend e mom. A regra é abusar de lavagens mais elaboradas, estonagem intensa, lixados e puídos bem detonados.

9f309efa-525c-442a-bbbe-05fe11906b9f*Light Denim – Jeans mais leve, próprio para climas mais quentes. É ideal para ser usado não só na linha de camisaria, mas, também, na confecção de vestidos, blusas, regatas, shorts, bermudas, calças clochard e jogger. Conta também com opções rígidas e elastizadas.

*Comfort Denim – O algodão, quando combinado com o elastano, forma o match perfeito para a tendência da vez: conforto. É o denim preferido dos estilistas e dos apaixonados por movimento.

*Flat Comfort Denim – Com toque de cetim, cores intensas e luminosas, que aliado ao conforto do elastano garante um visual nobre e uniforme. Com ajuste perfeito ao corpo, pode ser usado em peças de alfaiataria masculinas e femininas.

*Poli Comfort Denim – A dobradinha do elastano com o poliéster garante versatilidade na lavanderia e ótimo rendimento nas confecções.

da redação com informações da Ativa Assessoria de Comunicação   imagens: fotos/divulgação

COVOLAN DENIM

Empresa 100% Brasileira, fundada em 1966, transformou-se de fiação e tecelagem em referência nacional e internacional em Sustentabilidade, e à partir do ano 2000, dedicou-se à produção exclusiva de Denim, com finalidades que vão além do que extraímos do planeta como consumidores, mas também como podemos criar melhores mudanças com nossos produtos. Seu objetivo é criar um ecossistema Denim mais robusto, ético e responsável. Atuando fortemente nos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, sendo a única fabricante têxtil Denim do Brasil, membro associado do programa ZDHC, preocupada em atender aos requisitos e critérios em níveis mundiais para obter os certificados OEKO-TEX® STeP, OEKO-TEX® STANDARD 100, OEKO-TEX® DETOXTO-ZERO, ISO 45001, ISO 14001 e ISO 9001. Cuida para o descarte ZERO de produtos químicos tóxicos, toda a água utilizada no processo produtivo é tratada através do moderno e novo tratamento de efluentes além disso, é utilizado nas coleções 100% o Corante índigo Bann Premium Zero Anilina.

Sua responsabilidade é um processo eficiente, com fornecedores qualificados, time de pessoas capacitadas, órgãos certificadores que auferem os três pilares para entregar o melhor produto ao cliente.A Covolan Denim continua sua expansão, oferecendo uma coleção assertiva e buscando novas soluções para continuar diminuindo seus impactos ambientais, apresenta 7 lançamentos, 3 cetins blue intensos, 1 sarja 3×1 com ring blue intenso, 1 maquinetado blue intenso, 1 black sarja 3×1 e 1 PT sarja 3×1. A proposta destes lançamentos é apresentar artigos comerciais com baixo encolhimento, maiores larguras para melhor aproveitamento nos encaixes de modelagem, pesos mais leves e bem provenientes ao clima do país e que possibilitem versatilidades nas técnicas de lavanderias. Um produto que pode ser trabalhado no universo feminino, masculino, infanto e juvenil, tanto para bottoms como tops. São tecidos que respondem às necessidades de construção de coleção com maior retorno as pesquisas em desenvolvimento de produto.

olimpia-5150CETIM

8,4 OZ

81%CO 17%PES

2%PUE

TINGIMENTO: BLUE

INTENSO

TRAMA SEM

TINGIMENTO

LARGURA 1,56 M

ENCOLHIMENTO

BAIXO, (TRAMA 12%)

STRETCH 30%/40%

OLÍMPIA | 5150: Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso em construção cetim.

Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo

Dye; Nossas certificações: OEKO-TEX STeP, DETOX-TO-ZERO by OEKO-TEX, ISO 14001, ISO

9001, ISO45001; Programas sustentáveis: Contribuidor do ZDHC, Índice do Higg-Index e

membro do PACTO GLOBAL; Tecnologias Sustentáveis: BIOMASSA, Estação de Tratamento

de Efluentes com MBR e Genius Denim - Green Dye.

olimpia-black-51511OLÍMPIA

BLACK

5151

CETIM

8,4 OZ

81%CO 17%PES

2%PUE

TINGIMENTO:

BLUE INTENSO

TRAMA PRETA

LARGURA 1,56 M

ENCOLHIMENTO

BAIXO, (TRAMA

12%)

STRETCH 30%/40%

OLÍMPIA BLACK | 5151:

Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso em construção cetim.

Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo

Dye; Nossas certificações: OEKO-TEX STeP, DETOX-TO-ZERO by OEKO-TEX, ISO 14001, ISO

9001, ISO45001; Programas sustentáveis: Contribuidor do ZDHC, Índice do Higg-Index e

membro do PACTO GLOBAL; Tecnologias Sustentáveis: BIOMASSA, Estação de Tratamento

de Efluentes com MBR e Genius Denim - Green Dye.

new-prime-5145NEW

PRIME

5145

CETIM

8,2 OZ

81%CO 17,5%PES

1,5%PUE

TINGIMENTO:

BLUE INTENSO

TRAMA SEM

TINGIMENTO

LARGURA 1,62 M

ENCOLHIMENTO

BAIXO, (TRAMA

9%)

STRETCH

20%/30%

NEW PRIME | 5145:

Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso em construção cetim.

Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo

Dye; Nossas certificações: OEKO-TEX STeP, DETOX-TO-ZERO by OEKO-TEX, ISO14001,

ISO9001, ISO45001; Programas sustentáveis: Contribuidor do ZDHC, Índice do Higg-Index e

membro do PACTO GLOBAL; Tecnologias Sustentáveis: BIOMASSA, Estação de Tratamento

de Efluentes com MBR e Genius Denim - Green Dye.

medalha-5146MEDALHA

5146

SARJA 3X1 + RING

7,8 OZ

81%CO 17,5%PES

1,5%PUE

TINGIMENTO: BLUE

INTENSO

TRAMA SEM

TINGIMENTO

LARGURA 1,60 M

ENCOLHIMENTO

BAIXO, (TRAMA 9%)

STRETCH 20%/30%

MEDALHA | 5146:

Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso em construção sarja 3×1 + ring.

Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo

Dye; Nossas certificações: OEKO-TEX STeP, DETOX-TO-ZERO by OEKO-TEX, ISO14001,

ISO9001, ISO45001; Programas sustentáveis: Contribuidor do ZDHC, Índice do Higg-Index e

membro do PACTO GLOBAL; Tecnologias Sustentáveis: BIOMASSA, Estação de Tratamento

de Efluentes com MBR e Genius Denim - Green Dye.

cotele-exCOTELE EX

5139

MAQUINETADO

10 OZ

73%CO 25%PES 2%PUE

TINGIMENTO: BLUE

INTENSO

TRAMA SEM

TINGIMENTO

LARGURA 1,60 M

ENCOLHIMENTO

BAIXO, (TRAMA 8%)

STRETCH 15%/25%

COTELE EX | 5139:

Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso em construção maquinetado.

Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo

Dye; Nossas certificações: OEKO-TEX STeP, DETOX-TO-ZERO by OEKO-TEX, ISO14001,

ISO9001, ISO45001; Programas sustentáveis: Contribuidor do ZDHC, Índice do Higg-Index e

membro do PACTO GLOBAL; Tecnologias Sustentáveis: BIOMASSA, Estação de Tratamento

de Efluentes com MBR e Genius Denim - Green Dye.

blackout1BLACKOUT

5142

SARJA 3X1

8,9 OZ

74%CO 24%PES

2%PUE

TINGIMENTO:

BLACK

TRAMA PRETA

LARGURA 1,60 M

ENCOLHIMENTO

BAIXO, (TRAMA

8%)

STRETCH

25%/30%

BLACKOUT | 5142:

Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso em construção sarja 3×1.

Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo

Dye; Nossas certificações: OEKO-TEX STeP, DETOX-TO-ZERO by OEKO-TEX, ISO14001,

ISO9001, ISO45001; Programas sustentáveis: Contribuidor do ZDHC, Índice do Higg-Index e

membro do PACTO GLOBAL; Tecnologias Sustentáveis: BIOMASSA, Estação de Tratamento

de Efluentes com MBR e Genius Denim - Green Dye.

ice-5111ICE TOP 5111

SARJA 3X1

8,9 OZ

74%CO 24%PES 2%PUE

TINGIMENTO: BLACK

TRAMA PRETA

LARGURA 1,60 M

ENCOLHIMENTO BAIXO, (TRAMA 8%)

STRETCH 25%/30%

ICE TOP | 5111:

Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso em construção sarja 3×1.

Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo

Dye; Nossas certificações: OEKO-TEX STeP, DETOX-TO-ZERO by OEKO-TEX, ISO14001,

ISO9001, ISO45001; Programas sustentáveis: Contribuidor do ZDHC, Índice do Higg-Index e

membro do PACTO GLOBAL; Tecnologias Sustentáveis: BIOMASSA, Estação de Tratamento

de Efluentes com MBR e Genius Denim - Green Dye.

da redação com informações e imagens da Covolan Denim

COATS

modelo-jeans-coatsCom entendimento profundo das oportunidades e desafios enfrentados pela indústria têxtil, a Coats(*) desenvolve produtos e soluções inovadoras que aumentam a produtividade e o desempenho da costura. “Atuamos junto ao cliente para criar soluções que resolvam problemas como rupturas, derretimento de linhas de poliéster durante o processo a laser e demais fases que compõem a produção, com consultoria técnica em qualquer lugar do mundo”, comenta Sonya Manolova, Diretora de Produto para o segmento de vestuário da Coats.

epic-product-2jeansA escolha correta da linha impacta positivamente a produção e qualidade do  jeans, o desempenho da máquina e a durabilidade da peça. A fabricação desse tipo de peça necessita de linhas mais resistentes e elasticidade suficiente para alongamento quando necessário, além da resistência aos diversos tipos de lavagem.

“As linhas de costura da Coats foram feitas para suportar a lavagem rigorosa do jeans e para criar peças distintas através de cores contrastantes garantindo que não haja abrasão de costura nem perda da cor”, pontua Sonya.

Confira as soluções da Coats para a indústria do jeans:

•EcoRegen: gama de linhas 100% liocel feitas de polpa de madeira de origem sustentável. A solução é totalmente biodegradável devido à sua origem celulósica e é adequada para processos de lavagem sustentáveis.

nylbond•Tre Cerchi Vero +: feita de matéria-prima sustentável, é uma linha 100% algodão desenvolvida com fibras longas de qualidade premium.

•Coats Epic: desenvolvida para fábricas modernas com construção e lubrificação formuladas para garantir versatilidade e alta tenacidade na produção de jeans com impressionante resistência à abrasão.

•Dual Duty, Dual Duty Super Cotton: qualidade premium com excelente durabilidade contra aplicações a laser. É ideal para jeans de look vintage, pois combina um núcleo de filamento de poliéster de alta tenacidade com um revestimento de algodão natural. O núcleo oferece excelente resistência e durabilidade, enquanto a longa capa de algodão garante excelente desempenho de costura e protege o núcleo do calor da agulha.

dual-duty-product•Nylbond: produzida com nylon de alta tenacidade, é uma linha de nylon colada, com filamento contínuo pré-estabilizado 6,6. Corta de forma limpa sem separação das lonas e oferece resistência superior à abrasão no produto costurado. Com maior durabilidade contra aplicações a laser, ela minimiza a quebra da linha após a lavagem e, portanto, reduz as taxas de reparo. Sua química de ligação exclusiva e tecnologia de revestimento proprietária produzem uma linha forte e flexível sem dobras do tecido, sem descamação e sem mudança de cor.

cerchi-vero(*) A Coats é líder mundial em linhas industriais. Com operação em cerca de 50 países, emprega 17 mil colaboradores em seis continentes. Em 2020, alcançou faturamento global de US$ 1,2 bilhão. A história de pioneirismo e cultura inovadora da Coats garante que a empresa seja líder em todo o mundo. Oferece produtos, serviços e soluções de software complementares e de valor agregado para as indústrias de vestuário e calçados. Aplica técnicas inovadoras para desenvolver linhas com materiais de alta tecnologia e performance para áreas como transportes, telecomunicações e energia e proteção individual. Com sede no Reino Unido, a Coats é uma companhia FTSE 250, integrante da FTSE4Good Index Series, participante do Pacto Global da ONU e membro da Ellen MacArthur Foundation. Também se comprometeu com a meta de longo prazo de zero emissões líquidas até 2050, o mais alto nível da Science Based Target Initiative.

da redação com informações da RPMA Comunicação  imagens: fotos/divulgação

DIKLATEX

Diklatex * alia tecnologia e produção com menor impacto ambiental na coleção Verão 2023 com foco no desempenho e versatilidade de suas bases. A coleção Connection traz um maior número de tecidos e mais possibilidade de uso voltado para o sportwear e activewear.

divulgacao-diklatex-1Entre os lançamentos, destaque para três artigos de atributo sustentável com produção têxtil mais consciente por meio da reutilização de matéria prima:

- Nature, produzido com poliéster reciclado e alta concentração de elastano, tem baixa utilização de produtos químicos e de água no processo produtivo. Na cor naturale não há processo de tingimento, valorizando a natureza do fio e trazendo o tecido em sua característica mais pura. É indicado para aplicação em peças da linha Activewear, proporcionando  alta compreensão e elasticidade.

- A versatilidade do Twistter une visual dinâmico e performance em um só artigo. Em mescla de poliamida, tem gramatura superior, elasticidade e compressão. Com proteção da tecnologia Truelife® UV 50+ e alta durabilidade é ideal para a prática de esportes outdoor. O tecido, que chega ao mercado na cor do fio mescla, passa pelo processo dope-dyed. A técnica de tingimento reduz etapas do processo tradicional sendo uma alternativa para redução do consumo de água, energia e demais produtos químicos.

- O Electra é um artigo em poliamida de baixa transparência com textura nobre e brilho suave. Com secagem rápida, por meio da tecnologia Truelife® DRY, e proteção solar da tecnologia Truelife® UV  é ideal para uso em práticas de esportes outdoor. Com uma base de textura leve e discreta o Inside possui toque macio e alta cobertura.  Por contar com elastano em sua composição, é um tecido de elasticidade e compressão média indicado para linhas de roupas activewear.

andre-jativa-21“É desafiador e necessário aliar nossa produção à práticas sustentáveis. Estamos entre os maiores importadores de poliéster reciclado do Brasil, produzimos tecidos a partir de garrafas PET e estamos caminhando para reduzir cada vez mais nossos processos. Exemplos disso são os três lançamentos dessa coleção, produtos que não requerem tingimento, minimizando o uso de água e a geração de efluentes. Assim, desejamos contribuir cada vez mais significativamente para reduzir o impacto ambiental na cadeia em que estamos inseridos”, explica André Jativa, Diretor Executivo da Diklatex.

Recentemente a Diklatex recebeu a certificação RCS (Recycled Claim Standard), programa global de rastreabilidade da cadeia de processamento e de materiais reciclados. Hoje a empresa está entre as primeiras a possuir o selo RCS e conta com  20% de sua produção total reciclada e alcança 90% de produção de artigos para o futebol por meio de poliéster reciclado.

(*) Diklatex Atua há mais de quatro décadas no setor, a Diklatex acompanha as transformações do mercado inovando no desenvolvimento de tecidos técnicos e tecnológicos, agregando soluções de alta performance, conforto e beleza para marcas de moda do universo esportivo e bem estar. A marca destaca-se pela forte atuação em inteligência esportiva e na oferta de produtos que geram benefícios e funcionalidades por meio do uso de  tecnologias. Desde o início da pandemia da Covid-19, a Diklatex buscou novas soluções, como tecidos com tecnologia antiviral para uso dos profissionais de saúde, mitigando assim, a contaminação cruzada

da redação com informações da  Vocali Assessoria de Imprensa  imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.