LER, VER E OUVIR

worldfashion • 12/10/21, 15:29

fabrica-capricornio-640x426No mes que passou o mercado têxtil brasileiro, recebeu honraria e prestígio internacionais como o RIVET 50  premio internacional do universo denim, que elegeu o empresário Romeu Covolan da Canatiba Denim Industry como a personalidade da categoria TECIDOS/FÁBRICAS e Maria José Orione da Denim City São Paulo como personalidade da categoria AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO.  O premio  GPTW - GREAT PLACE TO WORK  certificou a Capricornio Têxtil, pela gestão e organização percebido pelos funcionários. E no Brasil a Santana Textile promotora do concurso INOVA DENIM em parceria com a Andrade Máquinas, premiou o Victor Cunha, um estilista cearense pelo trabalho apresentado e a Santista Jeanswear aderiu ao  Movimento pioneiro do setor de vestuário e calçados, ModaComVerso,  que promove a moda socialmente responsável no Brasil.

RIVET 50

Neste ano o Rivet 50 reuniu mais de 100 indicados em cinco categorias: 1-cadeia de suprimentos, 2-designers, 3-executivos, 4-tecidos/fábricas e 5-agentes de transformação (categoria que reconhece as vozes que aumentam a conscientização sobre questões sociais). O índice é um barômetro para a indústria de denim, referenciando a evolução contínua do setor em inovação, sustentabilidade e criatividade.

romeu-covolanO empresário Romeu Covolan, fundador da Canatiba Denim Industry, foi eleito uma das personalidades mais importantes no mundo do Denim, na categoria tecidos/fábricas, e unnamedMaria José Orione, diretora acadêmica do Denim City Brasil, na categoria agende de transformação, foram indicados pela Lenzing, parceiro internacional da Canatiba, entre os representantes da América Latina no Rivet 50.

Na categoria de Romeu Covolan, o prêmio também reconheceu o trabalho de Steve Maggard, presidente da americana Cone Denim e  Hasan Javed, diretor da AGI Denim, empresa paquistanesa. A premiação já homenageou o CEO e presidente Chip Bergh, da Levi Strauss & Co., o “Padrinho do Denim”, Adriano Goldschmied e o CEO da Madewell, Libby Wadle, entre outros.

Romeu Covolan é a alma criativa por trás da Canatiba. Todo o desenvolvimento de produtos da tecelegem, pautado pela inovação, sustentabilidade, pioneirismo e qualidade, passa por esse profissional – figura ímpar e reconhecida nos eventos nacionais e internacionais do setor.

fabrica-canatiba-2A eleição reconhece a importância desse empreendedor. Romeu Covolan, um dos fundadores da Canatiba Denim Industry no ano de 1969, foi nos primeiros anos da empresa, operador dos teares mecânicos e lançadeiras manuais.

O inquieto empresário adaptou seu maquinário e, em 1980, a Canatiba entrou naquele que seria o segmento mais competitivo da cadeia têxtil, a estrada azul do denim, da qual jamais se distanciaria.

Desse momento em diante, um binômio passa a fazer parte do jeito de ser Canatiba: inovação e cultura denim. A cada fibra, a cada nova tecnologia disponível, ali estava a tecelagem que não temia experimentar, ousar e inovar.

Sob a batuta de Romeu Covolan, muito antes da palavra sustentabilidade virar mantra na indústria brasileira, a Canatiba já contava com estações de tratamento de efluentes e toda a estrutura para uma produção correta do tecido seguindo padrões dos mais exigentes.

A evolução do Denim no Brasil e no mundo passa pelo nome mais uma vez reconhecido nacional e internacionalmente: Romeu Covolan.

da redação com informações da Duo Press  imagens: fotos divulgação

GPTW - GREAT PLACE TO WORK

foto_aerea_fabrica_capricornio_foto_divulgacao-640x4251De acordo com a metodologia do Great Place to Work Brasil, a Capricórnio Têxtil, há 75 anos no mercado, e uma das três maiores fabricantes de denim do país foi certificada e reconhecida pelo GPTW - Great Place to Work Brasil como um excelente lugar para trabalhar de acordo com a percepção dos funcionários e as práticas da empresa.  “Estamos felizes em comunicar que, tivemos 90% da participação da nossa equipe na pesquisa de clima. A conquista do selo só atesta a nossa preocupação com gustavo-manfredini-ceo-da-capricornio-textil-m-640x427os nossos colaboradores”, comemora Gustavo Manfredini, CEO da Capricórnio Têxtil.

A certificação do GPTW é uma autoridade global em auxiliar a organização na jornada de ser um excelente lugar para todos trabalharem. Com validade de 12 meses, permite a medição de forma prática da percepção dos funcionários em relação à empresa.

É a primeira Indústria de tecidos planos a conquistar essa certificação, a empresa continuará trabalhando para preservar o que é bom, que foi bem avaliado, e melhorar o que foi mal avaliado, de forma a conseguir notas cada vez maiores nos próximos anos.

A empresa é uma das poucas companhias nacionais de denim totalmente verticalizadas, e atualmente, conta com 1603754205104selo-gptw700 funcionários nas duas unidades fabris, no interior de São Paulo – Bragança Paulista e São Carlos. Atua em toda a cadeia produtiva, desde a compra do algodão, fabricação de fios até tingimento e construção do tecido denim.

“Essa conquista nos enche de orgulho, além de evidenciar que as pessoas estão no centro da nossa estratégia de negócios. Nossos colaboradores citaram a humanidade, empatia e verdade como os três valores mais praticados pelos líderes e colegas de trabalho. Por meio da pesquisa também identificamos oportunidades para melhorar a experiência dos colaboradores e fortalecer nossa marca empregadora, seguindo sempre o nosso propósito de mantermos um ambiente de trabalho harmonioso e de constante estímulo”, finaliza Andreia Souza, Consultora de RH da Capricórnio Têxtil.

da redação com informações da  Ativa Assessoria de Comunicação   imagens: fotos/divulgação

Concurso Inova Denim

victor-452x640O Concurso Inova Denim é promovido pela Santana Textiles com o propósito de reforçar que o tecido mais democrático pode ir além de calças jeans five pockets ou jaquetas, pode ser utilizado em criações até então inimagináveis.  Os finalistas contaram com consultoria do estilista Alexandre Herchcovitch, que é parceiro da Santana Textiles.

O cearense Vitor Cunha, de 22 anos  é o vencedor do primeiro lugar do Concurso Inova Denim, que aconteceu no último dia 7 de outubro, em formato online, na segunda edição de 2021 do Blue Day - evento organizado pela Santana Textiles com apoio da Andrade Máquinas e o tema foi “Do algodão ao Denim” com destaque para o desfile dos jovens talentos finalistas dessa edição do Concurso.

Essa edição do Inova Denim foi direcionada para os jovens talentos das regiões Nordeste e Centro-Oeste e Vitor Cunha foi o vencedor apresentando o look agênero “Mar Interior” inspirado na mitologia dos jangadeiros, na colônia Z8 que é a mais conhecida dos jangadeiros do Ceará e nas redes de pesca com o azul do fundo do mar. Destaque para os detalhes em macramê que remetem as redes de pesca.

vitor_cunha_2-427x640santana-concurso_294-427x640Vitor Cunha,  o vencedor que ganhou uma máquina de costura industrial reta Sansei SA-MQ1. declarou sobre o prêmio: “Para a nossa profissão é de suma importância essa premiação, pois me dará espaço para fazer testes,  viajar mais fundo nos acabamentos e formar de uma forma prática, pois antes não tinha uma máquina, e agora com ela poderei acelerar o processo de pilotagem da minha marca @vitorcunhaautoral sendo de suma importância, para testar, descobrir e experimentar minhas criações”.

Os seis finalistas do Concurso Inova Denim - etapa Nordeste/Centro-Oeste contaram com consultoria do estilista Alexandre Herchcovitch, parceiro da Andrade Máquinas e a máquina reta com motor Direct Drive que o vencedor do concurso ganhou na premiação faz parte da linha de máquinas de costura da Andrade com chancela do estilista, que declara: “Ter como um dos prêmios uma máquina de costura industrial novinha é tudo o que eu queria quando iniciei minha carreira. Construir formas com tecidos foi para mim o início de tudo e máquinas de costura são o início de tudo isso acontecer”.

img-20210216-wa0039A diretora de marketing da Andrade Máquinas, disse: “É importante dialogar com os novos talentos da moda trocando experiências e incentivando para que não desistam de seus sonhos, por isso, apoiamos o concurso Inova Denim promovido pela Santana Textiles e com consultoria do Alexandre Herchcovitch,  que é nosso parceiro”.

Sobre a máquina reta Direct-Drive SA-MQ1, é uma ótima opção para costuras diversas em tecidos planos ou malhas de gramatura leve, média ou pesada. O moderno motor Direct-Drive vem acoplado ao eixo principal da máquina, proporcionando costuras mais firmes, devido à menor vibração no cabeçote, com consumo de energia até 70% menor que as máquinas convencionais, além de conter uma saída de energia para cabo USB.

da redação com informações da Suzana Comunica   imagens: fotos divulgação

ModaComVerso

e_aas8xvgberqvtO ModaComVerso é uma iniciativa para o universo da moda e no setor privado brasileiro ao unir grandes varejistas concorrentes em torno de uma causa em comum. É um esforço setorial, liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) - entidade que representa o varejo de moda nacional desde 1999, e desenvolveu em 2010 um Programa de auditoria abrangente com o intuito de monitorar os diversos elos da cadeia de fornecimento, reconhecer as boas práticas, alertar sobre os problemas e focar nas soluções – a ação é um marco no monitoramento da cadeia produtiva na moda brasileira em prol do desenvolvimento da responsabilidade social no setor.

O Movimento chancela o Programa ABVTEX e pretende dar luz aos esforços já empreendidos pelos varejistas signatários. Empresas como Arezzo & CO, C&A, Calvin Klein, Carrefour, Dafiti Group, Extra, Loungerie, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Restoque e Riachuelo, aderiram ao Movimento e, desde a data do lançamento, estão “vestidas” com a logomarca do ModaComVerso em suas comunicações.

edmundo“O Movimento é uma iniciativa de responsabilidade social compartilhada, em que nós, como associação setorial, impulsionamos o desenvolvimento responsável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto aos varejistas e seus fornecedores nacionais e subcontratados, os monitorando com o propósito de ter uma cadeia totalmente comprometida com as boas práticas socioambientais e cumprimento da legislação”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. “Buscamos também conscientizar o consumidor sobre seu papel na promoção de uma moda socialmente responsável”, completa o executivo.

De 2010 a 2020, foram realizadas 42.930 auditorias sendo 3.526 empresas aprovadas, em 615 municípios de 19 estados brasileiros, beneficiando a mais de 352 mil trabalhadores diretos na produção, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas.

O ModaComVerso pretende engajar mais empresas e desenvolver maior diálogo com a cadeia de fornecimento assim como com toda a sociedade. Empresas varejistas interessadas em participar devem ser associadas à ABVTEX e participar do Programa ABVTEX. Também devem garantir que 100% de seus fornecedores nacionais sejam aprovados pelo Programa da entidade.

santista4747-427x640A Santista Jeanswear adere ao ModaComVerso cujo lançamento oficial em todo o País aconteceu em setembro. O Movimento tem por objetivo estimular uma moda socialmente responsável buscando impulsionar as boas práticas trabalhistas em todos os elos da cadeia do setor e conscientizar o consumidor sobre o seu papel – a união de grandes empresas do varejo e da indústria têxtil e de confecção em torno da causa faz do Movimento uma iniciativa inédita no universo da moda brasileira. O ModaComVerso visa dar visibilidade para quem, de fato, está fazendo a diferença na cadeia da moda e atuando responsavelmente no setor.

“Estamos comprometidos juntamente com os grandes varejistas do setor por uma moda socialmente responsável. Sempre estivemos comprometidos com as trabalhistas e queremos colaborar com o movimento que busca melhorar as condições da cadeia da moda, apoiando a disseminação de boas práticas”, explica Newton Coelho, Diretor de Negócios da Santista Jeanswear

Se você for um entusiasta da moda socialmente responsável, essa é uma ótima oportunidade para colaborar com um movimento que busca melhorar as condições da cadeia da moda, apoiando a disseminação de boas práticas e o combate ao trabalho análogo ao escravo, infantil e uso de estrangeiro irregular.

o_1fegp90g71rgm1ef71ct81hh8365a-c0A Santista Jeanswear, marca de origem brasileira criada em 1929, é uma das principais produtoras do autêntico denim no país e tecidos para roupas profissionais.  Com um posicionamento que se estende do mercado nacional ao internacional, apoiando seus clientes com equipes especializadas de consultoria de produto, moda e lavanderia. Reconhecida por 23 anos como a marca TOP OF MIND de uniformes no Brasil.

A Santista Jeanswear traz em seu DNA inovação, sustentabilidade e tradição em coleções atualizadas com as tendências globais e produtos tradicionais e tecnológicos para uniformização. E adere ao movimento ModaComVerso deste o lançamento oficial que aconteceu em setembro.

da redação com informações da Helena Augusta Assessoria de Comunicação   imagem: foto/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.