TECNOLOGIA NA INDUSTRIA TÊXTIL

worldfashion • 22/09/21, 15:47

16A tecnologia está cada vez mais no presente e futuro das empresas do mercado têxtil de moda pelo mundo afora. Chegou ao nosso conhecimento o produto da FibreTrace® que capacita marcas e fornecedores para o rastreamento e verificação dos produtos têxteis da origem à loja e além se necessário. Fornecem não apenas o poder da rastreabilidade, mas também a quantificação e os principais dados de impacto do produto, proporcionando a real transparência. Apresentamos o lançamento do fio LYCRA® ADAPTIV, feito com um polímero revolucionário, que possui uma composição exclusiva, que permite que o fio se adapte às necessidades funcionais do usuário de um jeito híbrido. A NILIT detentora da marca SENSIL®,  anuncia a publicação de seu relatório de sustentabilidade que compreende o período de 2017 a 2020,  intitulado “Making Nylon Sustainable” detalha as significativas conquistas da companhia para a redução de sua pegada ambiental, assim como seus projetos para exercer uma influência positiva em toda a cadeia têxtil com o desenvolvimento de produtos feitos com foco em sustentabilidade. E a parceria das multinacionais SENSIL® e LYCRA® líderes globais em inovação, unidas no projeto colaborativo para o lançamento do tecido Ecoblack da SALOTEX, focado em sustentabilidade.

FIBRETRACE®

27A empresa foi fundada em 2018 por um grupo de líderes com a mesma opinião na indústria têxtil global, focados em enfrentar uma nova era de transparência, honestidade e responsabilidade.

A missão é garantir que cada membro da cadeia de abastecimento têxtil tenha a capacidade de assumir a responsabilidade direta para reduzir o impacto ambiental da indústria global. Ao fazer isso, pretendem fornecer ao consumidor a oportunidade de escolher uma cadeia de suprimentos transparente e sustentável para seguir e comprar.

No desenvolvimento do FIBRETRACE®, concentrou-se na superação dos objetivos que a indústria global enfrenta. Efetuando a verdadeira custódia do trabalho, verificação em tempo real de um produto conforme ele se move pela cadeia de global, dados de impacto primário das fibras naturais, animais e outros, com a verificação do conteúdo e quantidade das fibras.

cNão há linha de chegada e a circularidade é uma chave para o nosso futuro. Ao longo dos anos, a empresa tem desenvolvido discretamente o FIBRETRACE®, garantindo ser indestrutível e que ainda pode ser lido após a reciclagem de produtos em novos fios, e combinando rastreabilidade com impacto de impacto.

Dando às marcas uma visão 20/20 de sua cadeia de suprimentos em tempo real a cada etapa, conforme um produto passa da fibra bruta para a loja e se estende até uma interação com o consumidor. Adicionam o poder dos dados de impacto primário e medem a quantificação do conteúdo de fibra para garantir a autenticidade. A tecnologia é indestrutível e estabilizada com a fibra desde a reciclagem ou reutilização.

A tecnologia FIBRETRACE® incorpora pigmentos luminescentes na fibra, diretamente na origem da matéria-prima ou na fiação. O pigmento liga-se e é indestrutível ao longo de todo o ciclo de processamento têxtil. O pigmento não é tóxico e não tem impacto sobre o produto, ele foi testado e aprovado nos padrões de segurança para contato com a pele humana.

eOs pigmentos aplicados, podem ser lidos e rastreados em todas as fases da cadeia de suprimentos por meio do uso de um dispositivo de hardware FIBRETRACE® portátil que faz a varredura e lê a assinatura individual da marca criada no pigmento luminescente. Esses dados criam insights da cadeia de suprimentos acionados por IA para a empresa. Acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, com seu login seguro.

dCada auditoria é registrado no blockchain. É seguro, acessível e irrefutável. Varreduras ou auditorias são produzidas em tempo real ao longo da jornada do produto para ver em cada etapa do caminho.

Os dados constroem um passaporte único, contando a história de cada item, da origem à prateleira - contando essa história para o consumidor.

A FIBRETRACE® fez uma parceria com Carbon Friendly para apresentar o Módulo de Impacto de Fibra (FIM), uma ferramenta de benchmarking de desempenho de sustentabilidade integrada que coleta e agrega dados de impacto não capturados anteriormente de fontes de fibra bruta.

bPor meio dessa ferramenta, marcas e fornecedores podem capturar, verificar e rastrear com precisão e as fornece de GEE em matérias-primas. Isso inclui o uso de água, uso de energia, uso de produtos químicos e conteúdo de carbono do solo. Todos os dados de impacto são verificados por um terceiro reconhecido globalmente.

Com o poder do FIBRETRACE® e do FIM, a empresa pode desenvolver parcerias relevantes e mensuráveis que impulsionam uma melhoria contínua

Para produtores de fibra -Trabalham com produtores de fibras, levando sua história e paixão até o cliente final. A tecnologia permite proteção de alta qualidade e o valor à fibra em toda a cadeia de alimentação global e relata o progresso positivo na produção de fibra bruta através da redução do uso de carbono, água e energia. FIBRETRACE® é aplicável a todos os tipos de algodão, algodão reciclado, poliéster e poliamida reciclados e viscose. Estão quase 51concluindo os testes em lã e couro e esperam oferecer esta solução ao mercado neste ano. Contam com uma  equipe que auxilia durante todo o processo de instalação, bem como apoio na entrada de dados de impacto de fibra para agregar valor ao cliente.

Para fabricantes - Agregar valor ao seu produto, por meio da verificação transparente e em tempo real de fios e tecidos, a FIBRETRACE® constrói parcerias com fiandeiros e tecelões para aumentar a transparência e o impacto positivo da indústria têxtil global. Ao implementar o FIBRETRACE®, você protege os seus fios e tecidos exclusivos e de alto valor em toda a cadeia de abastecimento, proporcionando seus clientes com segurança e autenticidade que desejam

Para marcas - Criar uma história de marca distinta que seja comprovadamente verdadeira e de confiança em suas afirmações de produto. A FIBRETRACE® orienta uma visão 20/20 para uma cadeia de matéria têxtil global da marca em cada etapa da fibra bruta à loja, garantindo autenticidade.  Você também tem a opção de verificar a quantificação da fibra. A tecnologia é facilmente implementado em sua cadeia de suprimentos, seja em fibra bruta ou na fiação. A equipe global fica disponível para trabalhar com a matriz e parceiros selecionados da cadeia de suprimentos para garantir o sucesso.

O usuário é conectado à plataforma de software FIBRETRACE®,   acessando com segurança de qualquer dispositivo e possui acesso a dados personalizados para diferentes usuários.

Por meio da plataforma de software, você pode visualizar o status atual e a fibra verificada em sua cadeia global de suprimentos de produtos, agregar certificados de sustentabilidade de fornecedores e informações. É uma configuração instantânea e não há custos de assinatura contínua. Temos testes-piloto que fornecem uma solução simples para empresas de qualquer tamanho.

A equipe global trabalha ao lado dos produtores de fibra bruta, fiandeiros, tecelagens e marcas para conectar e unir a cadeia de suprimentos - da semente à loja.  Por meio da transparência, marcas e fornecedores terão poderes para tomar as melhores decisões para o meio ambiente, seus clientes e os resultados financeiros.

https://www.fibretrace.io/

THE LYCRA COMPANY

lycra-r-adaptiv-fiber-image-640x475A empresa apresenta sua nova tecnologia: o fio LYCRA® ADAPTIV, feito com um polímero revolucionário, esse fio de patente pendente possui uma composição exclusiva, que permite que o fio se adapte às necessidades funcionais do usuário de um jeito híbrido. Isso significa que, quando o usuário se encontra em repouso, o polímero adapta a sua força compressiva para proporcionar o ajuste, forma e controle adequados. E quando o usuário encontra-se em movimento, o polímero adapta sua elasticidade para proporcionar mais conforto e um efeito de segunda pele, mantendo a roupa no lugar. O novo fio permite que as roupas se ajustem melhor aos diferentes estilos de vida, movimentos e diferentes formatos de corpos. A identidade de marca criada para este novo fio – LYCRA® ADAPTIV – foi planejada para comunicar essas novas características e benefícios de movimento.

image002“Os consumidores estão buscando por roupas que ofereçam mais versatilidade – que naveguem do ambiente de trabalho ao lazer e ao social, e também de uma temporada a outra, ano após ano”, afirma Steve Stewart, Diretor de Marca e Inovação da The LYCRA Company. “Eles querem roupas que se adaptem às suas necessidades individuais e seu estilo de vida, e também que se adaptem ao seu tipo de corpo, mesmo variando de tamanho ou formato. O fio LYCRA® ADAPTIV é a resposta para satisfazer todas essas necessidades do consumidor”.

A empresa conduziu várias pesquisas internas para avaliar a performance de uso de tecidos e roupas feitas com o novo fio LYCRA® ADAPTIV em comparação com os mesmos tecidos e roupas feitas com elastano comum. Os resultados mostram diversas vantagens no uso do fio LYCRA® ADAPTIV, incluindo a performance de conforto em movimento e do efeito de segunda pele, além da retenção da forma e maior liberdade de movimento com um ajuste extremamente confortável. A capacidade de funcionar com uma maior grade de tamanhos também é um importante benefício, já que o fio facilita o tamanho único. Sua capacidade de expansão e elasticidade mais suaves permite que a roupa funcione confortavelmente em diversos formatos de corpos, mesmo que estes flutuem entre números da tradicional grade de tamanhos. Isso torna viável a criação de peças de tamanho único e potencial redução de SKUs.

drena“Inclusão, quando se fala em tamanho de roupas, não é uma palavra da moda, mas sim cada vez mais importante para os consumidores de hoje”, diz Deana Stankowski, diretora de marketing estratégico para os segmentos esportivos, moda íntima e praia da The LYCRA Company. “O corpo de cada consumidor é único e eles desejam roupas que permitam pensar que foram feitas para eles - roupas que aumentem sua sensação de conforto, bem como seu nível de autoconfiança. O tamanho por si só é uma indicação inadequada do tipo e forma do corpo. Portanto, roupas de tamanho tradicional podem não se adequar a todos os consumidores que vestem aquele tamanho. Isso é o que torna o fio LYCRA® ADAPTIV tão revolucionário - ele permite que roupas feitas com esse fio se adaptem a muitos formatos corporais dentro de uma grade mais ampla de tamanho”.

lycra-r-adaptiv-fiber-print-ad-451x640A empresa trabalhou com a agência DIP Agency para desenvolver uma nova identidade para esta submarca LYCRA®, que comunica a natureza “adaptativa” desse novo fio. A agência global FCB foi selecionada para desenvolver a campanha “LYCRA® ADAPTIV fiber adapts to your world” (“O fio LYCRA® ADAPTIV se adapta ao seu mundo”).

Além disso, dois próximos eventos do setor têxtil apresentarão o lançamento da inovação, primeiro na América do Norte para a indústria de denim por meio de reuniões virtuais exclusivas para convidados, ocorreram entre os dias 21 e 22 de setembro, em seguida na região Ásia-Pacífico no pavilhão da Intertextile Shanghai, estande 1.1 – E51, localizado no Hall 1.1, que acontece de 9 a 11 de outubro no National Exhibition and Convention Centre, em Xangai. O tour virtual do estande e destaques diários da feira veja em  https://www.lycra.com/en/2021Intertextile.

SUCESSÕES

O gerente de tecnologia e produtividade da fábrica de Paulínia (SP) da The LYCRA rodolfo-cardoso-alta02-427x640Company, Rodolfo Cardoso, com mais de 20 anos de experiência, tendo atuado em áreas de processos, engenharia, qualidade e marketing técnico, e liderou a equipe técnica para a América do Sul, é o novo P&D Process & Capabilities Manager e será transferido para a unidade de Waynesboro, estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

giovanniCom a mudança de Cardoso (foto à esquerda), Carlos Giovanini (foto à direita), com mais de dez anos de experiência em funções técnicas e de qualidade na fábrica, passa a atuar como gerente técnico da unidade de Paulínia.

img_0042Com essa promoção, outro executivo muda de cargo, Alexandre Luisi (foto a baixo à esquerda), com mais de dez anos de experiência em funções técnicas, incluindo P&D, vendas técnicas e em diferentes empresas do mercado, assumirá a liderança da equipe técnica na região para os segmentos de Vestuário e de Higiene.

A The LYCRA Company inova e produz soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais. Sediada em Wilmington, Delaware, a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. O legado da The LYCRA Company iniciou-se em 1958 com a invenção do fio de elastano original, o fio LYCRA®. Hoje, a empresa está focada em agregar valor aos produtos de seus clientes desenvolvendo inovações para atender às necessidades do consumidor por conforto e durabilidade.

NILIT

making-nylon-sustainableA empresa líder global de poliamida premium sustentável para moda e vestuário, e detentora da marca SENSIL®,  anuncia a publicação de seu relatório de sustentabilidade que compreende o período de 2017 a 2020,  intitulado “Making Nylon Sustainable” detalha as significativas conquistas da companhia para a redução de sua pegada ambiental, assim como seus projetos para exercer uma influência positiva em toda a cadeia têxtil com o desenvolvimento de produtos feitos com foco em sustentabilidade, além do uso destes insumos de forma responsável.

“Sustentabilidade é um valor essencial na NILIT”, diz Ilan Melamed, Gerente Geral Global da NILIT. “Nós nos dedicamos a oferecer os produtos mais relevantes para os consumidores, com a mais alta qualidade em poliamida 6.6 premium sustentável para mercado de moda. Para atingir este objetivo, nós investimos continuamente em operações e no desenvolvimento de produtos, trabalhando em conjunto com parceiros-chave na cadeia de valor. “Making Nylon Sustainable” reune nossa visão e compromisso com responsabilidade social e ambiental, e estamos muito satisfeitos  em trazer a  público este documento”.

“Making Nylon Sustainable”(*) reporta  conquistas e compartilha os projetos  da companhia para melhorias contínuas nos aspectos ambientais e de influência social em relação às suas operações, práticas no mercado e comunidades onde a companhia opera. Por meio da colaboração com marcas, varejistas, clientes, colaboradores e fornecedores, a NILIT desenvolveu o maior portfólio de poliamida sustentável sob sua marca Sensil®, que inclui produtos para performance  que endereçam os principais desafios ambientais da indústria têxtil como: o consumo de água e energia, a redução de resíduos, o uso de insumos reciclados e o impacto nos ecossistemas.

A empresa é reconhecida por diversas conquistas relacionadas à sustentabilidade em suas unidades fabris por todo mundo, especialmente por suas inovações para a co-geração de energia limpa com a conversão de sua matriz que reduziu em  40% a emissão de CO2, além de eliminar a emissão de gases tóxicos. Além disso, o programa Total Product Sustainability da NILIT assegura que todos os produtos da empresa cumpram rigorosos critérios para uma produção responsável. A companhia também introduziu QR Codes em todas as etiquetas de sua marca Sensil® produzidas em papel certificado pela FSC (Forest downloadStewardship Council) e distribuídos em roupas certificadas por todo o mundo. Estas etiquetas garantem a autenticidade e fornecem mais informações aos consumidores sobre as tecnologias e benefícios da poliamida premium sustentável.

“A jornada da nossa indústria para a sustentabilidade depende de criatividade, comprometimento e parceria”, diz, Melamed. “Nossa visão é sermos os produtores de poliamida mais inovadores e sustentáveis do mundo, criando soluções que transformam negócios, assim como vidas. Ao publicar nosso Relatório de Sustentabilidade, estamos compartilhando abertamente esta ideia com todos os nossos públicos e também convidando nossos colegas na indústria a se juntarem a nós nessa fundamental empreitada”.

SUCESSÕES

fabiani-pacini1A empresa acredita também no valor do multiculturalismo, que fortalece o DNA de inclusão e diversidade, com uma visão genuinamente global. Um exemplo disso, são os profissionais que contribuem com suas experiências e ao mesmo tempo se desenvolvem, liderando e reportando para times de diferentes países.

Assim, Fabianne Pacini (foto à esquerda), que exercia a função de Head de Marketing para a América Latina foi indicada para Diretora Global de Marketing da empresa, função que exercerá do paulo-de-biagi1Brasil, já Ricardo Fernandes, Diretor Industrial da planta de Americana em SP, assumiu a Diretoria de Operações na fábrica de Greensboro, na Carolina do Norte - EUA e Renato Godoy, Gerente de Manutenção da planta de Americana em SP, desde 05 de Setembro de 2019 atua também na fábrica dos EUA como Global Maintenance Expert.

“Os bons resultados da nossa operação no Brasil valorizam os profissionais locais que detêm expertise necessária para agregar seu conhecimento ao de outras regiões, em linha com a visão da nossa matriz, localizada no “Vale do Silício Israelense”, de onde saem hoje grandes inovações na área de tecnologia e sustentabilidade para o mundo”, ressalta Paulo De Biagi - Gerente Geral e VP da NILIT para a América Latina.

(*) Para receber o relatório completo no seu e-mail, coloque a solicitação nos comentários.

SALOTEX

divulgacao-ecoblack-427x640A parceria reforça a união de marcas para um futuro da cadeia têxtil com soluções focadas em inovação, pesquisa e desenvolvimento, atendendo as necessidades do mercado e exigências do consumidor atual.

O tecido Ecoblack combina as tecnologias Sensil® WaterCare, poliamida premium já tinta com aditivos incorporados na essência da fibra, que elimina a necessidade de tingimento dos tecidos, preservando 100% da água que seria utilizada nesse processo, reduzindo ainda o consumo energético e o uso de químicos e solventes; e o fio LYCRA® BLACK, o primeiro elastano verdadeiramente preto da indústria, resistente ao suor, calor, cremes, cloro e que tem sua cor profunda derivada do pigmento preto. Nos tecidos com fio LYCRA® BLACK, o preto é mais preto, e os tons mais escuros são mais escuros.

370251_912113_20190902_194405111_ios_web_Segundo a vice-presidente para a América do Sul da The LYCRA Company, Adriana Morasco, “A pandemia acelerou um processo que já vinha acontecendo e é uma realidade para os consumidores - a busca por produtos com maior compromisso sustentável e de maior qualidade e durabilidade.” Também segundo a diretora de Sustentabilidade da The LYCRA Company, Jean Hegedus, “Ao comprar roupas mais duráveis e usando-as por mais tempo, podemos reduzir significativamente o impacto ambiental”.

paulo-de-biagi2A tecnologia Sensil® WaterCare reúne a reconhecida qualidade da poliamida premium da NILIT, à alta durabilidade em roupas que não desbotam com o uso e muito conforto, associados à responsabilidade ambiental. “A NILIT está totalmente comprometida em oferecer soluções para nossos clientes poderem oferecer tecidos que venham de encontro às novas necessidades do mercado global. Nossos parceiros no Brasil têm a possibilidade de acessar as melhores tecnologias para competirem no cenário internacional” diz Paulo De Biagi, Gerente Geral e VP da NILIT para a América Latina.   “Sensil® WaterCare compõe nosso amplo portfolio de fibras de poliamida sustentáveis que veem contribuir para uma nova era na indústria têxtil, pautada por uma atuação cada vez mais responsável minimizando os impactos ambientais. Estamos sempre atentos às mudanças do mercado oferecendo as melhores soluções para atender os consumidores cada vez mais exigentes e conscientes” Fabianne Pacini, diretora global de marketing da NILIT, detentora da marca de poliamida SENSIL®.

beni1Através da combinação de ambas as tecnologias, a tecelagem desenvolveu os tecidos Ecoblack, que oferece para as marcas de moda e vestuário uma nova possibilidade em tecido ambientalmente responsável, capaz de preservar até 24.000 litros de água por tonelada de tecido tinto e reduzir em 80% o consumo de energia pela eliminação do processo de tingimento, além de eliminar o uso de químicos e solventes, normalmente utilizados tanto no tingimento quanto no tratamento da água para devolução à natureza. Adicionalmente às vantagens ecológicas, os tecidos Ecoblack, criados com as tecnologias de SENSIL® WaterCare e LYCRA® Black, possui uma família versátil que atende a moda esportiva e roupas casuais com uma cor preta intensa que permanecerá viva por muito mais tempo nas peças, já que a coloração é inserida na essência dos fios e não se desprenderá com lavagens. “Este lançamento indica o compromisso da SALOTEX com uma atuação ética e colaborativa para minimizar os impactos ambientais. É um passo no sentido de atender às novas necessidades das pessoas e do planeta em que vivemos, plantando nossas sementes para um futuro mais limpo e consciente”, diz Beni Waiswol, diretor da Tecelagem SALOTEX.

da redação com informações da The Lycra Companhy pela INOVA.ETC  e  MktMix Assessoria de Comunicação;   NILIT /SENSIL e SALOTEX  pela Agencia Tres Assessoria de Imprensa Imagens: fotos/divulgação

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