NOTÍCIAS DA INDÚSTRIA TÊXTIL

worldfashion • 28/09/21, 13:55

santista-jeanswear-e-quimica-intensa-apresentam-new-shades-of-blueAs novidades que chegam para o mercado são: A Santista Jeanswear e Química Intensa organizam a segunda edição do Blue Journey,  juntas as marcas preparam competição de moda e sustentabilidade do jeans, a primeira semifinal aconteceu em 16 de setembro e a final está prevista para 04 de novembro. A Brand Têxtil inova e lança processo de estamparia sustentável com amaciante à base de silicone reciclado Reconhecida pela sua estamparia de alto nível, está sempre em busca de soluções sustentáveis seja através do uso de fibras amigas do meio ambiente ou de processos que gerem impacto positivo. Dentro do programa de conexão com todo o eco sistema a Capricórnio Têxtil está realizando visitas às fazendas de algodão para estreitar relacionamentos e valorizar os produtores. Vem de Santa Catarina , o novo projeto “Coletivo Criativo” com a participação das indústrias locais que acreditam na união, em prol de novas criações e desenvolvimento do setor, a estratégia para os próximos anos são: possibilidade de crescer, com a adesão de novos participantes e a realização de mais eventos em conjunto.

BLUE JOURNEY

A Santista Jeanswear é marca de origem brasileira criada em 1929, é uma das principais produtoras do autêntico denim no país e tecidos para roupas profissionais. Com um posicionamento que se estende do mercado nacional ao internacional, apoiando seus clientes com equipes especializadas de consultoria de produto, moda e lavanderia. Reconhecida por 23 anos como a marca TOP OF MIND de uniformes no Brasil. A empresa traz em seu DNA inovação, sustentabilidade e tradição em coleções atualizadas com as tendências globais e produtos tradicionais e tecnológicos para uniformização.

santista-jeanswear-colecao-2022-253x640Com a proposta de revelar as melhores técnicas e técnicos da lavanderia do Brasil, a Santista Jeanswear e a Química Intensa organizam nova edição do Blue Journey, primeira competição nacional com o objetivo de fomentar a produção de moda jeans através de processos sustentáveis. Intitulada “News Shades of Blue”, a edição propõe o desafio de trazer o melhor resultado visual atrelado às melhores práticas sustentáveis e traz como jurados profissionais do mercado e a equipe da Santista Jeanswear.

A primeira tem semifinal aconteceu em 16 de setembro e com 80 lavanderias convidadas das oito principais regiões produtoras de jeans no país: Fortaleza, Pernambuco, Goiânia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Na semifinal, foram selecionados dois representantes de cada região com base nos critérios aspectos visuais, stonagem, limpeza, brilho, caimento, toque e ponto de vista comercial.

Os selecionados competem na final prevista para 04 de novembro.

Com funciona o concurso? Cada competidor receberá duas calças idênticas mais um metro do mesmo tecido para testes prévios. Após isso, os competidores desenvolvem suas peças para a semifinal e para avaliação dos jurados que terão como critérios os seguintes pontos: Criatividade Técnica e Visual da peça desenvolvida; Processos e tempo utilizados dentro do conceito Sustentabilidade; Limpeza e Brilho do tecido; Efeito de marcação da peça ; Caimento e Maciez final. Vale destacar que somente os juízes sabem quantos pontos valem cada critério a ser julgado. Os selecionados para a final são as peças que obtiverem as maiores pontuações entre todas.

A final segue o mesmo curso da semifinal, tudo para estimular o uso de produtos e processos “Eco Sustentáveis” desenvolvidos pela Química Intensa no beneficiamento das calças jeans. Com isso, desmistificar a sustentabilidade para os beneficiadores de jeans e mostrar que é possível desenvolver peças incríveis de modo sustentável e reduzir custos de processos.

BRAND TÊXTIL

Uma estamparia de moda, com foco em estamparia exclusiva e valoriza a produção nacional. Há quinze anos no mercado, a indústria está em constante inovação, prezando sempre pela exclusividade, qualidade e entregas rápidas. Com infraestrutura e alta tecnologia, oferece ao mercado de moda pesquisas de tendência, estampas exclusivas e atendimento personalizado - tudo isso aliado à qualidade, flexibilidade e variedade de tecidos planos e malhas, e apresenta soluções criativas completas em estamparia digital, sublimação, rotativa e fio tinto.

A empresa inova e lança processo de estamparia sustentável com amaciante à base de silicone reciclado Reconhecida pela sua estamparia de alto nível,  está sempre em busca de soluções sustentáveis seja através do uso de fibras amigas do meio ambiente ou de processos que gerem impacto positivo. Acredita que a sustentabilidade é o futuro da moda, e está em pesquisa constante para aumentar sua linha de tecidos sustentáveis e tornar seus processos de produção mais limpos. A empresa foi pioneira em desenvolver o Banan, um tecido feito a partir da fibra da bananeira, e, pensando em processos amigos do meio ambiente, a photo-2021-09-27-10-41-53tecelagem que tem a estamparia em seu DNA, inova mais uma vez e apresenta ao mercado o ECOPRINT, um processo de estamparia desenvolvido com o objetivo tornar a indústria têxtil mais clean. “Iniciamos com as fibras sustentáveis, mas sentimos necessidade de ter o processo produtivo com menos impacto ao meio ambiente também. O nosso tecido cuida do nosso planeta.” - reforça Marcelo Costa, CEO da Brand. O ECOPRINT reúne diversas iniciativas desde o início até o fim da estamparia, incluindo produtos responsáveis de acordo com o ZDHC (Programa de Descarte Zero de Produtos Químicos Perigosos). Quatro etapas fazem parte desse ciclo produtivo e é na última fase, o acabamento, que a Brand decidiu incluir o TUBINGAL RISE, o amaciante à base de silicone reciclado da CHT(*), que além de ser sustentável, oferece lisura, toque macio e caimento ao tecido. Produzido a partir de acessórios de silicone descartados, pós-consumo, como capas de celular, chupetas, utensílios de cozinha e outros, o TUBINGAL RISE ajuda a promover a economia circular na moda.

Parceiras e com o objetivo em comum de contribuir para a sustentabilidade no mercado da moda, a Brand Têxtil e a CHT acreditam que a colaboração é chave para uma indústria têxtil com impacto positivo. A Brand é a primeira tecelagem brasileira a utilizar o TUBINGAL RISE na produção de tecidos. E para reforçar ainda mais seu comprometimento com o meio ambiente a Brand Têxtil também conta com tecidos desenvolvidos a partir de fibras certificadas como Viscose FSC, ECOVERO™, Algodão BCI e Poliéster PET em seu portifólio de produtos.

(*) O Grupo CHT é um player global de especialidades químicas e ativo em todo o mundo no desenvolvimento, produção e vendas. Desde a fundação da CHT em Tübingen, Alemanha - e há 45 anos atuando no Brasil - o Grupo, através da química inteligente, tem o propósito de oferecer soluções e processos inovadores e sustentáveis para o segmento têxtil, silicones, materiais de construção, tintas, revestimentos, papel, agroquímicos, home e personal care. As soluções têxteis da CHT adicionam qualidade, funcionalidade aos têxteis e otimizam seus processos de fabricação. Comprometida com o desenvolvimento da química sustentável, a CHT hoje conta com mais de 1600 produtos auditados pela bluesign® no mais alto nível (3) da ZDHC (Zero Discharge Hazardous Chemicals).

CAPRICÓRNIO TÊXTIL

17Faz parte do DNA da Capricórnio Têxtil a conexão com todo o ecossistema. Por isso, para ficar mais próximo aos produtores de algodão, a empresa uniu-se a Unique Commodities para acompanhar o plantio e estreitar o relacionamento com os profissionais. “Conectar elos do ecossistema e valorizar os produtores. Este é o nosso objetivo. Queremos acompanhar e reforçar a importância deles para a produção do nosso Denim”, comenta  Gustavo Manfredini, CEO da Capricórnio Têxtil.

Na foto: Fernando Campos, gerente de Trading Capricornio Têxtil, Gustavo Manfredini — CEO Capricórnio Têxtil e Jose Milton Falavinha - Fazenda Falavinha

No mês de agosto, três  fazendas da região de Mato-grossense, nas cidades de Campo Novo dos Parecis e Deciolândia, receberam a visita do Gustavo Manfredini CEO da Capricórnio Têxtil; Fernando Campos, gerente de Trading Capricornio Têxtil e Edivaldo Suzuki, diretor comercial e marketing da Unique Commodities.

fernando-campos-gerente-de-trading-capricornio-textil-gustavo-manfredini-e28094-ceo-capricornio-textilNa foto à direita Fernando Campos, gerente de Trading Capricornio Têxtil, Gustavo Manfredini — CEO Capricórnio Têxtil

Na ocasião, foi entregue um quadro especial, com calça Denim personalizada com o algodão de cada plantação e os funcionários também foram presenteados com uma peça. “Sempre fomos muito bem recebidos pelos produtores! O mercado ainda tem uma grande oportunidade para estreitar esse relacionamento e são poucas as indústrias que fazem isso. Arrisco a falar que estamos sendo pioneiros nesse tipo de ação e esses prêmios demonstram a importância que esses produtores têm para o nosso negócio. Ficamos muito satisfeitos com a repercussão dessa iniciativa”, Fernando Campos, gerente de Trading Capricórnio Têxtil.

edivaldo-suzuki-da-unique-commodities-valdir-jacobovski-fazenda-mm-cotton-e-gustavo-manfredini-e28094-ceo-capricornio-textilNo total serão 10 fazendas pelo país até o final de 2021. “Levamos aos nossos parceiros produtores o reconhecimento em forma de realização do suado plantio de algodão”, finaliza Edivaldo Suzuki, diretor comercial e marketing da Unique Commodities, uma empresa jovem e inovadora, com foco em consultoria e intermediação de negócios nos seguimentos do Agronegócio e Indústrias Têxteis. Sediada à margem esquerda do porto de Santos (Guarujá), com escritório comercial     (Na foto acima Edivaldo Suzuki da Unique Commodities, Valdir Jacobovski- fazenda MM Cotton e Gustavo Manfredini — CEO Capricórnio Têxtil)     no novo centro comercial da cidade de São Paulo e com escritório estratégico no Estado do Arkansas-EUA, atua com expertise na comercialização de commodities agrícolas, como algodão, soja, milho, trigo, caroço de algodão, torta de algodão e farelo de soja, e também na leitura de mercado e gerenciamento logístico, conhecimento técnico em inovações tecnológicas e tributarias. Acesso aos seguimentos de Tradings, Indústrias Têxteis, Indústrias de Defensivos Agrícola e Bancos. Buscam levar aos clientes uma experiência única e inovadora, através de novos conceitos na arte de fazer negócios.

COLETIVO CRIATIVO

Formado pelas empresas têxteis, Dalila, Lancaster, Latina, Lunelli, Marisol, Perfeito, RenauxView, Tecnoblu e Texneo, o Coletivo Criativo busca criar encontros, gerar novas oportunidades ao segmento, fortalecer a cadeia da moda nacional, estimular a criação autoral e a criatividade. Tendo como base a coletividade, aposta nas conexões para garantia de um amplo desenvolvimento de todo o setor.

Uma das maiores economias do Brasil, com aumento de 36% em comparação com o ano anterior, o setor têxtil é o 2º maior empregador da indústria de transformação com 11% dos empregos e 6,6% do faturamento, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), além de ser referência também em inovação.

O Coletivo Criativo nasceu da união de grandes empresas têxteis que poderiam ser vistas como concorrentes, mas diante de um novo comportamento do consumidor, que passa a olhar cada vez mais para a essência das marcas, o grupo resolveu unir os diferentes olhares e apostar na co-criação. Formaram um ativismo poético que resultará em uma coleção única inspiracional que irá antecipar tendências e auxiliar na ampliação de networking.

Formado por nove empresas, que em média somam mais de 35 anos no mercado, tem como base Santa Catarina, estado reconhecido nacionalmente pela produção de artigos têxteis. Porém, ao longo dos anos, o setor catarinense foi se transformando e hoje prova que, além de padrões consagrados e bem-sucedidos no mercado, também é berço de inovação e criatividade. E é justamente para fortalecer essa visão sobre a cadeia produtiva têxtil nacional que o grupo aposta na união e na coletividade. “Acreditamos no poder do coletivo e o quanto a criação autoral é fundamental para o crescimento do setor”, cita o empresário Cristiano Buerger, um dos idealizadores do Coletivo.

foto_001-2021-coletivo-criativo_divulgacaoEntre os pilares do grupo está uma visão ampla para o futuro da moda criativa e uma oferta diferenciada de produtos com design e qualidade. Por isso, buscam antecipar as tendências para os próximos anos, com a criação de uma coleção única inspiracional, que será apresentada em um book colecionável de tiragem limitada com as inspirações levantadas pelo coletivo através do apoio de um dos maiores escritórios previsores de tendência de moda e design do mundo, o Edelkoort.

Como não poderia ser diferente, o catálogo será apresentado também de uma forma inovadora para o setor, com a promoção do evento Coletivo Criativo, agendado para entre 4 e 8 de outubro, em um dos principais polos têxteis de Santa Catarina e do Brasil, a cidade de Blumenau. Além de possibilitar que os visitantes tenham acesso ao book exclusivo, a mostra promoverá a conexão entre os profissionais do setor, com troca de informações e ampliação de networking através de conexões reais e mini talks. “O coletivo multiplica oportunidades e eleva a cadeia. Queremos inspirar para fazer negócios. Reunir fornecedores lado a lado em prol da criação para o futuro”, reforça Buerger.

da redação com informações da SANTISTA pela Helena Augusta Assessoria de Comunicação; BRAND TÊXTIL direto da fonte; da CAPRICORNIO TÊXTIL  pela Ativa Assessoria de Comunicação; COLETIVO CRIATIVO pela Oficina das Palavras  - imagens: foto/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.