INDUSTRIA DA MODA

worldfashion • 15/09/21, 09:16

marte-conceito-estampa-azul-640x427A indústria criativa, inovadora, inspiradora, mutante e abrangente da moda, propõem novas ideias e focos, expandindo o portfólio das marcas. Na matéria a ‘Basico.com’ anuncia novo momento da marca com campanha inédita. A Osklen aumenta sua abrangência digital com novo app e preview exclusivo da coleção de Verão 2022.  A Reserva adere ao básico com a “Camiseta Simples”, marcando a entrada da marca no mercado de subscriptions e no vestuário feminino. E a UMA revela nova coleção inspirada na arte abstrata ‘Marte’ que é resultado de experimentações artísticas de Raquel Davidowicz durante a pandemia.

BASICO.COM

elson-lima-e-juliana-mesquista-basico-512x640Fundada em 2013  com operação 100% digital, algo inovador até então na moda brasileira, a Basico.com foi a primeira marca a se aventurar em novos formatos no varejo, incluindo a implementação de guide-shops pela primeira vez no país, e se estabeleceu no mercado premium ao elevar o conceito do básico premium para um público que aprecia qualidade e funcionalidade aliadas à cultura e inovação. Oferece peças femininas e masculinas e atende um público que preza pelo caimento e toque perfeito, com matéria-prima premium, assinatura atemporal e sua famosa modelagem criada a partir de técnicas de alfaiataria.

O mundo pede por novas formas de consumir, cada vez mais voltadas para o essencial. Uma das pioneiras em oferecer moda básica com tecidos premium e excelência de design, a Basico.com anuncia um novo momento de marca, onde se aprofunda no conceito do simples e procura traduzir este estilo de vida em sua comunicação visual e oferta de produto, com novas linhas de camisetas, foco ainda maior em produção nacional e implementação de processos sustentáveis.

Essa vocação e identidade seguem firmes, mas agora aparecem turbinadas com uma nova linguagem visual e novos produtos, todos focados na camiseta, que já é carro-chefe da empresa, e tem como clássicos os modelos feitos a partir do algodão Pima, importado do Peru, agora tecido e produzido no Brasil.

carmelita-mendes-basico-2-512x640Como novidade nasceu a camiseta Ultraleve, feita de algodão penteado 40/1, com produção 100% nacional e modelagem inspirada nos processos de alfaiataria, finalizada com amaciante de manteiga de Cupuaçu, um recurso natural e sustentável que surge como outro diferencial da Basico.com. Inédita no portfólio da marca, esta camiseta nasce como produto de entrada, para conquistar novos admiradores, com preço de venda a R$99,00.

italo-massaru-basico-1-512x640E fechando a trinca de produtos, a camiseta Soft Modal feita com a fibra do mesmo nome misturada com elastano tem toque super sedoso e macio, é respirável e absorve 50% mais de água do que o algodão, característica que auxilia na transpiração, por isso pode ser usada no dia a dia e em esportes de baixo impacto. A modelagem também inspirada nos processos de alfaiataria oferece melhor vestibilidade e conforto. Além disso, a aplicação da tecnologia antiodor, que combate a proliferação de bactérias, aumenta sua resistência ao suor e aos maus odores, trazendo mais este grande diferencial para este produto.

marcos-luko-basico-2-512x640nathalie-edenburg-basico-2-512x640Para envelopar essas novidades, a Basico.com lança uma campanha centrada no conceito do simples. A marca recrutou diferentes perfis para traduzir o público amplo que a empresa pretende alcançar nesta nova fase, mostrando diversos significados para o simples.

Com direção criativa de Ítalo Massaru e fotografia de Gil Inoue, dois talentos criativos da moda, as imagens com fundo neutro e focadas nos personagens refletem a linguagem do essencial. Uma frase curta e objetiva propõe uma reflexão: o simples é________, com um espaço em branco preenchido por diferentes respostas. Uma forma de mostrar que o simples pode ganhar diferentes significados, vai depender da individualidade e do #basicodecadaum, hashtag que acompanha o trabalho.

elson-lima-basico-2-512x640A campanha veiculada durante o mês de setembro, com uma mudança especial na interface do site, marca este novo momento de Basico.com, que promete mais novidades ao longo dos próximos meses.

Ficha técnica campanha

Direção Criativa: Ítalo Massaru @italo.massaru

Fotógrafo: Gil Inoue @gilinoue

Stylist: Karine Vilas Boas @kvilasboas

Make: Guilherme Casagrande @casagrandegui

Talentos: Nathalie Edenburg @natyedenburg (modelo e artista plástica); Marcos Luko @lukomarcos (modelo); Italo Massaru @italo.massaru (diretor artístico e personagem da campanha); Carmelita Mendes @carmelitamendess (modelo); Juliana Mesquita @jumesquitab (modelo); Elson Lima @elson@llima (modelo).

OSKLEN

Fundada em 1989 por Oskar Metsavaht, é a expressão de um lifestyle genuíno definido pelo equilíbrio de uma vida urbana integrada à natureza em que o orgânico e o tecnológico, o local e o global, o luxo e a simplicidade são complementares. Design, arte e sustentabilidade compõem o universo da marca que representa a visão do “novo luxo” - a associação de um produto de design, com qualidade e estética universal alinhadas às práticas sustentáveis socioambientais.

15De forma pioneira, o conceito ASAP - As sustainable as possible, as soon as possible -  vem norteando as iniciativas da marca desde 98 na busca permanente por práticas e produtos cada vez mais alinhados aos princípios da sustentabilidade. Uma atuação que faz da Osklen o maior laboratório de desenvolvimento de matérias-primas sustentáveis do Brasil e uma das mais expressivas referências no cenário internacional, focada na redução do impacto ao meio ambiente, envolvendo mão de obra de comunidades, gerando renda e melhorando a qualidade de vida e auto-estima dessas populações.

Com 54 lojas próprias e 19 franquias espalhadas pelo Brasil, inaugurou recentemente a Osklen Lab Store, novo conceito de loja que traz diferentes tecnologias para elevar a uma nova dimensão a experiência do consumidor, reforçando sua vocação para a inovação, o design e a conectividade.

26A Osklen aumenta sua abrangência digital com novo app e junto o preview exclusivo da coleção de Verão 2022, a tecnologia gera oportunidades para as empresas estarem cada vez mais presentes na vida do consumidor conectado, a nova ferramenta digital são para os sistemas IOS e Android, seguindo os indicativos que 73% do tráfego do site, no primeiro semestre deste ano, vieram de acessos pelo celular.

O sistema oferece uma experiência de compra dinâmica sendo uma estratégia de negócios para movimentar o estoque das lojas. Ele promove a visão omnichannel da marca possibilitando uma triangulação do estoque de vendas que permite ao cliente receber sua compra em casa no mesmo dia. Outro benefício é que todas as peças que estão no aplicativo contam com um desconto de 25% na primeira compra. E oferece a opção “Scan & Go” na qual o cliente dentro da loja pode fechar seu pedido sem precisar passar pelo caixa. O carrinho pode ser montado fotografando as etiquetas das peças desejadas. O aplicativo tem a exclusividade do preview da primeira parte da coleção Balance Verão 2022, que conta com peças fluídas em tons neutros dando o toque leve da estação e permitindo a liberdade de movimentos.

RESERVA

A Reserva anuncia o começo de uma revolução na moda, o lançamento da Camiseta Simples. Para Rony Meisler, CEO da AR&Co, “esse é o início do projeto de futuro e o primeiro passo das próximas novidades que a marca promete, além da construção de um novo básico no Brasil”. Apostando no modelo simples, a marca de roupas masculinas também entra no vestuário feminino e investe na economia compartilhada. O produto nasce de uma extensa pesquisa realizada pela empresa com consumidores e reflete a necessidade de evoluir em consonância com o desejo do consumidor. “Se por fora a camiseta parece simples, por dentro carrega quase um ano de pesquisa e desenvolvimento têxtil e tecnológico”, completa.

Para este novo projeto, a Reserva traz o conceito chamado por Meisler de humanwear, ou seja, uma marca reserva-1humana, que é feita por e para pessoas, e por isso deve evoluir junto com a sociedade. Por isso, a empresa realizou uma pesquisa com os mais de 3 milhões de clientes e seguidores das redes sociais. Após a análise das respostas, a marca percebeu que, além da elevação do nível de consciência sócio ambiental em suas escolhas de consumo, as pessoas estão cada vez mais interessadas em usar as coisas do que em possuí-las.

Com o pilar sustentável, visando minimizar o impacto ambiental de uma das indústrias mais poluentes do mundo, a camiseta estará disponível por meio de um serviço de assinatura anual com mensalidade de R$ 24,99. Durante o período de um ano o cliente receberá três camisetas, a primeira no ato da compra e as demais a cada cinco meses. Ao final de cada ciclo, o cliente retorna as camisetas para a Reserva, que irá encaminhar as peças para o processo de reciclagem, onde o fio é desfibrado para virar um novo produto. Ou seja, ao final do ciclo, nenhum tecido será descartado no meio ambiente, tampouco perder o uso pelo cliente.

“A Reserva tem orgulho de ser a única marca de moda do País e da América Latina a possuir a certificação do Sistema B. Por isso, nos pareceu clara a urgente necessidade de fazer da Camiseta Simples também um embrião de solução logística e comercial capaz de minimizar o impacto no meio ambiente. Sabe-se que aproximadamente 175 mil toneladas de roupas acabam em aterros sanitários todos os anos no Brasil. Esse é apenas o nosso primeiro passo no caminho da reinvenção da moda básica e sustentável”, diz Meisler.

Os clientes que aderirem ao serviço de assinatura receberão de volta os mesmos reserva-2-640x427R$ 24,99 todo mês, como cashback para utilizar dentro do período em novas compras. A cada Camiseta Simples assinada, assim como para todos os outros produtos da marca, a Reserva complementa cinco pratos de comida para instituições responsáveis por alimentar diversas famílias do Brasil, como a Associação Civil Banco de Alimentos, e o Mesa Brasil/SESC, por meio do projeto 1P5P, em 5 anos de projeto quase 50 milhões de refeições já foram complementadas.

A camiseta estará disponível para o público masculino, feminino e infantil. Sem estampas e com 12 cores diferentes, para vestir a todos, por isso está disponível em diferentes modelagens e tamanhos, do 4P ao 4G, passando a oferecer uma grade mais inclusiva no mercado.  É assim que a marca, consolidada no mercado masculino, também registra sua entrada no vestuário feminino. “A coragem é um de nossos principais valores. Estamos, mais uma vez puxando uma importante e necessária mudança no mercado da moda. A Camiseta Simples une tudo que a Reserva tem de melhor: sustentabilidade, propósito, inovação e simplicidade”, completa o CEO.

reserva-3-640x427A peça possui certificação BCI (Better Cotton Iniciative), iniciativa reconhecida mundialmente por estimular a produção sustentável do algodão e zelar pela qualidade da fibra. O processo de plantio e cultivo do algodão orgânico é muito menos agressivo ao meio ambiente - não usa fertilizantes sintéticos e necessita de muito menos água. Além disso, o tecido da Camiseta Simples recebe uma mistura de beneficiamentos têxteis que resultam em uma textura aveludada ao toque e o máximo de conforto.

“Dizem que uma revolução começa em um quarteirão. A nossa está começando em uma camiseta. O que hoje começa com a Camiseta Simples, pode funcionar para todos os outros itens e marcas do guarda-roupa do(a) brasileiro(a). Simples será o do novo e melhor básico do Brasil”, finaliza Meisler.

UMA

Fundada por Raquel e Roberto Davidowicz em 1997, a UMA é uma marca de moda contemporânea com essência independente e atemporal. Feita em São Paulo para consumidores globais, a UMA foca em produtos de qualidade, relações de trabalho justas e estética moderna. Conhecida por sua conexão com artes visuais e dança, além de trabalhar a sustentabilidade com sua linha ecológica UMA X, a etiqueta paulistana possui lojas em São Paulo e Rio de Janeiro, e está presente em multimarcas pelo Brasil e e-commerces internacionais.

marte-conceito-calc-807a-chapim-74400-e-saia-morsa-88800-427x640A nova coleção foi inspirada na arte abstrata - ‘Marte’ é resultado de experimentações artísticas de Raquel Davidowicz, designer da marca, durante o isolamento social, e celebra a modernidade e a liberdade por meio de estampas autorais

Os homens são de Marte… e as mulheres também. O planeta, que desde a Antiguidade evoca liberdade, perseverança e força, é a inspiração para a nova coleção da UMA. As peças, com estampas exclusivas que incorporam o visual da arte abstrata, celebram a força e espontaneidade da criação feminina, aqui personificada por Raquel Davidowicz, designer da marca.

Para a coleção Marte, foram resgatadas três pinturas em acrílico, resultado de experimentos que Raquel desenvolveu durante a pandemia. A arte, que revisita o Gestualismo, movimento abstrato marcado pelo gotejamento de tinta que ganhou destaque na década de 1940, é a base para as estampas inéditas da linha.

“Este período de isolamento reacendeu meu desejo de explorar mais a pintura, atividade que sempre admirei e onde eu eventualmente marte-conceito-blusa-771o-tubara-771o-427x640me aventurava como uma distração. Sempre busco inspiração na arte para compor as coleções, mas dessa vez senti que trazer minhas próprias experimentações traria um elemento mais íntimo, de dentro para fora, que literalmente imprimiria mais personalidade às peças”, comenta Raquel.

Neste lançamento, a pintura ganha tridimensionalidade, dando ainda mais significado à sua abstração, incentivando a imaginação e o envolvimento do indivíduo com a roupa, sem regras ou imposições. Característicos da UMA, os pilares da coleção são maleabilidade, frescor e despretensão.

As estampas de Marte foram criadas a partir da impressão digital das telas originais, sendo reproduzidas na mesma dimensão das obras, e trazem nomes que evocam suas raízes artísticas: como as geométricas, em fundo preto e mineral, a “pincelada” e a “respingos”, essa última em duas versões - preto e branco e preto e amarelo. O tie-dye artesanal, feito a partir de descolorações localizadas, também figura na coleção.

calc-807a-cisne-81200-427x640Tecidos naturais, com base em modal e viscose, alcançam o conforto combinando diferentes fibrascalc-807a-crusta-769ceo-91500-427x640 inovadoras, como o linho com elastano, algodão supreme e algodão inox. A cartela neutra de preto e variações de branco e cinza, parte essencial do DNA da marca, divide espaço com tons modernos, como o lima, o girassol, o avocado e o lápis-lázuli.

umaA coleção, dividida em quatro grupos, traz calças, blusas, saias e vestidos em uma variedade de propostas, sempre marcadas pela fluidez e o visual contemporâneo. É o caso dos itens básicos pretos, com cordões naturais contrastantes. Os conjuntos também são destaque entre os novos lançamentos, assim como malhas tricôs tingidos naturalmente.

A nova linha também conta com acessórios de couro, como sandálias, chinelos, botas e bolsas, com detalhes únicos como drapeados e ou correntes. Bijoux em prata arrematam o visual jovem e contemporâneo da coleção.

Marte, a nova coleção da UMA, estará disponível nas lojas físicas da marca em São Paulo e Rio de Janeiro, assim como no e-commerce www.uma.com.br a partir da primeira semana de setembro.

da redação  com informações: BASICO.COM da Suporte Comunicação / OSKLEN da MktMix Assessoria de Comunicação / RESERVA da Fala Criativa / UMA da Suporte Comunicação  imagens: fotos/divulgação

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