EVENTOS

worldfashion • 23/09/21, 17:36

befw_brand_dona-rufina-640x402Os eventos estão voltando, alguns ainda ONLINE e outros já presenciais com os devidos ajustes, conforme os protocolos em relação à Covid-19, entre elas um destaque: pela primeira vez o evento BEFW com algumas marcas, participam da Semana de Moda da América Latina, durante o Milan Fashion Week, em São Paulo acontece no formato Fashion Filmes do BEFW mostra das coleções de marcas. Em Maceió/Alagoas acontece o evento Renda-se – I Mostra de Moda Alagoana, etapa 2021, que revelará 10 jovens revelações. Em Colatina/Espirito Santo o V Denim Meeting com o tema “Transformação e conexão: inovar é um ato de sobrevivência”.

BRASIL ECO FASHION WEEK

befw_kfbranding-woolmay-mayden_foto-feliperomaofotografiaevideo-242-427x640A primeira Semana de Moda da América Latina dedicada exclusivamente à indústria da moda sustentável - a Brasil Eco Fashion Week - BEFW - rompe fronteiras e realiza sua quinta edição, hoje 24 e amanhã 25 de setembro de 2021 no Jardim Botânico de Brera, em Milão, na Itália. O evento acontece durante a Milan Fashion Week em parceria com a Fashion Vibes.

juliaPara Yulia Palchykova, diretora do Fashion Vibes, realizadora da mostra BEFW em Milão, a criatividade da moda brasileira deve chamar a atenção do mercado internacional. “O Brasil é rico em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade cultural. É um país com visão única de mundo e nosso objetivo é evidenciar o desenvolvimento nesta direção, promovendo designers que valorizam em suas coleções as suas raízes, a sua cultura e incrível energia”, disse.

rafael-moraes-credito-agenciafotositeA BEFW chega à Milan Fashion Week com o objetivo de expor produtos, conteúdo conceitual e narrativas de uma moda limpa, justa e inclusiva, onde todas as marcas apresentadas têm compromisso de gerar desenvolvimento social e econômico em suas comunidades. “Moda sustentável vai além de minimizar impacto ambiental. Impõe postura ética na cadeia de suprimentos. O conceito é projetar e fabricar produtos cuidando das pessoas envolvidas. Sem compromisso social, não faz sentido esta denominação”, ressalta Rafael Moraes, diretor executivo do BEFW.

Fundada em 2017, a BEFW tornou-se referência como semana de moda e oportunidade de apresentar uma notável diversidade de matérias-primas e promover diálogos corporativos sobre processos produtivos com uso de novas tecnologias. “Além de dar visibilidade para as marcas de moda socialmente responsáveis do Brasil, a ideia do nosso evento a cada ano é fazer um debate aprofundado, distribuir informação, propor novos modelos de negócio com adoção de práticas éticas e responsáveis na indústria têxtil e nos mercados da moda”, completa Rafael Moraes.

Entre 2017 e 2020 o BEFW desempenhou um papel importante ao reunir 150 marcas de roupas, calçados, acessórios, além de fornecedores de insumos e soluções circulares (reduzir, reutilizar e reciclar) e têxteis inovadores para desenvolvimento de novos produtos. Entre palestras e workshops, envolveu falantes nacionais e internacionais da indústria da moda sustentável, um setor que deve crescer US $ 9,81 bilhões em 2025. Em 2030, esse número deve chegar a US$ 15,17 bilhões, de acordo com relatório da The Business Research Company. (https://www.thebusinessresearchcompany.com/report/ethical-fashion-market).

Coleção IPÊS DO BRASIL: DO CERRADO AO SERTÃO

befw_brand_natural-cotton-color_01-427x640Marca NATURAL COTTON COLOR

Conhecida por promover o arranjo produtivo local que tem início no cultivo do algodão colorido da Paraíba, no Nordeste, passando pela inovação no setor têxtil até a criação de roupas slow fashion. O algodão colorido, com certificado internacional de produto orgânico, já nasce nas cores bege, marrom e verde sem irrigação e sem tingimento, gerando uma economia de 87,5% de água na cadeia produtiva. Para elaborar as peças, a marca entrelaça o artesanato e o design cuidar da cadeia de produção, além de agricultores, mulheres artesãs reunidas em associações. A coleção dá destaque para o Ipê, árvore símbolo do Brasil, e apresenta novos tecidos como o Denim, o jacquard de algodão com seda e tecido de fios que fundem o algodão com resíduos de seda e de linho.

Coleção LITORÂNEA

befw_brand_ole-rendeiras-catarina-mina_amelia_uchoa_corrego-640x427Projeto Olê Rendeiras - Marca CATARINA MINA

A marca lança o olhar sobre a renda de bilro, tipologia têxtil artesanal em extinção. O projeto ‘Olê Rendeiras’, que embasa a coleção, reúne mais de 100 mulheres do Trairi, no litoral oeste de Fortaleza, no estado do Ceará, região Nordeste do Brasil. Desta forma, a proposta é fazer da moda a geradora de renda para essas mulheres guardiãs do patrimônio cultural.

A coleção se inspira na praia da região e exprime a nostalgia do mar e o ritmo sutil e inexorável das ondas. A marca destaca que a renda de bilro é memória, mas principalmente futuro, para tecer sempre, ensinar o ofício a quem está chegando agora. É um caminho possível para uma nova geração de mulheres artesãs.

befw_brand_helena-pontes_2Coleção HELENA PONTES

Marca HELENA PONTES

A marca Helena Pontes apresenta peças em tecidos de fibras naturais, como linho, seda e algodão orgânico e design inspirado na própria brasilidade, desta vez, inspirando-se na cultura indígena. Helena Pontes tem sede no Rio de Janeiro, no Sudeste brasileiro. Os acessórios foram desenvolvidos em parceria com cooperativas da região amazónica, no Norte, e artesãs de Brasília, capital do Brasil, na região Centro-Oeste. Os tecidos foram estampados em colaboração com artistas e designers brasileiros utilizando técnicas de impressão digital, com tintas biodegradáveis certificadas e à base de água.

befw_brand_eneas-netoColeção CYANOCORAX 2022

Marca Enéas Neto

A marca Enéas Neto trabalha em Paranavaí, Estado do Paraná, sul do Brasil, com modelagem Zero Waste. A coleção foi criada a partir do estudo morfológico de algumas aves. Tecidos como seda, linho, algodão reciclado e fibras celulósicas foram escolhidos para que as peças clássicas, utilitárias e estruturadas pudessem remeter ao desejo de voar alto e espalhar boas sementes como a lenda da Gralha Azul (Cyanocorax caeruleus). A ave é símbolo do Estado do Paraná, origem da marca.

befw_brand_donarufina01-427x640Coleção VERISSIMAS - Apenas showroom (não desfila)

Marca DONA RUFINA

Dona Rufina resgata a lã da região Sul do país para reinserir a matéria-prima no mercado de moda e design com a participação de mulheres locais para a preservação a tradição cultural dos pampas. A marca atua nos pampas gaúchos, no estado do Rio Grande do Sul, desde o beneficiamento da lã, passando por todas as etapas de transformação e formatos de comercialização: mechas, fios e feltragem, além da criação de produtos.

A coleção de bolsas e acessórios é uma homenagem às mulheres fortes do Brasil descritas pelo escritor brasileiro Érico Veríssimo.

Coleção “BRILHANTISMO NA SALA DE ESTAR”

befw_kfbranding-woolmay-mayden_foto-feliperomaofotografiaevideo-377-427x640Marcas KF Branding collab Woolmay Mayden

A marca localizada em Porto Seguro, Estado da Bahia, na região Nordeste do país, faz da moda uma ferramenta de empoderamento. Nesta coleção, recheada de estampas de cores intensas, une-se a Woolmay Mayden, a famosa modelo haitiana, para desenvolver uma proposta única e atemporal. Como tema da coleção, negros que inspiram e transformam, pessoas que trazem consigo histórias de força e enfrentamento que as levaram ao protagonismo e ao sucesso. O brilhantismo, por sua vez, indica que aquele que é visto transforma por amor e ama porque transforma.

As receitas obtidas com a venda das peças da coleção apresentadas no desfile em Milão serão leiloadas e o valor arrecadado será destinado para o Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer - CACCC.

Coleção The West Blessmann Line

Marca RICO BRACCO

Situada em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, região Sul do Brasil, a marca tem como base o linho e valoriza a mão de obra local resgatando técnicas artesanais tidas como patrimônio imaterial - comunicando um fragmento da história do período da imigração italiana na região. A coleção faz um chamado ao estilo de vida desacelerado, fomentando as artes e suas formas de expressão, disseminando o amor pela simplicidade.

Coleção O CAFÉ E SUAS CORES

befw_kfbrandingwoolmaymayden_sala_de_estar_rikko-5-441x640Marca LIBERTEES

O Brasil hoje ocupa o 4º lugar no ranking de países com mais mulheres em situação de cárcere no mundo. É a partir da moda que a Libertees cria oportunidades e um novo sentido à vida das mulheres privadas de liberdade em Minas Gerais, região Sudeste. Desde 2013 a Libertees atua em parceria com o sistema prisional local e já ofertou mais de 134 mil horas de profissionalização e remuneração, com o objetivo de reinserí-las no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

A coleção Libertees é inspirada na flor do café, que, com sua delicadeza e força evoca a gentileza da figura feminina, mas também a resiliência de vida.

De 26 a 29 de setembro no formato Fashion Filmes, pelo canal Brasil Eco Fashion Week as marcas apresentam suas coleções online

PROGRAMAÇÃO BRASIL

26/09 – Domingo - 18:30 - Coletivo Trama Afetiva com uma série de roupas com guarda-chuvas recuperados do aterro sanitário para falar de regeneração da vida e diversidade de corpos e corpas LGBTQ+. Dando seguimento às pesquisas iniciadas em 2020 sobre a cocriação de vestíveis a partir de náilon de guarda-chuvas recuperados do aterro arara-xestal-01-360x640sanitário por catadores e catadoras da Unidade de Triagem do Campo da Tuca (Porto Alegre), a Trama Afetiva se fortalece como coletivo de cocriação dirigido por Jackson Araujo em parceria com Thais Losso, Jorge Feitosa e Itiana Pasetti, trio de designers-tutores que se empenha em encontrar soluções que garantam à matéria-prima uma vida útil fora do aterro sanitário por meio de peças modeladas com resíduo zero e sem utilização de insumos extras que não seja o próprio náilon utilizado para a construção das roupas.

“Sabemos que todo lixo é um erro de design, portanto, estamos evitando uso de elásticos e zíperes, por exemplo, para garantir às peças uma característica lixo zero e que no final da vida útil ela seja facilmente desmanchada e possa ser inserida novamente na cadeia produtiva. Tendo assim roupas circulares, evitando que a peça se torne um lixo novamente”, diz Itiana Pasetti, que faz parte da Trama Afetiva desde sua criação, em 2016, como um coletivo interessado em encontrar soluções para os resíduos da indústria têxtil a partir do upcycling.

Para Jorge Feitosa, que está na Trama Afetiva desde 2018, o principal desafio é a modelagem que não gera resíduos. “É sempre um exercício de muita inteligência e técnica pensar em peças de modelagem que aproveitem totalmente os guarda- chuvas, visto que originalmente eles têm formato circular, em gomos enviesados”.

flores-astrais-look-02-360x640“Conseguimos retirar 103 guarda-chuvas do aterro sanitário em apenas uma só peça, um maxipullover”, celebra Thais Losso, a designer que estreou na Trama Afetiva em 2020, e traz para o grupo um desafio que já começa a se estabelecer como meta: o crochê e o tricô a partir da transformação de guarda-chuvas em tiras a serem utilizadas nas técnicas de manualidades, acrescentando ao processo regenerativo o lado humano do fazer artesanal brasileiro.

“Dessa vez, buscamos criar peças menos conceituais do que as lançadas em 2020 na Brasil Eco Fashion Week. Nosso objetivo é colocar as peças para venda por meio de lote, uma prática já aplicada pela Revoada, plataforma criativa de soluções para resíduos dirigida por Itiana Pasetti, que traz para o núcleo criativo da Trama Afetiva, suas pesquisas sobre o náilon de guarda-chuvas, abrindo sua nailónteca para novas soluções a partir das nossas técnicas colaborativas”, revela Jackson Araujo, diretor criativo da Trama Afetiva.

jorge-feitosa-2-1-342x640A Coleção Flores Astrais é um dos três projetos selecionados pelo Colabora Moda Sustentável (@colaboramodasustentavel), plataforma de colaboração formada por cerca de 100 lideranças e 60 organizações da moda brasileira, para receber um Recurso Semente. O programa apoia projetos independentes que têm como intuito a construção de uma moda mais justa e ética.

Para apresentar a coleção FLORES ASTRAIS por meio de fashionvideo dirigido por Beni Blazquez, um grupo de pessoas LGBTQ+ foi convidado para interpretar uma gang que realiza o ativismo regenerativo por meio do amor e da celebração das diferenças.

“Mais que resistir e apenas sobreviver às violências, queremos propagar o direito LGBTQ+ de existir também pela potência da alegria, do direito de cantar, brincar e dançar, na vida e no audiovisual. É uma celebração da nossa existência”, conceitua o diretor.

Estrelando o video estão: Ana Giselle (@atransalien), DJ, modela e performer ativista do movimento T. Criadora e diretora do festival multimídia Marsha; Pietro Dal Monte (@pietro.dalmonte), ator, cantor e dançarino do teatro musical, atualmente em cartaz com “Bullying, O Musical”; Puri Yaguarete (@puriyaguarete), transmuleke, ator/performer, circense, dançarino de Vogue; Arara Xestal (@araraxestal), artista, performer, aprendiz da @escoladeteatro e tarólogo criador do perfil @otarotsabe, ativista queer do corpo gordo; Zeca Gerace (@geracezeca), artista visual e diretor de arte de experiências imersivas; Michelle Maus (@transvegana), travesti, mestra em Têxtil e Moda pela EACH-USP e tecnóloga em Design de Moda. Fundadora do projeto Botão de Flor, que visa inserção social de mulheres transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade social; Sioduhi (@sioduhi), estilista, costureiro e ativista pelos direitos e visibilidade dos indígenas LGBTQ, diretor criativo da marca Sioduhi Studio (@sioduhistudio); Jorge Feitosa (@jfjorgefeitosa), costureiro da marca que leva seu nome e designer-tutor da Trama Afetiva; Nana Wharton (@nanawharton), designer da marca NotoriusBr, de hip hop style; Luana Pontes (@luapontes), designer e CEO da agência Cherry Plus, especializada em moda e beleza, e Dani Nakamura (@exexwhy), modelo, female impersonator, beauty- artist e estilista.  A direção de movimento é de Clarice Lima (@claricelimao) e Isis Vergilio (@isisvergilio). Quem assina a beleza é Carlos Carrasco (@ccarrasco01).

26/09 - Domingo

18:45 – Leandro Castro

19:00 – NUZ

19:15 – Estúdio NUDA

19:30 – Instituto Proeza

27/09 – Segunda

18:30 – Otake

18:45 – Flavia Amadeu

19:00 – Sioduhi Studio

19:15 – 2P Co

28/09 – Terça

18:30 – Satya Beachwear

18:45 – Wendyel Borin

19:00 – Manui

19:15 – TA Studios

29/09 – Quarta

18:30 – Contextura

18:45 – VB Atelier

19:00 – Movin

19:15 – Nalimo

19:30 – COMAS®

RENDA-SE

Dez jovens revelações entre estilistas alagoanos selecionados pelo Renda-se – I Mostra de Moda Alagoana, etapa 2021 – prometem mergulhar no universo criativo de Vera Arruda, saudosa estilista alagoana, para que dele extraiam inspiração para a criação das coleções que desfilarão na passarela do projeto este ano. São eles Rejane Pimentel, participante do DFB (Dragão Fashion Brasil) pelo Senac e estilista da Linha Pontos e Panos, é a veterana da turma, será acompanhada de 09 ex-alunos do curso de moda da ETA: Rildo Nonato, Maria Brandão, Lumma Luz, Letícia Abreu, Leoni Bezerra, Florise Guimarães, Elton Marchalot, Derravera e Beatriz Tavares

photo-2021-09-13-10-21-46Vera Arruda nome marcante na moda do Brasil, a estilista alagoana, falecida em 2004, no auge da sua carreira, conseguiu impor seu estilo alegre e colorido num universo com preponderância monocromática e traços sóbrios. Trazia o Nordeste profundo para as passarelas, capas de revista e looks de celebridades. Sua arte peculiar e lúdica utilizava fartamente chitas, bordados, miçangas, pedrarias, crochê e o filé alagoano.Revelada para o Brasil no Phytoervas Fashion de 1998 sob os olhares atentos da crítica especializada e do público, Vera Arruda arrancou aplausos calorosos com a coleção ‘A Estrela do Brasil Brilha’.

Nas palavras de Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza (que financia o projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura), “incentivar o Renda-se é mostrar ao mundo que a mudança é possível. O Renda-se criou conexões, é um projeto transformador, que motiva e apoia iniciativas que oxigenam o artesanato regional, o saber cultural, incentivando uma nova geração de valores, reunindo pluralidade, sustentabilidade e inovação. Renda-se é um marco na história da construção da moda alagoana. Mais do que isso, um ponto de referência para toda a cadeia produtiva, unindo rendeiras, estilistas, estudantes de moda, perpetuação do saber cultural quando falamos da renda filé.”

photo-2021-09-13-10-20-45Já a produtora cultural Mirna Porto ressalta algumas novidades do Renda-se 2021: “teremos o resgate da verdadeira brasilidade. A leveza. A liberdade diante da diversidade. A verdadeira inclusão. Teremos uma passarela maior, uma divulgação maior. Também teremos o histórico bairro de Jaraguá como paisagem na cenografia. E teremos um tema único: Vera Arruda. Essa inspiração é a que queremos ver nas passarelas da vida. Nas ruas e avenidas novamente. Essa ousadia amorosa delicada e atrevida. O Projeto Renda-se vai, orgulhosamente, render-se a Vera Arruda.”

O evento acontecerá no dia 29 de setembro, no Espaço Armazém, localizado no histórico bairro de Jaraguá, em Maceió, e contará com a participação da herdeira de Vera, Maria João, sua filha com João Luiz Araújo, atualmente morando em Salvador.

DENIM MEETING 2021

img_email_mkt_es-1-1O V Denim Meeting, retoma a sua edição presencial no próximo dia 5 de outubro, em Colatina, no Espírito Santo, e se consagra como primeiro evento na cidade, que é uma das maiores produtora de jeans da região sudeste depois de São Paulo.  Lá estão as grandes empresas do setor, como a GB Lavanderia, uma das sócias da Denim City SP, além de marcas relevantes no mercado como a Ilicito, Miss Bela, Epzodium.

Com o tema “Transformação e conexão: inovar é um ato de sobrevivência”, o evento potencializa conquistas que fazem do segmento o mais estável da cadeia têxtil, posicionando o denim como eterno conquistador de novos mercados.

images“Nossa intenção é potencializar a região, levando um conteúdo rico para atender este setor jeanswear”, indicou Marlene Fernandes, CEO do Guia JeansWear ( na foto ao lado de Osiris Bernardino) e uma das organizadoras do evento.

A realização será totalmente presencial, seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19 e contará com talks, palestras, exposição, entrevistas e workshops que integram a programação do Denim Meeting, e o encerramento da edição terá um desfile de marcas locais.

O V Denim Meeting é uma iniciativa Sinconfec e Sinvesco, com realização do Sebrae e Findes, a organização e promoção do Guia JeansWear. Conta com apoio da Abit, Sinvel, Sinconsul, Sindicalçados, Senai, GB, Tecnoblu, Santista, Hi-Tech, Canatiba, Audades e Icla. E as parcerias das mídias:  A Plataforma de Moda - WORLD FASHION, Buscatextil, Costura Perfeita e Textilia,

Para inscrição gratuita acesse: http://denimmeeting.com.br/

Confira a programação completa do Denim Meeting 2021, em Colatina, abaixo:

08h30

Início do credenciamento – Abertura do Trade Now

09h00

Cerimônia de Abertura: Boas Vindas

09h30

Panorama do Mercado Brasileiro

“A quem pertence o Jeanswear” – O Mercado e o Consumo de Jeanswear no Brasil

Marcelo Prado – Diretor do IEMI

10h10

A importância estratégica da modelagem para as Marcas Denim

Renato Kerlakian – Fundador da marca Zoomp e Embaixador da Denim City SP

denimmeeting10h50

Estratégias usadas por magazines para o desenvolvimento sustentável

Américo Guelere Filho – FIB – Fashion Innovation Bureau

11h30

Tecnologia e os processos assertivos na confecção do Jeans Sustentável

Matheus D. Fagundes – Diretor Executivo de Marketing e Vendas da Audaces

Fernando Bighetti – Gerente Regional da Canatiba

George Vogel – Gerente de negócios internacionais da Hi-Tech

Mediadora: Juliana Medina – Consultora Jeanswear e CEO da Denim Woman

12h30

Almoço Livre

14h00

Talk Show

Espírito Santo na direção dos 3 pilares do Futuro do Denim – Sustentabilidade x Tecnologia x Inovação

Marco Britto – CEO da GB

Jorge Luiz Aguiar – CEO da Borana

Lourival Paulini Junior – CEO da Ilicito

Mediadora: Iolanda Wutzl – Cofundadora do Guia JeansWear

15h00

Mercado de Moda Plus Size em crescimento

Flavia Durante – Comunicadora, empreendedora e criadora da feira POP PLUS, maior evento Plus Size da América Latina

15h40

Coffee break

16h00

Estratégias para alavancar seu negócio no mercado jeanswear

Eduardo Cristian – CEO da Costurando Sucesso e da marca Black West

17h20

DESFILE MARCAS ESPÍRITO SANTO

Miss Bela

Reklusa

Epzodium

Izuz

Larous

da redação com informações BEFW por Agência Catu / TRAMA AFETIVA por Márcia Fonseca (NAMÍDIA) / RENDA-SE por James Silver /  VDENIM MEETING por Equipe Guia JeansWear

imagens: fotos/divulgação

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