INDÚSTRIA TÊXTIL LANÇA INVERNO 2022

worldfashion • 09/06/21, 11:14

shutterstock_1070369402-640x4271Embora a produção do segmento de confecção ainda esteja aquém do verificado antes da pandemia, números gerais do setor no quadrimestre e dados trimestrais do PIB nacional mostram potencial para retomada No acumulado do primeiro quadrimestre de 2021, em relação a igual período de 2020, a produção têxtil cresceu 30,9% e a de confecção, 27,6%. Nos últimos 12 meses, registrou-se avanço de 7,2% no primeiro segmento e queda de 10,8%, no segundo. Fernando Valente Pimentel, presidente da ABIT -  Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, observa que esses números, assim como os dados do PIB nacional no primeiro trimestre, que surpreenderam positivamente, mostram haver espaço para retomada econômica este ano. Pimentel observa que, já considerando o mês de abril, a produção do segmento têxtil apresenta desempenho muito próximo do patamar de 2019. A confecção, porém, ainda está bem abaixo do desempenho que apresentou no período pré-pandêmico. O presidente da Abit pondera que, apesar dos números positivos do PIB trimestral, a retomada efetiva do crescimento dependerá da continuidade e avanço das reformas estruturantes, principalmente a tributária e a administrativa. “É fundamental criarmos um ambiente de negócios melhor”. Na sua avaliação, ainda há um grau elevado de incertezas, derivado da persistência da pandemia, da necessidade de avanço mais rápido da vacinação, da preocupação com o baixo nível dos reservatórios de água e risco de racionamento de energia elétrica, bem como da agenda de modernização e adequação do arcabouço legal à demanda premente do aumento de competitividade da indústria e da economia. fernando_pimentel-460x300“É preciso considerar, ainda, que quanto mais formos nos aproximando das eleições de 2022, será maior o impacto do quadro político no humor da economia, na confiança dos empreendedores e dos consumidores e nas decisões de investimentos”, frisa o presidente da Abit, alertando: “Não podemos continuar desperdiçando chances, pois o Brasil, na última década, cresceu 0,3% ao ano, ou seja, pouco mais de 3%, enquanto o mundo teve expansão superior a 30%. Desaprendemos de como promover a expansão do PIB de modo continuado e sustentável”.

Para Pimentel, um país como o Brasil, com imenso potencial, não pode almejar nada menos do que crescimento de 4% por ano. “Para isso, exige-se taxa de investimento superior a 20% do PIB, mas ainda estamos bem aquém disso”.

LANÇAMENTOS MATÉRIAS PRIMAS

LYCRA®

6a44a47996f4faaf09c32e57ac443c6b-476x608A The LYCRA Company, indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil, participou de mais uma edição da semana de lançamento das tecelagens. O evento híbrido, com cinco dias de duração contou com programação de palestras e lançamentos das principais tecelagens jeanswear. A empresa marcou a sua presença com a participação de uma convidada internacional, Melissa Stewart, Diretora de Tecnologia e Inovação da empresa  que apresentou as novas tecnologias LYCRA® Anti-Slip e COOLMAX® EcoMade, em palestra virtual transmitida pelo canal no YouTube da Denim City SP .

“É um prazer participar mais uma vez da semana de lançamentos do setor, levando soluções tecnológicas que contribuem para a saúde do planeta e para o conforto do consumidor que se beneficiará com as nossas inovações, pensadas em oferecer não só a liberdade para se movimentar como também durabilidade para suas peças, influenciando positivamente a indústria têxtil”, declarou Silvana Eva, Gerente de Marketing do segmento de Jeanswear da The LYCRA Company.

Entre os lançamentos com as principais tecelagens, vale destacar que o fio LYCRA® ADAPTIV™, capaz de esticar, se acomodar e se adaptar a diferentes formatos de corpos, proporcionando o mesmo conforto e incrível elasticidade, graças a um polímero revolucionário.

77a999320e6917ce3fe29bbc48fba532-480x606As empresas do setor como  Canatiba, Cedro, Covolan, Santista e Vicunha, também lançaram coleções com diversas tecnologias do fio LYCRA® durante a semana de lançamentos do setor de denim. A Canatiba ampliou a sua família de produtos com a tecnologia LYCRA® dualFX®, com seus artigos “Lupin Black Duo Core” e “New Adele”.  A Cedro foi a primeira empresa no mundo a lançar um tecido com esse novo fio. O fio LYCRA® ADAPTIV™ deu origem a tecnologia “Cedro Comfy” presente no tecido FITSYOU, artigo de lançamento da linha Comfort Shape da Cedro, que além de não restringir os movimentos, se adapta ao formato do corpo como uma segunda pele. A empresa apresentou as suas novidades em seu showroom localizado no Fashion Brás. A Covolan vai lançou uma linha de produtos com o fio LYCRA® EcoMade, primeiro fio elastano feito com materiais reciclados pré-consumo.  Já a Santista apresentou dois tecidos mais encorpados com fio LYCRA® mais grosso - Push Up e Gummy, e também outros dois artigos com alto power e certificados com a tecnologia LYCRA® BEAUTY - Amy Triblend e Amy Galaxy Triblend, para peças que modelam o corpo com conforto. E a Vicunha apresentou o tecido “Ritz” com tecnologia LYCRA® FREEF!T®, além de novos artigos com a tecnologia LYCRA® dualFX®.

SENSIL®

A SENSIL® - marca da poliamida premium e sustentável da NILIT  e a LYCRA® - marca do fio elastano da The LYCRA Company, apresentaram neste momento em que é exigido a todos nós uma colaboração coletiva e a busca por novas tecnologias, que tragam soluções e maior êxito, se tivermos parcerias que fortaleçam a pesquisa e o desenvolvimento, com o objetivo comum de apresentar ao mercado e ao consumidor final, aquilo que ele busca e necessita.

sensil-lycra-lancam-novidades-em-jeanswear2-640x427Assim, a união das líderes globais no mercado de fios para a moda, SENSIL® e LYCRA®  com os seus potenciais e tecnologias apresentaram ao mercado têxtil uma inovação para o denim, que proporciona novas possibilidades de lavagem, modelagem e conforto para o jeanswear.

Pautadas pelas mudanças de hábito e a nova consciência dos consumidores de moda, que buscam conforto e durabilidade, a parceria de SENSIL® e LYCRA® propõe em um único produto, exclusivo toque sedoso e fresco - que vem oferecer um denim extremamente suave no toque com a pele, leveza e conforto.  A tecnologia permite a aparência de algodão, com performance de fibras inteligentes, elevando o denim para outro patamar de estilo, usabilidade e sustentabilidade. Essa união encontrou um espaço para diálogo com a tecelagem Nicoletti Denim, parceiro estratégico para o desenvolvimento desses tecidos especiais, com tecnologias diferenciadas para o segmento de denim. Lançou uma coleção que combina as tecnologias da poliamida premium SENSIL®, da Nilit, e LYCRA® lastingFIT, que, juntas, proporcionam alta durabilidade, soft stretch, secagem rápida, um toque sedoso e gelado. O produto é extremamente versátil pois permite o uso de diferentes lavanderias com excelente resistência. A coleção “Next Comfort” com duas linhas de tecidos - “Nikola” (mais encorpado) e “Percy” (mais leve), com foco em calças, vestidos e camisas.

banner2-2Para apresentação desses novos desenvolvimentos, a Nicoletti convidou uma nova descoberta do mundo da moda: Dan Tavares, arquiteto carioca apaixonado pela moda e autossuficiente na produção de seus próprios visuais. Com o início da pandemia, Dan viu a oportunidade de colocar em prática seu sonho.  Trabalhando principalmente com sarja e malha, Dan Tavares recebeu um desafio da tecelagem: trabalhar com denim pela primeira vez. Seus looks bem estruturados e minimalistas, trazem um ar streetwear moderno, sem gênero, o casamento perfeito para uma nova tecnologia que traz em sua essência o estilo do jeanswear e a performance de tecidos inteligentes.

“Este projeto tem total alinhamento com o propósito de nossa marca SENSIL®. Trabalhando em colaboração com a LYCRA® e unindo a mais alta tecnologia de ambas as companhias, com a experiência e know-how da Nicoletti Denim, estamos trazendo novas soluções para marcas e varejistas, contribuindo com o desenvolvimento de peças que vêm de encontro às mudanças de comportamento dos consumidores e sua demanda crescente por conforto, qualidade e durabilidade superiores”, afirma Fabianne Pacini, diretora global de marketing e conteúdo na NILIT, detentora da marca de poliamida SENSIL®.

LANÇAMENTOS DAS TECELAGENS

CANATIBA

Em casa nova no Denim City São Paulo, a Canatiba comemorou a conquista de uma importante certificação internacional para os seus processos produtivos e anunciou novas tecnologias e produtos alinhados com as demandas têxteis contemporâneas, que se transformam rápida e definitivamente.

500-4324-img_6765-640x427A empresa recebeu a certificação OEKO-TEX STANDARD 100 (Classe II). É um reconhecimento Internacional que abrange todas as fases industriais, desde a matéria-prima até o acabamento dos produtos, e garante a não toxidade dos tecidos Canatiba em contato direto com a pele. A Certificação da Canatiba abrange tecidos tingidos em 100% Algodão, Liocel ou Viscose; as misturas com Poliéster, Linho, Elastano, Elastomultiéster; e as bases denim com acabamentos, inclusive aqueles com repelência à água e com produtos biologicamente ativos, como os antivirais. Ao lado dos selos BCI (Better Cotton Iniciative), ZDHC (Zero Descarte de Produtos Químicos Perigosos), HIGG INDEX (Avaliação de Desempenho Ambiental) e ÉKO DYE (Tingimentos Ecológicos),  a OEKO-TEX STANDARD 100 é mais uma demonstração do compromisso histórico da empresa em busca da sustentabilidade e das melhores práticas ambientais e sociais.

4-480x640A tecnologia de impressão digital implantada com pioneirismo pela Canatiba, conta agora com um conjunto de estampas alinhadas com tendências de moda internacionais.

São três grupos de desenhos.

1- ‘Direto das séries’, destaque para o xadrez híbrido, com ‘pontos de intersecção’ com listrados em tons de azul vermelho, rosa e amarelo, disponíveis nas bases Delta (100% algodão, 5 onças), Baguta (100% algodão e 7,5 onças) e Forasteiro (98% algodão, 2% elastano, 8 onças).

2- Jardim do Éden é o segundo grupo de estampas com florais híbridos, em dimensões que vão das mais delicada às mais amplas, e predominância de azul, rosa e alaranjados, em três variações da base Delta (100% algodão e 5 onças).

3- Abstratos e Orgânicos, reúne desenhos com apelo vintage que remetem ao psicodelismo dos anos 70 – a década do jeans – em uma paleta de tons de índigo, arabescos e efeitos de contraste. As estampas estão presentes no Forasteiro (98% algodão, 2% elastano, 8 onças), Baguta (100% algodão e 5 onças),  Chambray (100% algodão e 5,5 onças) e Delta (100% algodão e 5 onças).

Os lançamentos Canatiba foram agrupados em plataformas de produtos, cada qual agrupando um conjunto de tecnologias.

-Tecno Comfort plataforma que reúne os produtos com tecnologias que representam inovação e evolução em elasticidade (Maxskin Duo, Duo Core, Trio Core, Bi-Elástico, Demax e Unicore). São tecidos que primam pelo conforto, ajuste perfeito ao corpo, alto poder de recuperação, manutenção da forma e alta performance em elasticidade.

500-4329-img_6762-640x427- UniCore plataforma de destaque da temporada, sinônimo de conforto sobretudo para as bases rígidas. O fio encapado com um componente bicomposto, confere performance de tecido rígido com o stretch mínimo. proporciona durabilidade e resistência e mantém a forma por inúmeras lavagens, com conforto térmico, toque extremamente macio e flexibilidade em shapes mais amplos com baixo encolhimento.Essa tecnologia está presente no Navona UniCore, uma base de 8,5 Oz, com 86% de algodão, 14% de poliéster e largura de 1,50 m. O tecido ganhou tingimento Azul Original Ecológico e tem 20% Stretch.

- Megaflex plataforma que agrupa tecidos elastizados que proporcionam conforto nas mais diversas formas e peças em denim, valorizando sempre a liberdade de movimentos. Os efeitos e texturas marcam os lançamentos. Uma das texturas mais inusitadas está presente na família dos tecidos trincados. O tingimento Bleach Core gera um efeito superficial que mantem o núcleo do fio alvejado. O resultado é um ring dye perfeito, revelando o contraste de cor na lavanderia, com um aspecto craquelado que só o envelhecimento natural do tecido era capaz de alcançar.

- ÉKO® nesta plataforma os tecidos que contribuem com a preservação do meio ambiente, produzidos através de processos ecologicamente responsáveis e que tem na sua composição um mix fibras sustentáveis, recicladas e certificadas, formam a plataforma Éko (Eko Recicle, Maxskin e Premium Denim Duo Core). Aqui os efeitos sensoriais, as cores e o aspecto natural dos tecidos são os destaques desses lançamentos. O Panamá Linho Pt (91% algodão, 25% viscose, 11% linho) é um bom exemplo. É um Premium Denim de 7 onças com construção e toque remetem à leveza e ao acolhimento das fibras naturais. No mesmo conceito, a empresa apresenta o Mandrake Pt (5,5 onças, 80%algodão) e o Trincado White Denim (10,5 onças, 100% algodão) - ambos Premium Denim – além do Novára Pt, Maxskin de 7 onças  com 64% algodão, 25% viscose e 11% linho.

600-2392-img_6777-640x427- Smart Denim® é uma nova geração de denins inteligentes e funcionais, desenvolvidos com tecnologias e acabamentos inovadores, matérias primas especiais, tingimentos e construções diferenciadas. Nesta plataforma (Everclean, Elastopol e Utilitários). Entre os Utilitários, os lançamentos chegam com cores ultras sólidas, com uma paleta que percorre nuances de amarelo, alaranjado, vermelho e vinho, nas bases Utilitários Leve Collor,   Utilitárius Megaflex Collor e Utilitárius Collor, sarjas 100% algodão (de 6,5 a 7,5 onças); além do Utilitárius Rip Stop Collor (98% algodão, 2% elastano), um maquinetado de 7 onças.

São cinco bases com gramatura entre 10,5 e 11 Oz e composição de 99 a 100% algodão: o Trincado Rígido Denim (tingimento Azul Original Ecológico); Trincado Megaflex (tingimento Azul Original Ecológico e 20% Stretch); Trincado Black Rígido (com tingimento Black Ecológico); Trincado White Denim em PT e Trincado Collor, disponível em 6 cores,  presente também na plataforma Éko. O destaque é o Lupin Black, com 98 algodão, 2% elastano e 10 onças, com tecnologia Megaflex. O Denim Malha chega com o Home Office Weft Collor, com 80% algodão, 18% poliéster, 2% elastano e 9 onças.

Nestas bases têm uma receita de lavanderia diferenciada. Para obter o efeito de forma rápida e efetiva, é necessário um choque térmico. Com ele, o denim alcança o encolhimento, revelando as chamadas “trincas”.

Em sintonia com os lançamentos, a consultora Bia Aidar falou sobre as tendências internacionais agrupadas em três eixos temáticos que analisam os comportamentos e os padrões estéticos que orientarão a moda no planeta. A busca pelo conforto, inserida em produtos mais sustentáveis e funcionais. A escolha por bases maleáveis que expõe a valorização do sensorial, em busca do equilíbrio entre liberdade e contenção, criatividade e realidade, paciência e precisão. E sobre a roupa como veículo de memórias afetivas.

Na contrapartida da velocidade das informações digitais, o “feito à mão” ressurge com especial destaque. A qualidade atemporal ganha importância. Misturas de esportes invernais e um toque de rebeldia punk impactam uma vertente jovem e empolgante para derivar novos conceitos de linguagem de moda, sempre intimamente ligada com o comportamento de cada época.

CAPRICORNIO

O foco do lançamento foio a nova linha Eco Denim, que nasceu a partir de pelo menos um atributo sustentável, seja na matéria-prima, seja no processo de produção ou trabalhando a economia circular é um dos resultados práticos do Movimento para Sustentabilidade da Capricórnio. Os cinco primeiros artigos lançados são:

pinus1-480x6401 - Pinus: produzido com tecnologia Repreve, uma fibra ecológica inovadora desenvolvida a partir da reciclagem de garrafas plásticas;

luna2-480x64012 - Luna: que contém Tencel em sua composição, fibra natural regenerada pelo homem a partir de celulose ou de pasta de madeira;

pequi-480x640sucupira-480x640 3 - Pequi e 4 - Sucupira com tecnologia Laser Friendley, que facilita o processo de desgaste a laser, reduzindo a necessidade de processos mais agressivos de alvejamento em lavanderia e consequente redução do consumo de água;

cipo-480x6405 - Cipó: composto por fios produzidos a partir de aparas de algodão recicladas, movendo a roda da circularidade e garantindo um processo mais sustentável.

Além da Linha Eco, a empresa tem mais cinco famílias com produtos já consagrados no mercado. São elas: 1 - Original Denim – Fabricado em 100% algodão, pode ser encontrado em uma grande variedade e tonalidades. Cheia de tradição e estilo, é ideal para peças com visual vintage, garantindo resultados incríveis para calças retas, clochard, pantalonas, jaquetas, pantacourt, wide leg, boyfriend e mom. A regra é abusar de lavagens mais elaboradas, estonagem intensa, lixados e puídos bem detonados. 2 - Light Denim – Jeans mais leve, próprio para climas mais quentes. É ideal para ser usado não só na linha de camisaria, mas, também, na confecção de vestidos, blusas, regatas, shorts, bermudas, calças clochard e jogger. Conta também com opções rígidas e elastizadas. 3 - Comfort Denim – O algodão, quando combinado com o elastano, forma o match perfeito para a tendência da vez: conforto. É o denim preferido dos estilistas e dos apaixonados por movimento. 4 - Flat Comfort Denim – Com toque de cetim, cores intensas e luminosas, que aliado ao conforto do elastano garante um visual nobre e uniforme. Com ajuste perfeito ao corpo, pode ser usado em peças de alfaiataria masculinas e femininas. 5 - Poli Comfort Denim – A dobradinha do elastano com o poliéster garante versatilidade na lavanderia e ótimo rendimento nas confecções.

img-1585-427x640Veja os outros destaques desse lançamento: Mali – Traz o brilho da construção cetin e de um tingimento blue super intenso, aliados a um toque extremamente macio e um super stretch de 67% com alta recuperação, o que o torna um tecido completo para várias aplicações. Malu – Tecido leve com um caimento perfeito e ótima fluidez, seu toque é super macio e sua cor super intensa em tingimento blue, ideal para camisas, vestidos, etc. Kiev – Tipo o Mali com 70% de stretch e alta recuperação e conforto do fio dual core. Luna – Idem malu, com a sustentabilidade resistência do Liocel. Joa – Um 100% algodão com acabamento especial que confere maior brilho e nitidez ao tecido, realçando o efeito dos fios flamês. Salva – 100% algodão com visual rústico proporcionado pelo efeito dos fios flamês que compõem o urdume deste tecido com excepcional largura. Pasquin – Um artigo para se trabalhar com simplicidade, fica ótimo amaciado, proporciona um excelente custo benefício, com um visual clean e cor azul intensa.

Adepta da cocriação e da inovação aberta, a Capricórnio criou, em 2019, a Capri.Lab em parceria com a lavanderia portuguesa Pizzarro, uma das líderes mundiais no segmento e reconhecida por sua inovação e renome entre os melhores estilistas e designers. “Através de uma consultoria exclusiva, ajudamos os nossos clientes a aproveitar ao máximo a versatilidade e rentabilidade dos nossos tecidos, usando técnicas de lavanderia super modernas, sustentáveis, alinhadas com as últimas tendências de moda e adaptadas para a nossa realidade do mercado brasileiro - diz João Bordignon, diretor de Marketing e Novos Negócios.

CEDRO TÊXTIL

cedro-sentidos_cred-marcio-rodrigues-616x640O conforto não é mais o mesmo. Com a pandemia e o aumento do tempo em casa, o que antes era requisito para um jeans confortável, agora não é mais. Atentas a essa demanda, a Cedro Têxtil e a The LYCRA Company se uniram para lançar em primeira mão no mercado jeanswear a tecnologia Comfy: um elastano LYCRA® diferente e robusto, que permite a confecção de peças que equilibram o conforto e a sustentação, sem sacrificar nenhum dos dois atributos. Esta novidade, só terá o lançamento global no segundo semestre, e fará parte da coleção Sentidos, que foi apresentada em fins de maio, no Lounge da Cedro, em São Paulo (SP).

“A grande promessa da coleção é o denim FitsYou, um produto inovador e com grande potencial de aceitação por parte dos consumidores finais, constituído com a tecnologia da Cedro, Comfy. Além do extremo conforto, as peças confeccionadas com o FitsYou garantem um melhor ajuste, dando a impressão de que foram feitas sob medida para o consumidor”, explica Joanna Carrara, estilista da Cedro. Silvana Valente, Gerente de Marketing da LYCRA®, completa: “Conforto é um conceito difícil de ser explicado, é preciso experimentar. Assim que apresentamos o projeto à Cedro, a equipe de estilo imediatamente viu benefício no produto, testou e entendeu a grande oportunidade de mercado”.

cedro-sentidos_cred-marcio-rodrigues-4-640x545A coleção Sentidos foi inspirada na OP Art e na Arte Cinética, que simbolizam um mundo mutável e instável, a coleção Sentidos traz em sua identidade visual e editorial elementos que se confundem o olhar e representam a fusão entre arte e moda urbana. As fotos são, mais uma vez, do renomado fotógrafo de moda Márcio Rodrigues e peças assinadas pela equipe de estilo da Cedro Têxtil, mantendo a linha criativa com um forte apelo de moda a partir da indústria. Assim, toda a cadeia produtiva do setor é beneficiada com produtos concebidos desde a primeira etapa com o olhar no que será tendência nas ruas, nos próximos anos.Ao todo, serão sete novidades, sendo seis denins super elastizados (FitsYou, Calan, Yudi, Nagano, Duo Sparta e Ueda) e um elastizado (Shimane). Elas fazem parte do portfólio de 37 produtos que compõem a coleção, atendendo às mais diversas demandas do exigente mercado brasileiro. “Sobretudo este ano neste ano atípico, em que pudemos desacelerar e olhar com ainda mais cautela para as necessidades de cada região do Brasil, conseguimos montar um book que atende os mais diversos tipos de cortes e corpos”, conta Eduardo Vaz, responsável pelo Marketing da Cedro.

As novidades da coleção Sentidos chegam com a estreia do primeiro Book Digital/Interativo, com fotos reais dos artigos e comandos clicáveis, facilitando a navegação e o acesso às informações técnicas dos denins se sarjas.

Covolan Denim

dsc04586-640x640Toda linha de produtos da Covolan Denim homologado com fio LYCRA®: FREE JEANS e alguns artigos da linha NATURE COTTON vão ser em um futuro breve homologados com fio LYCRA® EcoMade, primeiro fio elastano da The LYCRA Company produzido com 20% material reciclado préconsumo e com certificação GRS (Global Recycled Standard), mantenho o mesmo desempenho, porém com mais sustentabilidade. O fio LYCRA® EcoMade foi desenvolvido de forma sustentável através de processos que reduzem o uso de recursos, com melhor desempenho ambiental e minimizando o desperdício. É ideial para Denim proporcionando melhor ajuste, conforto e liberdade de movimento com

desempenho robusto e brilho otimizado. O objetivo do fio LYCRA® EcoMade é contribuir para a sustentabilidade da indústria de vestuário e do planeta como um todo, fornecendo produtos com tecnologia que agregam valor e conservam recursos em todos os níveis da cadeia produtiva.e para marcar esse início já apresenta três produtos abaixo:

Os produtos são:

ancona-_-5048-_-3b-427x6401 - ANCONA | 5048 Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue Light em construção cetim, com máximo conforto do algodão, aliado à elasticidade LYCRA® EcoMade e excelente para lavagens mais claras com efeitos desgastados. Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo Dye. Composição: 97%CO 3%PUE LYCRA® Eco-Made Largura: 1,46 +/- 2 Ligamento: Cetim Alongamento: 35 / 45% Oz Original: 9,5 +/- 3 Encolhimento Urdume: 4% +/- 2 Oz Acabado: 12 +/- 3 Encolhimento Trama: 20% +/- 3

bergamo-_-4913-_-2b-427x6402- BERGAMO | 4913: Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso com a elasticidade de máximo conforto LYCRA® EcoMade, compõem a construção deste denim em índigo blue e imprime toda a diferenciação com um caimento impecável. Atenção para a largura deste tecido, muito favorável para os encaixes de modelagem. Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo Dye.omposição: 98%CO 2%PUE LYCRA® Eco-Made Largura: 1,62 +/- 2 Ligamento: Sarja 3X1 Alongamento: 40 / 50%

Oz Original: 9,3 +/- 3 Encolhimento Urdume: 4% +/- 2 Oz Acabado: 11,3 +/- 3 Encolhimento Trama: 20% +/- 3. Atenção para a largura deste tecido!

genova-l-427x6403 - GENOVA | 4920: Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso com o visual de fios flamés sutis no urdume, tingimento índigo blue e o máximo de conforto através da elasticidade LYCRA® EcoMade. Tecido excelente tanto para TOPs como BOTTOMS. Produto certificado: OEKO-TEXSTANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo Dye. Composição: 98%CO 2%PUE LYCRA® Eco-Made Largura: 1,48 +/- 2 Ligamento: Sarja 3×1 Alongamento: 30 / 40% Oz Original: 9,7 +/- 3 Encolhimento Urdume: 4% +/- 2 Oz Acabado: 10,8 +/- 3 Encolhimento Trama: 13% +/- 3.

rutilo-dsc02951-427x6404 - RUTILO | 5087: Tecido Denim com tingimento Zero Anilina* Blue intenso Denim em construção maquinetado com ligamento diferenciado e de excelente largura. Tecido mercerizado homologado LYCRA® e com bons resultados para lavagem com desgaste e rasgos também a laser.  Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo Dye. Composição: 97,5%CO 2,5%PUE LYCRA® Eco-Made Largura: 1,60 +/- 2 Ligamento: MAQ. Dif. Alongamento: 30 / 40% Oz Original: 10 +/- 3 Encolhimento Urdume: 4% +/- 2 Oz Acabado: 8,8 +/- 3 Encolhimento Trama: 14% +/- 3

Das certificações: OEKO-TEX STeP, DETOX-TO-ZERO by OEKO-TEX, ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001; Programas sustentáveis: Contribuidor do ZDHC, Índice do Higg-Index e membro do PACTO GLOBAL; Tecnologias Sustentáveis: BIOMASSA, Estação de Tratamento de Efluentes com MBR e Genius Denim - Green Dye.

O DETOX TO ZERO não é uma certificação e sim todo um sistema para uma melhor gestão focada na remoção de produtos químicos potencialmente perigosos das cadeias de

abastecimento da indústria têxtil, a qual atende a MRSL (Manufacturing Restricted Substance List), uma lista que apresenta os limites internacionais para os componentes químicos

restritivos nos processos produtivos, conforme preconizado pela campanha do Green Peace – e foi integralizado ao processo de certificação do STeP by OEKO-TEX®. Desta

forma em nossa última auditoria de certificação do STeP, fomos auditando e aprovados em relação aos requisitos para o atendimento do DETOX TO ZERO.

Todas as certificações conquistadas pela Covolan como a ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, OEKOTEX STANDARD 100, STeP, além dos outros programas e ações sustentáveis, foram fundamentais para o atendimento dos requisitos do DETOX TO ZERO.

11O Pacto Global da ONU é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações dentro dos princípios de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, desenvolvendo ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Hoje, O Pacto Global é considerado como a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. A Covolan Têxtil,  ao se tornar membros, além de avançar nosso negócio por meio de um modelo sustentável nós nos comprometemos com seu principal propósito, que é contribuir com a agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais são eles:

1. Erradicação da Pobreza. 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável. 3. Saúde e Bem Estar. 4. Educação de Qualidade. 5. Igualdade de Gênero. 6. Água Potável e Saneamento. 7.Energia Acessível e Limpa. 8. Trabalho Descente e Crescimento Econômico. 9. Indústria Inovação e Infraestrutura. 10. Redução das Desigualdades. 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis.

12. Consumo e Produção Responsáveis. 13. Ação contra a mudança Global do Clima. 14. Vida na Água. 15. Vida Terrestre. 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes. 17. Parcerias e meios de implementação.

2Os projetos são desenvolvidos por meio das plataformas de ação, desta forma, as organizações escolhem como irão voluntariamente, através de suas ações, contribuir com os objetivos de acordo com o seu segmento, atividade, cultura e valores. Ao aderir  ao Pacto Global a Covolan, além de se comprometer com as ODS, corrobora o respeito e a prática dos princípios desta iniciativa, os quais são: Apoiar e respeitar os direitos Humanos, apoiar a liberdade de associação, eliminar todas as formas de trabalho forçado, compulsório ou infantil, eliminar a discriminação no emprego, preservar o meio ambiente desenvolvendo iniciativas responsáveis e eliminar a corrupção.

Com esta iniciativa todos os países e todas as partes interessadas, atuam em parceria colaborativa, buscando o cumprimento da Agenda 2030, pactuada pelo Brasil e outros 192

países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Todos nós temos o mesmo trabalho. Estamos unidos no negócio de um mundo melhor” UN Global Compact

Santista Jeanswear

patchesA marca referência em denim na América Latina, apresentou as suas novidades para o outono/inverno 2022 na abertura oficial de seu espaço na Denim City em 24 de maio passado. Para a ocasião trouxe produtos focados na sustentabilidade e denims com alto power de stretch, conforto para vestir todos os formatos de corpos e sem gênero para peças diversificadas.

Santista-Visuais-Website-03Na apresentação das tendências de comportamento e direções de estilo decodificando os sinais que influenciaram o design e consumo a Sueli Pereira, Gerente de Inovação e Design, colocou que os momentos transformadores que estamos vivendo desde o ano passado, fizeram com que a Santista Jeanswear buscasse reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade, algo que já está enraizado no DNA da marca, por meio dos artigos Upcycle Concept que em sua alta composição, utilizam fibras recicladas no urdume e na trama, sem tingimentos, que resulta em aspecto original, criando um enfeito denim rústico e autêntico, além de mínima utilização de água no processo, tornando-o o mais sustentável. Para ilustrar os usos do Upcycle, o designer João Foltran, da House of Blog, apresentou no espaço da marca a coleção que desenvolveu utilizando o mínimo de produtos químicos e sem utilização de água para seu desenvolvimento final. Para completar o ciclo sustentável uma parte da venda das peças será revertida para uma importante ONG de reflorestamento.

Outro artigo que mereceu destaque foi o Stckiker com 70% de stretch resultante do elastano especial Lycra®, que traz versatilidade ao tecido, uso ilimitado se adequando com conforto todos os tipos de peças e corpos e lembrando que o consumidor masculino adere cada vez mais ao fit skinny.

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Os artigos lançados foram: Upcycle Concept, Now Orion, Black e Mix Black; além dos artigos Push-up e Gummy no conceito denominado STICKER POWER que promete adesivar os corpos, modelando e definindo as curvas. Uma outra novidade que está no showroom é a ilha de shapes & perfil de consumidor, que visa facilitar a aplicação das tendências aos fits mais demandados e ofertados no mercado, a empresa que há mais de sete anos vem monitorando o varejo e em paralelo aprofundando o entendimento dos valores que guiam os comportamentos e hábitos dos consumidores. Com essas duas pesquisas/linhas a área de tendências cruzou os dados para interpretar de forma mais assertiva os principais shapes, ofertados no mundo: são 10 femininos e quatro masculinos, adequando tecidos e acabamentos de acordo com a estética de cada perfil e desta forma oferecer um guia que facilite as escolhas de sua marca.

VICUNHA

1Para a empresa a busca por conforto no trabalho remoto e resgate do otimismo são tendências comportamentais que influenciarão a moda em  2022. Assim a multinacional brasileira Vicunha antecipou as tendências pautadas pelas novas necessidades do consumidor jeanswear e mapeou duas novas megatendências em vestuário que vem crescendo cada vez mais no mercado de moda jeans, sem deixar de lado a pegada sustentável e inovadora.

1.Megatendência ‘Modo Híbrido se baseia no modelo híbrido de vida moderna das pessoas, em que as vidas profissionais e pessoais convivem em um mesmo ambiente e em um mesmo tempo. Esse estilo de vida ascendeu, especialmente, com o início da pandemia, em que as pessoas foram obrigadas a fazer de suas casas, não somente o ambiente de conforto e relaxamento de suas vidas pessoais, mas também seu espaço de trabalho. Tal megatendência se divide em dois cenários:

nayara-640x427helena-640x427-2No estilo Workleisure - junção das palavras work (trabalho) com leisure (lazer), o termo é designado para falar da tendência de levar conforto a momentos profissionais. À medida que entramos em um período de transição, a moda se preocupa em equilibrar o novo desejo do consumidor por conforto com as demandas da vida profissional. O design leva em consideração as rotinas híbridas vividas em ambientes internos e aos poucos externos. Hoje, trabalhar confortavelmente é uma necessidade.

Neste estilo, as modelagens tradicionais são repaginadas nos detalhes e, junto a shapes um pouco mais oversized, compõe os novos clássicos para um guarda-roupa  cápsula inteligente e assertivo. Os materiais são macios ao toque, confortáveis e de boa qualidade. Os elastizados são a chave desta tendência

Do esportivo ao folk, malha e moletom denim aparecem proporcionando uma união de estilo e praticidade, tudo o que esse lifestyle pede. Acentos vintages e temas nostálgicos ainda são presentes, mas se diluem, criando um jeanswear atemporal.

Os principais shapes femininos: Wide Leg, Vintage Pants, Super Skinny, Comfy Denim Shirt, Hug Jackets e Loungewear Denim.

Os principais shapes masculinos: Relaxed Pants, Denim Shirt, Denim com Moletom.

Detalhes: Cós e Barras elastizadas, Detalhes Vintage e Mix de Denim e de outros Tecidos.

Lavagem: Vintage, Degradê e Efeito Patchwork.

Tecidos: Stretch 360º, Extreme Power, Baixos Encolhimentos, Recuperações Perfeitas e Tingimentos Puro Índigo.

squeeze-2-640x427squeeze-3-640x427O mood Athflow funde roupas esportivas e a alfaiataria. Se no Workleisure o objetivo é tornar momentos da vida profissional mais confortáveis, a tendência Athflow combina os mundos do activewear e do loungewear para criar um guarda-roupa extremamente versátil para ser utilizado em diferentes ocasiões e cenários. Afinal, nossos espaços profissionais e pessoais nunca estiveram tão interligados. Aqui, as peças estão mais fluidas: shapes clássicos voltam à cena em volumes oversized, tornando-se os novos coringas. Parkas, overshirts, pantalonas e, até mesmo, volumes matelassados são super bem-vindos, pois transmitem a leveza que as pessoas precisam para encarar os novos tempos.

Tons terrosos se tornam novos básicos, oferecendo uma conexão soft com a natureza, passando uma sensação de segurança e tranquilidade ao mesmo tempo.

Principais shapes femininos: Relaxed Fit, Maxi Camisa, Inteiros, Casual Loungewear (aqueles que lembram pijamas mas são extremamente sofisticados) e Alfaiataria Comfy.

Principais shapes masculinos: Relaxed Fit, Blazer Soft e Look Monocromático.

Detalhes: Cós e Bolsos Alfaiatados, Cós com Amarração ou Elastizado, Pregas, Recortes Vintage e Detalhes Utilitários.

Lavagem: Vintage Wash e Tie-Dye.

Tecidos: Denim Colour Athletic e Construção de Moletom.

2.Megatendência ‘Otimismo Radical’ A segunda macrotendência em comportamento e moda é o Otimismo Radical. Em um cenário em que a vacinação contra a Covid-19 avança ao redor do mundo, surge um sentimento de otimismo renovado, que evidencia estratégias de combate ao esgotamento emocional e valoriza ações de impacto positivo. E a moda pode ajudar os consumidores a construir essa postura mais alegre e confiante, onde o jeanswear está sendo direcionado para um futuro cada vez mais diverso, imaginativo, sem limites e, principalmente, pautado pela necessidade de mudanças positivas, sociais, ambientais e ética. E dentro do Otimismo Radical temos duas histórias:

helena-2-640x427Future Nostalgia - rege o ciclo da moda, mas cada geração é diferente. Enquanto os Millennials seguem as tendências dos anos 90, a Gen-Z encontra conforto nos estilos do início dos anos 2000. Também percebemos que o desejo de comemoração está despertando um interesse do consumidor por peças com brilho - a busca por roupas brilhantes aumentou 43% em relação a 2020, de acordo com a plataforma global de compras de moda Lyst. Esta trend traz um clima de retrospectiva da estética daquela época, então, olhar para as estrelas pop deste período é riquíssimo para construir este mood sexy e bem-humorado. O jeans com stretch aparece em lavagens com visual faded. As micro peças cheias de aviamentos são essenciais para compor o estilo. Além disso, a estética Novo Vintage é muito importante: a popularização do comércio de segunda mão e uma maior conscientização ambiental potencializa o desejo do consumidor por denim com cara de desgastado pelo tempo. Ideais para uma vida pós-pandemia, fits oversized em bases rígidas ganham força, assim como a estética de alvejamento caseiro conquista pela possibilidade de customização e reciclagem de peças já existentes.

Principais shapes femininos: Low Rise Fit, 00’s Flare e Party Denim Look

Principais shapes masculinos: Skater Pants e Print Total Look.

Detalhes: Denim com Aplicações e Over Patches.

Lavagem: Sobretinto, Extreme Bleach e Logo Mania.

Tecidos: Novo Vintage, Tingimentos especiais (mentolado) e Marcação do Tempo

francesca-2-640x427francesca-640x427Feel Good - esta trend é uma manifestação otimista e escapista contra tempos sombrios. Com origem nas áreas do Design e da Beleza, ela é
francesca-3-640x427colorida, lúdica, divertida e acolhedora, além de trazer em seu core a cultura pop, elementos kitsch e muito humor.

À medida que o mundo emerge das restrições da pandemia, a cor se tornará um símbolo de autoexpressão, otimismo e equilíbrio. Neste contexto, ganha força a trend Kidcore, inspirada na infância, com símbolos, cores e formas que trazem à tona a criança dentro de cada um.

Como resposta à masculinidade tóxica, a moda masculina se abre ainda mais a cores doces em formas divertidas, para atender a um perfil contemporâneo que é mais livre de padrões. As roupas se apresentam como telas em branco para receber ‘obras de arte’ autorais, expressando individualidade e alegria.

Principais shapes femininos: Alfaiataria Funny e Kids Fit.

Principais shapes masculinos: Soft Colours (aplicadas em shapes com pegada workwear e bermudas).

Detalhes: Ultra Girl e Painter.

Lavagem: Artistic Mode, Soft Marble e Efeito Óptico.

Tecidos: Fios Penteados com toque, conforto e ótima recuperação.

“A sociedade vem se transformando de forma acelerada nos últimos anos e a pandemia foi um grande vetor para acelerar ainda mais esse desenvolvimento. E nesse novo mundo em que vivemos (e que chegou para ficar), o trabalhar e viver remotamente implica em uma série de atitudes. Geralmente em um único lugar temos que cuidar da família, da casa e do trabalho. A partir disso, surgem  necessidades por conforto e praticidade que se unem à sustentabilidade e à versatilidade tornando-se elementos essenciais para elevar a qualidade de vida. Neste sentido, produtos que unam essas tendências serão mais demandados, pois tornarão a rotina dos consumidores mais leve”, afirma Lorena Botti, cool hunter da Vicunha.

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da redação com as informações: ABIT - Viveiros & Associados / CANATIBA - Ronald Sclavi / CAPRICORNIO - Ativa Ass.Comunicação / CEDRO - 22 graus Com.Marketing / COVOLAN - Thaisa Peralta / LYCRA - Mkt Mix Ass.Comunicação / SANTISTA - Helena Augusta Ass.de Comunicação / SENSIL - Ag Três / VICUNHA - IN PRESS

Imagens: fotos/divulgação

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