FALL-WINTER 2021-2022

worldfashion • 25/03/21, 16:03

BALMAIN

balmain-2Pierre Balmain fez as malas e começou a viajar, isto há 75 anos atrás, após o incrível triunfo de sua primeira apresentação de alta-costura.Ele voou para a América, seguindo as dicas de sua amiga Gertrude Stein, para atuar como embaixador itinerante de sua própria marca, cruzando todo os Estados Unidos para dar palestras sobre a cultura francesa e sobre o seu “saber viver”. Pierre Balmain também saltou o canal, e levou a nova versão feminina da alta-costura para Londres. Seis anos após a guerra com a oassagem por difíceis anos de guerra e ocupação, surgiu de repente a possibilidade de escapar para destinos que ele sonhou durante anos - e deve ter sido incrível. E nesta série de voos por meio mundo, pousou na Austrália, trazendo notícias de seu “Novo Estilo Francês” (e, claro, certificando-se de incluir uma visita ao Subúrbio de Balmain em Sydney).  Agora, pós-2020, é muito mais fácil apreciarmos o quão empolgantes deverem ter sido essas viagens para Pierre Balmain.

Assim a apresentação de Outono Inverno da Balmain trouxe coleções masculinas e femininas que canalizam essa sensação incrível de liberdade. Nos lembrar do poder que as viagens possuem em abrir mentes, animar espíritos e reunir aqueles que foram mantidos separados, pois todos nós esperamos pelos dias melhores que logo chegarão.

balmain-5balmain-7Muitos dos designs são sobre a beleza encontrada nos uniformes dos primeiros pilotos e astronautas, como os vestidos de paraquedas, botas de voo com cordões, jaquetas bomber e macacões cintilantes. Uma peça particularmente notável, com mais de 68 mil cristais Swarovski reciclados, reflete o cuidado que nosso ateliê possui em trazer ousadia às inspirações de aviador.

Como era de se esperar, os acessórios têm um papel importante nesta coleção. As macias e estruturadas, as bagagens de mão são cobertas com uma variedade deslumbrante de cores, tecidos e estampas relançadas pela Balmain, e as bolsas são um show à parte - se parecem bússolas, aviões de papel e almofadas de pescoço de viagem.

balmain-3balmain-6Com certeza nota-se a atitude que o Balmain é parisiense, então há sempre um toque despretensioso da cidade em cada um dos looks - mas as referencias dos primeiros voos na coleção outono de 2021 parecem ter ampliado de alguma forma este espírito tão familiar. Também é claro, para o glamour das viagens de meados do século - algo que é nitidamente refletido nas elegantes linhas da coleção ELY 64-83 (batizada com o nome da central telefônica da casa: ELYsées 64-83, que também deu seu nome ao primeiro perfume). Essa linha, inspirada pelo design de Pierre Balmain do início dos anos 70, remete as silhuetas femininas nas quais o fundador apostou. Assim como ele, vários outros jovens talentosos, foram responsáveis pelo renascimento histórico da moda em Paris no pós-guerra.

balmain-1balmain-4Valentin Petit e sua equipe foram responsáveis pela gravação do video, dentro dos hangares da Air France, onde os conhecimentos aeronáuticos e tecnológicos tornam possível um belo voo - assim como as habilidades do ateliê parisiense permitem que as passarelas de Balmain aconteçam. Muitos dos bordados dos artesãos da casa, foram inspirados pela construção e mecânica dos aviões e motores, que desempenham papéis importantes no filme. Por fim, insisti em forçar um pouco os limites de nosso vídeo do outono/inverno de 2021 - porque hoje, conforme seguimos em frente, é preciso sempre sonhar grande, permanecer otimistas e considerar todas as possibilidades. Então, a lua não forma apenas um belo cenário para este vídeo, mas também uma promessa, enquanto Balmain olha para as futuras passarelas lunares da maison.

EMILIO PUCCI

emilio-pucci-fw21_-15-427x640A coleção Outono/Inverno 2021 da Emilio Pucci, idealizada por um renovado time criativo, que está à frente do design há algumas temporadas, celebra um inverno ensolarado com trajes resort que vão de St Tropez à St Moritz. As cores são alegres, refinadas e audaciosas; o corpo é leve e livre, atlético, com estampas rodopiando: shorts e saias com transparências revelam pernas sempre enfeitadas, nunca nuas.

A modernidade impregna a ideia de um guarda-roupa modular, de peças separadas, que podem ser combinadas de maneiras infinitas de acordo com as vontades individuais. Jaquetas bomber acolchoadas, blusões e shorts curtos, polos e bodysuits em jacquard de mohair, túnicas e casacos dupla face, macacões, vestidos plissados leves e vestidos de chiffon com transparências, decorados com cristais e penas são os destaques de uma coleção que carrega todo o DNA da Emilio Pucci, inspirado nos tons de marfim, amarelo, rosa, laranja, nude e petróleo. Os mesmos tons caracterizam as estampas Cervinia, Cortina d’Ampezzo, Specchi, Clessidra, Nuages e Nappine: prints e desenhos icônicos, direto dos arquivos da Pucci foram atualizados e dessaturados.

emilio-pucci-fw21_-21-427x640emilio-pucci-fw21_-09-427x640O clima invernal pede peças acolchoadas e com cara de edredom e a Emilio Pucci traduziu esse conforto em jaquetas bomber e em shorts em seda ou veludo técnico, com preenchimentos sustentáveis feitos de fibras de seda natural e de garrafas R-PET. O tecido dos macacões de esqui também é feito de náilon reciclado, em alinhamento com o compromisso da Pucci em dar ênfase a questão da sustentabilidade em suas coleções.

Para a Emilio Pucci, o Resort é um estado de espírito, um jeito de ser. Aliás, é ensolarado, mesmo em pleno inverno, esbanjando alegria, energia e otimismo, no frescor das cores, no ritmo das estampas. Tudo remonta ao próprio Emilio Pucci, o visionário fundador da maison italiana, que se antecipou a tantas inovações. Como um viajante e um homem ativo, ele traduziu suas criações e sua moda com a mesma vitalidade. Ele abriu a primeira boutique em Capri, mas na verdade começou sua carreira em 1947 nas pistas de esqui da Suíça.

SALVATORE FERRAGAMO

ferragamo-fw21-11-427x640Dá um salto adiante para dar forma a um novo agora. Inspirado pela liberdade conceitual ilimitada da ficção científica e pela herança de inovação técnica da casa, o diretor criativo Paul Andrew projeta para o futuro a elaboração de uma visão alternativa do presente. Alimentado pelo otimismo e pela esperança, esta é uma coleção brilhante e jovem que revoluciona e melhora os padrões de uniformes do século 21 - comerciais, militares, noturnos, esportivos - descartando tudo o que é antiquado. Esta coleção é impulsionada pela sensibilidade para a saúde de nosso meio ambiente. Paul Andrew diz: “Na moda, o passado exerce uma gravidade – somos sempre atraídos por ele. Para esta estação eu queria inverter essa física. O objetivo era criar uma coleção que visse o presente através de um prisma do futuro – liberando uma infinidade de novas perspectivas. Os clássicos da ficção científica pré-milenares Gattaca, Until The End Of The World, e The Matrix foram todas influências cinematográficas - imaginações do passado do futuro que moldaram o hoje. Para esta coleção ‘Futuro Positivo’ imaginei os contornos padronizados dos uniformes de hoje como restos fossilizados de um passado há muito esquecido, libertos de todas as associações de classe, cor ou credo. Esta coleção propõe novos uniformes para um futuro utópico em que diversidade e positividade se combinam para transformar nosso mundo para melhor. Como Salvatore Ferragamo disse certa vez de seu próprio trabalho, esta coleção é dedicada “a todos aqueles que devem caminhar” - num momento em que devemos estar unidos em nossa determinação de reimaginar, reconstruir, progredir”.

ferragamo-fw21-07-427x640A Coleção: ready-to-wear vê modelos de alfaiataria misturados e sequenciados com códigos desenhados a partir de militaria, moto, atletismo, scuba e além. Tanto para mulheres como para homens, camisas, malhas mohair, calçados e acessórios são conectados e complementares, apresentados em monocromático contra explosões de cor. Os avanços sazonais incluem capas, casacos e parkas em couros e lãs processados por calor, malhas técnicas de espessura fina, bodysuits de malha e vestidos padronizados em uma camuflagem futura abstrata. Parcas utilitaristas e alfaiataria casual, vestidos e roupas para o exterior com tramas irregulares de fios com franjas. Uma constelação de vestidos de jersey drapeados e declarações em cota de malha estrelam e brilham em toda a programação.

Sapatos: Os principais calçados incluem botas de motociclista, tênis ’scuba sock’, tamancos em napa emborrachada e uma reinterpretação elegante do icônico F-heel da Ferragamo adornado com strass e um acabamento galvanizado.

Acessórios: As bolsas chave incluem o Nano-Trifolio em napa emborrachada e a bolsa Studio desconstruída e reformulada. Uma bolsa de viagem para homens vem em couro futurista com estampagem Gancini e possui uma alça utilitária.

Sustentabilidade – Highlights:

ferragamo-fw21-61-427x6401ferragamo-fw21-01-427x640• Um vestido confeccionado em poliéster feito de materiais reciclados pós-consumo.

• As solas de calçados incluem madeira proveniente de florestas certificadas de manejo responsável, borracha TPU reciclada pré-consumo e poliuretano e couro sem metal curtido com materiais à base de plantas e através de um processo de produção certificado de menor impacto ambiental.

• Os acessórios selecionados são feitos a partir de aparas recicladas pré-consumidor, tratando do desperdício de material e evitando a produção de material virgem, e outros são feitos a partir de lã e cashmere reciclados certificados pré e pós-consumidor.

• Parte do couro foi feita com um processo de curtimento sem cromo ou sem metal.

• Os fios de costura para parte de calçados e artigos de couro são feitos de 100% de PET reciclado certificado pós-consumo.

• Pré-consumo: A reciclagem pré-consumo é a recuperação de resíduos que foram criados durante o processo de fabricação ou entrega de mercadorias antes da entrega ao consumidor.

da redação com informações da Balmain e Emilio Pucci pela Samantha & Time JHSF e da Salvatore Ferragamo pela Suporte Comunicação imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.

deixe seu comentário