“A moda como um símbolo: o que existe por trás da roupa? “

worldfashion • 03/03/21, 16:59

Por Renata Domingues Balbina Munhos Soares

1dd0609ad937f69ab9044c0fdafb3487Foto coleção de Cris Barros por Josefina Bietti

Hoje, a moda passou a ser um consumo de objetos com valores por trás da roupa, um produto cultural, criativo e manufatureiro. No entanto, já foi historicamente palco de muitas proibições, como a proibição de usar calças para mulheres (proibições em razão do sexo) ou de proibições políticas, quando, por exemplo, as forças de ocupação britânicas proibiram os escoceses de usar kilts.

A partir de 1800, a produção e o consumo em massa cresceram e estes adquiriram gradualmente um caráter simbólico estável. A famosa “túnica Mao”, abotoada até a gola, com versões mais atuais estreladas por personagens do filme 007, foi usada, em 1949, por Mao-Tsé-Tung, ao proclamar a República Popular da China, para projetar uma China moderna.

Para a museólogo britânica Amy Barnes, o significado dessa túnica representava: “eu rejeito a burguesia e o padrão ocidental de beleza e moda; estou transmitindo uma mensagem de uniformidade e conformidade”. Quanto mais bolsos existissem na túnica, mais status. O tecido também indicava poder, do mais simples (cinza e áspero), ao mais caro (trajes de lã). Na década de 1990, Galliano ressignificou o traje para Dior, usando seda verde e cetim vermelho; e Vivienne Westwood o tornou mais sexy. A indumentária conta também a história de quem a confecciona. Em 2015, um projeto em Milão, Itália, capacitou refugiados que trabalhavam com costura em seus países de origem (Afeganistão, Irã, Somália, Gâmbia e Senegal) para tornarem-se alfaiates de grifes famosas na capital italiana da moda.

No Brasil, durante o período de pandemia do novo coronavírus, em grave violação de direitos humanos, imigrantes bolivianos e paraguaios, em São Paulo, recebiam R$ 0,05 centavos para confeccionar máscaras para intermediários. Iniciando o ano de 2021, constatamos mais um símbolo por trás das roupas: o ativismo.

Na posse no novo presidente americano, Joe Biden, o traje das mulheres expressava diversos movimentos sociais. A Primeira-dama, Jill Baden, a vice-presidente Kamala Harris, e a ex- Primeira-dama Michelle Obama, usaram marcas que apoiam uma moda inclusiva, social e economicamente sustentável. A cor da roupa de Kamala Harris - o roxo -, remete ao movimento feminista e ao símbolo de união (representando a mistura do azul, do partido democrata com o vermelho, do partido republicado), além de ser criação de um estilista negro de Nova York.

De forma singela e poética, Carla Cristina Garcia define um sentido à cor lilás, como “a cor do feminismo, em honra às 129 mulheres mortas dentro de uma tecelagem norte-americana em 08 de março de 1857, cujo incêndio fora criminosamente provocado pelo dono da fábrica após a greve realizada pelas funcionárias, que reivindicavam melhores condições de trabalho. A história conta que os tecidos em que as vítimas estavam trabalhando neste dia eram da cor lilás, sendo esta data considerada, atualmente, o Dia Internacional da Mulher.”

Assim, as diferentes dimensões da moda não estão no ponto de chegada, nem na reta final, mas sim em ascendente ressignificação.

Para Hanayrá Negreiros, pesquisadora de moda e colunista da Elle Brasil, as roupas são como dispositivo de memória, história e cultura. As vestimentas carregam narrativas, sejam renata-soareselas religiosas, políticas, culturais. A roupa conta uma história, seja de quem a faz, seja de quem a usa. Os consumidores procuram uma identidade e compram valores simbólicos.

*Renata Domingues Balbino Munhoz Soares é advogada, professora e coordenadora acadêmica do e-LLM em Fashion Law Mackenzie. Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Fashion Law pelo Milano Fashion Institute (Itália) e coordenadora do livro “Fashion Law - Direito da Moda”, editora Almedina.

LANÇAMENTOS DE OUTUNO INVERNO 2021

ARAMIS

e915c5ee14338450b7b6f8ea0a2df84b-427x640Lançou seu Inverno 2021 com um novo olhar voltado para o futuro, respeitando a natureza e a vida que se intensificam, gerando uma consciência de novas ações, impulsionando a sociedade na busca por uma cadeia mais sustentável, respeitando cada indivíduo e o habitat em que vivemos, o planeta terra.

Preocupados a cada coleção acrescentar novos propósitos para a forma de como nos vestimos, de como nos alimentamos, e das nossas ações, tudo deve estar em sintonia, com a inovação, com o natural, com você mesmo, com a estação, com o todo. E foi pensando nisso que a marca resolveu apostar em três temas chaves:

O tema Tech traz peças com mais tecnologia, novos acabamentos, inovação e proteção. Suas principais apostas são as estampas geométricas, o grafismo, a logomania e o dinamismo, já presentes no guarda roupas masculino. Destaque para as calças joggings, as camisetas com efeito vinílicos, a linha night com peças em jacquards, a camisaria com proteção UV e anti odor, e as novas jaquetas water resistant e liquid repeller.

2-427x640Voltado para sustentabilidade, reciclagem e novas formas de produção mais conscientes, o tema Green vem ganhando força a cada lançamento, apostando em tecidos reciclados em peças como camisas, calças, bermudas e até mesmo nos calçados. Aqui o grande diferencial é a calça jeans com matéria prima reciclada, a camisa sustentável com viscose que não amassa, e a calça eco - produzida com menos água e menos produtos químicos.

Os clássicos como os tricots, as camisas e as polos pima, e o costume de malha, fazem parte do tema Zen, reforçando a versatilidade das peças sem deixar o conforto e a praticidade de lado. E para complementar os básicos que nunca saem de moda: camisetas com relevo, malhas super leves, estampas monocromáticas em tons suaves, calças confortáveis e jaquetas, adaptadas às várias ocasiões de uso do homem contemporâneo.

E a linha de acessórios complementam a coleção com bolsas, mochilas, pulseiras de couro, cintos, carteiras, meias, cuecas e gravatas.

CRIS BARROS AW21

70d7243a5a95aca5238dcd9d76ec4d2b“A coleção AW21 foi dividida em três capítulos e pensada como um exercício de olhar a natureza como escultura e a paisagem como arte; criando uma porta de entrada para a contemplação da luz, do tempo e do espaço. Dialogar entre o natural e o criado pelo indivíduo, ligando o físico ao efêmero em uma experiência sensorial transformadora que cria uma conexão entre o céu e a terra.” diz Cris Barros

A arte de terra ou “Land Art”, foi um movimento artístico que nasceu nos anos 60s, a partir da fusão da natureza e da arte onde a paisagem, além do suporte, faz parte da criação artística. O Capítulo 1 intitulado LANDART e dividido em 4 edições, homenageia essa experiência artística onde o observador interage com a obra, e a grandiosidade da natureza como fonte de inspiração; uma obra de arte perfeita.

4ff805d3a94db0379edaaf2aba0341fcA coleção com duas edições especiais que retratam a junção da arte com a natureza. As peças são as verdadeiras paisagens onde é possível explorá-las através dos tecidos, shapes, caimentos, bordados e cores. Modelagens fluidas nas cores azul celeste e off white com traços de crayon coloridos pintados à mão representam a liberdade de criação e dão vida a calças de cintura baixa e vestidos de corte reto. Outras composições como vestidos de seda com caimentos leves, cinturas marcadas e mangas esvoaçantes, conjunto de blazer com bermuda no azul pacífico complementam esta primeira edição com modernidade. As peças com shape estruturado de algodão, no azul celeste com um ombro só ou no azul oásis com mangas longas, bordadas com fios delicados de lurex são verdadeiras obras de arte e dão um ar vintage e sofisticado na edição. Assim como o pois todo bordado em espiral com paetês em um tecido com brilho acetinado e caimento fluido que aparecem em vestidos e saias preto ou branco para uma proposta gráfica e atemporal.

a0712285e8175e5aa7d49c1c181b488cOs acessórios ganham inspirações conceituais e aparecem em versões reinventadas e exclusivas, como a sandália bicolor e tricolor desejo que ganhou uma tira removível podendo ser usada em cima do pé ou no tornozelo, e a opção flat descolada que aparece em couro branco ou caramelo para desconstruir os looks. A bota statement de cor açafrão desenvolvida em couro, com o interior laranja e o salto geométrico assim como a bota de plataforma ultra moderna destacam-se na coleção sem esquecer das opções lúdicas e leves com a mule de salto com broche de removível e o tamanco furta-cor de strass. Para completar a coleção, joias como o anel de dedinho, o brinco de brilhos assimétrico, o colar e a pulseira em espiral dourado com detalhes pintados à mão.

HANDARA

A nova calça da Handara Mega Shape, valoriza as curvas de diversos biotipos, valorizando a beleza do corpo da mulher nordestina.  A handara-1“Mega Shape”, é uma peça com efeito que contrai e modela o abdômen, valorizando esteticamente as curvas de quem a veste, por meio de costuras especiais, acentuando mais o quadril. “Para quem busca deixar o corpo mais curvilíneo, o modelo de calça traz cintura alta, pala arredondada e pences traseiras, que valorizam o corpo de diferentes biotipos”, explica a estilista da Handara, Gisleine Sousa.

A calça “Mega Shape” está disponível nos tamanhos 38 a 52, nas lojas físicas da Handara e com os revendedores espalhados por todo o Brasil.

LACOSTE

1-640x427Lança a coleção Lacoste x Ricky Regal com o objetivo de reunir duas grandes forças: Bruno e o crocodilo de Lacoste. Um universo repleto de realces emblemáticos e muito talento, traduzido numa gama de vestuário, calçados e acessórios. Planejada a partir de camisas fluidas e agasalhos, a linha traz shorts, camisas polo, camisetas, calças, slides e meias, além de um incrível par de óculos de aviador.

Liberdade, espontaneidade e criatividade. Bruno Mars une forças com a Lacoste para criar sua primeira marca de lifestyle. Uma colaboração que começou em Los Angeles, onde ele e Louise Trotter, a diretora criativa da Lacoste, se conheceram pela primeira vez. Dando asas à imaginação, o artista norte americano ultrapassou todos os limites para dar vida a Ricky Regal, cujo estilo personifica sua paixão pelo ritmo extravagante e seu amor pelo Crocodilo.

76f124fb7a089c4852d098a92e46eac4“Trabalhar em parceria com Bruno e entrar no seu mundo único tem sido uma grande aventura, ele tem uma visão muito clara e é preocupado com cada detalhe. Do conceito aos acessórios, não houve um único aspecto em que ele não estivesse totalmente envolvido. “  conta  Louise Trotter, Directora Criativa da Lacoste

Roupas esportivas, casuais e elegantes. A coleção Lacoste x Ricky Regal, oferece uma paleta de cores sedutoras e fortes: amarelo mostarda, verde petróleo, roxo berinjela, vermelho coral e tie-dye. Um estado de espírito vibrante impulsionado pela experiência em roupas esportivas da Lacoste. Tecidos de veludo, seda e algodão com acabamentos impecáveis criam um clima fluido, com peças para vestir sozinhas ou como look completo.

“Tive a sorte de ter sido convidado para fazer algumas collabs no passado, mas todas eram repletas de diretrizes. A Lacoste foi a primeira e única empresa que me diss ‘Bruno, você pode fazer o que você quiser’. O respeito por essa liberdade criativa vinda de uma marca tão tradicional foi uma honra “.  diz - Bruno Mars e completa  “Quando estou no palco, meu nome é Bruno Mars. Quando estou criando roupas extravagantes e luxuosas, prefiro que me chamem Ricky Regal.”

0aa2b8dc222495f9da8be3579ff9b712low-427x640O lançamento da primeira coleção, será no dia 05 de março próximo, por meio de uma rede global de 18 varejistas exclusivos e estará disponível a partir de 8 de março de 2021 nas lojas Lacoste selecionadas. No Brasil a coleção estará disponível exclusivamente em lacoste.com na Boutique Morumbi Shopping e na multimarca Cartel 011. ova marca de lifestyle, Bruno Mars se junta à Lacoste para se tornar Ricky Regal, seu alter ego de designer. Inspirado pelo seu desejo de vida e um toque de Midas empreendedor, a coleção conecta a personalidade enigmática e o estilo distinto de Bruno com a mistura icônica de esporte e luxo da Lacoste.

lanca-perfume_-campanha-inverno-21-5LANÇA PERFUME

A atriz Juliana Paes foi convidada para a campanha de Inverno 21 da marca catarinense- Lança Perfume, e soltou a voz e cantou um dos maiores hits do Brasil, Lança Perfume,da icônica Rita Lee. Ela interpretou a rainha do Rock traduzindo os principais códigos da coleção em looks cheios de atitude. A produção tem direção de foto e vídeo de Marlon B., styling de Yan Acioli e beleza de Daniel Hernades. A parceria marca o primeiro vídeo da atriz e promete ser um grande hit brasileiro.

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A nova campanha da coleção intitulada Perspectiva, remete a novos olhares, novas dimensões e novos horizontes para inspirar e renovar as sensações de um inverno alegre, positivo e esperançoso. Trazendo novos ares e “colorindo a vida”, como se define em seu perfil do instagram, a influenciadora Maria Braz, que foi escolhida para personificar a campanha, que será lançada especialmente no dia 8 de março, dia Internacional da Mulher.

Pelas lentes de Victor Manon (Noyze), styling de Tony Muller e make and hair de Glenda Tavares, Maria Braz protagoniza um editorial urbano e moderno em meio à arquitetura histórica dos interiores do edifício União Fraterna, em São Paulo. Nas fotos, ela enaltece seu charme e poder feminino vestindo uma coleção recheada de tendências, texturas e cores.

mob-maria-bras-32-427x640Mangas bufantes e franzidas, calças slouchy e wide legs, confecções em veludo, tricoline, tule e couro fake com textura croco e sarja resinada, estampas florais exclusivas, geométricas, maxi póas, e o clássico animal print, representam as apostas da coleção que darão vida e estilo à temporada de inverno.

Além disso, a marca desenvolveu especialmente para a sua linha esportiva, a Mobettah, um novo modelo de “corta vento”, a famosa jaqueta de tecido tecnológico, com pegada esportiva e tule estampado. A novidade acompanha combinações como conjuntos de de tricot e moletom.

“A coleção está ampla, moderna e jovem, de fato com uma nova perspectiva para o DNA da MOB”, comemora Pamela Mariano, diretora de branding e marketing da marca.  A coleção Perspectiva estará à venda em todas as lojas físicas do Brasil e no e-commerce www.mobonline.com.br.

blusa-sevillaModa Concept

A marca surgiu com intuito de inovar no mercado brasileiro, através de uma curadoria minuciosa na Europa, feita pela fundadora da marca Camila Rocha.

O estilo boho, que tem seu nome derivado da palavra “bohemian”, boêmio em português, propaga o conceito de mentes livres e um estilo de vida nômade. Esta concepção traduziu roupas e acessórios cheios de influências hippies, ciganas e vintages. O estilo ganhou muita força na década de 70 – época do movimento hippie -, no bairro Soho, em Londres, aí o movimento ganhou força mundial.

Um dos pontos marcantes da marca é sua preferência por tecidos naturais, como seda, linho, estampas étnicas e bordados manuais. Porém, um simples mix de acessórios ou franjas, também podem contribuir para a informação boho na montagem de um look. No Brasil, nomes como Giovana Ewbank, Thaila Ayala, entre outras usam muito o vestido-milaoestilo boho em seus looks.

É válido ressaltar que para montar um visual boho não é preciso que todas as peças do look sigam o estilo. Algumas peças ou até mesmo apenas acessórios podem criar esta tendência em um look, mesmo que ele seja extremamente básico e democrático. A coleção traz uma linha completa de blusas, vestidos, macacões, casacos, shorts, saias e calças. Uma mistura eclética, livre, despojada, com ar de hippie, um estilo boêmio, vintage, em que dá abertura para misturar peças simples com luxuosas, sempre mantendo o conforto como forte da marca.

A marca acima de tudo é um projeto apaixonante direcionado as últimas tendências do mercado de moda internacional. Apresentando um produto exclusivo a pessoas que gostam de aliar qualidade, conforto e estilo. No Brasil a loja da ‘Moda Concept’ está num espaço no Restaurante Amazônico, localizada no Jardim América na capital de SP,  na Europa em Madrid e durante o verão europeu em Ibiza.

yooucom_colecao-bruxinha-2-640x640YOUCOM

O universo do misticismo, pode soar como estereótipo do hippie New Age, mas a Youcom, marca de moda com lifestyle jovem, considera que  o místico envolve também uma valorização da figura da bruxa, da sabedoria ancestral das mulheres, manifestada no sagrado feminino e ligação com a natureza. E observando a crescente busca dos jovens por autoconhecimento e sua curiosidade pelo universo místico, a marca criou a coleção “Bruxinha” com simbolismos, figuras de luas, gatos pretos e explora no movimento os acessórios, como colares, pulseira e cintos.

youcom-campanha-jeans-9-427x640E na coleção - Campanha Jeans - conta para o público os diversos processos de criação e de produção até chegar na peça final do jeans.

“Antes de passarmos para a concepção da criação do jeans é necessário que a gente se aprofunde nas principais tendências de moda, assim como no comportamento de consumo do jovem. Quando idealizamos uma peça jeans, pensamos em como ela vai acompanhar o jovem em todos os momentos do dia a dia dele e, por isso, é tão importante entendermos, além da tendência, o comportamento”, conta Gabriela Fornari, designer jeans da Youcom. Após esta análise, youcom-campanha-jeans-14-427x640a equipe passa para o desenvolvimento do produto, em que são definidos a matéria-prima, os aviamentos e o visual, que engloba a lavanderia, a modelagem e os tipos de costura. A peça vai para a produção piloto e, após isso, é feita a prova de modelagem e o teste de qualidade.  E a Nathalia Cordeiro, responsável pela qualidade dos produtos na Youcom, dá mais detalhes sobre o processo: “Recebemos as peças piloto dos fornecedores e realizamos as provas de modelagem, que são realizadas em modelos (feminino no tamanho (P) trinta e oito e masculino (M) quarenta e dois). Na prova, verificamos as medidas, vestibilidade, viabilidade e caimento dos jeans. Após verificar todos os aspectos técnicos e passar esse retorno para os fornecedores, liberamos a gradação de todos os tamanhos para a produção e assim garantimos a qualidade do produto”.  A coleção conta com shorts, saias, jaquetas, camisas, e diversos modelos de calças, como a mom jeans e a wide leg. As peças estão disponíveis no site da marca e nas lojas físicas.

da redação com informações: do artigo da Renata Domingue pela assessoria de imprensa do Instituto Presbiteriano Mackenzie; da ARAMIS pela MktMix Assessoria e Comunicação fotos de Torin Zanettte / Alex Ferreirada; CRIS BARROS AW21 pela MktMix Assessoria de Comunicação fotos de Josefina Bietti com Styling: Renata Corrêa, Beauty: Guilherme Casagrande, Set design: João Arpi; HANDARA pela Capuchino Press; LACOSTE pela MktMix Assessoria de Comunicação com fotos de Harper Smith; LANÇA PERFUME  pela Index - Estratégias de Comunicação; MOB pela Melina Tavares Comunicação; MODA CONCEPT pela FB Assessoria e Comunicação; YOUCOM pela Index Conectada. As imagens sem crédito fotos/divulgação

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