INSPIRAMAIS 2022

worldfashion • 04/02/21, 15:15

O evento mobilizará o mercado da moda, digitalmente até dia 26 de fevereiro , você encontra os lançamentos de materiais, inovações e reuniões com geração de negócios, palestras, lives e com marketplace de soluções e estantes virtuais com interação entre visitantes, expositores e compradores.

gerson-luis-berwanger-assintecal-640x427Na avaliação do presidente Gerson Luis Berwanger, da Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, o Inspiramais Digital proporcionou um ambiente importante para apresentação de inspirações para a temporada 2022_I, lançamento de produtos e a ampliação do networking. “Os caminhos são esses. O Inspiramais é uma feira de futuro. Conseguimos fortalecer o relacionamento virtual num primeiro momento, expor produtos, fazer contatos e, como a plataforma segue disponível, .teremos o ambiente propício para a realização de negócios”, opina Gerson.

fernando-bello-cicb-640x427“O couro encontrou no comércio online uma plataforma de grande aceitação por parte dos públicos compradores. Assim, o Inspiramais Digital, e sua construção como marketplace, resultou em negócios, incentivo e informações valiosas para os curtumes participantes”, destacou José Fernando Bello, presidente executivo do CICB - Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil.

Já o presidente Fernando Pimentel da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, fernando-pimentel-abit-640x361destaca que ainda há muitos contatos que serão feitos, por meio da plataforma do evento, como as rodadas internacionais. “O Inspiramais tem sido uma ótima vitrine para as empresas de insumos para moda, calçados e mobiliário”, observa.

Para a diretora executiva Cândida Cervieri da Abimóvel - Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, o Inspiramais é o reflexo da conjugação de esforços, de potencializar a candida-cervieri-diretora-executiva-da-abimovel_01-640x480integração produtiva e, principalmente, de objetivos comuns que consolidam a parceria entre Assintecal, CICB, Abit e Abimóvel, que promovem o evento.  “Nossas indústrias se encontram através da moda. Ela nos une e é ela que faz o mundo girar, pois sempre nos espelhamos em alguém, seja no vestir, no calçar, no mobiliar nossas casas, escritórios e outras áreas do bem viver, nas tendências mundiais de comportamento e consumo.  Esse ‘sentimento de pertencimento’ faz da moda um negócio poderoso, rentável e universal”, afirma.

TENDÊNCIAS

inspiramais2_reproducaoO que é o futuro do produto de moda? Qual é a chave da transformação para esse mercado? Esses questionamentos guiaram o desenvolvimento da pesquisa de inspirações que conduziu ao tema da temporada 2022_II. Mantendo a tradição de antecipar o tema que norteará a próxima edição do evento, Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design, apresentou em detalhes o Futureproof.

inspiramais4_reproducaoPara Walter, a prova do futuro é ter relevância. Quantum e Hipervisual são as narrativas da próxima temporada. Quantum propõe um olhar poético sobre os acabamentos, inspirados na beleza, cor, brilho e energia dos cristais e gemas preciosas ou interpretando a coexistência simultânea de acabamentos antagônicos como brilho e fosco. Já Hipervisual conecta com o maximalismo, com a inspiração gráfica, e a ancestralidade. “Expressa a oportunidade de inovar e perpetuar saberes, se tornando relevante para o futuro”, analisa Walter. Na cartela de cores, estão o azul, o lilás e o amarelo. “Queremos iluminar o mundo. Entendemos que o futuro precisa ser iluminado.”

inspiramais5_reproducao1Walter Rodrigues falou sobre a metodologia da pirâmide de produtos e a sua importância no processo criativo. “Ela organiza as etapas de trabalho dentro da construção de uma coleção. É importante perceber que, quando organizamos a coleção, conseguimos ter um olhar mais assertivo para os produtos a serem desenvolvidos, numa forma mais global de pensá-lo dentro da empresa”, explica. O topo corresponde a 10% da pirâmide (representada atualmente pelo tema Antídoto). Observa o DNA da empresa e analisa as especialidades e o seu reconhecimento no mercado. “O desenvolvimento de produtos nos 10% conta com a ideia de contexto mundial e de observar novas tecnologias para o storytelling da coleção em busca de um produto para um consumidor autoral”, esclarece.

inspiramais3_reproducao1A segunda etapa corresponde a 30% da pirâmide, onde hoje está o tema Free Spirit (dividido em Modern Classicism e New Romantic). Analisa o ranking de produtos, tendências, passarelas, vitrines e viagens. “Existe variação de produto, mas com um olhar para o consumidor multiplicador. As ideias que eram difíceis nos 10% foram transformadas em projetos mais possíveis e começam a acontecer nessa fase”, conta Walter.

Na base da pirâmide (60%) está o tema Sincronia. “Nesse ponto, falamos de ranking, tendências remanescentes, hits da estação, uso de estoques, e, principalmente, de observar moldes consagrados em novas matérias. As coleções de clássicos, commodities e básicos têm seu lugar aqui, observando um consumidor de massa”, finaliza.

foto-01-walter-rodrigues-640x427A pirâmide de Maslow, é um conceito muito interessante que explica as necessidades humanas, foi criado na década de 50 pelo norte americano Abraham H. Maslow (1908-1970), psicólogo e referência na Psicologia Humanista, ele considerou que a perspectiva de satisfação das necessidades é o que gera a força motivadora nos indivíduos. As mais básicas (base da pirâmide) é considerada como necessidade para a sobrevivência, seguindo em direção ao topo, deparamos com mais complexidades que são necessárias para alcançar a satisfação pessoal e/ou profissional. Esta ferramenta é frequentemente aplicada no marketing para ajudar a entender as motivações e desejos aplicáveis em vários segmentos.

Na coletiva com a imprensa, colocamos a questão de como entendemos a pirâmide nas necessidades de produção e concordamos que a  BASE: são as matérias prima (fibras/fios) (60%), o MEIO: Máquinário e Equipamentos (30%) e o TOPO: Inovação (10%), mas Walter Rodrigues ressalta que dentro da base (matérias prima) existem as subdivisões por tipos de origens como os naturais, animais, artificiais, sintéticos e os sustentáveis.

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PROGRAME - SE

A plataforma permanece ativa durante o mês de fevereiro, e todas as quartas-feiras haverá palestras inspiradoras. As rodadas de negócio nacionais foram divididas de acordo com os materiais. De 1º a 5 de fevereiro, são as rodadas de Sustentabilidade e Materiais de Segurança. De 22 a 26 de fevereiro, ocorrerão as de negócios de Materiais de Moda para Calçado e Confecção, e de 2 a 6 de março,  estão programadas as de Materiais para Móveis. Já as rodadas internacionais vão acontecer de 8 a 12 de fevereiro. Para conferir a programação completa, clique em www.inspiramais.com.br

da redação com informações da assessoria  Critério   imagens: fotos/divulgação

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