SANTISTA TÊXTIL
worldfashion • 14/12/20, 18:37No último dia 04 de dezembro 2020, foi concluido a aquisição da Santista Têxtil pelo GBPK Holdings, grupo de 21 investidores brasileiros, a empresa pertencia ao grupo mexicano Siete Leguas.
São 21 investidores na GBPK holding, em sua maioria atuando em outros segmentos e a sigla se refere às iniciais de alguns sócios,que foram escolhidas de maneira aleatória. um deles é o Sr. Gilberto Stocche, CEO da Santista Têxtil há quatro anos, que permanece como presidente da empresa. De acordo com Stocche, a decisão do grupo pela compra foi norteada por acreditarem na recuperação da indústria nacional e, também, no potencial de crescimento da empresa.
“A Santista Têxtil tem uma marca consolidada, perfil inovador e é uma das responsáveis pelo crescimento do setor têxtil no Brasil. Com a aquisição, temos como objetivo desalavancar a companhia, trabalhar na sua modernização e no aumento da produtividade”, afirma.
Em 2019, um ano de transição para a companhia por ser subsequente à compra pelo grupo Siete Leguas, o faturamento da Santista Têxtil foi de 663 milhões de reais. Os dois primeiros meses de 2020 foram positivos para o grupo Santista, sendo que os resultados foram maiores em comparação com o mesmo período de pelo menos 5 anos anteriores e cerca de 20% acima do objetivo para 2020. Mas, como todo o mercado, a empresa sofreu o impacto da pandemia, principalmente entre março e junho.
No entanto, com o apoio dos colaboradores e da Consultoria Falconi, foi possível otimizar a gestão por meio de diferentes medidas, como administração do caixa, renegociação de dívidas, venda de maquinário antigo e melhora da performance. Com isso, atualmente a companhia passa por um momento de forte retomada, refletindo em um segundo semestre de melhor resultado, com destaque para a Argentina.
A Santista Têxtil acumula 91 anos de história e atua, tanto no Brasil como na Argentina, em duas Unidades de Negócio: Jeanswear, dedicada à produção de tecidos para a confecção de jeans, e Workwear, voltada para a produção de tecidos para roupas profissionais.
As expectativas pós aquisição, além de dar sequência ao plano de modernização e produtividade da Santista Têxtil, a GBPK Holdings vislumbra aumentar ainda mais o volume de exportação. “O acordo comercial de livre comércio firmado entre Mercosul e União Europeia, que eliminará as tarifas de importação para mais de 90% dos produtos comercializados entre os dois blocos, possibilitará diversas oportunidades nesse sentido”, aponta Stocche.
Ele ainda reforça que a GBPK Holdings manterá ativo o perfil inovador da empresa. A Santista Têxtil foi a primeira companhia a produzir e comercializar um tecido que inativa o coronavírus, por exemplo. Lançado há três meses, o produto foi testado e comprovado pela USP. “A inovação está no nosso DNA, é a nossa marca, sempre valorizaremos essas ações”, afirma. E, por fim, Stocche também ressalta a importância de continuar investindo em sustentabilidade. “A Santista Têxtil atua de forma sustentável desde 1980, quando o tema ainda não era tão discutido. Temos uma série de práticas nesse sentido, como a reciclagem de resíduos e a nossa atuação com Biomassa. E continuaremos investindo nesse setor”, ressalta.
da redação com informações da Mosaike imagens: foto/divulgação
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