SANTISTA TÊXTIL

worldfashion • 14/12/20, 18:37

logo1No último dia 04 de dezembro 2020, foi concluido a aquisição da Santista Têxtil pelo GBPK Holdings, grupo de 21 investidores brasileiros, a empresa pertencia ao grupo mexicano Siete Leguas.

São 21 investidores na GBPK holding, em sua maioria atuando em outros segmentos e a sigla se refere às iniciais de alguns sócios,que foram escolhidas de maneira aleatória. um deles é o Sr. Gilberto Stocche, CEO da Santista Têxtil há quatro anos, que permanece como presidente da empresa. De acordo com Stocche, a decisão do grupo pela compra foi norteada por acreditarem na recuperação da indústria nacional e, também, no potencial de crescimento da empresa.

gilbertostocche3-427x640“A Santista Têxtil tem uma marca consolidada, perfil inovador e é uma das responsáveis pelo crescimento do setor têxtil no Brasil. Com a aquisição, temos como objetivo desalavancar a companhia, trabalhar na sua modernização e no aumento da produtividade”, afirma.

Em 2019, um ano de transição para a companhia por ser subsequente à compra pelo grupo Siete Leguas, o faturamento da Santista Têxtil foi de 663 milhões de reais. Os dois primeiros meses de 2020 foram positivos para o grupo Santista, sendo que os resultados foram maiores em comparação com o mesmo período de pelo menos 5 anos anteriores e cerca de 20% acima do objetivo para 2020. Mas, como todo o mercado, a empresa sofreu o impacto da pandemia, principalmente entre março e junho.

No entanto, com o apoio dos colaboradores e da Consultoria Falconi, foi possível otimizar a gestão por meio de diferentes medidas, como administração do caixa, renegociação de dívidas, venda de maquinário antigo e melhora da performance. Com isso, atualmente a companhia passa por um momento de forte retomada, refletindo em um segundo semestre de melhor resultado, com destaque para a Argentina.

A Santista Têxtil acumula 91 anos de história e atua, tanto no Brasil como na Argentina, em duas Unidades de Negócio: Jeanswear, dedicada à produção de tecidos para a confecção de jeans, e Workwear, voltada para a produção de tecidos para roupas profissionais.

As expectativas pós aquisição, além de dar sequência ao plano de modernização e produtividade da Santista Têxtil, a GBPK Holdings vislumbra aumentar ainda mais o volume de exportação. “O acordo comercial de livre comércio firmado entre Mercosul e União Europeia, que eliminará as tarifas de importação para mais de 90% dos produtos comercializados entre os dois blocos, possibilitará diversas oportunidades nesse sentido”, aponta Stocche.

Ele ainda reforça que a GBPK Holdings manterá ativo o perfil inovador da empresa. A Santista Têxtil foi a primeira companhia a produzir e comercializar um tecido que inativa o coronavírus, por exemplo. Lançado há três meses, o produto foi testado e comprovado pela USP. “A inovação está no nosso DNA, é a nossa marca, sempre valorizaremos essas ações”, afirma. E, por fim, Stocche também ressalta a importância de continuar investindo em sustentabilidade. “A Santista Têxtil atua de forma sustentável desde 1980, quando o tema ainda não era tão discutido. Temos uma série de práticas nesse sentido, como a reciclagem de resíduos e a nossa atuação com Biomassa. E continuaremos investindo nesse setor”, ressalta.

da redação com informações da Mosaike imagens: foto/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.