+ sobre o INSPIRAMAIS DIGITAL

worldfashion • 31/08/20, 14:58

10321636_720805531342615_3638823936454178200_oO sucesso do Inspiramais Digital que ocorreu na semana passada, reunindo as pessoas e empresas que fazem a moda no Brasil, com uma agenda repleta de negócios, informações, apresentação de produtos com soluções em design, sustentabilidade, inovação tecnologia, é resultado de 10 anos de eventos presenciais, construído com muito trabalho e cooperação de todos os envolvidos, somado a intensa divulgação das mídias e apurada curadoria e coordenação de Walter Rodrigues, com o apoio incondicional dos patrocinadores, hoje o salão é referência para todo o elo da cadeia de moda e consumo nacional e da América Latina.

O projeto tem a missão de manter-se como responsável por impulsionar o processo criativo de toda a indústria de confecção, têxtil, calçadista, moveleiro, automotivo, acessórios e bijuterias – nacional e na América Latina – unificando linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva.Tanta informação faz o INSPIRAMAIS ser grande fonte de referências para designers de moda de muitos países, recebendo a participação de profissionais e empresas do México, Peru, Equador, Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Bolívia, Itália, França, Inglaterra e países da Ásia e continente Africano.

Negócios

Em três dias o Inspiramais recebeu mais de 40 mil visitas nos 150 estandes virtuais, o que gerou 3 mil agendamentos de negócios com as empresas. Entre projetos, palestras e lançamento de produtos, ao todo foram 166 mil páginas visitadas.

ilse_salto-15-427x6401“Foi um marco para toda a indústria e está sendo uma experiencia incrível! Entrar virtualmente em um Salão de Design e Inovação e participar de um tour, conhecer as referências mundiais, centenas de lançamentos em inovação, sustentabilidade e design, projetos inovadores, agendar rodadas de negócios nacionais e internacionais, assistir palestras, contato com diversas empresas. Não há fronteiras, nem distâncias. O mundo todo passou por aqui”, comemorou Ilse Guimaraes, superintendente da Assintecal.

O Inspiramais realizou o Projeto Comprador com 300 rodadas de negócios entre as empresas brasileiras de insumos e a indústrias nacionais e internacionais dos segmentos de moda e consumo, entre países como Argentina, Colômbia, Peru, Equador, México, Índia, Estados Unidos, Bolívia.

fernando-640x5271“O setor de couros do Brasil está vivendo de forma intensa o Inspiramais Digital, com a certeza de que a convergência do meio físico com o online traz resultados positivos para todos os públicos, desde a indústria até o consumidor final. Tivemos três dias de uma troca muito rica de informações e relacionamento no Inspiramais Digital, com muita inovação, agilidade e sustentabilidade”, declarou José Fernando Bello, presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) . Que tem o Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather conduzido pelo CICB em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com várias estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países.

fernando_pimentel-460x300Para Fernando Pimentel, presidente da Abit (Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção), “o formato on-line tem suas vantagens, pois, amplia o público, reduz custos e facilita uma integração de participantes nacionais e internacionais. Claro que não substitui os encontros pessoais, mas em uma fase que você tem dificuldade de realizar eventos com muitas pessoas, certamente é o melhor caminho para que nós mantenhamos os negócios em funcionamento”, afirmou. Pimentel também destacou ter certeza de que o evento será importante para o momento que vivemos. “Pode, sem dúvida nenhuma, ensejar negócios que ajudarão as empresas a se preservarem e, com isso, manterem emprego e renda para a sociedade brasileira, dado que a indústria têxtil e de confecção é o segundo maior empregador da indústria de transformação, com 1,5 milhão de postos formais de trabalho atuando nessa atividade econômica”.

11978-maristela-cusin-longhi-770x499Segundo Maristela Cusin Longhi, Presidente da Abimóvel. “o Inspiramais é efetivamente onde a moda e as cadeias se integram. O trabalho realizado pela área de inteligência e comercial, o rico material resultante da pesquisa e dos estudos, dos aspectos socioeconômicos, culturais, globais e de comportamento do consumidor no mundo são uma importante fonte de consulta também para o setor moveleiro. O nosso objetivo é a integração e a agregação de valor entre as cadeias e os seus elos, possibilitando uma maior conexão entre as indústrias de móveis e a moda, através da utilização de materiais diversos, design e inovação. Como demonstração concreta, em cada edição do Salão - principalmente nos últimos dois anos -, foram apresentados mais de 1.000 tipos de materiais, cuja convergência com a indústria moveleira é evidente, como as matérias-primas da indústria têxtil e de couro. Portanto, pesquisas, insumos, ações apresentadas e a aliança entre setores trazem novas perspectivas e um novo olhar para a indústria”.

Espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design, coordenado por Walter Rodrigues, um dos nomes mais reconhecidos da moda brasileira, o evento apresentou uma série de projetos e soluções em produtos sustentáveis, design inovadores e soluções de inovação e tecnologia.

_ero5275hr-427x6401“Esta edição não é só uma plataforma, é uma mudança de comportamento de encararmos o futuro tecnológico. O futuro da indústria é híbrido e está redesenhando toda a indústria. A Moda já vinha flertando com este caminho virtual a bastante tempo. A pandemia só acelerou o processo. O modelo digital fascina. Se no modelo físico falamos com sete mil profissionais, agora tivemos a chance de ampliar isso para 10 mil visitantes.” conclui Walter Rodrigues.

PROJETOS

O Conexão Inspiramais busca uma produção baseada em referências e inspirações únicas, pautada na brasilidade e espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design. Sob o tema Free-Spirit foi apresentada a proposta de referências e a metodologia baseada na pirâmide de consumo proposta para a indústria da moda: cartelas de cores, produtos inovadores e soluções em design para as categorias Luxo, Sustentabilidade, Casual, Performance, Artesanal e Tecnológico. O trabalho com mais de 200 produtos a disposição do mercado, foi resultado de um trabalho extenso junto com as indústrias brasileiras dos mais diversos polos do país - universalizando o produto nacional e ampliando a assertividade de vendas.

O Preview do Couro apresentou amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo assim as referências para as próximas coleções, o qual vai utilizar as referências para as produções de looks e produtos para os segmentos calçadistas, confecção, acessórios, moveleiro, automotivo e de bijuterias. O projeto se propões a encorajar o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem dos curtumes no exterior, elevando assim a possibilidade de vendas e valorizando toda a cadeia.

O Projeto +Estampa na 14ª edição, apresentou os trabalhos de estúdios de design de superfície que comercializam ilustrações, designs, padrões e estampas, oferecendo ao mercado novos materiais, texturas e sensações que provocarão novas percepções do público.

Com espaço exclusivo apresentou três estampas por estúdio conectados à pesquisa do PREVIEW 2022_I. As estampas foram formatadas com imagens em movimento trazendo uma nova opção de exposição.

O Projeto Comprador - Rodadas de negócios internacionais, é uma ação realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, que recebeu buyers internacionais, foram mais 50 empresas inscritas de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Índia, México, Peru e Uruguai, que participaram de rodadas de negócios junto as indústrias e marcas brasileiras.

O Projeto Imagem, também realizado pelo projeto By Brasil, contou com a participação de jornalistas nacionais e internacionais, que acompanharam o evento de maneira virtual, com a imagem das indústrias brasileiras – impulsionando e fortalecendo a imagem da moda nacional e de seus produtos e atributos no exterior.

As paletras com temas variados, com a participação de especialistas nacionais e internacionais nas áreas de moda, inovação, sustentabilidade, varejo e negócios  com tradução simultânea em inglês e espanhol, as palestras garantiram a oportunidade de ampliar conhecimento e mais parâmetros para o mercado atual.

O evento que durou oficialmente três dias na plataforma digital,  ficará disponível on line pelas próximas quatro semanas (até final de setembro 2020), permitindo a consulta e a visualização de quase 150 expositores e seus produtos, as palestras e debates do Inspiramais Digital. https://inspiramaisdigital.com.br

A realização do INSPIRAMAIS Salão de Design de materiais para moda, conta com a realização e promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati, ABDI e FINEP-RJ. Conta com o patrocínio de Cipatex, Altero, Bertex, York, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco, Grupo Cofrag, JBS Couros, Colorgraf, Camaleoa, Suntex, Twiltex, Macias, Soares, Basf, Rhodia, Sprint Têxtil e Sculp Leather by Krumenauer.

da redação    fonte: C Comunica  e Press Brazilianleather   imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.

deixe seu comentário