INSPIRAMAIS 2020

worldfashion • 26/08/20, 15:50

13O Salão INSPIRAMAIS é realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Tex Brasil, By Brasil Components and Chemicals e projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o CICB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros. Com várias estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas.

Os curtumes participantes do Inspiramais Digital são

Sculp by Krumenauer – Patrocinador

JBS Couros – Patrocinador

Arte da Pele

Arte Final Couros

Casa Romeu

Couroquímica

Fuga Couros

Gobba Leather

Nova Kaeru

OCM Best Brasil

Tre Anytry

Treat Couros

marnei-carmilatti1Com a antecipação de tendências e caminhos para a moda nas próximas estações é o objetivo da mostra Preview do Couro. E nesta edição da mostra, o tema é  Antídoto. Segundo o designer e consultor que coordena o projeto, Marnei Carminatti, trata-se de uma reflexão sobre o presente, sobre neutralizar e converter um momento de dificuldade em inspiração para a cartela de cores e desenvolvimento de novos produtos. “Analisamos nossos hábitos através de excessos e desperdícios e descobrimos que podemos fazer mais coisas do que imaginávamos, reprogramando nossa capacidade artesanal um tanto esquecida, dando a isso um imenso valor”, destaca Marnei, sobre a orientação conceitual da coleção.

Fonte: Brazilian Leather

JBS COUROS

seoulUma das patrocinadoras do evento e líder mundial no processamento de couros, criou a unidade de negócios de couros em 2009 como uma importante parte de sua estratégia para agregar valor à cadeia produtiva. A JBS Couros é a maior indústria de processamento de couros do mundo, com 21 unidades produtivas, três unidades de corte, cinco centros de distribuição, três showrooms e quatro escritórios comerciais, em quatro continentes. Atualmente, a empresa conta com cerca de 7 mil colaboradores em todo o mundo e produz couros nos estágios wet blue, semiacabado e acabado para os setores automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos. O couro Kind Leather que oferece para a indústria e à sociedade uma série de benefícios ambientais, sociais e econômicos relevantes por meio do uso inteligente da matéria-prima e de recursos, rastreabilidade, origem sustentável e ecoeficiência. Um processo produtivo mais eficiente e inovador. A filosofia nos produtos Kind Leather, consiste na crença que, para que um material adameloseja verdadeiramente sustentável, ele deve contemplar seu uso em toda a cadeia produtiva. Assim, a JBS Couros trouxe para a indústria a solução mais benigna para o planeta: remover logo no início do processo as partes do couro que seriam pouco aproveitadas, uma vez que este material ainda pode ser direcionado para outras indústrias - como farmacêutica e de alimentos, transformando resíduos em matéria-prima e contribuindo de forma significativa para a sustentabilidade de toda a cadeia de valor.

Hoje  26/08 quarta feira, às 15h15, sob o tema “Moldando o futuro do couro através da sustentabilidade”, a unidade de negócios da JBS apresenta ao público todos os detalhes do couro sustentável Kind Leather, que tem quebrado paradigmas e transformado o couro no material ideal do futuro.

Os visitantes podem acessar o estande virtual da JBS Couros para conhecer as tendências do setor para a moda 2021. Foram selecionadas peças da Conceria Priante, referência internacional na indústria do couro e considerada um dos principais players nos segmentos de moda, couro e mobília, e também da Coleção Cambré de couros semi-acabados, voltada para o fabricante de calçados, destacando-se pela maior versatilidade de aplicação para os produtos finais, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Fonte: JBS – Diretoria de Comunicação Corporativa   imagens:fotos/divulgação

fio-natural-de-juta_-foto_-castanhal-427x640Outros expositores

CASTANHAL

A Companhia Têxtil de Castanhal, com atuação sustentável desde 1966, é a maior fabricante de produtos de juta das Américas, e oferece ao mercado matéria-prima de qualidade e versátil, com adubação natural feita pelo húmus deixado pelas cheias dos rios amazônicos. O processo de amaciamento da fibra de juta não utiliza produtos químicos e seu amaciamento é realizado com óleos vegetais procedentes da palma. Quando descartada, não deixa resíduos no meio ambiente. Economia Circular e Social em todo o processo! Tudo isso confere à Castanhal as certificações mundiais, sendo: Fairtrade (comércio sustentável, justo e solidário), BCS Öko Garantie para o plantio dentro dos preceitos orgânicos e selo Livre de Pesticidas.

Com mais de 50 anos de atividades e maior produtora de fios e telas de fibra de juta do País, a Companhia Têxtil de Castanhal está sediada na cidade de Castanhal (PA). Apoia milhares de famílias ribeirinhas que vivem exclusivamente da juta, nas margens dos rios Solimões e Amazonas. Com seu plantio totalmente integrado ao Bioma Amazônico – a juta é cultivada na várzea dos rios e sua fibra é 100% sustentável no plantio, no processamento e no descarte -, contribui para a manutenção da Floresta Amazônica enquanto gera renda para milhares de pessoas, evitando o extrativismo e o êxodo para os centros urbanos

v7-tingimento-natural-luciano-pinheiro1“A participação da Castanhal no Inspiramais é sempre muito importante, pois a cada edição no Salão reforçamos o nosso posicionamento em apresentar insumos de moda de menor impacto e com alto valor social e cultural, através do nosso apoio às famílias ribeirinhas que cultivam a juta às margens do rios Amazonas e Solimões”, pontua Maurício Vasques, gerente comercial e marketing da Castanhal.

Outra ação da Castanhal no evento será a parceria com o design Luciano Pinheiro que desenvolve produtos com pigmentos, tramas e insumos naturais de alto requinte artesanal voltados a acessórios de moda, vestuário e decoração. Através do Inspiramais, o design participa do projeto Conexão Criativa e Comercial, e desenvolve ações específicas com grandes marcas. “A escolha dos têxteis da Castanhal, em minha visão, é justamente por ser uma fibra natural, certificada palmilhas-em-juta-castanhal-elaboradas-por-luciano-pinheiro-tingidas-com-hibisco-acafrao-cebola-aroeira-e-barbatimao-foto-luciano-pinheiro-640x480internacionalmente, que causa menor impacto na natureza, gera economia circular, possui preocupação com o manejo e, principalmente, valoriza as pessoas. Acredito que a juta possui altíssimo valor agregado”, afirma Luciano.

O tingimento natural da juta, feito por Luciano, consiste em cebola, barbatimão, aroeira, hibisco, cascas e folhas. Nesta edição, Luciano desenvolveu tingimentos naturais em tranças e têxteis da Castanhal, além de criar uma linha de palmilhas sustentáveis com cores diversas. As empresas poderão escolher a cor, a padronagem do têxtil e a forma da palmilha, que será entregue pronta ao cliente.

Dentro da plataforma, INSPIRAMAIS Digital, os visitantes poderão conferir os produtos da Castanhal e conversar com os representantes comerciais da empresa.

Fonte: Persona Assessoria de Imprensa    imagens: foto/divulgação   foto da palmilha do Luciano Pinheiro

CIPATEX

linha-infantil-640x427Há 56 anos o Grupo Cipatex® oferece ao mercado soluções confiáveis e inovadoras em revestimentos sintéticos, buscando sempre uma posição de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. Criada em 1964, a companhia se diversificou constantemente e hoje conta com uma linha de produtos que atende aos setores de calçados, piscinas, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, construção, móveis, vestuário, automóveis, esporte e lazer, brindes, material escolar e comunicação visual. Por essa dedicação tornou-se líder na fabricação de revestimentos sintéticos. Ao todo, a Cipatex® conta com cerca de 1.200 colaboradores distribuídos em cinco plantas industriais.

A Cipatex® apresenta novidades em laminados para calçados e acessórios que carregam tecnologia e conceito sustentável, em uma coleção alinhada com a nova dinâmica mundial. A empresa, que também é patrocinadora do evento, aposta em materiais que conciliam visual, conforto e durabilidade, seguindo a forte tendência de moda atemporal, que os visitantes do INSPIRAMAIS Digital podem conferir a coleção que vai além dos atributos técnicos. Na linha feminina, prevalecem as gravações, texturas e estampas mais clássicas, com materiais lisos, napa, verniz e nobucados, além de animal print e metalizados. A cartela de cores permanente continua, com a inclusão de cores invernais como o vinho, além de algumas tonalidades mais voltadas ao verão. “Uma das  propostas da coleção é apresentar materiais e cores atemporais, que perduram por mais tempo e que atendam os clientes independente da estação”, comenta a estilista e consultora de moda, Tatiana Ritzel, responsável pela nova coleção da Cipatex®.

masculino_cordovan-640x427Mesmo com toda tecnologia empregada nos artigos, a estilista destaca que os lançamentos foram desenvolvidos com menos processos industriais, utilizando o menor número possível de etapas de produção, visando ainda mais a sustentabilidade. “Com isso, reafirmamos o propósito da coleção norteada pelo classicismo, atemporalidade e apelo sustentável”, complementa.

Para calçados infantis, a Cipatex® apresenta sete linhas, com diversas opções de texturas e materiais multicoloridos. Os laminados passeiam entre estampas de poá e onça-pintada, aspecto de tecido, tramas e efeito perolizado. Entre as tonalidades estão o cosmic (azul marinho), sirene (vermelho), atlantis (verde) e groselha (rosa).  Os laminados Play e Fun ganharam, ainda, várias cores em tons apastelados, como merengue (amarelo bebê) e splash (verde bebê).

Na linha masculina, os lançamentos em PVC são os artigos Cordovan, um laminado com acabamento suave desenvolvido em 12 cores, Bergamo, com aspecto fosco e toque nobucado, e Bulgari, com visual rústico e brilho natural.

masculino_bulgary1-640x427Segundo Silvio Martins, gerente de marketing da Cipatex®, a empresa está preparada para o “novo normal”, com um olhar direcionado ao ambiente cada vez mais digital e com lançamento de produtos com maior valor agregado e voltados à mudança de comportamento e consumo de moda. A nova coleção Revolution foi pensada no consumidor mais consciente, onde as necessidades e a busca por itens de qualidade viraram prioridade na hora da compra. “Devido à tecnologia Vinyl Tech, as novidades em laminados possibilitam uma vida mais longa ao produto final, assim como conforto térmico, toque macio, performance e otimização do processo fabril”, destaca.

“Estamos confiantes com a nova coleção e otimistas com a participação da Cipatex® no novo formato do Inspiramais. Será uma experiência nova, extremamente interessante e importante para seguirmos inovando para atender a nova realidade da moda, que sempre tem a capacidade de se reinventar diante dos mais diversos cenários”, finaliza Martins.

Fonte: Alfapress Comunicações

COLORGRAF

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Expositora assídua, a Colorgraf traz o conceito Orgânico para a linha têxtil com Colorflex Print, e Gáspea para Slide para a linha de calçados. A escolha para o desenvolvimento das estampas recaiu sobre a tendência Tie Dye. Uana Gaspar, gerente comercial da Colorgraf explica que essas propostas traduzem muito do potencial know-how da empresa e estão dirigidas para a maior fatia do mercado e da pirâmide de desenvolvimento de produtos (60%).

Para atender 30% da pirâmide, com ouro e prata o conceito Opulência vem representado por diversas criações. Transfer para Chinelo trazendo estampa de correntes douradas com a presença da cor Very Berry e Sublimação para Tênis com estampa de correntes prata realçadas pela cor Lápis Blue. “Nesse mote estão incluídas a Etiqueta em PVC Plastificado para linha têxtil imitando corrente, na cor Very Berry e a Etiqueta 3D Dourada para linha de calçados, também imitando corrente”, destaca a gerente da Colorgraf.

transfer-para-chinelouana-gasparPara completar a pirâmide, a fatia de 10% relativa ao desenvolvimento autoral da Colorgraf segue a tendência conceitual Botânica. Uana Gaspar aponta os produtos que representam essa proposta: Movicolor para a linha têxtil, com dois modelos diferentes: Capa de Salto 3D para linha calçados e Tag em Papel Semente para linha têxtil e calçados. “Com detalhes em dourado a Capa de Salto é feita a partir de processo diferenciado e traz estampa alinhadíssima com o conceito”, reforça a gerente.

“O presente nos mostra que o futuro da indústria é híbrido - físico e virtual. Mais que uma plataforma, esta edição do INSPIRAMAIS reflete uma mudança de comportamento do mercado em relação às questões tecnológicas”, salienta a gerente comercial da Colorgraf, Uana Gaspar que lembra aos visitantes da possibilidade de agendamento de visitas, em caso de preferência.

Fonte: Vórtice Comunicação   imagens: fotos/divulgação

THE FLOWERPUNCHERS

img-20200819-wa0055Empresa colaborativa que produz estampas, acessórios e adornos inspirados na natureza e nos fios invisíveis que unem todas as pessoas. Isso inclui realidade aumentada e realidade imersiva, entre outras possibilidades. Designers de superfície, apaixonadas por plantas e pelos encantos da natureza, Carol Garcia e Gabriela De Laurentis uniram-se em março de 2020 para realizar uma obra floral têxtil em conjunto para uma exposição. Nasce a semente das Flowerpunchers, a partir desse marco inicial, as marteladas e o encantamento pelas plantas se intensificaram. Em maio 2020, o jardim floresceu com a integração de Solimar Isaac, arquiteta paramétrica e digital flowerpuncher, que completou o trio.

Em um mundo que valoriza a velocidade e o fast fashion img-20200819-wa0066respeitar a sabedoria ancestral que diz: “quem planta tâmara não colhe tâmara” ou o famoso: “tempo de semear e tempo de colher” parece não fazer sentido para o mundo dos negócios, no entanto, 2020 veio rompendo paradigmas e levando para outras visões de vida e consumo.

E a The Flowerpunchers representa com perfeição um novo olhar e um novo fazer que vai além do handmade sustentável por utilizar matérias-primas amigas do meio ambiente.

As peças respeitam o tempo da natureza e as flores, ervas e plantas utilizadas são colhidas de maneira delicada, quase como uma poda pedindo permissão à natureza. As estamparias são feitas com flores, ervas e plantas inclusive com algumas recém-caídas img-20200819-wa0070naturalmente no jardim de uma das co-fundadoras. Entre as pedras brasileiras utilizadas no processo manual destaque para Ametista, Quartzo Rosa e Quartzo Verde. Além disso, os resíduos são trabalhados em outros produtos como velas e incensos. As pedras usadas no processo de estamparia também são transformadas em peças únicas, cheias de energia. É o cruzamento entre saberes ancestrais e tecnologias emergentes em diversas plataformas phygital- físicas e digitais.

Nesta edição do Inspiramais digital, as colaborações incluem a série Dancing Flowers, junto ao duo de designers 3D img-20200819-wa0077Letícia Acciarito e Henrique Assis, do Studio Acci, estampas com a Rosa Negra de Halfeti uma flor lendária e a impressão de suas pétalas é inspirada no romance A Tulipa Negra, de Alexandre Dumas. Seu ritmo traz a poesia matemática do musicista Gui Mendes, cujo dedilhado ao violão lembra o cancioneiro medieval com a personalidade autoral desse jovem músico brasileiro. o wallpaper Flower Punchers, assinado pela ilustradora botânica Submarina, as canções Brisa de Fim de Noite e Margarida dos músicos Neto Francatto e Gui Mendes, um universo imersivo criado em arquitetura paramétrica por SIA e ativações especialmente produzidas por ClapClap Celebrations.

img-20200819-wa00621Materiais: Algodão/ Linho/ Lã feltrada com pelos de cães domésticos das raças Lhasa Apso, Terrier Tibetano e Bearded Collie/ Tintura natural extraída por meio de marteladas de plantas silvestres, ervas e flores que crescem livremente no Quintal da Boa Ventura, em São Paulo/ Pedras brasileiras (ametista, quartzo rosa e quartzo verde).

Técnicas: Flowerpounding/ Tingimento natural/ Kintsugi/ Feltragem artesanal/ Macramê/ Realidade aumentada/ Realidade imersiva/ Design 3D/ Parametria/ Ilustração botânica/ Lettering/ Composição musical

Colaborações: SIA – Arquitetura Paramétrica/ Studio Acci - 3D Design/ ClapClap Celebrations – Ativações digitais/ (Sub)marina – logo e Ilustração botânica/ Lucius Vilar – ilustração digital/ Gui Mendes – composição musical/ Neto Francatto – composição musical

Os visitantes da edição digital do Inspiramais poderão conhecer em primeira mão um pouco do rico universo The Flowerpunchers.

Fonte: Suzana Comunica   imagens: fotos/divulgação

Serviço
INSPIRAMAIS – Salão de Design e Inovações de Materiais para Moda - 2021_II
De 25 a 27 de agosto
Tema central: Free Spirit
Atualizações e credenciamento: www.inspiramaisdigital.com.br

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