Cuidados ao trabalhar de casa

worldfashion • 01/04/20, 10:57

wireless communication networkCom as medidas de reduzir a circulação de pessoas, para frear a propagação do novo coronavírus, muitas empresas aderiram ao “home office”, evitando assim a aglomeração dentro de escritórios, salas de reuniões e coworkings de funcionários, clientes e prestadores de serviços,

De acordo com Fellipe Guimarães, CEO da Codeby, empresa de tecnologia a implementação de um plano eficaz e suporte para funcionários que trabalham remotamente é essencial para garantir que as empresas sejam capazes de manter as operações mesmo com adversidades como, por exemplo, epidemias e doenças contagiosas.

fellipe-codeby-640x427“Existem alguns fatores que influenciam o trabalho “home office”, dentre eles: muitos trabalhadores em home office tendem a usar seus próprios dispositivos ou usar o computador da empresa (que geralmente está logado em uma rede segura), ambos cenários implicam riscos potenciais à segurança”, esclarece Guimarães.

Para ajudar os empresários e funcionários que estão organizando as atividades do trabalho, algumas dicas para ter um “home office” tranquilo e seguro.

São elas:

Dica 1 - Rede: Caso sua casa seja movimentada e muitas pessoas tenham acesso a sua senha do wifi, vale ressaltar que, é importante trocá-la periodicamente. “Com a senha passando de boca a boca é difícil avaliar se sua rede é segura.”, menciona o sócio da Codeby, Victor Almeida.

Dica 2 - Responsabilidade com a empresa: mantenha os sistemas atualizados, não deixe de atualizar os dispositivos. Mantenha sempre o antivírus atualizado e ativo, pois ele pode evitar um ataque e a perda de dados sigilosos da empresa. Use o antivírus com frequência, fazendo “varreduras” e atualizações, caso tenha que atualizar alguma frente ou excluir algum programa, faça a permissão via antivirus e depois reinicie o computador.

Dica 3 - Backups: “Não se esqueça de ter backups do seu trabalho em caso de qualquer problema. Aqui caímos em uma contradição, pois fazer o backup em casa pode ser um assunto controverso, pois você estará mantendo cópias de dados da empresa em um ambiente que ela não controla. No entanto, perder todos os dados pode ser pior. Nesse caso, é importante pedir para que sua empresa determine o que fazer com relação ao assunto.”, alerta Almeida.

Dica 4 - Bloqueio de tela: Outra medida necessária é a de bloquear a tela do computador, caso você divida o espaço com outros membros da família. Os dados da empresa são sigilosos e não dizem respeito a mais ninguém, além de você que é funcionário. Então bloqueie o computador ao se afastar dele.

Dica 5 - Roteador: É importante manter o sistema do seu roteador sempre atualizado, ou seja, muitos fabricantes publicam periodicamente atualizações que corrigem problemas de segurança.

Dica 6 - WPA2: Ativar a configuração WPA2 que dificulta bastante a captura da senha de sua rede em caso de ataque externo.

Dica 7 - VPN: Muito importante pois cria uma espécie de túnel em que, dependendo da configuração, só permitirá a comunicação do computador com a sua empresa. Nesse caso, é necessário que a área de TI da organização configure o mecanismo em seu computador corporativo.

Essas dicas são fundamentais para o combate e prevenção de cibercrimes, onde criminosos virtuais se aproveitam de momentos delicados e vulneráveis para conduzir golpes nas empresas e em seus funcionários. Ou seja, o ataque pode vir via e-mail, SMS, ligação, aplicativos de mensagem (se passando por alguém da equipe).

Além disso, fique atento ao seus e-mails, envio de links suspeitos, domínios inexistentes, e as famosas fake news. “Importante o funcionário ficar em alerta, evitar compartilhar senha do wifi, e-mail, banco, evitar transferências bancárias ou expor informações da empresa via e-mail, telefone, ou mensagens suspeitas.”, finaliza Guimarães.

Sobre a Codeby - a empresa atua há mais de 6 anos no mercado de tecnologia, o Grupo Codeby contribui diariamente para o crescimento de negócios online de diversos segmentos e portes, e se orgulha de ser uma empresa criativa e sempre desenvolvendo produtos e funcionalidades inéditas no mercado. O seu principal objetivo como empresa de tecnologia, é desenvolver ambientes online que não só expresse o que o cliente inspira, mas que seja uma experiência incrível para os clientes também.

da redação com informações da PS Comunicação   fotos: divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.