Agreste Tex 2020

worldfashion • 11/03/20, 17:27

11O Nordeste recebe uma das maiores feiras têxteis do País a 5ª Agreste Tex acontece em Caruaru e os organizadores da feira, Febratex Group e a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), celebram a comercialização de todos os espaços oferecidos no pavilhão do Polo Caruaru.

images1Com um faturamento de US$ 48,3 bilhões em 2019, a cadeia têxtil e de confecção gera investimentos e trabalho em todo o Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). E Pernambuco é o Estado com o segundo maior polo têxtil produtor do País, nas 23 cidades que compõem o agreste pernambucano. E a indústria têxtil e a economia pernambucana, estão como o décimo estado mais rico do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pernambuco se destaca, no setor secundário, por sua produção têxtil no agreste. No País ainda, a cadeia têxtil e de confecção foi responsável, em 2019, pela produção de 8,9 bilhões de peças (vestuário, acessórios, cama, mesa e banho), empregando 1,5 milhão de trabalhadores diretos e 8 milhões, indiretos, dos quais 75% eram mulheres, de acordo com dados da Abit. O ramo recebeu U$S 894,4 milhões em investimentos e foi o segundo maior gerador do primeiro emprego.

helvio-pompeo1Para Hélvio Madeira Júnior, diretor de Comunicação do Febratex Group, os números já são motivo para celebrar a chegada da feira, considerada a maior  de todas as edições já realizadas. “Cada ano sempre temos novidades, lançamentos, tecidos inovadores, máquinas, aviamentos e tudo que o profissional precisa para tocar a sua empresa. A nossa expectativa para esta edição é a melhor possível. A nosso favor temos o incremento da produção nacional. Muitos varejistas que importavam roupas prontas estão mudando de estratégia e começando a produzir no Brasil, o que faz gerar empregos em toda a cadeia têxtil, que é verticalizada, temos matéria prima, fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento e confecções”, pontua.

img_89131O presidente da Acic, Luverson Ferreira, destaca o aumento da qualidade e da competitividade após a chegada da Agreste Tex ao interior. “Ela proporciona aos produtores locais contato com tecnologia e conteúdos que agregam valor à produção e à gestão dos negócios. Consegue-se misturar máquinas, serviços e tecnologia em um mesmo espaço, fazendo com que as pessoas entendam a urgência de pensar globalmente e agir localmente”, afirma.

O diretor da Avil, Veryson Ferreira, reforça a importância da Agreste Tex para a região. Segundo ele, desde a primeira edição, a feira ajudou a modificar a visão dos empresários locais e a desenvolver a forma de produção do setor. A Avil é patrocinadora e expositora do evento. “A feira tornou-se fundamental no calendário empresarial, só trouxe desenvolvimento e tecnologia para Caruaru e região. A moda está veloz e o evento proporciona acompanhar esse momento de crescimento. Estamos dispostos a caminhar juntos e a valorizar a produção e o desenvolvimento do setor no País”, destaca Ferreira.

vicunha-denim-linha-veco-absolut1Vicunha leva modelo de negócio one stop shop para a Agreste Tex 2020, firmou seu protagonismo em 2019 quando anunciou o novo modelo de negócios one stop shop, passando “de uma indústria que vende para uma empresa comercial que também produz”. Em 2020, a Vicunha fortalece a união das estratégias de marketing e comercial, com o objetivo de se aproximar do consumidor final e aumentar a importância estratégica para seus clientes, permanecendo relevante em um mercado globalizado cada vez mais conectado e imprevisível. “Além da qualidade e tecnologia de nossos produtos, oferecemos soluções integradas em jeanswear, desde nossas equipes de atendimento à consultoria em tendências de moda, design, lavagens e opções sustentáveis para todos os segmentos”, explica German Alejandro, Diretor de Marketing e Comercial da Vicunha.

O portfólio da Vicunha também ganhou novos produtos. A divisão dos tecidos Denim e Denim Colour em seis macrolinhas abarcam os lançamentos da coleção SS21, que “vêm com soluções inovadoras, pensadas para o cliente do nosso cliente”, destaca German. A Vicunha conta com três fábricas no Nordeste, além do centro administrativo em São Paulo e unidades no exterior, que compreendem América Latina, Europa e Ásia.  A empresa também leva para a feira seus artigos sustentáveis. No Denim, a chamada “inovação eco” apresentada pela Vicunha, em parceria com a Lenzing, resultou na produção do primeiro denim brasileiro feito com 100% algodão reciclado. Já no Denim Colour, o artigo Eco Squash Color da linha V.Eco  visa o uso racional de água e químicos através de aplicação de coating sobre tecido natural e se destaca pela redução de 32% no consumo de água e de 53% no consumo de químicos no processo produtivo, além da utilização do fio de poliéster reciclado em sua trama, derivado de garrafas PET.

A Vicunha ainda apresenta na feira o authentic denim Strong, jeans 100% algodão, e o artigo elastizado Paolo, com ultra tecnologia de toque e encolhimento. No Denim Colour, a linha V.Efficient tem sarjas eficientes que economizam processos em sua produção, além dos lançamentos Alemanha e Irlanda, com toque super macio, graças à viscose em sua composição.  Além de todas as novidades para o mercado, a empresa oferece durante a Agreste Tex uma palestra para levar informação aos produtores locais, com foco nas tendências do mercado jeanswear. Com o tema “Sustentabilidade na prática: 5 trends definitivas para adotar já!”, a Cool Hunter Lorena Botti fala na terça-feira, 24/03, sobre práticas sustentáveis na cadeia têxtil. O acesso é gratuito para os visitantes inscritos na Agreste Tex 2020.

39d7ef10-746a-4208-921d-30be2559c3eb1Santana Textile, empresa fundada em 1963 por Raimundo Delfino, em Jaguaruana, no interior do Ceará, e hoje uma multinacional, estará presente na 5ª edição da Agreste Tex. O setor de atuação da marca está segmentado em fiação (processo de produção de fios de algodão) e tecelagem (produção de tecidos denim e forros de bolso) com maquinário de alta tecnologia, apresenta 67 tecidos diferentes, desde artigos rígidos até opções elastizadas. Entre as novidades, está o lançamento de 10 novos tecidos: Tairon, Aruba, Troia, Bahamas, linha Matrix (composta por 3 artigos que possuem o tingimento Baby Blue, Blue e Black Blue), Castor Dark, Sucesso e Sucesso Dark.

Na pauta sustentável, foi desenvolvida a linha Sustentare, em que há redução de até 85% de corante índigo no tingimento, economia em 50% de água durante o processo produtivo e diminuição de 66% na geração de carga orgânica no efluente. A novidade proporciona ainda melhor performance no beneficiamento têxtil realizado na lavanderia.

“A linha em prol do meio ambiente é composta por nove artigos com composição, construção e gramatura diferentes, atendendo assim as diversas necessidades e demandas dos seus clientes, aliado ao compromisso em garantir a preservação do planeta com o alto padrão de qualidade nos tecidos”, explica a analista de marketing Bárbara Farias.

01-andradeA Andrade Máquinas vai expor as novidades em maquinários no País, e tem como objetivo de acelerar o desenvolvimento do agreste pernambucano, no estande da Andrade Máquinas, a maior distribuidora de máquinas de costura do Brasil e  apresentará as novas máquinas industriais de costura Kansai, uma das marcas mais conhecidas do mercado, que chegaram do Japão no final de fevereiro, estarão expostas, são máquinas indicadas para diversas operações em jeans e lingerie, que oferecem praticidade e alta qualidade. As máquinas estarão disponíveis para testes durante toda aexposição. A diretora de Marketing da Andrade, Conceição Rüíz, diz que levar essa e outras novidades para a feira é relevante para o Estado. “Além de ser uma das mais importantes feiras do setor atualmente, a Agreste Tex acontece em um dos maiores polos têxtis do Brasil. Além de Caruaru, onde acontece o evento, várias cidades do entorno são reconhecidas por sua produção confeccionista, como Surubim, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, a cidade do jeans”.

A gestora explica que, devido à relevância econômica, Pernambuco é o principal estado nordestino atendido pela Andrade Máquinas. Estima-se que as cidades do nordeste possuam 18 mil empresas têxteis, que oferecem 120 mil empregos diretos e indiretos. Produzem, anualmente, 800 milhões de peças, movimentando R$ 3,5 bilhões, segundo dados da organização do evento.  Expositora da Agreste Tex desde a primeira edição e com mais de 60 anos no mercado de máquinas de costura industriais, a Andrade Máquinas terá seu estande na esquina entre as Ruas 2 e 8. 57c5a15e9478b1As máquinas da marca Sansei, assinadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch, também estarão em exposição e poderão ser testadas pelos visitantes da feira. Além disso, o visitante encontrará, no estande da Andrade Máquinas, agulhas, peças e assessórios das melhores marcas do mundo. No local, serão expostos produtos e serviços em aviamento, teares, máquinas de corte e de costura, bordadeiras, além de impressão digital, estamparia e serigrafia.

A feira celebra na edição de 2020,  a estreia do espaço Startup Corner, reunindo iniciativas e projetos voltados para a indústria têxtil. Serão 12 startups oferecendo soluções inovadoras para a indústria têxtil em um ambiente de 5.100m².

edicao-agreste-tex-2019Serviço:

Agreste Tex – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil e de Confecção

Data: 24 a 27 de março de 2020

Horário: das 16h às 22h

Local: Polo Comercial de Caruaru/PE (BR-104, km 62)

da redação com informações das assessorias de Mia Comunicação (Febratex/Vicunha e Santa Textiles) e da RS Press (Andrade Máquinas)  imagen: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.

deixe seu comentário