Vicunha na edição da Munich Fabric Start

worldfashion • 24/09/19, 15:33

_tl_files_mfs_media_impressionen_aw2021_new_highres_mfs_aw2021_impressionen_high__11-640x342O MUNICH FABRIC START, sediado em Munique, na Alemanha, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro, contou com mais de 20 mil visitantes, além da participação de empresas de mais de 40 países. A Vicunha, líder mundial na produção de índigos e brins, reafirmou sua presença na Munich Fabric Start, sendo a única fabricante do setor de denim e sarjas em uma das principais feiras têxteis do mundo.

91b49d286cb6da93c0efac1c09b8f96eNesta segunda edição da feira em 2019, o tema central foi a tendência global “Beyond Aware”, que debate o conceito da autoconsciência, dando ênfase no consumo ético e responsável. A empresa, que é pioneira em iniciativas sustentáveis, levou alguns destaques, de suas ações responsáveis na indústria, destacando a matéria-prima nacional usada em seus produtos - através das certificações BCI e ABR – e apresentando os resultados do projeto “Pegada Hídrica Vicunha” para o mercado europeu.

Em toda a sua produção, a Vicunha utiliza algodão certificado BCI (Better Cotton Iniciative) e fardos da matéria-prima que levam o selo ABR (Algodão Brasileiro Responsável). A fabricante também é parceira da ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), que emprega no selo um programa modelo de atuação sustentável no Brasil, que confirma a produção responsável dos produtores brasileiros por meio da rastreabilidade de cada fardo de algodão cultivado. No Brasil, 92% da plantação de ee14a1d4cc0d7a8c134e87a12802abe45b0902ce06b083c14ac5347858937363algodão é em regime de sequeiro, ou seja, utiliza exclusivamente águas das chuvas. Somente 8% da produção nacional de algodão utiliza irrigação.

Entre os artigos protagonistas que possuem matéria-prima certificada, está a linha de denim sustentável da Vicunha, a _tl_files_mfs_media_impressionen_aw2021_new_highres_mfs_aw2021_impressionen_high__79-640x449_tl_files_mfs_media_impressionen_aw2021_new_highres_mfs_aw2021_impressionen_high__78-640x407Absolut Eco, que economiza até 97% de água e até 90% de químicos em sua produção. No brim, o artigo Eco Squash Color se sobressaiu pelo uso racional de água e químicos através de aplicação de coating sobre tecido natural e pela utilização do fio de poliéster reciclado em sua trama, derivado de garrafas PET. Outro destaque ficou por conta do denim 100% algodão Greener-Eco, composto por matéria-prima reciclada, com economia de até 92% de água nos processos de tingimento e acabamento.

A fabricante levou, ainda, os resultados de uma de suas maiores iniciativas em prol da gestão responsável da água, o projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que mediu pela primeira vez no Brasil o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans – desde o plantio do algodão até o descarte da peça pelo consumidor final, com base na metodologia holandesa “Water Footprint Network”. Em maio de 2019, o estudo revelou um consumo médio de 5.196 litros/calça, resultado que foi apresentado pela primeira vez nessa edição da Munich Fabric Start.

da redação com informações da PressPass  imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.