OxiGênico Criativo edição especial SP

worldfashion • 03/09/19, 14:42

geral-do-evento60326317_538401016565038_349128634192474605_nO Festival OxiGênio Criativo  tem como objetivo promover práticas de compreensão, sobre a importância da sustentabilidade através do consumo consciente de produtos que foram desenvolvidos em processos menos nocivos ao meio ambiente, através de palestras, oficinas, clube de trocas, vivências sobre o tema e como tornar o cotidiano mais sustentável, e apontando como separar o lixo reciclável.

O evento criado em Santos, em 2018, pela arte-educadora Andrea Campanilli e a ecodesigner Mariane Costa, recebeu convite do Instituto Federal São Paulo, para realizar uma edição especial na capital paulista no mês de setembro.

desfile-oxigenio-criativo-carol-veste-felicita-e-entrega-flores-simbologia-de-doar-a-sementinha-da-sustentabilidade1A primeira edição foi realizada em dezembro de 2018 e a segunda edição em julho 2019, as duas no Orquidário Municipal de Santos. A segunda edição do evento teve a participação de 26 expositores, o dobro da primeira edição, reunindo produtos sustentáveis de diversos segmentos como arte, moda, beleza, acessórios, decoração, utilidades para casa e para atividades do dia a dia, para o bem-estar e qualidade de vida.  Além da feira, oficinas, clube de trocas, palestras e um desfile que trouxe o mote “Bonito é ser natural” e contou com casting composto por pessoas de diversas idades, pesos, alturas e estilos, nenhum modelo profissional.

Em dois dias do evento com um público estimado de 800 pessoas, a organização monitorou a quantidade de lixo produzido, em aproximadamente 17 horas de evento, e o resultado foi extremamente positivo: zero utilização de plástico de uso único, 3,5 kg de compostáveis efetivamente compostados, 2 kg de recicláveis efetivamente encaminhados para reciclagem, apenas 3 sacos de lixo utilizados e 1 quilo de lixo (rejeitos).

12mariane-costa-atras-e-andrea-campanilli-as-organizadoras-do-evento-e-socias-na-marca-ecolab“Devido ao sucesso da segunda edição do festival, realizada em julho, no Orquidário em Santos, que contou com o dobro de expositores da primeira edição e um público também maior, já estávamos considerando tornar o festival itinerante e percorrer o Brasil para apresentar ações práticas, produtos e serviços desenvolvidos com base na sustentabilidade e o convite do IFSP deu o start no projeto” comemora Andrea Campanilli.(na foto à frente)

A ecodesigner Mariane Costa (na foto atrás) destaca a importância de realizar um evento de conscientização ambiental dentro de uma universidade: “Poder levar o Festival para um local de troca de experiências e aprendizado como uma universidade é bem interessante afinal temos o propósito de multiplicar informações corretas sobre meio ambiente e consumo consciente e estudantes geralmente estão abertos a conhecer novidades e vivenciar experiências diversas”.

A organização do evento está em fase de curadoria de expositores, que precisam responder a um questionário sobre a produção e práticas da marca dentro dos critérios de sustentabilidade estabelecidos, que ajude a minimizar os danos causados ao meio ambiente. Para os interessados o contato é: http://bit.ly/2lPOZpw

ifsp-reitoria2Festival Oxigênio Criativo Edição São Paulo

Data: 18  de setembro (quarta-feira)

Horários: 10h às 20h

Local: IFSP São Paulo

Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo

da redação com informações de Suzana Elias Azar   fotos: divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.