Vicunha Têxtil participa da 12ª edição do CBA

worldfashion • 27/08/19, 14:19

banner_360x340Hoje dia 27 de agosto, no Congresso Brasileiro do Algodão, em Goiânia na sala temático de sustentabilidade, terá a participação de marcel-imaizumiMarcel Imaizumi, (foto à direita) diretor de Operações, Supply Chain e Novos Negócios da Vicunha Têxtil. Marcel comentará sobre a “Necessidade de Valorar a Água no Processo Produtivo”, através das práticas inovadoras da empresa, como o projeto pioneiro Pegada Hídrica Vicunha, que de forma inédita no Brasil, mapeou o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans – desde o plantio do algodão, até o consumidor final – onde relevou-se um consumo de 5.196 litros/calça.captura-de-tela-2019-05-13-as-152306

Além de Imaizumi, a sala será moderada por Marcio Portocarrero, diretor executivo da ABRAPA, a partir do tema da produção de algodão responsável no Brasil e as certificações ABR e BCI; e terá também a participação de Chiara Gadaleta, fundadora do Movimento Ecoera, que apresentará a plataforma a “A Moda Pela Água” - desdobramento do Pegada Hídrica Vicunha – que tem como ojetivo ser um espaço onde os principais players do setor, como a Vicunha, possam se unir e potencializar suas ações em prol da redução de impacto ambiental e desperdício de água.

figura-5-pegada-hidrica-media-do-brasileiro-e-a-quantidade-de-agua-utilizada-para-aO projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, tem como objetivo, além de seus produtos e práticas internas, medir o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans – desde o plantio do algodão até o consumidor final, com base na metodologia “Water Footprint Network”.

pegada-hidrica-7-638Em parceria com o Movimento ECOERA, o trabalho teve como objetivo medir o impacto ambiental da cadeia de moda e promover transparência no setor, unindo os principais players em prol da criação de indicadores brasileiros na gestão sustentável da água, a partir de uma peça tão icônica e democrática como a calça jeans. Em maio de 2019, o resultado foi compartilhado com toda a indústria, que agora possui dados reais da cadeia produtiva do jeans brasileira, tornando possível que cada elo reflita e crie metas de redução e compensação dos recursos hídricos. Acompanhe os próximos passos através das plataformas e sobre pegada hídrica https://www.youtube.com/watch?v=VEbMwSJsZn4

figura-16-pegada-hidrica-artigos-de-modaApós percorrer o Brasil com o Movimento ECOERA em uma jornada para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans, a Vicunha Têxtil se une à plataforma “A Moda pela Água”  https://www.amodapelaagua.com.br

O apoio ao movimento tem como objetivo reforçar o compromisso da fabricante com a gestão sustentável dos recursos hídricos, compartilhar com o mercado suas práticas positivas pautadas pela redução do impacto ambiental e fortalecer a defesa da cadeia por uma moda mais responsável.

infografico_pegadahidrica2Idealizada pelo ECOERA e com sua curadoria, a nova plataforma dá continuidade ao projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que revelou de forma inédita no país um consumo hídrico de 5.196 l/calça jeans. Referência na indústria têxtil, a fabricante é a primeira tecelagem brasileira a integrar o movimento e a anunciar para o setor suas iniciativas e ações com foco na gestão hídrica. A Vicunha, como uma empresa “Guardiã da Água”, passa a publicar através da plataforma, de forma contínua, suas condutas em prol da causa, a gestão do recurso hídrico em sua cadeia de valor e, principalmente, de que forma se dispõe a ser um vetor de mudança no cenário atual.

da redação com informações da PresPass   imagem: fotos divulgação

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