3ª edição do TRAMA AFETIVA

worldfashion • 19/08/19, 10:50

screenshot_20190724-1829452Promovido pela Fundação Hermann Hering, projeto que inicia suas atividades amanhã dia 20/08, com o tema “Um novo passo rumo à Economia Circular”,  propondo uma verdadeira imersão sensorial e criativa em novos processos colaborativos e sustentáveis de upcycling nas áreas de moda e design, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), conforme matéria divulgada: http://bit.ly/2ZeUJbf

Os participantes selecionados são: 1. Guilherme Diniz (SP) Estilista, mestre em Têxtil e Moda e educador 2. Juliana Yoshie (SP) Designer de Moda 3. Luccas Morais (SP) Designer Gráfico 4. Lucas Navarro (SP) DJ, produtorx e Performer  5. Maira Gouveia (MG) Artista têxtil e designer 6. Mauricio Duarte (AM) Estudante de moda (FASM) 7. Paloma Gervasio da Silva Botelho (SP) Stylist e idealizadora do Projeto Afro: Passado, Presente e Futuro, que visa promover profissionais negros da moda   8. Rafael Silverio (SP) Designer de Moda  9. Renata Dias Nascimento (SP) Costureira 10. Renata McCartney (PR) Designer de interiores 11. Stephan Maus (PR) Designer de Moda e fundador do projeto Botão de Flor  12. Vinicius Almeida (RJ) Designer de moda 13. Vinicius Valerio Teixeira (SP) Designer de produto e diretor de arte.

trama7As atividade serão de amanhã dia 20 até 23 de agosto, - com tutoria criativa dos designers Patrícia Centurion, Itiana Pasetti, Eduardo Borém e Jorge Feitosa -, que inclui oficinas, exposição, masterclass, painéis e workshop, culminando, no último dia, com uma mostra dos itens produzidos durante a realização do projeto.

A técnica do upcycling - que se carateriza por transformar um material a ser descartado em um item com maior valor agregado e nova destinação de uso -, é uma das bases da Economia Circular que, em contraponto aos processos produtivos lineares, defende a utilização de resíduos como insumos para a produção de novos produtos.

Outra atividade gratuita e que prevê inscrição prévia de interessados nos temas relacionados à co-criação em Design Gráfico é a Oficina Retratos. Serão 30 vagas distribuídas em três workshops que abordarão o design de superfície e estamparia digital. Durante os quatro dias de atividades no Centro Cultural São Paulo, o público em geral também poderá participar de aulas magnas, painéis de debate, performances e exposições trama6de arte, cinema, apresentações musicais e oficinas, assim como ter acesso ao conteúdo gerado durante o decorrer do projeto através de transmissões por streaming pelas redes sociais.

O resumo de todo o trabalho, reunindo o conteúdo e metodologias desse novo paradigma de produção e consumo, será alvo de uma publicação a ser distribuída, gratuitamente, para escolas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos voltadas para a educação e arte, assim como disponibilizada para download gratuito na internet.

Programação Trama Afetiva gratuita e aberta ao público

Centro Cultural São Paulo – CCSP

Rua Vergueiro 1000 - Paraíso - São Paulo/SP

Dia 20 de agosto (terça-feira)

Sala Jardel Filho

10h00 - Abertura com Amélia Malheiros (Gestora da Fundação Hering) e Fabio Tolosa (Gerente de Produto Têxtil da Epson do Brasil).

10h30 - Economia Afetiva como micropolítica de transformação - com Jackson Araujo e Luca Predabon (Diretores Criativos e de Conteúdo do Trama Afetiva).

10h45 - Masterclass Economia Circular - com Carla Tennenbaum (Representante da metodologia Craddle 2 Craddle no Brasil).

11h15 - Painel: O poder da Lógica Circular - com Lucas Corvacho + Jonas Lessa (Retalhar), Patricia Centurion (I-DID/Holanda), Adriana Tubino + Itiana Pasetti (Revoada), Luciano Amado (Diretor Comercial da Feltros Santa Fé). Mediação: Marina Colerato (Portal Modefica).

Espaço Flávio de Carvalho

12h00 - Exposição Nós - Resultado criativos do Trama Afetiva Edição 2018.

Dia 21 de agosto (quarta-feira)

Sala Jardel Filho

10h00 - Masterclass: Lugar de Fala - com Fióti (CEO da Laboratório Fantasma).

10h30 - Painel Moda com Ativismo - Vicente Perrota (designer e ativista dos corpos transvestigêneres), Flavia Aranha (designer e estilista), Flavia Durante (jornalista e criadora da feira PopPlus), Pri Bertucci (Fundador e CEO do [SSEXBOX]), Carol Gavazzi (publicitária e diretora da Agência Matilda.My) e Regina Ferreira (ex-modelo e CEO da HUTU Casting). Mediação: Karlla Girotto (artista e doutoranda do Núcleo de estudos da Subjetividade PUC/SP).

Espaço Oficinas

15h00 - Oficina Retraços com Fabio Maca (Caligrafia como ferramenta de autoconhecimento)* - * Limitada a 10 participantes com inscrições na semana do evento via Sympla.

Espaço Flávio de Carvalho

18h00 - Exposição de fotos “Travesti Viva”, de Danilo Sorrino, fotógrafo-artista que desenvolve linha de estudos sobre o movimento LGBTQIA+, apresentando cenas e personagens dos desfiles performáticos da estilista-ativista Vicente Perrota. A atividade inclui exposição de roupas de Vicente Perrota e vídeo-entrevista com o estilista.

Dia 22 de agosto (quinta-feira)

Sala Jardel Filho

10h00 - Masterclass Empreendedorismo Cívico - Magnólia Costa (diretora de relações institucionais da plataforma Humanitas 360)

10h30 - Painel: Aprendizados para a Liberdade – com Celina Hissa (designer criadora da marca Catarina Mina), Katia Ferreira (empreendedora social criadora da marca Apoena e diretora do Instituto Cultural Proeza), Gustavo Silvestre (designer criador do projeto Ponto Firme). Mediação: Elisângela Chitero (Gestora de Comunicação Institucional, Cultura e Sustentabilidade da Cia. Hering).

Espaço Oficinas

15h00 - Oficina Retraços com Rita Wainer*. *Limitada a 10 participantes com inscrições na semana do evento via Sympla.

Sala Jardel Filho

18h00 - Filme “O Amanhã Chegou”, dirigido por Renata Simões, que trata sobre como podemos mudar o jogo da devastação por meio do consumo consciente e educação ambiental compreendendo os selos de certificações sustentáveis existentes nos produtos e serviços oferecidos. *Após projeção, conversa com a diretora.

Dia 23 de agosto (sexta-feira)

Sala Jardel Filho

10h00 - Masterclass Comida Invisível - com Dani Leite (criadora e diretora da plataforma Comida Invisível).

10h30 - Painel Lixo ou Desperdício? - com Samantha Souza (gerente de impacto social da plataforma de gastronomia social Gastromotiva); Sergio Bispo (catador referência em logística reversa e líder do projeto Kombosa Seletiva), Henrique Ruiz (coordenador do aplicativo Cataki). Mediação: Dani Leite (Comida Invisível).

Espaço Oficinas

15h00 - Oficina Retraços com Vitor Cesar (Linguagem Gráfica e a Linguagem da Cidade)*. *Oficina limitada a 10 participantes com inscrições na semana do evento via Sympla.

Espaço Flávio de Carvalho

19h00 - Exposição: Resultado criativo Oficina Trama 2019.

Sala Adoniran Barbosa

20h00 - Show de encerramento: Novos Gêneros - Apresentação de artistas expoentes da nova cena musical paulistana que se destacam como representantes de novas linguagens sonoras e corporeidades políticas: Jup do Bairro, Kaike Theodoro, Ju Pat e Mia Badgyal

Para celebrar o encerramento da 3ª edição do Trama Afetiva, projeto que propõe alternativas para a disseminação de novos processos criativos que possam estimular a cultura empreendedora dentro dos princípios da economia afetiva, colaborativa e circular, está programado o show “Novos Genêros” com artistas da nova geração paulistana que se destacam pelas performances que refletem suas origens, posicionamentos e representatividade.

trama-jup-do-bairro-foto-john-halles-640x489Jup do Bairro, multiartista, já atuou como educadora, palestrante, styling, atriz, cantora, performer e produtora de eventos, sempre colocando em pauta narrativas que atravessam seu corpo de travesti, preta, gorda e periférica. Além de acompanhar Linn da Quebrada nos vocais das turnês de Pajubá e Trava Línguas, e dividir com ela a apresentação do talk show inédito TransMissão, no Canal Brasil, Jup tem-se destacado com o projeto Bad do Bairro, criado e apresentado ao lado da produtora musical e DJ BADSISTA.

trama-kaique-theodoro-427x6401

Kaique Theodoro, com 25 anos, já carrega grandes experiências. Primeiro homem transexual a se apresentar musicalmente pelas noites cariocas, foi destaque das últimas duas edições da grande festa de encerramento da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e da Parada LGBT do Rio de Janeiro 2018, onde apresentou seus novos singles “Experimenta” e “Dom 150″.

,

trama-mia-badgyal-427x640Mia Badgyal vem conquistando a cena musical pop lgbtq+ brasileira com sua estética singular e inquietante. Desde a estreia com “Na Batida”, passando pelo segundo single, “Replay”, em parceria com a trapper Luanna, até o lançamento do EP “Mia”, em janeiro de 2019 de forma totalmente independente, Mia se posiciona como artista performática.

trama-jupat-640x427

JuPat encontrou na música sua forma de garantir e sustentar sua existência enquanto mulher trans, refletindo e narrando suas experiências da vida urbana contemporânea. Em 2018, a artista iniciou sua carreira solo apresentando o single e videoclipe “Transe”, que antecipou a estreia de seu primeiro álbum “Toda Mulher Nasce Chovendo”, com 13 faixas autorais e autobiográficas que surgiram da sua necessidade de entender-se como uma nova pessoa. Em 2019, a artista lançou o single “Flash”, segundo ela “uma conversa aberta sobre nossos vícios íntimos”.

da redação com informações da NAMÍDIA Comunicação  imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.