Tecidos Vicunha na 45ª Casa de Criadores

worldfashion • 16/07/19, 10:09

Parceira de longa data da Casa de Criadores, a Vicunha Têxtil – líder em jeanswear – esteve ao lado de 24 talentos criativos que trouxeram à passarela, tendências para a temporada Verão 2020, interpretadas em diferentes bases de denim e sarja. A atual edição do evento contou com estreias promissoras como David Lee, Igor Dadona para Blaze Supply, Koia, Rainha Nagô e Reptilia , que também foram apoiadas em seu début na semana de moda.

rafael-caetano-crystal-black3-427x640kenga-diamond3-427x640A tendência do brilho marca presença na temporada, por meio do denim Crystal Black e do brim Diamond, das linhas Metallic Denim e Metallic Color. A bases foram as apostas para as criações lúdicas e cheias de brasilidade vistas nas coleções de Isaac Silva e Kengá, assim como nas criações com inspiração western de Rafael Caetano, que trouxeram visuais multicoloridos e mix de tecidos. Os artigos levam fios metalizados de LUREX® Supersoft em sua composição, com toque macio e brilho deslumbrante em toda a sua extensão.

david-lee-listras-427x640igor-dadona-miniprint-427x640Nas padronagens, listras e miniprints apareceram fortes na passarela, com novas propostas de mix de estampas e tecidos. Destaque para as listras, que aparecem com sobreposições, como na combinação de bases lisas com a sarja Juicy nos shapes oversized de Tom Martins; e a mescla dessas estampas em duas opções de cores, ora na horizontal e ora na vertical, como nos looks leves de David Lee sobrepostos por crochês, explorando sensações de conforto e contraste. Na estreia de Igor Dadona para Blaze Supply, paletas neutras como o preto na base Vic Max, com visual nobre e toque macio, se fundiram a estampas inspiradas na gravataria, trazendo elegância e visual de alfaiataria ao universo do skate.

koia-plume-427x640rocio-canvas-plume-427x640Camisaria, tendência consolidada nas temporadas de Verão e elemento fundamental de algumas marcas, a versatilidade da camisaria apareceu nas coleções de Alex Kazuo, Rocio Canvas, Koia e D’aura, onde as bases Plume e Luca, de composição 100% algodão;  Evian, 100% viscose; e o tricoline Lina, com elastano, trazem novas possibilidades em diferentes estruturas e modelagens, revisitando a camisaria tradicional. A leveza dos artigos e as construções variadas agregam maciez no toque, conforto e fluidez, além do caimento impecável.

alex-kazuo-pine-427x640renata-buzzo-agar-427x640A valorização do algodão como matéria-prima, o upcycling e o uso de bases com processos sustentáveis foram destaques em diferentes coleções nesta edição. O highlight ficou por conta dos artigos Morus, Agar e Pine – todos da linha Absolut Eco, que reduz em até 95% o consumo de água e até 90% o consumo de químicos, graças à ausência de tingimento e utilização de matéria-prima reciclada. Na sarja, a base Eco Squash Color, com redução de 32% no consumo de água e de 53% no consumo de químicos, se destaca pela utilização do fio de poliéster reciclado em sua trama, derivado de garrafas PET. Marcas como Alex Kazuo, Rafael Caetano, Re Roupa e Renata Buzzo trouxeram visuais autênticos e exploraram diferentes técnicas e proporções nas versões 100% algodão e 98/2 dos tecidos.

davidlee_vicmax3-427x640rafaelsilverio_2-427x640A alfaiataria se manteve como um dos highlights da 45ª edição, tanto em shapes mais clássicos como unida ao universo esportivo e em versões desconstruídas. A sarja Vic Max, de toque aveludado proporcionado pelo acabamento special touch, foi a escolha para as peças de David Lee, que misturou tons neutros de marrom e preto em blazers amplos e alongados. Já o Tarantino, que tem superfície em textura graças à sua construção maquinetada, foi destaque nos looks de Rafael Silverio; enquanto Kidman, de construção de cetim, trouxe visual refinado e brilho especial para a coleção da Notequal.

reptilia_moore2-427x640igor-dadona-blaze-supply-lana-power-427x640A estreante Reptilia apostou no artigo Natural Dark, sarja com trama branca que valoriza o aspecto natural do algodão, preservando as casquinhas de fibra em sua superfície, para shapes com formas e referências geométricas e arquitetônicas. Já o desfile de Igor Dadona para Blaze Supply trouxe o artigo Lana Power, sarja de construção de cetim com leve brilho para reforçar sua alfaiataria esportiva. Por fim, o brim Baldwin Power, com brilho natural e alta elasticidade, permitiu estrutura e conforto para as criações da Koia, com o tingimento especial da linha Ever Black, que garante preto intenso e durável nas fibras do tecido.

PrintA programação do evento contou ainda com uma agenda repleta de atividades com o objetivo de abrir debates sobre temas como sustentabilidade e moda circular. No cronograma, Marcel Imaizumi, diretor de Operações, Supply Chain e Novos Negócios da Vicunha, e Marcio Portocarrero, diretor executivo da ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) mediaram um talk sobre a responsabilidade da indústria têxtil de algodão e apresentaram as práticas positivas do setor no Brasil, com destaque para iniciativas como o selo ABR (Algodão Brasileiro Responsável) e o BCI (Better Cotton Iniciative).

da redação com informações da PressPass  imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.