Balanço final 24ª edição do Minas Trend

worldfashion • 17/04/19, 14:46

40620440613_99b5e51ae8_zCom clima de otimismo foi encerrada a 24ª edição do MINAS TREND. Os expositores comemoraram as vendas realizadas no maior salão de negócios da moda na América Latina. A criatividade das marcas mineiras e o clima acolhedor do evento também contribuíram para a boa performance dos negócios. “As marcas se dedicaram muito e o esforço pode ser visto nos produtos expostos, fruto da criatividade mineira”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Ele lembra ainda da força do evento, que abriu as portas para a população, com variada programação cultural, gastronômica e de palestras.

akt-por-weber-padua-1A estreante .AKT chamou a atenção com seu conceito athleisure. A marca,lançada oficialmente em março deste ano, levou uma nova proposta para o evento. O mood esportivo com pegada fashion é ideal para quem busca uma peça prática, confortável e, ao mesmo tempo, elegante, que seja capaz de transitar em todos os compromissos do dia a dia.

065c8462-3d37-4cec-8122-a65ca419a05dA Sá iniciou oficialmente em junho de 2016, confeccionando para uso pessoal e vendendo para amigas e amigas de amigas. quando abriu a conta da marca nas mídias sociais, comecei a captar clientes de fora do ciclo de amizade. “A nossa estreia no Minas Trend é considerado um passo importante da marca, e dentro do tema “Em Dias de Sol” no Minas Trend, escolhi explorar a Brasilidade e alegria de um dos tecidos “chita” da Fabril Mascarenhas que (acredito representar) e nos identifica mundo afora” comentou Isabele Sá.

358644_872260_mw24_104__dsc9803_web_A Libertees Brasil nasceu da vontade de mostrar o que há de belo dentro de uma penitenciária, as sócias Marcella Mafra e Dani Queiroga, conheceram o trabalho das detentas por meio de uma exposição da matéria de Artes da Escola Estadual Estevão Pinto, localizada dentro do presídio. Com isso, teve a iniciativa de criar a marca, que estreou no Minas Trend em 2017. Atualmente a Libertees é formada por nove mulheres de diversas faixas etárias que participaram de um curso de profissionalização oferecido pelo SENAIModatec em qualificação de costura industrial. Nesta edição, a marca mostrou seu trabalho na passarela, no desfile de abertura do projeto Design do Autor, que reuniu 17 estilistas, selecionados pelo diretor-criativo do evento, Ronaldo Fraga, para apresentar trabalhos inspirados no tema “Em Dias de Sol”.

img_7244-600x800img_7241-600x800A Unity Seven trouxe nas suas coleções bordados, aplicações, tingimentos e estamparias que reverenciaram a fauna e flora. Os tingimentos artesanais tem efeitos de tie dye em mandalas e suas degradês. Os bordados manuais são alusões estilizadas das peles de girafas e flores, os paetês, escamados bem como as pétalas são reciclagens originários das garrafas PET.

arte-sacra-por-leca-novo-1A Arte Sacra, desde 2011 no Minas Trend e referência em moda festa, frisa o bom movimento de lojistas no salão de negócios. “Essa edição foi maravilhosa. Tínhamos uma expectativa que foi superada, conquistamos novos clientes e as peças estão fazendo muito sucesso”, afirma Carolina Malloy, uma das sócias da marca. A nova coleção causou burburinho entre os compradores e trouxe novos clientes para a Arte Sacra. “Conseguimos fechar negócio com clientes que já estávamos prospectando”, completou. (foto ao lado Arte Sacra Leca Novo)

A marca de moda festa M. Rodarte, presente desde a primeira edição do evento, manteve o ótimo resultado alcançado na 23ª edição. “Nosso grupo vem conquistando bons resultados já há três edições, angariando novos clientes e crescendo acima da média do mercado”, diz Marina Rodarte, diretora do grupo, que também detém a marca Marrô. “Estamos muito satisfeitos por termos conseguido manter o resultado da última edição”, completou. Na edição de outubro passado, a empresa aumentou em 60% sua carteira de clientes.

A feira de negócios do Minas Trend também atrai marcas que escolhem começar a expandir seus pontos de venda pelo Brasil. Há seis anos no mercado, com sete lojas próprias e participação em feiras internacionais, a paulista Blue Bird está pela primeira vez no Minas Trend com seus sapatos que unem conforto e estilo. “O Minas Trend sempre foi referência na moda brasileira, todas as melhores marcas estão aqui. Vendemos para novas lojas, muitas das que não podem ir a São Paulo comprar”, disse Paula Proushan, sócia da marca de flats de luxo.

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Bolsas da Ryzí

No setor de acessórios, a grife de bolsas e clutches de luxo Isla, também presente desde o primeiro salão de negócios, destaca a estrutura e o conforto da feira. “O Minas Trend sempre foi uma feira de muito potencial, desde que surgiu. A estrutura sempre foi muito boa, os clientes se sentem em casa. A feira tem muitas características mineiras, como saber receber, e é confortável e bonita”, disse Bruno Saldanha, representante da marca. Ele também elogia o posicionamento do evento no calendário de moda do Brasil. “Com a antecipação da data para o início de abril, a feira realmente teve cara de preview. Foi a primeira feira da coleção para a maioria das marcas e isso é muito bom, pois os clientes tem necessidade cada vez maior de ver novidades em primeira mão”, completou.

A indústria calçadista, inclusive, endossa a retomada de crescimento percebida nesta edição do evento. “Tivemos melhores resultados em relação às últimas duas edições”, afirma Jânio Gomes, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Minas Gerais (SINDICALÇADOS-MG). “A energia vibrante do evento, com a participação do público na programação, reverberou também no salão de negócios”, completou.

O clima entre os compradores é de otimismo. Para Celso Afonso, presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindibolsas - MG), a impressão é que o mercado está se desconectando do clima de crise. “As compras estão mais conscientes, os pedidos menores, mas mais acertados. Isso gera mais eficiência para o segmento”, analisou.

No evento há algumas edições, Juliana Moreira, da marca de bolsas Agali, também percebeu uma mudança de ânimo positiva nos compradores. “A feira está movimentada e as clientes estão mais animadas, até porque o cenário geral está melhorando”, disse. Ela também destaca o posicionamento do Minas Trend como evento de moda, indo além do salão de negócios. “É importante que se invista cada vez mais nos desfiles e palestras, pois isso atrai um público qualificado”, finalizou.

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Peça da Simone Oliveira da Arte Sustentável

O segmento de joias e bijuterias também enxerga melhora no mercado, ainda que o cenário econômico esteja indefinido. Manoel Bernardes, presidente do Sindicato das Indústrias de Joalheria, Ourivesaria, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais (SINDIJOIAS-AJOMIG), se diz muito satisfeito com a mudança de perspectiva na economia, e com a ótima organização e conceito estético do evento. “Tivemos também um bom mix de empresas da nossa área, e com certeza a feira vai trazer bons resultados para o setor”, contou.

img_7256-800x600-800x600A consolidação do Minas Trend Preview como referência de geração de negócios e criação de moda também é destacada pelo diretor criativo do evento, Ronaldo Fraga. “Com a 24ª edição, o Minas Trend consolida uma identidade, seu papel e sua importância no mercado de moda não só brasileiro, mas da América Latina”. Ele também frisa o crescimento da influência do evento. “O Minas Trend passa a estabelecer diálogo com o mercado como um todo, e deixou de ser um evento de moda mineira para ser o salão de negócios da moda brasileira. O marco desta estação é o da maioridade, da identidade e de tudo que vem sendo construído ao longo dessa década”, finalizou.

33716122698_1fc19449c2_z24ª EDIÇÃO EM NÚMEROS

Área total: 25.278 m²

Número de estandes: 253

Número de expositores: 187 (Vestuário: 81 / Calçados e Bolsas: 69 / Joias e bijuterias: 37)

Realização: FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais (foto acima da equipe)

Apoio Master: SEBRAE MG

Fomento: CODEMGE

Patrocinadora da Programação Cultural: CEMIG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

da redação do WORLD FASHION   com informações da MktMix Assessoria de Comunicação/ Benedita Comunicação/Salamandra Comunicação  fotos divulgação

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