Denim Meeting 2019

worldfashion • 30/03/19, 16:10

16Nos dias 26 e 27 de março, na capital paulista aconteceu a quarta edição do Denim Meeting, sob o tema “MÃOS NA MASSA, potencializando a indústria denim nacional” com uma grade de palestras, workshops e os espaços Inspira Denim e Denim Store.

Contou com a participação especial do visionário do denim François Girbaud, estilista francês, que iniciou a sua trajetória, nos anos 60 com a sua esposa Marithé. Nos anos 70 começou a fabricar calças, e na época tinha muito claro em sua mente, uma estética diferenciada dos americanos. Criador do stone washed - método de beneficiamento responsável pela popularização do uso do jeans lavado - e colaborador no desenvolvimento de metodologias de acabamentos sustentáveis, como laser e ozônio, Girbaud influenciou drasticamente a história do denim. O acabamento stone washed agregou o setor de lavanderias à indústria denim e a utilização de técnicas de acabamento com laser e ozônio contribuiu para a associação do conceito de sustentabilidade à ideia de performance e tecnologia, que atualmente caracteriza e define os caminhos futuros do setor.

91Marlene Fernandes, CEO da Style WF, estilista francês François Girbaud e Iolanda Wutzl, Diretora Executiva de Comunicação da Style WF  foto: Guia JeansWear

31Estiveram presente nos dois dias cerca de 1.000 pessoas que conferiram na Ilha do Denim, as novidades que os patrocinadores do evento como a Capricórnio Têxtil, Dinâmica, Focus Têxtil, Haco, Hi Tech, Lycra®, Punch Master, Santana Textiles, Santanense, Silmaq e Tecnoblu, apresentaram suas inovações e lançamentos de produtos.

Para Iolanda Wutzl, Diretora Executiva de Comunicação da Style WF, empresa responsável pela idealização, promoção e organização do evento, “o Denim Meeting  2019 superou nossas expectativas, 61ouvimos ao final do evento depoimentos espontâneos incríveis de conceituados players do setor. Alguns contatos que aconteceram durante o evento já se reverteram em negócios e acreditamos que nos próximos meses surgirão grandes parcerias geradas no Denim Meeting. Maior que a satisfação pessoal é ver a satisfação estampada no rosto dos profissionais que participaram desta edição, que foi inovadora; isso sim é uma realização, ver que nossa missão está se cumprindo”.

122O Inspira Denim, novidade nesta edição era um espaço planejado especialmente para os criadores de moda e amantes do jeanswear, que contou com uma exposição do designer pernambucano Leopoldo Nóbrega e do estilista mineiro Ronaldo Silvestre – que apresentou peças feitas em denim sustentável.132

A mestre Marina Stuginski, realizou workshops para os visitantes, com a customização de bandanas – o Shibori é uma técnica de tingimento manual japonesa que produz padrões no tecido; e da estilista e jornalista Laura Yamani, coordenou a customização de 800 bolsas e outras peças em denim durante o evento.

O espaço contou com o apoio em peças das empresas Britânnia Têxtil, Bonnor, Hacco e Tecnoblu, além da Silmaq que levou para o Inspira Denim duas bordadeiras Tajima SAI.

163171Segundo o estilista Ronaldo Silvestre, na exposição com peças feitas em denim sustentável, “as tecelagens parceiras, Capricórnio Têxtil e Santanense, trabalham o denim como matéria-prima, tanto o natural quanto o colored, e a gente quis trabalhar com o conceito”. O estilista confeccionou as peças dentro do Instituto IT, que no momento qualifica 180 mulheres a aprender o ofício para atender as demandas de outras marcas e empresas. “Trabalhamos pela erradicação da pobreza, o uso dos recursos naturais de maneira correta e, principalmente, o empoderamento de meninas e mulheres dentro da cadeia têxtil”, explica Ronaldo.

Outra novidade do evento foi a Denim Store, que apoiou a ONG Recicla Jeans, com a comercialização de roupas, objetos de decoração e acessórios em denim com as vendas totalmente revertidas para a ONG. O espaço ofereceu também peças de mais três designers parceiros que trabalham com bijuterias feitas com upcycling de retalhos de jeans e roupinhas para pets.

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Opinião

181Marcelo Paulinio, (na foto ao lado com a equipe HACO) gestor comercial e administrativo da Haco: “Este ano o evento superou nossas expectativas, em relação ao ano passado. Estamos bastante motivados, pois tivemos uma visitação muito qualificada, passaram pelo evento pessoas importantes do mercado, como empresários, estilistas e os que tem decisão de compra. O Denim Meeting é um evento fundamental, vem para consolidar o setor azul, é um evento de inovação, novidades e troca de experiências”.

20Luiz Eduardo Borin, diretor da Dinâmica Lavanderia, afirma: “O Denim Meeting foi um evento muito interessante para realizar network, entendermos e trocarmos informações com outras empresas do setor”.

Mariana Goulart, gerente de comunicação da Focus Têxtil, avalia: “O evento atendeu plenamente as nossas expectativas.  Realizamos bons contatos e tivemos uma visitação qualificada, o público é bem direcionado. O Denim Meeting é um evento qualificado, une os players do mercado e apresenta diversas tendências atualizadas no setor”.

Luís Flávio, gerente comercial da Hi Tech destaca que “o Denim Meeting superou as expectativas da Hi Tech pela quantidade de visitantes e profissionais que recebemos, somos parceiros desde a primeira edição. Fizemos novos contatos e, com isso, com certeza, abriremos novos clientes”.

21Leandro Schefler, diretor comercial da Punch Master, “o público do Denim Meeting foi ótimo, o mercado da Punch Master é voltado para o JeansWear, vendemos solução e identidade de marca e aqui é o lugar para nossa empresa estar. Recebemos clientes ativos e clientes de novos mercados. Passaram em nosso stand públicos do interior de SP, Goiânia, Santa Catarina e Pernambuco”.

22Antônio Manzarra, diretor comercial da Santana Textiles sobre o Denim Meeting: “O evento superou totalmente nossas expectativas, notamos que, nesta edição, a quantidade de clientes quase triplicou! A Santana Textiles participará de todas as edições nacionais do Denim Meeting, exatamente porque sabemos o quanto é importante levar para o setor informações técnicas e de sustentabilidade, e é justamente esta a proposta do Denim Meeting: gerar negócios, unir e informar o setor”.

23Eleonora França, gerente de marketing e produto da Santanense afirma: “O Denim Meeting atendeu as expectativas da empresa; foi um evento profissional e organizado com evolução e aprimoramento. Nossa visitação foi bem pulverizada, recebemos clientes do Brasil inteiro e percebemos como o Denim Meeting movimenta o setor como um todo”.

Andréa Benvenutto, analista de produção e marketing da Silmaq: “O Denim Meeting foi uma surpresa para a Silmaq, um evento extremante positivo para a empresa. Fizemos sucesso com os visitantes que bordaram peças em denim na máquina bordadeira semi-industrial Tajima SI. Recebemos novos clientes e estreitamos a relação com os que já temos e vieram para prestigiar a Silmaq no Denim Meeting“.

Leonardo Cruz, coordenador de desenvolvimento de produto da Tecnoblu, afirma: “O Denim Meeting superou as expectativas da Tecnoblu, tivemos uma ótima movimentação, principalmente no dia 26; a presença do François Girbaud foi bem marcante para o evento. Recebemos clientes que já atendemos e prospectamos novos contatos, uma visitação bem qualificada. A importância do Denim Meeting para o setor é o fortalecimento e a união da cadeia”.

24151112141“Nosso objetivo é aprimorar o evento a cada edição, juntamente com nossos patrocinadores e parceiros, sempre com foco no fortalecimento da indústria têxtil do denim”, define Marlene Fernandes, CEO da Style WF.

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10O Denim Meeting SP tem abrangência nacional e marca o início do calendário denim anual, que já tem confirmada a realização das etapas no dia 24.04 (quarta-feira), na Univali -Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú (SC), Goiânia (GO), Maringá (PR), Caruaru (PE) e Fortaleza (CE). O evento conta com o apoio institucional da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; ABTT - Associação Brasileira de Técnicos Têxteis; BITTENCOURT, inteligência em redes de negócios; LINX, software que move o varejo; Mega Polo Moda; Sebrae; e Sinditêxtil SP.

da redação do WORLD FASHION com informações da Persona Consultoria de Comunicação   fotos: divulgação/Guia JeansWear

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