Abepem - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda

worldfashion • 12/05/17, 17:06

abepem_coloquiodemoda_plateia1

A Abepem Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, surgiu após cinco anos da organização do Colóquio de Moda. O grupo de professores que já vinha realizando o encontro, entendeu que que era possível ampliar o alcance de discussões e de pesquisas na área.

kathia-castilho-presidente-abepem-moda“Como professores, entendemos que esta era uma excelente oportunidade de incentivarmos a pesquisa da Moda. Assim, criamos a Abepem, uma instituição sem fins lucrativos”, explica Kathia Castilho, presidente da associação.

E assim desde 2009, a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda – Abepem (www.abepem.com.br) tornou-se a principal rede no país para reflexão e estímulo do setor. Reune estudiosos para aprofundar e difundir pesquisas sobre Moda, um dos mais relevantes setores da economia mundial, e no Brasil, gera emprego e riqueza e representa 5% do Produto Interno Bruto – PIB.

A associação com sede em Perdizes, zona Oeste de São Paulo,  já realizou 179 cursos, sendo 126 tecnológicos e 53 de bacharelado, cresce em todo o país o interesse pelo campo da investigação científica em Moda e Design,  é parceira de universidades e institutos de pesquisa nacionais e internacionais.

Produz e compartilha conhecimentos e estudos na área de Moda para o mercado e para a sociedade por meio dos eventos que realiza, como o Colóquio de Moda, que é um encontro internacional e já está em sua 13ª edição, e a cada ano acontece em um Estado brasileiro e reunindo, aproximadamente, 1300 congressistas entre associados, gestores, professores, profissionais e alunos, estudantes de diferentes níveis da graduação e alunos de pós-graduação, de mestrado e de doutorado.

Além do Colóquio de Moda, que está consolidado como o maior congresso científico de Moda do Brasil, a Abepem realiza o Fórum Nacional das Escolas de Moda, o Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo (SIEP Consumo), o Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas de Figurino (SIEP Figurino) e Congresso Internacional de Iniciação Científica, o Congresso MoDe – Moda e Design (parceria com a Secretaria de Estado de Pessoas com Deficiência de São Paulo), o Congresso Internacional de Moda e Design (Cimode), evento anual internacional em parceria com a Universidade do Minho, em Portugal além de apoiar e participar do Conselho de outros importantes congressos e eventos.

abepem_evento_coloquio_de_moda_premios1É responsável pela revista acadêmico científica dObra[s] (https://dobras.emnuvens.com.br/dobras) onde são publicados estudos de pesquisadores nacionais e internacionais. A revista é impressa e também está totalmente digitalizada com acesso gratuito. Uma das edições do ano é dedicada à premiação Gilda de Mello e Souza destinada aos melhores artigos, resultados de estudos de mestrado ou doutoramento apresentados nos Grupos de pesquisas de diversas áreas.  A publicação, que já acumula 20 edições, é bem conceituada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da  Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes).

Kathia ressalta que a revista é “um importante meio de acesso e difusão que permite o crescimento científico da Moda e de todas as áreas que com  ela se relacionam como o Design, a Comunicação, a História e a Educação, entre outras que refletem também os Programas de Pós Graduação onde objetos de estudos na moda são acolhidos e aceitos”.

maria_de_fatima_mattos-diretoria_abepem_apoiadoresEntre as ações da Abepem há também o desenvolvimento e apoio a cursos. Entre os mais recentes, o lançamento da pós-graduação no importante pólo de produção têxtil em Santa Catarina. O curso Ensino de Moda: Didática e Práticas Pedagógicas, lançado pela Fundação Educacional de Brusque – Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) tem como objetivo contribuir para que os professores possam aprimorar o domínio de habilidades e conhecimento do ensino e de aprendizagem no âmbito da Moda e Design.

Aos sete anos de atuação, a Abepem se estabelece como a principal entidade de incentivo e difusão da produção de conhecimento acadêmico e científico de pesquisas de Moda e Design, promovendo maior interação e relacionamento na área, sobretudo com apoio nacional e internacional entre professores e pesquisadores.

Da redação do WORLD FASHION   Assessoria de imprensa: Sandra Vasconcelos       Fotos: divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.