MISSÃO EMPRESARIAL INDIANA NA COUROMODA/2016

worldfashion • 19/01/16, 10:33

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Conforme anunciamos em oito de Dezembro no nosso  Blog, na semana passada no dia 12/01, empresários, investidores, jornalistas e profissionais dos setores de couro de calçados do Brasil participaram do seminário “Oportunidades de Negócios Emergentes na Índia”, evento que visou o incremento das relações comerciais bilaterais entre os dois países.

make-in-india-lampada-cerimonial-594x396A abertura do evento foi precedida pelo acendimento da tradicional Lâmpada Cerimonial indiana que sinaliza sorte para os negócios, o empresário Panaruna Aqeel Ahmed, da Florence Shoes Company, destacou a importância estratégica da indústria do couro indiana, que hoje fatura US$ 11 bilhões anualmente com perspectiva de crescimento da ordem de 25% nos próximos cinco anos.

make-in-india-embaixador-da-india-no-brasil-sunil-lalO Embaixador da Índia no Brasil, Sunil Lal, acrescentou que seu país hoje detém o 2º mercado consumidor do mundo e a qualidade e quantidade da mão-de-obra para a produção, ressaltando, em contrapartida, a expertise brasileira na conquista de novos mercados. “O Brasil consegue criar vários mercados onde ainda não conseguimos entrar, como a América Latina, por exemplo. As boas práticas em relação à agua e reciclagem hídrica são pontos em que podemos aprender com o país, assim como detectar quais os produtos que as pessoas estão querendo. Sem duvida, este é o momento correto”, analisou o diplomata.

make-in-india-rajendra-k-jalan-diretor-do-cle-council-of-lether-exportsRajendra Kumar Jalan, diretor do CLE – Council of Lether Exports, ressaltou o crescimento expressivo do PIB indiano, o maior do mundo, prevendo um incremento de 7,8% em 2016 e 9% em 2017. “Somos a 2ª sociedade consumidora do mundo e deveremos atingir, em 2020, um montante de US$ 3,5 trilhões ao ano”. Para Jalan, os benefícios oferecidos pela Índia para os investidores, aliados a estabilidade politica, são diferenciais importantes. “Os investidores estrangeiros tem os mesmos benefícios dos indianos, temos uma estrutura politica previsível e um sistema jurídico forte que não prevê mudanças abruptas”.

make-in-india-m-rafeeque-ahmed-chairman-cleO Presidente do CLE – Council of Lether Exports, Rafeeque Ahmed, falou sobre as características que aproximam os dois países. “Brasil e Índia fazem negócios com o coração, vocês gostam de conhecer as pessoas e nós também. Acredito que, no futuro, as economias do mundo irão depender dos nossos países por causa da confiança que temos em nossas populações”, exultou Ahmed.

roberto-paranhos-594x396Roberto Paranhos, Presidente da Câmara Brasil Índia e vice-presidente da Fiesp, lançou mão da experiência como executivo internacional para traçar um panorama sobre os dois países. “Meus melhores parceiros sempre foram os indianos, além da cultura sempre fomos muito próximo em termos humanos. Hoje, a Índia é o melhor lugar para atingir o mercado internacional e será um país líder daqui a alguns anos. Nós podemos estabelecer empresas em ambos os países, não só para vender ou comprar, mas também para desenvolver sinergias”, declarou Paranhos.

fernando-bellese-594x396Finalizando o encontro, Fernando Bellese, gerente de marketing e sustentabilidade da Divisão de Couro da JBS, que mantem 22 plantas instaladas no Brasil e outros 5 países, discursou sobre as vantagens e desafios enfrentados pelas empresas que visam a internacionalização. Dentre os benefícios, Bellese destacou o acesso a novos mercados, a proximidade com o consumidor, a adaptação às oscilações do mercado e a oportunidade de reduzir custos. Em relação aos desafios, o executivo elenca o entendimento das leis e cultura locais, a competição internacional, os custos de implementação e o acesso ao crédito e sistema bancário. “O processamento da matéria prima tem que ser na origem, com manufatura e prestação de serviços próximos ao cliente, assim como a pré-venda e venda são mais eficientes com base local. Os negócios só acontecem com forte conhecimento da cultura local”, finalizou o executivo.

da redação           Informações e fotos para imprensa: Ivo Chicuta Comunicação

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