PROJETO “MAKE IN INDIA” NO BRASIL
worldfashion • 08/12/15, 16:29A Índia com uma população que soma 1,25 bilhão de pessoas e um PIB com crescimento anual da ordem de 8% , vem se revelando como uma oportunidade única para empresas e investidores que buscam mercados emergentes com alto potencial de crescimento e consumo.
Foi lançado, em setembro de 2014, o projeto “Make in India” visando facilitar o investimento e promover a inovação, em 25 setores produtivos, e se transformar em um centro de design e fabricação global, aumentando a participação do setor manufatureiro para 25% do PIB nos próximos 3 anos.
A primeira incursão no território brasileiro será na edição da Couromoda que acontecerá de 10 a 13 de janeiro de 2016, no Expo Center Norte - Vila Guilherme - São Paulo/SP , com o estande “Make in India” no Boulevard 2, estande número 75 na Avenida 9, o projeto direcionará seus esforços para a divulgação das oportunidades oferecidas pelo setor de couros indiano para empresas brasileiras que buscam a internacionalização através de abertura de filiais ou estabelecimento de joint ventures e parcerias com empresas locais.
Dentre os fatores que sinalizam as excelentes oportunidades do mercado consumidor indiano, destacam-se os fatos de que a produção de calçados do país não consegue atender a demanda interna, estimulando as importações do Extremo Oriente e Europa, o custo e disponibilidade de mão-de-obra qualificada, assim como valores mais acessíveis em relação às despesas gerais de produção.
Em contrapartida, o mercado indiano também oferece atrativos para o couro brasileiro, considerado mais adequado para a produção de calçados e moveis, além de acabamentos e estofados para automóveis, setor que apresenta crescimento de quase 10% ao mês. Exemplo de relacionamento de sucesso entre empresas brasileiras e indianas, a JBS, proprietária do Frigorifico Friboi, é um dos maiores fornecedores de couro acabado e semiacabado para fabricantes daquele país. Responsáveis por 10% da produção mundial de couro, alguns curtumes indianos também importam produtos químicos brasileiros para beneficiamento de seus artigos.
No dia 12 de janeiro de 2016 às 13h na Sala Vila Guilherme, exclusivo para profissionais e investidores dos setores calçadista, de couros e componentes, será realizado um seminário - Oportunidades de Negócios Emergentes na Índia - com inscrições gratuitas através do site htpp://hotmarketing.com.br/makeinindia/. tratará dos benefícios para as empresas que pretendem se instalar em território indiano recebem toda a orientação e consultoria nas fases de pré-investimento e execução como também suporte pós-realização, que inclui isenção de impostos para a importação de máquinas, imposto especial para calçados produzidos com couro, isenção para importação de diversos tipos de couros e peles, subvenção no custo de instalações e máquinas para micro e pequenas empresas e incentivos para projetos de modernização ou instalação de estações de tratamentos de efluentes, entre outros.
Atualmente, a cadeia de couro indiana – desde matérias-primas até produtos finais - gera um volume anual da ordem de US$ 12 bilhões, apresentando perspectivas bastante otimistas em relação ao potencial dos mercados interno e externo. As exportações de couro deverão crescer uma média de 24% ao ano no próximo quinquênio e o país, que se posiciona como 2º produtor de calçados e produtos de couro do mundo, prevê que o consumo interno deverá dobrar em curto prazo.
Dados para análise:
Produção: 10% do volume mundial;
Faturamento: US$ 12 bilhões/ano;
Emprego: 35% da mão-de-obra abaixo de 35 anos;
Matérias-primas: 21% dos bovinos e búfalos do mundo / 11% dos caprinos e ovinos do mundo;
Exportações: 24% de crescimento nos próximos cinco anos;
Da redação Informações para imprensa: Ivo Chicuta Comunicação Fotos: Divulgação
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