PROJETO “MAKE IN INDIA” NO BRASIL

worldfashion • 08/12/15, 16:29

pm-modi-will-travel-to-germany-640x480A Índia com uma população que soma 1,25 bilhão de pessoas e um PIB com crescimento anual da ordem de 8% , vem se revelando como uma oportunidade única para empresas e investidores que buscam mercados emergentes com alto potencial de crescimento e consumo.

Foi lançado, em setembro de 2014, o projeto “Make in India” visando facilitar o investimento e promover a inovação, em 25 setores produtivos, e se transformar em um centro de design e fabricação global, aumentando a participação do setor manufatureiro para 25% do PIB nos próximos 3 anos.

A primeira incursão no território brasileiro será  na edição da Couromoda que acontecerá de 10 a 13 de janeiro de 2016, no Expo Center Norte - Vila Guilherme - São Paulo/SP , com  o estande “Make in India” no Boulevard 2, estande número 75 na Avenida 9, o projeto direcionará seus esforços para a divulgação das oportunidades oferecidas pelo setor de couros indiano para empresas brasileiras que buscam a internacionalização através de abertura de filiais ou estabelecimento de joint ventures e parcerias com empresas locais.

narendra-modi-3-640x493Dentre os fatores que sinalizam as excelentes oportunidades do mercado consumidor indiano, destacam-se os fatos de que a produção de calçados do país não consegue atender a demanda interna, estimulando as importações do Extremo Oriente e Europa, o custo e disponibilidade de mão-de-obra qualificada, assim como valores mais acessíveis em relação às despesas gerais de produção.

Em contrapartida, o mercado indiano também oferece atrativos para o couro brasileiro, considerado mais adequado para a produção de calçados e moveis, além de acabamentos e estofados para automóveis, setor que apresenta crescimento de quase 10% ao mês. Exemplo de relacionamento de sucesso entre empresas brasileiras e indianas, a JBS, proprietária do Frigorifico Friboi, é um dos maiores fornecedores de couro acabado e semiacabado para fabricantes daquele país. Responsáveis por 10% da produção mundial de couro, alguns curtumes indianos também importam produtos químicos brasileiros para beneficiamento de seus artigos.

foto1stextobx-640x339No dia 12 de janeiro de 2016 às 13h na Sala Vila Guilherme, exclusivo para profissionais e investidores dos setores calçadista, de couros e componentes, será realizado um seminário - Oportunidades de Negócios Emergentes na Índia - com inscrições gratuitas através do site htpp://hotmarketing.com.br/makeinindia/. tratará dos benefícios para as empresas que pretendem se instalar em território indiano recebem toda a orientação e consultoria nas fases de pré-investimento e execução como também suporte pós-realização, que inclui isenção de impostos para a importação de máquinas, imposto especial para calçados produzidos com couro, isenção para importação de diversos tipos de couros e peles, subvenção no custo de instalações e máquinas para micro e pequenas empresas e incentivos para projetos de modernização ou instalação de estações de tratamentos de efluentes, entre outros.

Beaded Indian shoesAtualmente, a cadeia de couro indiana – desde matérias-primas até produtos finais - gera um volume anual da ordem de US$ 12 bilhões, apresentando perspectivas bastante otimistas em relação ao potencial dos mercados interno e externo. As exportações de couro deverão crescer uma média de 24% ao ano no próximo quinquênio e o país, que se posiciona como 2º produtor  de calçados e produtos de couro do mundo, prevê que o consumo interno deverá dobrar em curto prazo.

Dados para análise:

Produção: 10% do volume mundial;

Faturamento: US$ 12 bilhões/ano;

Emprego: 35% da mão-de-obra abaixo de 35 anos;

Matérias-primas: 21% dos bovinos e búfalos do mundo / 11% dos caprinos e ovinos do mundo;

Exportações: 24% de crescimento nos próximos cinco anos;

11Da redação      Informações para imprensa:  Ivo Chicuta Comunicação   Fotos: Divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.