FERNANDA YAMAMOTO RECONHECIDA PELO DESIGN

worldfashion • 02/12/14, 13:55

fy_bienal-madri-01-640x640

Fernanda Yamamoto, conquistou, na última quinta-feira, 27 de novembro, o 1º lugar na categoria Têxtil do 28º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.  A obra premiada pelo Museu da Casa Brasileira foi um vestido criado pela estilista para o Verão 2015, com 100 quadrados em 4 tamanhos diferentes que formam uma sobreposição arquitetônica na peça. Para a produção, Fernanda aplicou e prensou cada quadradinho com entretela e, em seguida, combinou um a um em tule, trazendo um design exclusivo.

1-img_0835-426x640Fernanda fez uma primeira experiência com quadrados em 2013. Nessa primeira versão, o tecido era formado por dois quadrados unidos por entretela e fios de linha que ligavam um quadrado ao outro. “A ideia era que as linhas ficassem o mais imperceptível possível e dessem a impressão de que os quadrados flutuavam”, revela a estilista.

fy_premio-design-museu-da-casa-brasileira-13-480x640Posteriormente, Fernanda buscou uma solução mais viável que possibilitasse a produção desse tecido, mesmo que em pequena escala, e a comercialização do produto final. Para isso, foi desenvolvida uma técnica de uma base em tule transparente com aplicação dos quadrados por meio de uma entretela especial. O resultado trouxe o mesmo efeito dos quadrados flutuantes, viabilizando o produto em termos de custo, produção e durabilidade. Com essa nova versão, o tempo de produção de cada peça foi reduzido em 30% do tempo original, além de ser uma roupa muito mais resistente e de fácil manutenção, pois os fios que uniam os quadrados no teste inicial eram frágeis.

fy_premio-design-museu-da-casa-brasileira-11-480x640“Receber o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira é uma conquista extremamente significativa, pois traduz o reconhecimento do meu trabalho pelo segmento do design.” declarou Fernanda.

De 28 de novembro de 2014 até o dia 25 de janeiro de 2015 será possível conferir as obras de todos os vencedores do 28º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, de terça a domingo, das 10h às 18h – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705.

Antes da premiação, Fernanda estava em Madri, participando como uma das representantes do design da moda brasileira da Bienal Ibero-americana de Design – BID, que vem se destacando por reunir projetos expressivos do design da Ibero-América, seja ele gráfico, de produto, moda, ambiente e web design, entre outras áreas, o certame terminou neste sábado, dia 29 de novembro de 2014.

Fernanda Yamamoto - SPFW Inverno 2014A coleção “O Jardim Retrô Futurista” de Fernanda Yamamoto foi indicada pelos membros do Comitê Assessor da BID no Brasil, Giovanni Vannucci e Ruth Klotzel, e selecionado após um minucioso processo de avaliação, apurado por um júri internacional, do qual o Comitê não faz parte.

Na mesma categoria da estilista - Diseño de Moda, Têxtil y Complementos – também foram escolhidos mais quatro projetos brasileiros:

Renata Meireles“Velaturas” (Performa – da artista Renata Meirelles),

bra_mat_p_09_h-1-500x399 “Melissa One by One” (Grendene) ganhador do premio BID’14 ,

bra-ren-m-04-1-300x300-300x300“Árvores Tecidas” (Renato Imbroisi) ganhador do premio BID’14

mdes_v13_0009-mini-426x640“O Cantar dos Cantares” (Mary Figueiredo).

Confiram: http://galerias.bid-dimad.org/bid_14/?cat=11&categoria_trabajo=diseno-de-moda-textil-y-complementos&silverghyll_tpicker=cat=11!and!categoria_trabajo=diseno-de-moda-textil-y-complementos

Informações para imprensa: namídia assessoria de comunicação Fotos: divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.