SP - lançado estudo inédito sobre ações de marketing em sites de redes sociais
worldfashion • 17/09/14, 12:47No ultimo dia 16 de setembro, o ESPM Media Lab apresentou os resultados da pesquisa: “100 Casos de marketing em sites de redes sociais. Cenário Brasileiro 2016-2014″ no 1º Fórum Digital ESPM Media Lab, que analisou e compilou 100 casos relevantes no período de janeiro de 2006 a julho de 2014.
O ESPM Media Lab é um laboratório de pesquisas em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas (M.E.D.I.A). Implementado em São Paulo em agosto de 2011, com o objetivo de contribuir de forma relevante para o mapeamento e análise das principais transformações que ocorrem no campo das relações sociais, da comunicação e do consumo, em um contexto brasileiro, sensível à emergência e ao incremento da cultura digital.
O laboratório é operado por pesquisadores efetivos e associados, alunos do mestrado, pós-graduação e da graduação, contando com estrutura administrativa da ESPM.
Está sob a gestão direta do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu, Prof. Dr. Marcos Amatucci, e tem como diretor o Prof. Dr. Vinícius Andrade Pereira.
No Fórum, a mesa redonda analisou os estudos com as seguintes participações:
• Cadu Aun - Diretor comercial Twitter Brasil
• Gleidys Salvana - Diretora de Estratégia e Desenvolvimento de mercado - Google Brasil
• Lica Bueno - Head de Agências - LATAM- Facebook Brasil
• Vinicius Pereira - Diretor ESPM Media Lab
• Rafael Davini - Presidente do IAB_Brasil
• Anderson de Andrade - Presidente da ABRADI
A pesquisa mostrou que o Facebook domina campanhas nos sites de redes sociais, seguido do Youtube com 24%, o Twitter com 22%, Instagram com 5%, Orkut com 3%, Google+ com 2% e outros com 2% (Vevo, Flickr, LinkedIn, Vimeo, SpundCloud e Formspring.me).
A pesquisa também analisou os usos isolados e combinados entre os principais sites de redes sociais e o Facebook continua liderando com 29% isolado e com 19% em conjunto com ações no Twitter e com 19% com ações com o Youtube, somando 67%. As campanhas combinadas entre os três líderes, FB + Twitter + Youtube, somam 22%.
Em uma amostra de 56 casos foi possível verificar que 42,8% das campanhas combinam mídias digitais: 28,6% mídia tradicional de massa (TV, rádio e/ou mídia impressa) e 28,6% mídia off-line (PDV, outdoor, ações de marketing direto e/ou ativação).
Dentre os objetivos das campanhas nos sites das redes sociais (SRS): 81% são institucionais sendo 56% de relacionamento com objetivos ou tipos de ações publicitárias 50%, promocionais 37% e outros13%. As agências foram responsáveis por 78% das criações e os departamentos de marketing das empresas por 22%. Foi lembrado que as mudanças estruturais da comunicação, dão oportunidades inigualáveis para micros e pequenos empreendedores, que antes estavam às margens das mídias massivas, hoje no Brasil 14% das verbas são para a mídia digital, na Inglaterra 47% e nos Estados Unidos são 32%.
Porem muito importante avaliar: qual o conhecimento do produto pelo seu público? o que conversar e como conversar? recall de marca depende do planejamento do conteúdo e da complementaridade, a conexão requer manutenção, adequação, adaptação e regularização.
Durante o Fórum Digital ESPM MediaLab foi lançado o portal www.casosmedialab.espm.br através do qual poderão ser comparados os 100 casos analisados na pesquisa. As empresas e as agências de publicidade interessadas, poderão inscrever novos casos, que estarão disponíveis nesta base de dados para consulta pública e para as próximas pesquisas do ESPM MediaLab.
Informações para a imprensa: SPGA CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO
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