SP - lançado estudo inédito sobre ações de marketing em sites de redes sociais

worldfashion • 17/09/14, 12:47

img_2776-640x480

No ultimo dia 16 de setembro, o ESPM Media Lab apresentou os resultados da pesquisa: “100 Casos de marketing em sites de redes sociais. Cenário Brasileiro 2016-2014″ no 1º Fórum Digital ESPM Media Lab, que analisou e compilou 100 casos relevantes no período de janeiro de 2006 a julho de 2014.

img_2766O ESPM Media Lab é um laboratório de pesquisas em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas (M.E.D.I.A). Implementado em São Paulo em agosto de 2011, com o objetivo de contribuir de forma relevante para o mapeamento e análise das principais transformações que ocorrem no campo das relações sociais, da comunicação e do consumo, em um contexto brasileiro, sensível à emergência e ao incremento da cultura digital.

O laboratório é operado por pesquisadores efetivos e associados, alunos do mestrado, pós-graduação e da graduação, contando com estrutura administrativa da ESPM.

Está sob a gestão direta do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu, Prof. Dr. Marcos Amatucci, e tem como diretor o Prof. Dr. Vinícius Andrade Pereira.

No Fórum, a mesa redonda analisou os estudos com as seguintes participações:

• Cadu Aun - Diretor comercial Twitter Brasil

• Gleidys Salvana - Diretora de Estratégia e Desenvolvimento de mercado - Google Brasil

• Lica Bueno - Head de Agências - LATAM- Facebook Brasil

• Vinicius Pereira - Diretor ESPM Media Lab

• Rafael Davini - Presidente do IAB_Brasil

• Anderson de Andrade - Presidente da ABRADI

botica_3-984x495-640x322

A pesquisa mostrou que o Facebook domina campanhas nos sites de redes sociais, seguido do Youtube com 24%, o Twitter com 22%, Instagram com 5%, Orkut com 3%, Google+ com 2% e outros com 2% (Vevo, Flickr, LinkedIn, Vimeo, SpundCloud e Formspring.me).

A pesquisa também analisou os usos isolados e combinados entre os principais sites de redes sociais e o Facebook continua liderando com 29% isolado e com 19% em conjunto com ações no Twitter e com 19% com ações com o Youtube, somando 67%. As campanhas combinadas entre os três líderes, FB + Twitter + Youtube, somam 22%.

Em uma amostra de 56 casos foi possível verificar que 42,8% das campanhas combinam mídias digitais: 28,6% mídia tradicional de massa (TV, rádio e/ou mídia impressa) e 28,6% mídia off-line (PDV, outdoor, ações de marketing direto e/ou ativação).

Dentre os objetivos das campanhas nos sites das redes sociais (SRS): 81% são institucionais sendo 56% de relacionamento com objetivos ou tipos de ações  publicitárias 50%, promocionais  37% e outros13%.  As agências foram responsáveis por 78% das criações e os departamentos de marketing das empresas por 22%.  Foi lembrado que as mudanças estruturais da comunicação, dão oportunidades inigualáveis para micros e pequenos empreendedores, que antes estavam às margens das mídias massivas, hoje no Brasil 14% das verbas são para a mídia digital, na Inglaterra 47% e nos Estados Unidos são 32%.

img_2779-640x480

Porem muito importante avaliar: qual o conhecimento do produto pelo seu público?  o que conversar e como conversar? recall de marca depende do planejamento do conteúdo e da complementaridade, a conexão requer manutenção, adequação, adaptação e regularização.

Durante o Fórum Digital ESPM MediaLab foi lançado o portal www.casosmedialab.espm.br através do qual poderão ser comparados os 100 casos analisados na pesquisa. As empresas e as agências de publicidade interessadas, poderão inscrever novos casos, que estarão disponíveis nesta base de dados para consulta pública e para as próximas pesquisas do ESPM MediaLab.

Informações para a imprensa: SPGA CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.