SENAI Espaço da Moda Nova Friburgo

worldfashion • 22/07/14, 10:24

fachada_012

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, inaugura no dia 3 de agosto, às 11h, o SENAI Espaço da Moda Nova Friburgo, primeiro e único no Estado do Rio destinado a atender de forma integrada às necessidades do segmento de moda íntima para aumentar a competitividade do setor, fortalecer a indústria fluminense e reafirmar Nova Friburgo como o grande centro da moda íntima no Brasil.

O local terá salas para o Conselho de Moda e para os sindicatos, exposições, palestras, oficinas, laboratórios e realização de consultorias e workshops para os empresários. No espaço também funcionará auditório, biblioteca e materioteca — local que concentra os principais lançamentos têxteis para o setor da moda.

sala_de_aula_01

Terá cursos de qualificação e aperfeiçoamento: Costura para Tecido Plano, Costura de Produção de Lingerie, Modelagem de Moda Íntima, Modelista, Supervisor de Confecção, Produção, Administração dos tempos padrões, Mecânico de Manutenção em Máquina de Costura, Operador de corte de roupas, entre outros. A formação profissional aumentará em mais de 30% o número de formandos no setor até o fim de 2014.

sala_de_modelagem_01No novo prédio do SENAI Espaço da Moda terá ainda a exposição “SENAI Moda Design Cenário #Lingerie”, que conduzirá o público a uma viagem ao longo da história da lingerie, do tempo do espartilho até as peças produzidas com tecidos inteligentes que ajudam a combater a celulite. Na exposição também será mostrada a importância do Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e algumas técnicas relacionadas à criação e produção de moda íntima. O evento acontece na Av. Conselheiro Julius Arp, 80, Friburgo. E a exposição com entrada franca ficará aberta de 3 de agosto a 15 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

No ano passado, durante a Fevest, o SENAI Moda Design, em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, revitalizou o ponto de ônibus localizado em frente ao espaço com uma customização inspirada nas rendas e lingerie, numa alusão ao setor produtivo que fez da cidade um dos principais polos de moda íntima do Brasil. O espaço será reformulado com nova customização com o apoio da empresa HAK Aviamentos.

corredor_02

De acordo com o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, a cadeia produtiva da Moda, no estado do Rio, é a segunda maior entre as indústrias criativas com mais de 61 mil empregados.

O Polo de Nova Friburgo conta hoje com mais de 1.300 confecções, responsáveis por 25% da produção nacional de lingerie, com 114 milhões de peças por ano. O polo é responsável por mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. O Rio de Janeiro é o estado que mais gera empregos no segmento do underwear (24% do total), e é em Nova Friburgo que se situam 40% dos trabalhadores empregados no setor de confecção de moda íntima no Rio.

Na ocasião haverá o lançamento do livro “SENAI Moda Design Cenário #lingerie”, que conta a evolução da lingerie e seu mercado de forma leve e criativa. E tem como objetivo abordar assuntos que são pertinentes ao mercado de moda íntima através da experiência dos profissionais do SENAI Moda Design.

Assessor de imprensa Simone Goulart  Fotos:divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.