O Santa Catarina Moda e Cultura - SCMC ano #9

worldfashion • 21/07/14, 15:30

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O SCMC é um movimento multidisciplinar, criado em 2005,  voltado às empresas e instituições de ensino catarinenses da cadeia da moda e do design, que neste ano, conta com a participação de 17 empresas e 12 instituições de ensino.

A cada edição, o projeto dá um passo a mais na construção de uma identidade criativa para Santa Catarina, e atua como uma plataforma pioneira e única na América Latina, está transformando a cadeia produtiva da moda em Santa Catarina

O ano #9 do movimento Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) teve seu start em abril deste ano e, nestes dois meses, algumas ações já aconteceram e várias outras estão programadas ao longo dos próximos meses com o objetivo de promover a troca de informação e de experiência entre as empresas, instituições de ensino, alunos, professores e profissionais convidados.

Atuando de forma efetiva na construção de uma identidade criativa para Santa Catarina, o SCMC busca a projeção do Estado como referência de moda e design em nível nacional, fortalecendo e aumentando a competitividade das empresas e dos profissionais envolvidos, através da inovação e da união da cadeia produtiva têxtil do Estado com as instituições de ensino e os jovens talentos do design catarinense.

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“O SCMC tem como missão antecipar tendências de consumo, consolidar a identidade de moda de SC e, através da inovação, promover o desenvolvimento das empresas e instituições envolvidas. Para que isso se mantenha, Instituições de Ensino de todas as regiões do estado são envolvidas com seus professores e alunos para capacitar os profissionais que irão atuar nas empresas, garantindo um crescimento sustentável. Aqui estamos falando do ‘Inteligência Compartilhada’, que é somente uma das iniciativas do SCMC. Além desta, temos atividades como o ‘Thinking’, que envolve e integra todos os empresários; o ‘Experience’ e o ‘Experience EDU’, onde as empresas e Instituições de Ensino compartilham suas práticas de gestão; o VIC (Very Important Company), que tem como objetivo visitar empresas de outros segmentos para tomar conhecimento de outros modelos de gestão; e missões ao exterior, para entrar em contato com outras realidades, fomentando assim a internacionalização das empresas. Por tudo isso, o SCMC é único e colabora para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da moda, passando pelos estudantes, professores, profissionais das empresas e pelos empresários. A cada ano, novas empresas integram o movimento, pois nosso objetivo é continuar atraindo cada vez mais empresas de SC para participarem desta revolução.”, declara Claudio Grando, presidente do SCMC.

time-altenburg-udesc-scmc-ano-81As empresas participantes do SCMC ano #9 são: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Dalila Têxtil, Daniela Tombini, Digra, Dudalina, Fakini Malhas, HI Etiquetas, Karsten, Lancaster, Marisol, Meu Móvel de Madeira, Oceano, Printbag e Tecnoblu. As sedes das companhias estão divididas entre nove cidades catarinenses: Blumenau, Caçador, Camboriú, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, Pomerode e Rio Negrinho. As 17 empresas parceiras do SCMC ano #9 juntas registram um faturamento anual superior a R$ 4 bilhões e empregam mais de 25 mil colaboradores.

As instituições de ensino que participam do SCMC ano #9 são: ASSEVIM – Associação Educacional do Vale do Itajaí Mirim; SENAI Blumenau; SENAI Brusque, SENAI Criciúma; SENAI Joinville; UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina; UNIASSELVI – Universidade Leonardo da Vinci; UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina; UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí (unidades de Balneário Camboriú e Florianópolis); UNOCHAPECÓ – Universidade Comunitária da Região de Chapecó; e UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Desde abril até agora, o SCMC ano #9 já contou com ações do “Inteligência Compartilhada”, “Experience”, “Experience EDU” “Thinking” e “VIC (Very Importante Company)”, além de palestras e workshops.

Uma das principais ações do SCMC é o “Inteligência Compartilhada”, que funciona como um grande workshop que se desenrola durante os nove meses do projeto e é dirigido pelos empresários do SCMC e pelos consultores criativos e de conteúdo Jackson Araujo e Luca Predabon. É uma plataforma de troca de conhecimento sobre a maneira de pesquisar, analisar e entender o comportamento de consumo. “É uma forma mais completa e orgânica de pensar Moda e Design, desafiando estudantes, professores e equipes de criação e comunicação das empresas associadas a irem além das roupas/produtos, a partir de exercícios de reflexão sobre inovação e sua aplicabilidade no mundo dos negócios”, declara Jackson Araujo.

“Experience” é momento em que empresários e suas lideranças conhecem os modelos de negócio das empresas participantes do SCMC, ou seja, no decorrer do ano cada empresa recebe seus parceiros de movimento para apresentar e compartilhar seu atual modelo de gestão e processo de inovação. A ação pretende incentivar o intercâmbio de boas práticas e troca de experiências. O SCMC considera que todas as empresas têm algo a aprender e a ensinar.

O “Experience EDU” é o momento em que as Instituições de Ensino parceiras do SCMC recebem as empresas do grupo para apresentar sua forma de ensino, práticas de gestão, linhas de pesquisa e atividades realizadas, de maneira a contribuir com o aprendizado de todos e mostrar onde e como as empresas podem adquirir mais conhecimento e inovação a partir de uma maior interação com as universidades.

O “Thinking” é um encontro informal/familiar dos empresários dispostos a compartilhar sua visão de mundo, aprendizados e legados. É um evento entre empresas associadas e parceiros. A empresa organizadora prepara um momento informal de integração e troca de informações. A proposta é ampliar o relacionamento entre as empresas associadas, promovendo a integração e o estreitamento de contatos.

O “VIC (Very Importante Company)” é um encontro que acontece durante visita a uma empresa que não faz parte do SCMC, mas ocupa posição de liderança em seu segmento ou atua com um modelo de gestão inovador. Durante o encontro, os diretores e gestores da empresa visitada falam um pouco mais sobre o seu modelo de gestão e seus cases de sucesso. Geralmente, neste tipo de evento, acontece também uma visita guiada para apresentar a estrutura da empresa passando por todas as etapas desde a gestão ao fluxo produtivo.

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Santa Catarina é o estado que ocupa a segunda posição no ranking dos maiores faturamentos da indústria têxtil nacional. As empresas catarinenses faturaram U$ 11,3 bilhões em 2012 – 17% do total brasileiro - e empregam 169 mil trabalhadores. No Brasil, a indústria têxtil faturou no mesmo ano US$ 58,4 bilhões, empregando 1,7 milhão de pessoas. A indústria têxtil catarinense representa 17,74% da indústria de transformação do Estado. Santa Catarina é o maior exportador de linhas para crochê e fitas elásticas da América Latina, além de destacar-se na produção de artigos de cama, mesa e banho.  A indústria Têxtil e do Vestuário de Santa Catarina exportou em 2013, US$ 174 milhões, sendo 7,4% do total Nacional. O Estado é o maior exportador brasileiro de fitas de fibras sintéticas, roupas de toucador/cozinha, tecidos atoalhados de algodão, feltro e camisetas em malha, segundo dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC.

Assessoria de Imprensa: Persona Consultoria de Comunicação    Fotos: divulgação

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