INSPIRAMAIS - INVERNO 2015

worldfashion • 24/07/14, 11:06

i-xxjzghq-xl

O Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Materiais apresentou o universo inspiracional, um ponta pé inicial no desenvolvimento de criações em materiais para calçados, bolsas, vestuário, acessórios e móveis para o inverno 2015, com mais de 600 novos materiais, fabricados por 100 empresas expositoras, que se prepararam durante meses para participar do evento.

E pelos corredores do Inspiramais, o designer Walter Rodrigues apresentava aos visitantes internacionais as inovações em tecnologia e inspirações de matérias primas que serão utilizadas nas coleções do Inverno 2015.

i-k6xrdvm-xlOs novos talentos da moda brasileira que integram o Movimento Hot Spot - Daniel Coronel Gonçalves, Marina Rebouças Martins, Bruno Leal Mariano e Renato de Melo Medeiros – explicaram aos convidados sobre as técnicas e referências que os fizeram chegar às estampas exclusivas do projeto + Estampa.

O designer Jefferson de Assis, apresentou juntos com os artesãos do Acre e de Pernambuco, o resultado dos projetos Mix By Brasil e Referências Brasileiras, que fomentam a produção e utilizam o artesanato brasileiro para as criações de roupas, calçados e acessórios. i-lf2hvlf-l

No espaço EcoDesign a estilista Isabella Capetto apresentou as novidades em couro desenvolvido com solventes a base de agua, produtos crome free  e tananes vegetais – que causam menor impacto nos processos produtivos da cadeia da moda.

i-9k8mtmm-xl“Queremos incentivar a produção de uma moda genuinamente brasileira, agregando nossa criatividade à riqueza de elementos culturais e naturais que temos em nosso país”, conta Walter Rodrigues, designer responsável pelo Núcleo de Design da Assintecal (Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos ); realizadora do evento ao lado de Footwear Components by Brasil e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

i-2csjndw-xli-gsq8bxp-xl

Dentre os projetos da Assintecal destacamos:

•Referências Brasileiras: projeto que objetiva mapear importantes influências culturais brasileiras como música, dança, festas folclóricas, comidas, arquitetura, mobiliário, natureza, origens étnicas e artesanato, gerando a base de elaboração do novo design em componentes que originam coleções para inspirar calçados, acessórios e confecções, baseado em todos os tipos de materiais.

i-v7rcm2g-xli-wf6zpbg-xl•Rodadas de Negócios: as Rodadas de Negócios são realizadas pela Assintecal com patrocínio do Sebrae e têm como objetivo promover a integração e competitividade das micro e pequenas empresas da indústria coureiro-calçadista brasileira por meio da realização de rodadas de negócios, fomentando o encontro entre empresas de materiais (fornecedores) e empresas calçadistas e de confecções (compradores). Nesta 10ª edição 200 compradores das cidades de Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Campina Grande (PB), Rio de Janeiro (RJ), São João Batista (SC), Franca (SP), Birigui (SP), Presidente Prudente (SP), Goiânia (GO), Jaú (SP), Cerquilho (SP), Igrejinha (RS) e Três Coroas (RS) participaram. A realização é da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Sebrae.

•Oficina de Criação: através das oficinas de criação, as empresas têm a possibilidade de fazer um exercício de aplicação dos componentes expostos dentro da sua própria coleção. O consultor do Núcleo de Design da Assintecal apresenta de uma forma aprofundada a pesquisa de Inspirações, estimulando os participantes a desenvolver novos produtos, guiando-os de acordo com a pesquisa de inspirações da estação.

•+ Estampa: arte da estamparia é um dos assuntos contemplados no Inspiramais e propõe o incentivo para criação de estampas inovadoras que representem todo o dinamismo do lifestyle brasileiro. Nesta 10ª edição, os participantes do projeto foram alguns dos designers finalistas do Movimento Hotspot (MHS) que participaram da última etapa da seleção, o “Tanque de Ideias”; são eles: Daniel Coronel Gonçalves, Marina Rebouças Martins, Bruno Leal Mariano e Renato de Melo Medeiros.  Guiados pelo consultor Lucius Vilar, do Núcleo de Design da Assintecal, esses designers irão desenvolver estampas com base nos três conceitos do Fórum de Inspirações Inverno 2015. Os materiais serão divididos de acordo com os conceitos e apresentados dentro do espaço do Fórum de inspirações no Salão Inspiramais.

i-rwtdsqx-xl1i-hpzdgbp-xl

O Inspiramais é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components by Brasil e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

O patrocínio é das empresas Altero, Amplast - J. Shayeb, Bertex, BHZ Design, Cipatex, Colorgraf, CST, Espugum, Magma, Sappi e Twiltex. O apoio é da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Programa de Internacionalização da Moda Brasileira (TexBrasil), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) e Instituto by Brasil (IBB). A parceria é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A gráfica oficial é a Comunicação Impressa.

A próxima edição já tem data confirmada: 13 e 14 de janeiro de 2015 , que apresentará o Verão 2016 e antecipará o inverno do mesmo ano.

Assessoria de Imprensa: MAC Maquinário Assessoria de Comunicação Fotos:divulgação fotógrafo Murillo Medina

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.