No ar o Fashion Culture Brasil

worldfashion • 19/06/14, 16:56

image0011

É de Curitiba o projeto vencedor no grupo Moda do Eixo Criativo do Concurso 2014 do MinC. Com coordenação editorial da jornalista Nereide Michel e direção de arte do produtor Paulo Martins, o portal foi o único escolhido do grupo de Moda no Eixo Brasil Criativo, do Concurso 2014, realizado pelo Ministério da Cultura. O site bilíngue (português-inglês) reflete o autêntico lifestyle brasileiro por meio de seus estilistas, designers e marcas de cada região. Pela sua abrangência, o Fashion Culture Brasil envolveu o trabalho de pesquisa e curadoria de “craques” do jornalismo de cada capital onde estão sendo realizados os jogos do campeonato mundial: Adélia Lopes (Curitiba), Aline Ebert (Porto Alegre), Creuza Medeiros (Cuiabá), Cristina Pioner e Germana Cabral (Fortaleza), Fernanda Matos (Salvador), LuCatoira (Rio de Janeiro), Marta De Divitiis (São Paulo), Mazé Mourão (Manaus), Natália Dornellas (Belo Horizonte), Phelipe Rodrigues (Recife), Roberta Pimenta (Natal) e Thiago Malva (Brasília).
Um Brasil com “s” para ingleses, franceses, alemães, italianos, americanos, sul-africanos e outras nacionalidades verem.
ronaldofragaO portal traz os destaques da moda e do design das doze cidades- sede que estão atraindo turistas de 32 países envolvidos no mundial de futebol.Portal traz destaque fashion-cultural das 12 cidades-sede da Copa do Mundo
Segundo Paulo Martins, “inicialmente quisemos mostrar o espaço que a moda autoral está conquistando nas cidades que estão recebendo o maior fluxo de turistas durante a competição. Mas no decorrer do projeto percebemos que este trabalho de verdadeiro garimpo deve continuar a ser alimentado, pois será um espaço de visibilidade para os criadores e toda a cadeia da indústria criativa ”.
Cada cidade contempla no portal um estilista representativo, guia de eventos culturais e curiosidades da culinária regional. Além disso, um roteiro fashion traz um raio-X dos ateliês de moda autoral e associações que trabalham com produtos sustentáveis. Tudo com endereços e indicações para que os interessados possam se localizar e sejam incentivados a conhecer pessoalmente os espaços e seus produtos. Complementando a parte de moda, cada jornalista pinçou na rua pessoas que representam o streetfashion de cada cidade-sede do mundial.
Em outro link, A Moda como Cultura, destaque para estilistas que já se tornaram emblemáticos ao buscar na cultura brasileira fonte de inspiração para suas coleções. Nele estão o cearense Lino Villaventura, o mineiro Ronaldo Fraga, a baiana Márcia Ganem e o paranaense Silmar Alves. “Fizemos tudo com muito critério. Acreditamos que um importante canal se abriu para a moda autoral no Brasil”, observa Nereide Michel.
Há mais de uma década, a jornalista Nereide Michel e o produtor Paulo Martins têm realizado um trabalho que promove o diálogo da Moda com a Cultura através de eventos como o Curitiba Fashion Art e o concurso Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. “Em um mundo globalizado é essencial valorizar a identidade local para que esta inspire produtos diferenciados e atrativos para o mercado nacional e internacional. A identidade é um dos pilares da economia criativa”, avalia a jornalista.linovilla
Além de ampliar a visibilidade da moda autoral brasileira, o Fashion Culture Brasil tem como objetivo contribuir para uma imagem brasileira que vai além do futebol e do carnaval num momento em que as atenções do mundo se voltam para o nosso país. “A diversidade e a criatividade do brasileiro estão representadas no Portal por meio dos pequenos e micro criadores locais”, destaca Paulo Martins.
O conteúdo do portal Fashion Culture Brasil também pode ser acessado e baixado em smartfones e tablets nos totens interativos instalados no Espaço Cultura, presente em todas as cidades-sede da Copa do Mundo.
www.fashionculturebrasil.com.br
Atendimento à mídia espontânea Dani Brito Bureau de Comunicação – (41) 3322.1633

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.