INSPIRAMAIS - São Paulo

worldfashion • 17/01/14, 09:42

forumO nome resume e explica a proposta e consolida no mercado, a importancia do planejamento e da inovação, num mercado dominado pelo fast fashion. Criado em 2009 para suprir uma lacuna de moda no Brasil, o Inspiramais antecipa as inspirações de matérias-primas – como tecidos, couros, fivelas, laços, pedrarias, solados, cabedais, sintéticos, botões e aviamentos – que irão compor produtos diversos, permitindo assim o planejamento e a construção de coleções para um consumo de massa e de experimentação. O projeto conta com uma equipe de profissionais de destaque no mercado de moda e business, como o estilista Walter Rodrigues, que coordena o Núcleo de Design da  ASSINTECAL - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos.

rebeca-estamparia1Na 9 ª edição do Salão, que ocorreu nos dias 14 e 15 de Janeiro 2014, além das propostas do verão 2015 que estavam em alta nos estandes. Foi mostrada o conceito do Inverno 2015, suas cores e estampas no Preview do Couro e no Referências Brasileiras  (foto à esquerda estampa da Rebeca Estamparia).

Walter Rodrigues explica que para o verão, o evento estabeleceu um novo caminho de reflexão sobre o processo criativo na moda, determinando um ponto de partida nos elementos culturais brasileiros que fortalecem a criação de produtos com identidade, possibilitando aos empresários do setor uma compreensão maior dos movimentos da moda e de como interagir com a sintonia mundial de consumo. “Um produto sem história é um produto sem alma e, diante da massificação e da rapidez da moda é importante inserir neles uma identidade. Nossa diversidade e nossa cultura imaterial nos inspiram a buscar novas formas, cores, texturas e acabamentos”, aponta. E Ilse Guimarães - Superintendente da Asssintecal,  citou que o significado é muito mais importante que o objeto.

chuva-2

Já para o Inverno 2015, Walter aponta a necessidade de conexão com o mundo e atentar para os setores que influenciam o consumo: 1) economico  2) político  3) sociológico 4) antropológico e por ultimo psicológico.

E como a tecnologia aproxima, conecta e influencia serão as formas que definirão as materias.

imagesO conceito CHUVA norteará a estação, que como a indomável manifestação da natureza, não terá uma  diretriz ou foco unico. Citou a exposição Rain Room, que aconteceu em 2013, foi um ambiente  criado pela Random Internacional imersiva Rain (2012). Um campo de água caindo que faz uma pausa sempre que um corpo humano é detectado. Usando a tecnologia digital, sala de chuva cria uma chuva cuidadosamente coreografado, incentivando ao mesmo tempo as pessoas se tornarem artistas em um palco inesperado e criando uma atmosfera íntima de contemplação.   E assim o ciclo continua num intenso trabalho, através dos previews do Fórum de Inspirações, que percorreram 24 polos brasileiros produtores de calçados e confecções culminando no INPIRAMAIS INVERNO 2015, que acontecerá nos dias 16 e 17 de julho de 2014.

A realização é da Assintecal, do Footwear Componentes By Brasil e CICB. Os patrocínios da 9ª edição foram das empresas Altero,  Amplast,  Bertex, BHZ, Cipatex, Colorgraf, CST, Magma, Sappi e Twiltex. O apoio da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), Associação Brasileira de Estilistas (Abest),  Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), IN-MOD,  Instituto By Brasil e Texbrasil. A parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Por Yuko Suzuki - fonte: Assintecal - fotos divulgação.

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.