CE - DRAGÃO FASHION BRASIL

worldfashion • 26/02/13, 18:35

avatar_fb1

De 13 a 18 de abril de 2013, o maior e mais relevante evento de moda autoral amplia os horizontes e dilui as fronteiras para promover uma grande celebração à cultura do Ceará.
Para a comemoração dos 15 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em Fortaleza (CE), o Dragão Fashion Brasil (DFB) volta ao local das primeiras edições do evento.
O DFB apresentará uma programação vasta que pretende discutir os rumos, apontar tendências e, principalmente, tentar traduzir, em forma de moda e manifestações artísticas, a importância dos 15 anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Tendo como ponto de convergência nada menos que 30 desfiles de marcas cearenses, nacionais e internacionais, o DFB promove a discussão da moda como fator relevante para o desenvolvimento da economia e da cultura do Ceará, afinal, somos um dos principais polos têxteis brasileiros e o Dragão Fashion Brasil, desde 1999, atua como antena e plataforma de lançamento de novos e consagrados talentos do setor.
O SÉCULO DO DRAGÃO
Para a celebração ser completa, o DFB toma o CDMAC como cenário, também, para a celebração do ano que dá início aos festejos em homenagem ao centenário de morte do jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, conhecido como Dragão do Mar e herói da luta abolicionista no Ceará e líder de uma comunidade de jangadeiros, Chico engaja-se no movimento abolicionista em 1881, recusando-se a transportar para os navios negreiros os escravos vendidos para o Sul do País. Por sua bravura, Chico da Matilde passou a ser chamado de Dragão do Mar.
O Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (MAC Dragão do Mar) servirá de cenário para uma das salas de desfiles mais disputadas do evento: dedicada tanto ao concurso de Novos Talentos quanto à apresentação de criadores emergentes.
Em 2013, as salas de desfiles do DFB ganham o nome das três obras que compõem a trilogia indigenista do escritor cearense José de Alencar:
1. Iracema
2. Guarani
3. Ubirajara
Completando a lista de celebrações, o DFB inicia suas atividades com um grande show no dia 13 de abril, em homenagem aos 287 anos da cidade de Fortaleza. O show de um grande artista popular, acontecerá na Praça Verde e marca o início da programação de desfiles, palestras, workshops e apresentações artísticas, que compõem a edição 2013 do DFB.
Um dos maiores desafios do Dragão Fashion Brasil 2013, é servir como elemento de convergência de vários segmentos em torno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Ao abranger diversas manifestações artísticas, culturais e comerciais, o DFB alia cultura a indústria, artesanato ao design, pensamento estratégico a criação.
Por isso, a ideia de encarar o próprio evento como um “bicho de sete cabeças” sinaliza as ramificações do DFB em prol dos 15 anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Através de 7 segmentos, diversos aspectos da cultura cearense e do pólo de moda do Estado, encontram voz e ressonância:
1. MODA - 3 salas de desfiles (duas externas e uma ocupando o espaço do Museu de Arte Contemporânea - MAC) com 30 desfiles assinados tanto por criadores cearenses quanto por estilistas e marcas de outras regiões e da Europa.
Um fashion show na Praça Verde irá unir moda e música, transformando o palco na passarela para o desfile de encerramento do evento.
A Realização da segunda edição do “Reality Project com Jum Nakao”, um work in progress com exibição aberta ao público na casa de vidro junto a kza do dragão mostrando as diferentes etapas de realização de uma coleção de moda tendo como cenário uma confecção-modelo, instalada na própria área do evento e transmitida online durante os cinco dias de DFB. A ação é correalizada pelo Senac-CE.
2. DESIGN - Pela primeira vez no Ceará, o Ministério da Cultura realiza o Seminário Nacional de Moda, que pretende formular estratégias para o segmento em seus mais diversos âmbitos. O Seminário fará parte de programação do DFB e acontecerá nas dependências do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com correalização do mesmo. Para fomentar a informação e a capacitação de profissionais do setor, o DFB realiza uma nova edição do ciclo depalestras e workshops Dragão Pensando Moda, correalizado pelo Senac-CE.
O Espaço do Design – coordenado pelo Senai-CE, congrega e expõe o trabalho de jovens talentos do design e da indústria cearense.
3. ARTE - Exposição “A Hora do Brasil por Jum Nakao” - registro completo do “Reality Project” performance que reuniu diversos criadores cearenses ao estilista paulista Jum Nakao, gerando uma aclamada coleção, inteiramente executada ao vivo, durante os DFB 2012.
- Exposição “Ateliê Criativo” com realização do Sebrae-CE.
- Mobiliário Urbano - Artistas plásticos cearenses convidados customizarão, ao vivo, os bancos do Centro Dragão do Mar a exemplo de instalações como a “Cow Parade”, em performances diárias.
4. CULTURA - Estímulo aos artistas populares, com performances acontecendo em todo o entorno do Centro Dragão, durante todas as noites de evento, em paralelo aos desfiles.
- Evento especial para convidados irá celebrar o Ano do Brasil em Portugal, com presença de autoridades de ambos os países com a intenção de aumentar o intercâmbio cultural de moda entre os 2 países, assim como está sendo realizado com o mesmo intuito pela câmara de moda italiana.
5. GASTRONOMIA - Dinner lounges, com menus interpretados por grandes chefs da gastronomia local. Profissionais dos restaurantes do entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura serão capacitados, durante workshops com esses chefs, em ação correalizada em parceria com o Senac-CE e Sebrae-CE. Durante os cinco dias de evento, os restaurantes ganham ambientação diferenciada, ganhando os contornos de um boulevard urbano e cosmopolita.
6. MEMÓRIA - DFB: 15 - exposição interativa reunindo peças de vestuário, fotos e vídeos que narram os 15 anos de moda popular brasileira sob os olhos do Dragão Fashion Brasil.
- A memória do jangadeiro Chico da Matilde, o Dragão do Mar, é tema do Concurso de Novos Talentos do DFB: “Onde há fumaça, há fogo”, ressaltando o poder criativo, o compromisso com a renovação e a luta pela liberdade de expressão.
7. BUSINESS - Vila Fashion Arts - correalizada pelo Sebrae-CE, é uma verdadeira feira de artes integradas, com ambientação diferenciada, reunindo artesãos de todo o Ceará para comercializar seus produtos.
- K-za do Dragão - a marca oficial do Dragão Fashion Brasil reúne artesanias de diversas comunidades do Ceará e do Nordeste e também ganha ponto de venda durante o evento.
Para o criador do Dragão Fashion Brasil, Cláudio Silveira, o objetivo é ocupar o maior número possível de espaços no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dessa forma, as diversas manifestações culturais promovidas durante o DFB integram-se tanto à paisagem urbana quanto ao próprio pulsar do entorno do centro cultural.
Plural como o próprio Centro Dragão do Mar, o DFB propõe novas maneiras de olhar-vivenciar-experimentar o intenso caldeirão cultural que compõe este grande marco para as artes, o entretenimento e o turismo no Ceará.
É um festival que vai além da moda para encontrar-se com a própria história cultural do estado.
Fonte: DOIS.COM - Comunicação & Estratégia

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.