SINDITÊXTIL-SP lança cartilha de Desempenho Ambiental do Setor Têxtil

admin • 26/07/10, 11:32

O Sindicato da Indústria Têxtil de São Paulo (Sinditêxtil) lança a cartilha com os Indicadores de Desempenho Ambiental, com o objetivo de criar uma gestão mais pró-ativa e sustentável para o meio ambiente, a partir de conceitos de Produção Mais Limpa (P+L).

O documento foi desenvolvido durante aproximadamente dois anos em parceria com a Câmara Ambiental da Indústria Têxtil da CETESB coletando informações sobre o processo produtivo de cada empresa. Os indicadores escolhidos para compor a cartilha foram: água consumida, água reutilizada, energia, carga orgânica, geração total de resíduos e resíduos recicláveis. Na área têxtil, o sindicato elaborou o material a partir de uma metodologia voltada para a criação de quatro categorias para medir o consumo de recursos dos processos produtivos: preparação e fiação de fibras têxteis, tecelagem sem tinturaria, tecelagem com tinturaria e acabamento em fios, tecidos e artefatos têxteis.

Segundo Rafael Cervone, presidente do Sinditêxtil-SP, “essa cartilha é uma ferramenta importante para o fortalecimento do setor têxtil paulista e brasileiro, tanto no mercado nacional quanto internacional. A participação das empresas monitorando os processos produtivos utilizando os Indicadores Ambientais é essencial para a continuidade deste projeto que visa o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade”.

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.