Dragão atinge clímax e surpreende no terceiro dia

admin • 28/04/10, 19:10

No terceiro-dia de apresentação das coleções, o evento Dragão Fashion Brasil atingiu seu clímax com propostas surpreendentes e inovadores.

A noite começou aquecida com a apresentação dos novos talentos: estudantes de moda da Universidade Vale do Acarajú (CE), Universidade Estácio de Sá (RJ), Universidade Federal  de Góias (GO) e Faculdade Católica do Ceará (CE). Os alunos desta última conquistaram a platéia com seu estudo de modelagem e laboratório de formas inspirados na Belle Époque, que trouxe volumes com anquinhas, caudas, além das amarrações de espartilho com toque artesanal, reforçado nos trançados de corda.

Dragão Fashion Brasil - Tarcísio Almeida - foto divulgação

O estilista baiano Tarcisio Almeida - que se apresenta anualmente no Dragão e comercializa sua peças em multimarcas descoladas pelo país, como Dona Coisa, no Rio,  e Fernanda Yamamoto, em São Paulo - surpreendeu com uma coleção minimalista no design, porém “over” na exploração das formas, que tinham como base o suporte do corpo.  Batizada de ”Depois das Coisas”, a coleção teve como ponto de partida  fazer peças que não pudessem ser reproduzidas, segundo o estilista .  “Parti do desmembramento de formas geométricas para  construir  modelos orgânicos”.  A coleção rica no estudo de formas, em que uma peça servia de base para a próxima, trouxe, ainda, um diálogo silencioso com a Bio -Arte.  O estilista criou golas em tules com estrutura de serragem, onde foram plantadas sementes de semprevivas que literalmente brotavam da roupa.  A linguagem biológica continuou na utilização dos tecidos naturais como o tule de seda, a malha 100% algodão e os derivados de linho, que iam do linho puro à  viscose e cambraia.  Assim como no processo de tingimento artesanal, que culminou no preto total, conquistado a partir de uma mistura de corantes naturais.

O cearense Kallil Nepomuceno apresentou o resultado de 20 anos de experiência como estilista em uma coleção explosiva que trouxe uma proliferação de tecidos, exploração de formas e acabamentos. Sem perder o fio da meada da vestibilidade, extrapolou o princípio de que na moda contemporânea tudo é possível. “Minha coleção tem como temática os  nômades”, explicou Nepomuceno.  “Fiz uma pesquisas de várias estruturas e etnias, do folclórico ao urbano”.  O resultado foi uma mistura Rococó de tecidos, texturas, bordados e relevos além das nervuras e estampas manuais, desenvolvidos pelo próprio estilista a partir de bases de tecidos industriais, inclusive os de decoração. Os 31 looks apresentados são todos peças únicas, as quais, ao mesmo tempo que desafiam e confunde propositalmente o olhar, abrem precedente para uma reinterpretação da moda feita no Brasil.

A marca Sis Couture  trouxe uma coleção apoiada na elegância com sexy appeal. Sem grandes emoções, porém bem acabada e editada no ponto. Os pálidos tons nudes, rosados e brancos changeant ressaltaram o clima romântico da coleção, que trouxe plissados franjados e sutis camadas de babados. Por outro lado, peças de um ombro só, decotes tomara-que-caia e macacões com fendas laterais pontuaram a sensualidade, enquanto a elegância ficou na escolha de tecidos nobres como os tafetá, shantung e musseline, além do elaborado trabalho de modelagem que estruturava  algumas das peças.

O desfile da estilista Tiana Moscoso foi cancelado sem mais explicações e a noite encerrou com a coleção de lingerie da estilista Thais Gusmão, além das coleções dos estilistas João Pimenta  e Walério Araújo já apresentadas em São Paulo. Astrid Façanha

1 comentário

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

  1. Nossa é um prazer poder assistir um desfile do Tarcísio Almeida ! Foi um sohnho, a trilha era excelente, as modelos entraram no jogo que resultou em um grande espetáculo ! Sem dúvida já faz parte de um dos melhores desfiles da edição do Dragão Fashion 2010 !

    Comentado por Viv amorim — 29/04/2010 — 10:27