vítima de sua qualidade ?

admin • 10/08/09, 13:08

Apesar do sucesso durante seus primeiros anos de vida, a marca de calçados Crocs passa por uma fase difícil. A empresa norte-americana, que ficou conhecida por seus tamancos de plástico colorido, perdeu mais de US$ 30 milhões no segundo trimestre desse ano. Com um faturamento de US$ 197 milhões no periodo (uma queda de 11% com relação a 2008), Crocs tem visto seus estoques se acumular aos poucos. De acordo com os especialistas do setor, o problema do produto é a sua durabilidade : a resina é tão resistente que os sapatos duram anos e não são substituídos !

crocsRealizados em Crosslite, um material antimicrobiano, resistente ao odor e antiderrapante, os calçados inspirados nos tamancos holandeses foram criados inicialmente para os praticantes de esportes náuticos. Em seguida, os médicos e enfermeiros descobriram as vantagens de usar um sapato confortável sem o risco de escorregar nos centros cirúrgicos. A ideia foi recuperada pelos cozinheiros, a tal ponto que hoje é difícil ver um chef na Europa sem os tamancos coloridos. Alguns fashionistas torceram o nariz – afinal a elegância não é a principal virtude do produto – mas isso não impediu que George W.Busch, Oprah Winfrey ou Brooke Shields fossem vistos usando os tais sapatos.

Embalados com o sucesso, em 2006 os criadores da marca inauguraram uma fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo, capaz de produzir 3 milhões de pares por ano. Dois anos depois a fábrica fechou suas portas e a produção para a América Latina foi concentrada na unidade mexicana. Para completar, Crocs demitiu um terço de seus funcionários no ano passado. Silvano Mendes

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.