mais uma falência

admin • 13/08/09, 13:06

A crise econômica fez mais uma vítima no mundo da moda. Após várias tentativas de negociação com seus credores, a marca Escada declarou falência nessa quinta-feira. Conhecida por seus vestidos coloridos no final dos anos 80, a grife era um dos raros nomes da moda alemã a ter feito sucesso além de suas fronteiras, mesmo se isso não impediu o fracasso financeiro que vêm sendo anunciado há alguns meses.escada eva

Em maio desse ano o grupo já havia cessado as atividades de suas marcas intermediárias (Laurèl, Apriori, Cavita e BiBA), que representavam mais de 30% de suas atividades, e para as quais trabalhavam 1800 de seus cerca de 4 mil empregados. O objetivo era se concentrar apenas na marca Escada, que no último semestre viu suas vendas caírem 21%.

Menos comentado pela mídia que o processo de Christian Lacroix (ainda em andamento), Escada foi vítima de uma série de falhas similares em sua gestão. Enquanto Lacroix manteve uma alta-costura que nunca trouxe lucros, os alemães guardaram apenas o prêt-a-porter feminino, sem diversificar sua oferta com calçados, bolsas e outros acessórios. Outro erro apontado pelos especialistas foi o fato de que a grife manteve abertas várias lojas pouco rentáveis e investiu apenas na Rússia, deixando de lado o território chinês, outro importante mercado emergente para as marcas de luxo.

Escada, que já vestiu beldades como Hilary Swank, Kim Basinger, Katie Holmes e Naomi Watts, precisava de pelo menos 30 milhões de euros rapidamente para sair do buraco. Na semana passada seus dirigentes pediram aos credores que 200 milhões de euros de suas dívidas fossem renegociados, mas a proposta foi recusada. Silvano Mendes

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.