um novo dono para lacroix?

admin • 24/07/09, 11:14

Continuam as especulações sobre um possível comprador para a grife francesa Christian Lacroix. Essa semana algumas empresas manifestaram interesse pela marca que está sob administração judicial desde o início de junho após ter declarado a suspensão dos pagamentos. Entre os nomes mais cotados está o da consultoria Bernard Krief Consulting, que já está se especializando em salvar empresas em dificuldades em vários setores. Além de ter comprado a tradicional fabricante de fios para bordados DMC, o grupo adquiriu 19 empresas à beira da falência em apenas dois anos.

Entretanto alguns especialistas questionam a estabilidade de Bernard Krief Consulting e, principalmente, a origem do fundos usados nessas aquisições. Dirigida pelo prefeito da pequena cidade de Verneuil e conselheiro do partido UMP (do presidente Nicolas Sarkozy) Louis Petiet, a consultoria tem um faturamento que dobra a cada ano mas que não seria suficiente para tais transações. Sabe-se apenas que para reestabelecer a saúde financeira de algumas dessas empresas Petiet adotou uma organização “low cost” com parceiros nos Emirados Arabes, China e Paquistão. Será que Lacroix, uma das mais tradicionais marcas francesas, vai deixar de vez o país?

A grife, criada pelo líder mundial do luxo LVMH em 1987, foi vendida em 2005 ao grupo norte-americano especializado em lojas de dutty-free Falic, mas continuava com sede francesa. Com um faturamento de 30 milhões de euros em 2008, mas com perdas de 10 milhões no mesmo ano, a empresa pode cessar suas atividades e demitir seus 112 funcionários caso não encontre um comprador ainda esse ano. Silvano Mendes

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.